CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
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NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
A-094/CENIPA/2019 - 0105/08/2022ATUAR JUNTO AO CIAC, DENOMINADO AEROCLUBE PARá DE MINAS, A FIM DE CERTIFICAR-SE QUE AQUELE CENTRO DE INSTRUçãO CUMPRE OS REQUISITOS ESTABELECIDOS NO RBAC Nº 141, EM ESPECIAL SE NO MANUAL DE INSTRUçõES E PROCEDIMENTOS (MIP) PREVê A OBRIGATORIEDADE E CONTROLE SOBRE A REALIZAçãO DE BRIEFING E DEBRIEFING PARA TODO O VOO DE INSTRUçãO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRMLBPANE SECAAGUARDANDO RESPOSTA
A-045/CENIPA/2019 - 0105/08/2022ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO JOãO SILVA (SJBY), A FIM DE VERIFICAR SE AQUELE OPERADOR IMPLEMENTOU E MANTEM UM SISTEMA DE PROTEçãO DA áREA OPERACIONAL DO AERóDROMO E SUAS RESPECTIVAS OPERAçõES AéREAS, COMPOSTO DE INFRAESTRUTURA E PROCEDIMENTOS ADEQUADOS AO ENTORNO URBANO DAQUELE SíTIO AEROPORTUáRIO, CONFORME DISPOSTO NO RBAC Nº 153.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTLNGCOLISÃO COM FAUNAAGUARDANDO RESPOSTA
A-045/CENIPA/2019 - 0205/08/2022DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO AOS OPERADORES DE AERóDROMOS PúBLICOS CLASSE I-A, NO INTUITO DE REFORçAR A IMPORTâNCIA DO CONTROLE DE FAUNA PARA A SEGURANçA DAS OPERAçõES AéREAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTLNGCOLISÃO COM FAUNAAGUARDANDO RESPOSTA
A-020/CENIPA/2020 - 0105/08/2022ATUAR JUNTO à EMPRESA XINGU AERO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE O SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO) ADOTADO, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS MECANISMOS DE SUPERVISãO GERENCIAL E GERENCIAMENTO DE RISCO DE SUAS OPERAçõES AEROAGRíCOLAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTGFOCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-050/CENIPA/2021 - 0105/08/2022REFORçAR A ATUAçãO JUNTO à PULVERIZA AVIAçãO AGRíCOLA LTDA-ME., NO SENTIDO DE GARANTIR QUE A EMPRESA PASSE A EXERCER UMA ADEQUADA SUPERVISãO GERENCIAL SOBRE SUAS AERONAVES, EM ESPECIAL QUANTO àS ESCRITURAçõES TéCNICAS, A FIM DE EVITAR QUE ESSA FALHA LATENTE VENHA A CONTRIBUIR PARA OCORRêNCIAS FUTURAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRTNTPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-046/CENIPA/2021 - 0105/08/2022DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO AO CIAC DO AEROCLUBE DE SANTO ÂNGELO, A FIM DE QUE AQUELE CENTRO APRIMORE SEUS MECANISMOS DE ACOMPANHAMENTO E SUPERVISãO DE TODA A PARTE PRáTICA DA INSTRUçãO AéREA, NO INTUITO DE GARANTIR QUE AS OPERAçõES TRANSCORRAM COM ALTOS NíVEIS DE QUALIDADE E SEGURANçA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPGKMEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-036/CENIPA/2017 - 0105/08/2022DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO àS EMPRESAS AéREAS QUE REALIZAM OPERAçõES OFFSHORE, A FIM DE QUE O SETOR DE OPERAçõES ADOTE MEDIDAS PARA MITIGAR OS RISCOS NAS OPERAçõES DE POUSO E DECOLAGEM EM HELIDECKS COM CARACTERíSTICAS SIMILARES AOS DA P-37.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRMEYCONTATO ANORMAL COM A PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-036/CENIPA/2017 - 0205/08/2022ANALISAR A VIABILIDADE DE SOLICITAR à PETROBRAS A REALIZAçãO DE ESTUDO DO AMBIENTE EóLICO SOBRE O HELIDECK DA P-37 E DEMAIS PLATAFORMAS COM CARACTERíSTICAS SIMILARES àS DA P-37, CONFORME DISPOSTO NAS OBSERVAçõES DO ITEM 0202 DA NORMAM-27/DPC.DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS DA MARINHA DO BRASILACIDENTEPRMEYCONTATO ANORMAL COM A PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-074/CENIPA/2019 - 0108/07/2022ATUAR JUNTO AO CENTRO DE INSTRUçãO DE AVIAçãO CIVIL (CIAC) DO AEROCLUBE DE GOIáS, NO SENTIDO DE QUE AQUELE OPERADOR DEMONSTRE QUE SEUS DISPOSITIVOS DE SUPERVISãO GERENCIAL GARANTEM NíVEIS ADEQUADOS DE SEGURANçA OPERACIONAL, PARTICULARMENTE NO QUE SE REFERE AOS PROCEDIMENTOS PREVISTOS NO SEU MANUAL DE INSTRUçõES E PROCEDIMENTOS (MIP) PARA A CAPACITAçãO INICIAL E PERIóDICA DOS INSTRUTORES DE VOO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRNPAPANE SECAAGUARDANDO RESPOSTA
A-074/CENIPA/2019 - 0208/07/2022ATUAR JUNTO AO CENTRO DE INSTRUçãO DE AVIAçãO CIVIL (CIAC) DO AEROCLUBE DE GOIáS, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR DEMONSTRE QUE SEUS DISPOSITIVOS DE SUPERVISãO GERENCIAL, PREVISTOS NO MANUAL DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO), GARANTEM NíVEIS ADEQUADOS DE SEGURANçA OPERACIONAL, PARTICULARMENTE NO QUE SE REFERE AOS PROCESSOS RELACIONADOS AO PLANEJAMENTO E EXECUçãO, NOS âMBITOS ADMINISTRATIVO, TéCNICO E OPERACIONAL, DAS ATIVIDADES AéREAS CONDUZIDAS PELA ORGANIZAçãO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRNPAPANE SECAAGUARDANDO RESPOSTA
A-074/CENIPA/2019 - 0308/07/2022ATUAR JUNTO AO CENTRO DE INSTRUçãO DE AVIAçãO CIVIL (CIAC) DO AEROCLUBE DE GOIáS, NO SENTIDO DE QUE AQUELE OPERADOR DEMONSTRE QUE O SEU SISTEMA DE GARANTIA DA QUALIDADE (SGQ) GARANTE QUE A INSTRUçãO MINISTRADA ATINGE OS OBJETIVOS PROPOSTOS E QUE TODOS OS SEUS PROCEDIMENTOS SE MANTêM DE ACORDO COM OS REQUISITOS ESTABELECIDOS NO RBAC 141 EM VIGOR.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRNPAPANE SECAAGUARDANDO RESPOSTA
A-095/CENIPA/2017 - 0108/07/2022ATUAR JUNTO AO REPRESENTANTE DA CONTINENTAL MOTORS NO BRASIL BUSCANDO IMPLEMENTAR MELHORIAS NO PROCESSO DE RECONDICIONAMENTO E DE CONTROLE DE QUALIDADE, GARANTINDO QUE TODOS OS COMPONENTES INSTALADOS NO MOTOR MANTENHAM AS PROPRIEDADES MECâNICAS ORIGINAIS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRPRFFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-095/CENIPA/2017 - 0208/07/2022DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO AOS OPERADORES DE AERONAVE MODELOS SR20 E SR22 E AOS CENTROS DE INSTRUçãO DE AVIAçãO CIVIL CERTIFICADOS PARA MINISTRAREM CURSOS TEóRICOS E PRáTICOS NESSES MODELOS DE AERONAVE, A FIM DE INCENTIVAR A PARTICIPAçãO DOS PILOTOS NOS TREINAMENTOS DE RECICLAGEM E NOS CURSOS GRATUITOS OFERECIDOS PELO FABRICANTE SOBRE O SISTEMA CAPS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRPRFFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-174/CENIPA/2018 - 0108/07/2022INTENSIFICAR AS AçõES PREVISTAS NO âMBITO DO PLANO DE SUPERVISãO DA SEGURANçA OPERACIONAL (PSSO) 2020-2022, LEVANDO EM CONSIDERAçãO OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO E NAS DEMAIS CITADAS NESTE RELATóRIO, BUSCANDO REDUZIR O NúMERO DE OCORRêNCIAS CATEGORIZADAS COMO “ALTO RISCO OPERACIONAL”.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPOEGCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-022/CENIPA/2014 - 0108/07/2022ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO DE SOROCABA (SDCO), SP, OBSERVANDO OS REQUISITOS ESTABELECIDOS NOS REGULAMENTOS BRASILEIROS DE AVIAçãO CIVIL (RBAC) Nº 153 E 154, A FIM DE VERIFICAR SE AINDA PERSISTE, NAQUELE AERóDROMO, A SITUAçãO DE CONFLITO IDENTIFICADA NESTA INVESTIGAçãO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTMEO PPMCICOLISÃO NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-004/CENIPA/2020 - 01.08/07/2022ATUAR JUNTO à SAVANA AEROAGRíCOLA LTDA., A FIM DE ASSEGURAR QUE OS MéTODOS DE CONTROLE E SUPERVISãO DE SUAS OPERAçõES DE VOO, BEM COMO SEUS PROCESSOS PREVISTOS NO MANUAL DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO), ASSEGUREM A ADEQUADA IDENTIFICAçãO DE PERIGOS E DE AVALIAçãO E MITIGAçãO DOS RISCOS RELATIVOS à OPERAçãO EM áREAS DE POUSO PARA USO AEROAGRíCOLA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTWHY PTUBHINCURSÃO EM PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-085/CENIPA/2020 - 0108/07/2022ATUAR JUNTO à UNIDADE AéREA PúBLICA (UAP) DA POLíCIA MILITAR DO ESTADO DE SãO PAULO, A FIM DE QUE SEJA ESTABELECIDA UMA ABORDAGEM SISTEMáTICA PARA A GESTãO DA SEGURANçA OPERACIONAL, POR MEIO DA ADEQUAçãO DO SISTEMA DE MANUAIS E DOS PROGRAMAS DE TREINAMENTO ESTABELECIDOS NO APêNDICE A DO RBAC Nº 90, DE MODO A CONTEMPLAR A DESCRIçãO DETALHADA DAS RESPONSABILIDADES, DOS PROCESSOS E ATRIBUIçõES DE TODOS OS ENVOLVIDOS NAS OPERAçõES ESPECIAIS DE AVIAçãO PúBLICA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPEOWCOM CARGAS EXTERNASAGUARDANDO RESPOSTA
A-127/CENIPA/2019 - 0108/07/2022ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO DE ATIBAIA (SDTB) DE FORMA QUE AS BALIZAS DE BORDA DE PISTA SEJAM ADEQUADAS AOS REQUISITOS ESTABELECIDOS NO RBAC 154 E àS ORIENTAçõES CONTIDAS NO MANUAL DE FRANGIBILIDADE DA ANAC, OBJETIVANDO MITIGAR OS RISCOS DAS OPERAçõES AéREAS NAQUELE AERóDROMO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPUVVSPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-127/CENIPA/2019 - 0208/07/2022AVALIAR A NECESSIDADE DE ATUAR JUNTO à TRIKE ICAROS IND. AER. LTDA, DE FORMA A GARANTIR QUE AQUELE FABRICANTE ATUALIZE SEUS MANUAIS DE OPERAçãO CONFORME ORIENTA A INSTRUçãO SUPLEMENTAR Nº 21.191-001, REVISãO A.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPUVVSPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-127/CENIPA/2019 - 0308/07/2022ATUAR JUNTO à LOOPING ESCOLA DE AVIAÇÃO LEVE LTDA - ME DE MODO A GARANTIR QUE AQUELE CENTRO DE INSTRUçãO DE AVIAçãO CIVIL (CIAC) ADEQUE SEUS MANUAIS DE OPERAçãO, A FIM DE QUE SEJAM RESPEITADOS OS LIMITES OPERACIONAIS DETERMINADOS PELOS FABRICANTES DAS AERONAVES OU PELO CIAC, OBSERVANDO O QUE FOR MAIS RESTRITIVO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPUVVSPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-091/CENIPA/2017 - 0127/05/2022MONITORAR OS DADOS DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RISCO AVIáRIO (SIGRA), DISPONIBILIZADO PELO CENIPA NA SUA PáGINA NA INTERNET, EM ESPECIAL O AVISTAMENTO E AS COLISõES REPORTADAS NA ROTA SJPN-SDRE, A FIM DE ATUAR JUNTO àS AUTORIDADES COMPETENTES, VISANDO REDUZIR ATIVIDADES URBANAS QUE SE CONSTITUEM OU VENHAM A SE CONSTITUIR EM POTENCIAIS FOCOS DE ATRAçãO DE AVES NAS áREAS DE INFLUêNCIA DE AERóDROMOS, CONFORME ESTABELECIDO NA POLíTICA NACIONAL DE AVIAçãO CIVIL (PNAC), APROVADA PELO DECRETO Nº 6780/2009.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPJMBCOLISÃO COM AVEIMPLEMENTADA
A-128/CENIPA/2017 - 0127/05/2022DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO, A FIM DE QUE OS PILOTOS QUE REALIZAM VOOS ACROBáTICOS SEJAM ALERTADOS SOBRE A NECESSIDADE DE MANTEREM SUAS APTIDõES PSICOFíSICAS EM NíVEIS ADEQUADOS à REALIZAçãO DESSA ATIVIDADE, TENDO EM VISTA OS RISCOS INERENTES A ESSE TIPO DE OPERAçãO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRXLXPERDA DE CONTROLE EM VOOIMPLEMENTADA
A-117/CENIPA/2019 - 0127/05/2022DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO AO DEPARTAMENTO INTEGRADO DE OPERAçõES AéREAS DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANçA PúBLICA DO AMAZONAS, A FIM DE INCENTIVAR AQUELE OPERADOR NA IMPLEMENTAçãO DE UMA MUDANçA CULTURAL NA ORGANIZAçãO, TENDO, COMO FOCO, A ELEVAçãO DA PERCEPçãO COLETIVA QUANTO à NECESSIDADE DO FIEL CUMPRIMENTO DAS PADRONIZAçõES E DOS PROCEDIMENTOS DEFINIDOS NOS MANUAIS DA UNIDADE, BEM COMO O EFETIVO GERENCIAMENTO DO RISCO INERENTE àS OPERAçõES DA AVIAçãO DE SEGURANçA PúBLICA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPREAMPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-117/CENIPA/2019 - 0227/05/2022ATUAR JUNTO AO DEPARTAMENTO INTEGRADO DE OPERAçõES AéREAS DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANçA PúBLICA DO AMAZONAS, A FIM DE CERTIFICAR-SE QUE O OPERADOR APROVOU, IMPLEMENTOU E MANTéM CONTINUAMENTE ADEQUADO à SUA REALIDADE, UM MANUAL DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO), UM MANUAL DE OPERAçõES (MOP), ASSIM COMO O PROGRAMA DE TREINAMENTO E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS (SOP), DE ACORDO COM O QUE PREVê A REGULAMENTAçãO EM VIGOR.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPREAMPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-117/CENIPA/2019 - 0327/05/2022ANALISAR O PROGRAMA DE TREINAMENTO APROVADO DO DEPARTAMENTO INTEGRADO DE OPERAçõES AéREAS DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANçA PúBLICA DO AMAZONAS, COM O OBJETIVO DE CERTIFICAR-SE QUE AQUELE OPERADOR ABORDOU EM SEUS PROGRAMAS DE TREINAMENTO, INICIAL E PERIóDICO, NOS CURRíCULOS DE VOO E DE SOLO, AS PRINCIPAIS DIFERENçAS ENTRE OS MODELOS DE AERONAVES OPERADAS, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE à DIFERENçA NA APLICAçãO DO COMANDO ANTITORQUE (PEDAL), ENTRE OS MODELOS S300 E AS350.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPREAMPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-117/CENIPA/2019 - 0427/05/2022ATUAR JUNTO àS DEMAIS UNIDADES AéREAS PúBLICAS (UAP) OPERADORAS DO MODELO AS350, COM A FINALIDADE DE CERTIFICAR-SE DE QUE OS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PREVISTOS NO SAFETY INFORMATION NOTICE Nº 2992-S-00, NOTADAMENTE O CHEQUE DO PAIRADO, CONSTE DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS (SOP) E ESTEJA EFETIVAMENTE SENDO REALIZADO POR SUAS TRIPULAçõES.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPREAMPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-165/CENIPA/2018 - 0127/05/2022AVALIAR A PERTINêNCIA DE ESCLARECER NA TABELA “CLASSE HELICóPTEROS MULTIMOTORES”, DO APêNDICE B DA INSTRUçãO SUPLEMENTAR (IS) N° 61-006, REVISãO J, DE 26NOV2021, EM VIGOR NA DATA DE PUBLICAçãO DESTE RELATóRIO FINAL, QUE A INSTRUçãO REQUERIDA PARA O ENDOSSO DE AERONAVES MODELO A109E DEVA OBEDECER AOS CRITéRIOS ESTABELECIDOS NO RELATóRIO DE AVALIAçãO OPERACIONAL DO MODELO AW109SP, TENDO EM VISTA QUE AMBOS OS MODELOS POSSUEM O MESMO DESIGNATIVO (A19S).AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPMTXIMC NÃO INTENCIONALAGUARDANDO RESPOSTA
A-165/CENIPA/2018 - 0227/05/2022AVALIAR A PERTINêNCIA DE INCLUIR, NAS EXIGêNCIAS DE TREINAMENTO MíNIMO E ENDOSSO PARA OPERAR MODELOS ESPECíFICOS DE AERONAVE REQUERIDAS NO ITEM (1), LETRA (F) DA SEçãO 61.199 DO RBAC 61, O TREINAMENTO EM SOLO E EM VOO PARA A OPERAçãO VFR NOTURNA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPMTXIMC NÃO INTENCIONALAGUARDANDO RESPOSTA
A-165/CENIPA/2018 - 0327/05/2022ESTABELECER ORIENTAçõES OBJETIVANDO ESCLARECER AOS PILOTOS QUAIS OS PROCEDIMENTOS NECESSáRIOS PARA READQUIRIR EXPERIêNCIA RECENTE, APóS DEIXAR DE REALIZAR, DENTRO DOS 90 (NOVENTA) DIAS PRECEDENTES AO VOO, AS OPERAçõES PREVISTAS NA SEçãO 61.21 DO RBAC 61, PRINCIPALMENTE QUANTO AOS REQUISITOS DE VOO NOTURNO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPMTXIMC NÃO INTENCIONALAGUARDANDO RESPOSTA
A-165/CENIPA/2018 - 0427/05/2022DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO AOS CENTROS DE TREINAMENTO DA AVIAçãO CIVIL AUTORIZADOS A MINISTRAR INSTRUçõES TEóRICAS E/OU PRáTICAS PARA HELICóPTEROS, A FIM DE CONTRIBUIR PARA A DISSEMINAçãO DA CULTURA DO ENDOSSO, ENFATIZANDO SUA IMPORTâNCIA PARA A OPERAçãO SEGURA DAS AERONAVES.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPMTXIMC NÃO INTENCIONALAGUARDANDO RESPOSTA
A-165/CENIPA/2018 - 0527/05/2022AVALIAR A PERTINêNCIA DE INSTITUIR FICHAS DE ACOMPANHAMENTO DA INSTRUçãO DE SOLO E DE VOO PARA QUE O PILOTO ENDOSSANTE REGISTRE A EVOLUçãO DO TREINAMENTO DO PILOTO ENDOSSADO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPMTXIMC NÃO INTENCIONALAGUARDANDO RESPOSTA
A-165/CENIPA/2018 - 0627/05/2022ANALISAR A POSSIBILIDADE DE TRADUZIR A ADAPTAR, PARA A REALIDADE DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA, OS TEXTOS DOS HANDBOOKS E MANUAIS PUBLICADOS E DISPONIBILIZADOS PELA FAA NA SUA PáGINA ELETRôNICA, NO ENDEREçO HTTPS://WWW.FAA.GOV/REGULATIONS POLICIES/HANDBOOKSMANUALS/.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPMTXIMC NÃO INTENCIONALIMPLEMENTADA
A-067/CENIPA/2020 - 0112/04/2022DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO AO DEPARTAMENTO DE POLíCIA FEDERAL (DPF), A FIM DE REFORçAR AS AçõES DE COORDENAçãO COM AQUELA INSTITUIçãO, OBJETIVANDO EVITAR A LIBERAçãO DE AERONAVES APREENDIDAS SEM O CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS ESTABELECIDOS PELA AUTORIDADE DE AVIAçãO CIVIL.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPZGAEXCURSÃO DE PISTAIMPLEMENTADA
A-164/CENIPA/2018 - 0112/04/2022ATUAR JUNTO à PACHU AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., NO SENTIDO DE AVALIAR A DISPONIBILIDADE E APLICABILIDADE DE SEU MANUAL DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO) E SUAS ESPECIFICAçõES OPERATIVAS, A FIM DE QUE OS EVENTUAIS RISCOS RELACIONADOS à OPERAçãO SEJAM MAPEADOS E MITIGADOS APROPRIADAMENTE.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTWVXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEIMPLEMENTADA
A-156/CENIPA/2020 - 0112/04/2022REFORçAR A ATUAçãO JUNTO à MERCAER AVIAçãO AGRíCOLA LTDA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE SUAS ATIVIDADES DE SUPERVISãO GERENCIAL E GERENCIAMENTO DO RISCO ESTABELECIDOS NO SEU MANUAL DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO), COM O INTUITO DE ESTABELECER BARREIRAS EFICAZES AO ERRO HUMANO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRDBOEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-077/CENIPA/2013 - 0111/03/2022DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR OS EXAMINADORES CREDENCIADOS, OS OPERADORES DE HELICóPTEROS E AS ESCOLAS DE AVIAçãO DE ASAS ROTATIVAS QUANTO AOS RISCOS ASSOCIADOS à EXECUçãO DE MANOBRAS NãO PREVISTAS NOS REQUISITOS OPERACIONAIS DOS FABRICANTES, NOS RESPECTIVOS PROGRAMAS DE INSTRUçãO OU NAS FICHAS DE AVALIAçãO DE PILOTOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTYSTPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-077/CENIPA/2013 - 0211/03/2022REAVALIAR INSERIR, NA IS Nº 00-002 - REVISãO F, OS PARâMETROS DE AVALIAçãO QUE ORIENTAVAM OS EXAMES DE PROFICIêNCIA, ENGLOBADOS NO TEXTO DO ITEM 5.2.3.3, DA REVISãO B, OBJETIVANDO PREVALECER, INDEPENDENTEMENTE DAS EVENTUAIS CONSIDERAçõES SOBRE MANOBRAS OU PROCEDIMENTOS, O CONTIDO NO MANUAL DE OPERAçãO DE CADA TIPO DE AERONAVE (AFM, RFM, AOM, FCOM, FCTM, POH, POHH, QRH, E ETC.).AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTYSTPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-077/CENIPA/2013 - 0311/03/2022CRIAR MECANISMOS OU CANAIS DE COMUNICAçãO QUE PERMITAM DIRECIONAR PARTE DA PROMOçãO DA SEGURANçA OPERACIONAL PREVISTA NO PSOE-ANAC EXCLUSIVAMENTE PARA OS EXAMINADORES CREDENCIADOS, OBJETIVANDO APERFEIçOAR SEUS CONHECIMENTOS E SUAS QUALIFICAçõES, CONTRIBUINDO PARA QUE ELES POSSAM SE TRANSFORMAR EM FACILITADORES DA ANAC NA DIVULGAçãO DOS REQUISITOS ESTABELECIDOS E DAS RECOMENDAçõES DE SEGURANçA EMITIDAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTYSTPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-077/CENIPA/2013 - 0411/03/2022ESTABELECER QUE TODO EXAMINADOR CREDENCIADO TENHA CURSO DE PREVENçãO OU DE GERENCIAMENTO DE RISCO, CRIANDO UMA CULTURA DE SEGURANçA OPERACIONAL NESSE PROFISSIONAL DE ELEVADA RESPONSABILIDADE NO âMBITO DA AVIAçãO CIVIL.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTYSTPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-028/CENIPA/2020 - 0111/03/2022ATUAR JUNTO à VISUAL PROPAGANDA AéREA LTDA. – EPP, A FIM DE QUE SEJA IMPLEMENTADA EM SEU MGSO A IDENTIFICAçãO DE PERIGOS E A MITIGAçãO DE RISCOS NO TOCANTE AO GERENCIAMENTO DO COMBUSTíVEL DA AERONAVE, DURANTE A OPERAçãO DOS VOOS DE AEROPUBLICIDADE.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPDXRPANE SECAAGUARDANDO RESPOSTA
A-028/CENIPA/2020 - 0211/03/2022ATUAR JUNTO à VISUAL PROPAGANDA AéREA LTDA. – EPP, A FIM DE QUE SEJA REAVALIADA A FREQUêNCIA E METODOLOGIA DE EXECUçãO DE TREINAMENTOS DE FALHA DE MOTOR, BEM COMO SEJAM ATUALIZADOS, DETALHADOS E PADRONIZADOS EM SEUS MANUAIS OS PROCEDIMENTOS DE EMERGêNCIA PARA FALHA DO MOTOR EM VOO E DE REALIZAçãO DE CHEQUES PERIóDICOS DURANTE O VOO DE CRUZEIRO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPDXRPANE SECAAGUARDANDO RESPOSTA
A-028/CENIPA/2020 - 0311/03/2022DIVULGAR AS BOAS PRáTICAS E AS LIçõES APRENDIDAS COM A PRESENTE INVESTIGAçãO A TODOS OS OPERADORES DE VOOS DE AEROPUBLICIDADE COM REBOQUE DE FAIXAS, BEM COMO A TODOS OS OPERADORES DE AERONAVES CUJA OPERAçãO é SIMILAR à DO REFERIDO ACIDENTE.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPDXRPANE SECAAGUARDANDO RESPOSTA
A-084/CENIPA/2019 - 0111/03/2022DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM O OBJETIVO DE ORIENTAR OS OPERADORES DE AERONAVES UTILIZADAS EM OPERAçõES PRIVADAS DE FOMENTO OU PROTEçãO DA AGRICULTURA EM GERAL SOBRE A NECESSIDADE DE ADOTAREM MEDIDAS MITIGADORAS, BUSCANDO DOTAR AS áREAS DE POUSO PARA USO AEROAGRíCOLA COM A INFRAESTRUTURA NECESSáRIA PARA GERENCIAR OS RISCOS DECORRENTES DESSE TIPO DE OPERAçãO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPSCSCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOIMPLEMENTADA
A-112/CENIPA/2019 - 0111/03/2022ATUAR JUNTO à OFICINA HéLICES COSTA LTDA., A FIM DE ASSEGURAR QUE TODOS OS PROTOCOLOS DE INSPEçãO E REVISãO GERAL, CONTIDOS NOS MANUAIS DO FABRICANTE DAS HéLICES, SEJAM EXECUTADOS DURANTE OS PROCEDIMENTOS DE MANUTENçãO E REVISãO E QUE A OFICINA DEMONSTRE POSSUIR OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS, CONFORME REGULAMENTAçãO EM VIGOR.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRRAUFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEIMPLEMENTADA
A-112/CENIPA/2019 - 0211/03/2022ATUAR JUNTO à EMPRESA PARINTINS TáXI AéREO, NO INTUITO DE ASSEGURAR QUE OS PROCESSOS GERENCIAIS SEJAM PAUTADOS NA REGULAMENTAçãO EM VIGOR, BEM COMO A CULTURA ORGANIZACIONAL SEJA VOLTADA PARA A SEGURANçA DE VOO, A FIM DE MITIGAR FALHAS NOS PREENCHIMENTOS DE CADERNETAS E PRáTICAS INSEGURAS DE MANUTENçãO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRRAUFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-112/CENIPA/2019 - 0311/03/2022ATUAR JUNTO à EMPRESA PARINTINS MANUTENçãO DE AERONAVES COMéRCIO E SERVIçOS, COM O OBJETIVO DE ASSEGURAR QUE OS PROCESSOS GERENCIAIS SEJAM PAUTADOS NA REGULAMENTAçãO EM VIGOR, BEM COMO A CULTURA ORGANIZACIONAL SEJA VOLTADA PARA AS BOAS PRáTICAS DE MANUTENçãO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRRAUFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEIMPLEMENTADA
A-112/CENIPA/2019 - 0411/03/2022DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OS OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A SUA RESPONSABILIDADE PRIMáRIA DE ACOMPANHAMENTO E MANUTENçãO DA AERONAVEGABILIDADE CONTINUADA DAS AERONAVES POR ELES OPERADAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRRAUFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-002/CENIPA/2013 - 0109/02/2022DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO AOS CENTROS DE INSTRUçãO DE AVIAçãO CIVIL (CIAC) VOLTADOS PARA A FORMAçãO E QUALIFICAçãO DE PILOTOS DE HELICóPTEROS, A FIM DE ALERTAR OS ALUNOS SOBRE A IMPORTâNCIA DA CRITERIOSA AVALIAçãO SOBRE AS CONDIçõES METEOROLóGICAS DA ROTA, QUE DEVERãO ESTAR COMPATíVEIS COM O TIPO DE VOO A SER REALIZADO POR SUAS AERONAVES E PILOTOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRDUBIMC NÃO INTENCIONALIMPLEMENTADA
A-168/CENIPA/2016 - 0109/02/2022DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DE SE CONHECER E RESPEITAR OS LIMITES OPERACIONAIS ESTABELECIDOS PELOS FABRICANTES DAS AERONAVES.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRAJFFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEIMPLEMENTADA
A-009/CENIPA/2020 - 0109/02/2022ATUAR JUNTO AO CIOPAER, A FIM DE QUE AQUELE CENTRO DEMONSTRE QUE APROVOU, IMPLEMENTOU E MANTéM CONTINUAMENTE ADEQUADOS à SUA REALIDADE OPERACIONAL UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO), UM MANUAL DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO), UM MANUAL DE OPERAçõES (MOP), UM PROGRAMA DE TREINAMENTO (PTO) E STANDART OPERATIONAL PROCEDURES (SOP - PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRãO), DE ACORDO COM O QUE PREVê O APêNDICE A DO RBAC Nº 90.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRCJDCOLISÃO DE VEÍCULO COM AERONAVEAGUARDANDO RESPOSTA
A-009/CENIPA/2020 - 0209/02/2022ATUAR JUNTO AO CIOPAER, NO INTUITO DE QUE AQUELE CENTRO DEMONSTRE QUE OS PROCEDIMENTOS, OS REQUISITOS ESTABELECIDOS E AS RESPONSABILIDADES RELACIONADAS à SUPERVISãO GERENCIAL DAS ATIVIDADES ESTãO IMPLANTADOS, ADEQUADAMENTE DEFINIDOS E SENDO CUMPRIDOS, NOTADAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO CONTROLE DA DOCUMENTAçãO DA ORGANIZAçãO, à EXECUçãO E CONTROLE DA MANUTENçãO DAS AERONAVES E àS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO, EXECUçãO E ACOMPANHAMENTO DE DESEMPENHO NOS âMBITOS, ADMINISTRATIVO, TéCNICO E OPERACIONAL.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRCJDCOLISÃO DE VEÍCULO COM AERONAVEIMPLEMENTADA
A-009/CENIPA/2020 - 0309/02/2022ATUAR JUNTO AO CIOPAER, A FIM DE QUE AQUELE CENTRO ESTRUTURE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO EM CRM PARA A ORGANIZAçãO, DE ACORDO COM O QUE PREVê A SUBPARTE M DO RBAC Nº 90 E A IS 00-010A.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRCJDCOLISÃO DE VEÍCULO COM AERONAVEAGUARDANDO RESPOSTA
A-009/CENIPA/2020 - 0409/02/2022DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, JUNTO AOS OPERADORES REGIDOS PELO RBAC Nº 90, A FIM DE SALIENTAR A NECESSIDADE DO FIEL CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS ESTABELECIDOS, ASSIM COMO A IMPORTâNCIA DE IMPLEMENTAR E MANTER FUNCIONANDO ADEQUADAMENTE OS DISPOSITIVOS ESTABELECIDOS POR ESTE REGULAMENTO COMO FERRAMENTA DE PREVENçãO DE OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRCJDCOLISÃO DE VEÍCULO COM AERONAVEIMPLEMENTADA
A-008/CENIPA/2019 - 0109/02/2022REFORçAR A ATUAçãO JUNTO à AERODINâMICA AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE REAVALIAR A ADEQUABILIDADE DO MANUAL DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO) ADOTADO POR AQUELE OPERADOR, VERIFICANDO SE AS INSTRUçõES CONTIDAS NO REFERIDO DOCUMENTO ESTãO SENDO CUMPRIDAS PELOS TRIPULANTES DA EMPRESA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRMJAOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEIMPLEMENTADA
A-008/CENIPA/2019 - 0209/02/2022ATUAR JUNTO à AERODINâMICA AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., NO SENTIDO DE QUE ESSE OPERADOR DEMONSTRE QUE SEUS MECANISMOS DE SUPERVISãO GERENCIAL ESTãO ADEQUADAMENTE IMPLANTADOS E FUNCIONANDO, PARTICULARMENTE NO QUE SE REFERE àS ATIVIDADES RELACIONADAS AO CONTROLE TéCNICO DA MANUTENçãO DAS AERONAVES POR ELE OPERADAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRMJAOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEIMPLEMENTADA
A-008/CENIPA/2019 - 0309/02/2022ATUAR JUNTO à REMASUL AVIAçãO E MANUTENçãO DE AERONAVES, COM O OBJETIVO DE QUE ESSA ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO DEMONSTRE QUE SEUS MECANISMOS DE SUPERVISãO GERENCIAL ESTãO ADEQUADAMENTE IMPLANTADOS E FUNCIONANDO, PARTICULARMENTE NO QUE SE REFERE àS ATIVIDADES RELACIONADAS AO CONTROLE TéCNICO DA MANUTENçãO DAS AERONAVES POR ELA INSPECIONADAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRMJAOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEAGUARDANDO RESPOSTA
A-011/CENIPA/2019 - 0109/02/2022ATUAR JUNTO AO GRUPO AEROMóVEL DA POLíCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (GAM), A FIM DE GARANTIR QUE AQUELE OPERADOR ADOTE MEDIDAS NO SENTIDO DE INCLUIR, NO SEU PROGRAMA DE TREINAMENTO, AULAS, ESTUDOS DE CASO E PALESTRAS ACERCA DOS FATORES DE RISCO ENVOLVIDOS NAS OPERAçõES DE SOBREVOO DE SUPERFíCIES AQUáTICAS A BAIXA ALTURA, SOBRETUDO EM RELAçãO àS SUPERFíCIES ESPELHADAS, ABORDANDO AS PRINCIPAIS CONDIçõES POTENCIAIS DE PERIGO NESSE TIPO DE OPERAçãO, TAIS COMO: DIMINUIçãO DA PERCEPçãO VISUAL DE PROFUNDIDADE, DESORIENTAçãO ESPACIAL, GERENCIAMENTO DO RISCO, ETC.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPECFOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEIMPLEMENTADA
A-011/CENIPA/2019 - 0209/02/2022ATUAR JUNTO AO GRUPO AEROMóVEL DA POLíCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (GAM), NO O INTUITO DE GARANTIR QUE AQUELE OPERADOR ADOTE AçõES NO SENTIDO DE REVISAR, APRIMORAR, APLICAR E RECICLAR CONTINUAMENTE O TREINAMENTO DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS DE EQUIPES, CORPORATE RESOURCE MANAGMENT (CRM), A TODOS OS INTEGRANTES DO EFETIVO, COM ESPECIAL ABORDAGEM ACERCA DE CONSCIêNCIA SITUACIONAL, DOS EFEITOS DA FADIGA E DO ESTRESSE NO DESEMPENHO HUMANO E DO GERENCIAMENTO DA CARGA DE TRABALHO, CONFORME PREVISTO NA IS Nº 00-010, DE 05JUN2020.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPECFOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEIMPLEMENTADA
A-170/CENIPA/2018 - 0109/02/2022ATUAR JUNTO à RAMBO AVIAçãO AGRíCOLA LTDA. ME, A FIM DE QUE SEJAM REVISTOS OS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS ADOTADOS PELO OPERADOR RELATIVOS AO CORRETO GERENCIAMENTO DO COMBUSTíVEL, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE AO FIEL CUMPRIMENTO DAS INSTRUçõES CONTIDAS NOS MANUAIS DE VOO PUBLICADOS PELO FABRICANTE DA AERONAVE.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTUMVPANE SECAAGUARDANDO RESPOSTA
A-170/CENIPA/2018 - 0209/02/2022DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM O OBJETIVO DE ALERTAR OS PROPRIETáRIOS DAS EMPRESAS AGRíCOLAS, PILOTOS E GESTORES DE SEGURANçA OPERACIONAL (GSO) QUANTO AOS RISCOS DA NãO IMPLANTAçãO DE UMA POLíTICA EFICAZ NOS PROCEDIMENTOS RELACIONADOS AO GERENCIAMENTO DE COMBUSTíVEL EM VOO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTUMVPANE SECAIMPLEMENTADA
A-170/CENIPA/2018 - 0309/02/2022ATUAR JUNTO à RAMBO AVIAçãO AGRíCOLA LTDA. ME, A FIM QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE O SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO), BEM COMO VERIFICAR A EFETIVA ATUAçãO DO GSO DA EMPRESA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTUMVPANE SECAAGUARDANDO RESPOSTA
A-041/CENIPA/2019 - 0109/02/2022REFORçAR A ATUAçãO JUNTO à NITZ AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE REAVALIAR A ADEQUABILIDADE DO MANUAL DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO) ADOTADO POR AQUELE OPERADOR, VERIFICANDO SE AS INSTRUçõES CONTIDAS NO REFERIDO DOCUMENTO ESTãO SENDO CUMPRIDAS PELOS TRIPULANTES DA EMPRESA, NOTADAMENTE EM RELAçãO AOS ITENS QUE DIZEM RESPEITO AO GERENCIAMENTO DO RISCO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRRVOOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEIMPLEMENTADA
A-515/CENIPA/2021 - 0109/02/2022ESTABELECER PROCEDIMENTOS QUE GARANTAM A ATUALIZAçãO DE PUBLICAçõES REFERENTES A TEMAS RECORRENTES EM ACIDENTES OU INCIDENTES AERONáUTICOS, EM ESPECIAL O FENôMENO DE WINDSHEAR, NOTADAMENTE NO QUE SE REFERE à NECESSIDADE DE UM PLANEJAMENTO DE VOO QUE CONTEMPLE AS CONDIçõES METEOROLóGICAS QUE POSSAM AFETAR AS OPERAçõES AéREAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPSAMCORTANTE DE VENTO / TEMPESTADEIMPLEMENTADA
A-069/CENIPA/2020 - 0130/12/2021ATUAR JUNTO à MANAV - MANUTENçãO DE AERONAVES LTDA. (CERTIFICADO DE ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO 7304-05/ANAC), A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO REALIZADOS POR AQUELA EMPRESA, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS AO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL ORGANIZAçãO é CERTIFICADA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTVEHFALHA DO MOTOR EM VOOIMPLEMENTADA
A-069/CENIPA/2020 - 0230/12/2021ANALISAR A POSSIBILIDADE DE PUBLICAR ORIENTAçõES MAIS CLARAS SOBRE OS ITENS A SEREM AVALIADOS OU PROCEDIMENTOS A SEREM OBSERVADOS NA INSPEçãO PARA AVALIAçãO DA CONDIçãO SEGURA DE VOO DA AERONAVE, EM ESPECIAL QUANDO A MESMA DEVERIA TER PASSADO POR UM PROCESSO DE ESTOCAGEM, COM O OBJETIVO DE MITIGAR SITUAçõES INSEGURAS DECORRENTES DO PROCESSO DE SOLICITAçãO DE EMISSãO DA AUTORIZAçãO ESPECIAL DE VOO (AEV).AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTVEHFALHA DO MOTOR EM VOOIMPLEMENTADA
A-081/CENIPA/2019 - 0130/12/2021ATUAR JUNTO à TEMA TECNOLOGIA MANUTENçãO DE AERONAVES EIRELI NO SENTIDO DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE OS PROCESSOS RELACIONADOS A SUPERVISãO GERENCIAL DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO, EXECUçãO E CONTROLE, NO âMBITO TéCNICO, ESTãO DEVIDAMENTE IMPLANTADOS E GARANTAM A QUALIDADE DOS SERVIçOS EXECUTADOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRDVRFALHA DO MOTOR EM VOOIMPLEMENTADA
A-040/CENIPA/2019 - 0130/12/2021ATUAR JUNTO à SOMAR AERO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE O OPERADOR APRIMORE SEU GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL, CRIANDO MéTODOS OU PROCEDIMENTOS DEFINIDOS PARA ANALISAR O RISCO DE SUAS OPERAçõES AGRíCOLAS, EM ESPECIAL QUANTO AO RECONHECIMENTO DAS áREAS A SEREM SOBREVOADAS DURANTE AS OPERAçõES.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTVYYOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEIMPLEMENTADA
A-095/CENIPA/2013- 0130/12/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO AOS CENTROS DE INSTRUçãO DE AVIAçãO CIVIL QUE MINISTRAM CURSOS TEóRICOS E PRáTICOS DE HELICóPTEROS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTHPKPERDA DE CONTROLE EM VOOIMPLEMENTADA
IG-104/CENIPA/2017 - 0130/12/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO EM EVENTOS DE PROMOçãO DA SEGURANçA OPERACIONAL DIRECIONADOS àS ORGANIZAçõES DE MANUTENçãO DE PRODUTO AERONáUTICO, SOBRETUDO QUANTO AO FIEL CUMPRIMENTO DOS MANUAIS DE MANUTENçãO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILINCIDENTE GRAVEPTKUKFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-088/CENIPA/2019 - 0130/12/2021REFORçAR A ATUAçãO JUNTO à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO PARINTINS SERVIçOS DE TRANSPORTES E COMéRCIO DE PEçAS PARA AVIõES LTDA (CHE NO 0208-01/ANAC), A FIM DE VERIFICAR, NOVAMENTE, A CONFORMIDADE DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO REALIZADOS POR AQUELA EMPRESA, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS AO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL ORGANIZAçãO é CERTIFICADA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRPPLINDETERMINADOIMPLEMENTADA
A-068/CENIPA/2019 - 0130/12/2021ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO DE COSTA ESMERALDA (SDEN), PORTO BELO, SC, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR ATUALIZE AS INFORMAçõES RELATIVAS AOS OBJETOS PROJETADOS NO ESPAçO AéREO (OPEA), EM ESPECIAL EM RELAçãO à CERCA PERIMETRAL DO AERóDROMO NAS PROXIMIDADES DA THR 15 DE SDEN.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAçO AéREOACIDENTEPPMJTCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOIMPLEMENTADA
A-068/CENIPA/2019 - 0230/12/2021ANALISAR A PERTINêNCIA DE REQUERER AO OPERADOR DO AERóDROMO DE COSTA ESMERALDA (SDEN), PORTO BELO, SC, A PINTURA DE UMA SINALIZAçãO HORIZONTAL COM PADRãO EM “V” EM TODA A EXTENSãO ANTES DA CABECEIRA (THR) 15, NO INTUITO DE ALERTAR OS PILOTOS DE QUE AQUELA áREA NãO é ADEQUADA PARA POUSO DE AERONAVES.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPMJTCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOIMPLEMENTADA
A-068/CENIPA/2019 - 0330/12/2021ATUAR JUNTO à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO JPA MANUTENçãO DE AERONAVES LTDA., A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO REALIZADOS POR AQUELA EMPRESA, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS AO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL ORGANIZAçãO é CERTIFICADA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPMJTCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-038/CENIPA/2020 - 0130/12/2021ATUAR JUNTO à REDEX AEROAGRICOLA LTDA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE SEU SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO), SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS MECANISMOS DE GERENCIAMENTO DE RISCO ENVOLVENDO O CONTROLE DE VALIDADE DAS HABILITAçõES DE SEUS PILOTOS E à SUPERVISãO GERENCIAL DAS SUAS OPERAçõES AEROAGRíCOLAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTGUFPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-151/CENIPA/2018 - 0116/11/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA, SOBRE OS RISCOS DA REALIZAçãO DE PROCEDIMENTOS DE POUSO QUANDO CONDIçõES CLIMáTICAS PROPíCIAS à FORMAçãO DE WINDSHEAR (TEMPESTADES, PANCADAS DE CHUVA, VIRGA) ESTIVEREM OCORRENDO NAS PROXIMIDADES DO AERóDROMO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRTLZPOUSO LONGOAGUARDANDO RESPOSTA
A-005/CENIPA/2016 - 0116/11/2021ATUAR, JUNTO AO OPERADOR, A FIM DE QUE ELE APRIMORE O GERENCIAMENTO DA ESCALA DOS PILOTOS DESTINADOS A OPERAREM EM AERóDROMOS COM RESTRIçõES/RECOMENDAçõES OPERACIONAIS E QUE EXIJAM OPERAçãO EXCLUSIVA DO COMANDANTE NO POUSO, NO INTUITO DE QUE ELES POSSUAM EXPERIêNCIA RECENTE E ESTEJAM FAMILIARIZADOS COM A LOCALIDADE, MORMENTE QUANDO AS RECOMENDAçõES OPERACIONAIS INCLUíREM A POSSIBILIDADE DE ILUSõES VISUAIS, EM ESPECIAL DO TIPO EFEITO BLACK HOLE.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRPDDPOUSO AQUÉM/ALÉM DA PISTAIMPLEMENTADA
A-005/CENIPA/2016 - 0216/11/2021ATUAR, JUNTO AO OPERADOR, NO SENTIDO DE QUE OS MANUAIS, DOCUMENTAçõES INTERNAS E AIRPORT BRIEFINGS CONTEMPLEM OS POSSíVEIS RISCOS ASSOCIADOS à OPERAçãO VISUAL NOTURNA E ILUSõES VISUAIS, DESCREVENDO OS FENôMENOS E DETALHANDO TéCNICAS DE PILOTAGEM ASSOCIADAS à PREVENçãO DOS RISCOS QUE ESSAS ILUSõES PODEM REPRESENTAR AO VOO, MORMENTE EM AERóDROMOS DESPROVIDOS DE AUXíLIOS VISUAIS LUMINOSOS PARA APROXIMAçõES (ALS, VASIS, PAPI, ETC.).AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRPDDPOUSO AQUÉM/ALÉM DA PISTAIMPLEMENTADA
A-005/CENIPA/2016 - 0316/11/2021ATUAR, JUNTO AO OPERADOR, NO SENTIDO DE QUE, NOS TREINAMENTOS INICIAL E RECORRENTE DE SEUS PILOTOS, SEJA ENFATIZADA A DIVISãO DE TAREFAS DURANTE APROXIMAçõES VISUAIS NOTURNAS, MORMENTE NO QUE TANGE AO MONITORAMENTO DOS PARâMETROS DE ALTITUDE E DISTâNCIA DA PISTA EM FUNçãO DA VELOCIDADE INDICADA, COM INTUITO DE QUE SEJA POSSíVEL A MANUTENçãO DE UMA RAMPA DE APROXIMAçãO ADEQUADA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRPDDPOUSO AQUÉM/ALÉM DA PISTAIMPLEMENTADA
A-005/CENIPA/2016 - 0416/11/2021ATUAR, JUNTO AO OPERADOR, NO SENTIDO DE QUE, NOS TREINAMENTOS INICIAL E RECORRENTE DE SEUS PILOTOS, SEJA ENFATIZADA A IDENTIFICAçãO DAS CONDIçõES QUE SãO FAVORáVEIS AO SURGIMENTO DE ILUSõES VISUAIS, BEM COMO, NAS RESPECTIVAS TéCNICAS DE PILOTAGEM A SEREM ADOTADAS, VISANDO MITIGAR OS RISCOS QUE ESSAS ILUSõES REPRESENTAM AO VOO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRPDDPOUSO AQUÉM/ALÉM DA PISTAIMPLEMENTADA
A-005/CENIPA/2016 - 0516/11/2021AVALIAR A POSSIBILIDADE DE REFORçAR A OBRIGATORIEDADE NO REPASSE DAS INFORMAçõES METEOROLóGICAS ATUALIZADAS PELO OEA, CONFORME PREVISTO NAS PUBLICAçõES NORMATIVAS DESSE óRGãO (MCA 100-16), àS AERONAVES EM VOO QUE ESTEJAM DECOLANDO OU POUSANDO EM LOCALIDADES DESPROVIDAS DE óRGãOS DE CONTROLE ATS.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAçO AéREOACIDENTEPRPDDPOUSO AQUÉM/ALÉM DA PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-119/CENIPA/2018 - 0116/11/2021ATUAR JUNTO à EMPRESA BOEING COMPANY, FABRICANTE DA AERONAVE, A FIM DE VERIFICAR A EFICáCIA DAS INSPEçõES OBRIGATóRIAS DE CONTROLE DE QUALIDADE A SEREM APLICADAS NO AFT TRUNNION PIN E EM PEçAS SIMILARES, APóS O PROCESSO DE RETíFICA DA CAMADA DE CROMO, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE AO PREVISTO NO STANDARD OVERHAUL PRATICES MANUAL, GRINDING OF CHROME PLATED PARTS 20-10-04, ITEM 4, QUALITY CONTROL.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRGGDCOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-013/CENIPA/2019 - 0116/11/2021AVALIAR A PERTINêNCIA DE REVISAR A IS 137.201-001, EM ESPECIAL OS ITENS 5.7.7 E 5.7.9, A FIM DE ESCLARECER OU ESPECIFICAR QUAIS SERIAM AS PUBLICAçõES TéCNICAS QUE DEVEM SER USADAS COMO REFERêNCIA NAS MODIFICAçõES REALIZADAS NAS AERONAVES E NOS MOTORES PARA A UTILIZAçãO DE áLCOOL ETíLICO HIDRATADO COMO COMBUSTíVEL, ASSIM COMO QUEM SERIAM OS RESPONSáVEIS PELA ELABORAçãO E APROVAçãO DE PROCEDIMENTOS DE MANUTENçãO ESPECíFICOS PARA OPERAçãO DE AERONAVES COM MOTOR CONVERTIDO PARA OPERAR COM áLCOOL ETíLICO HIDRATADO COMO COMBUSTíVEL.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRFBAOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEIMPLEMENTADA
A-137/CENIPA/2019 - 0116/11/2021ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO DE TANGARá DA SERRA (SWTS), MT, PARA QUE ESTE FAçA GESTõES NO SENTIDO DE ASSEGURAR O ISOLAMENTO DA áREA OPERACIONAL, COM CERCAS E SISTEMAS DE PROTEçãO, EM CONFORMIDADE COM OS DISPOSITIVOS PREVISTOS NA SUBPARTE H, GERENCIAMENTO DO RISCO DA FAUNA, DO RBAC N° 153.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTRXECOLISÃO COM FAUNAIMPLEMENTADA
A-105/CENIPA/2019 - 0116/11/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO AO OPERADOR DO AERóDROMO DE RIBEIRãO PRETO (SBRP), COM A FINALIDADE DE ORIENTAR AQUELE OPERADOR QUANTO à FIEL OBSERVâNCIA DOS REGULAMENTOS, NOTADAMENTE NA REMOçãO DA AERONAVE APóS A OCORRêNCIA SEM A PRéVIA AUTORIZAçãO DA AUTORIDADE DE INVESTIGAçãO SIPAER.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDVPPOUSO BRUSCOIMPLEMENTADA
A-111/CENIPA/2018 - 0116/11/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR OS OPERADORES DE AERONAVES DA AVIAçãO GERAL QUANTO AOS RISCOS ASSOCIADOS à EXECUçãO DA ATIVIDADE AéREA SEM A FIEL OBSERVâNCIA DAS NORMAS OPERACIONAIS, EM ESPECIAL, NO QUE DIZ RESPEITO AOS LIMITES DE PESO MáXIMO DE DECOLAGEM.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTBMZPOUSO BRUSCOAGUARDANDO RESPOSTA
A-112/CENIPA/2016 - 0116/11/2021IMPLEMENTAR AS AçõES RECOMENDADAS NO ITEM 7.2 DO RELATóRIO DE ANALISES DE OCORRêNCIAS INTITULADO “ANáLISE QUALITATIVA DOS RELATóRIOS FINAIS DAS OCORRêNCIAS COM AERONAVES DE MATRíCULA BRASILEIRA NOS úLTIMOS 10 ANOS (2010-2019) CLASSIFICADOS COMO FALHA DE MOTOR EM VOO (SCF-PP)”, PUBLICADO POR ESSA AGêNCIA NA PáGINA DE SEGURANçA OPERACIONAL, EM JULHO DE 2020.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDTWFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-112/CENIPA/2016 - 0216/11/2021ATUAR JUNTO AOS CENTROS DE INSTRUçãO DA AVIAçãO CIVIL (CIAC), A FIM DE GARANTIR QUE NãO EXISTAM DISCREPâNCIAS ENTRE O QUE PREVê OS MANUAIS DE OPERAçãO (POH OU AFM) E POSSíVEIS LISTAS DE VERIFICAçãO CONDENSADAS ELABORADAS POR ESSAS ORGANIZAçõES, GARANTINDO QUE NãO OCORRA A SUPRESSãO E/OU MODIFICAçãO DE PROCEDIMENTOS CONTIDOS NAQUELES MANUAIS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDTWFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-112/CENIPA/2016 - 0316/11/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO AOS CENTROS DE INSTRUçãO DA AVIAçãO CIVIL (CIAC), COM O OBJETIVO DE ALERTAR OS PILOTOS EM FORMAçãO SOBRE OS RISCOS ASSOCIADOS à FORMAçãO DE GELO NO CARBURADOR DE MOTORES AERONáUTICOS CONVENCIONAIS, NOTADAMENTE OS QUE SEJAM MAIS SUSCETíVEIS à OCORRêNCIA DESSE FENôMENO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDTWFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-058/CENIPA/2018 - 0116/11/2021ATUAR JUNTO AOS REPRESENTANTES DO APP-RJ, DA TWR-JR E DO DEPARTAMENTO AERODESPORTIVO DO CLUBE DE AERONáUTICA, COM O PROPóSITO DE DEBATER E ATUALIZAR OS PROCEDIMENTOS CONTIDOS NA CARTA DE ACORDO OPERACIONAL, DE 12NOV2015, COM êNFASE ESPECIAL àS FREQUêNCIAS VHF DE COORDENAçãO ENTRE AERONAVES QUE VOAM EM ESPAçOS AéREOS CLASSE G.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAçO AéREOINCIDENTE GRAVEPRJBL_PUFTFCOLISÃO DE AERONAVES EM VOOIMPLEMENTADA
IG-058/CENIPA/2018 - 0216/11/2021FAZER CONSTAR, TACITAMENTE, NAS AIC, QUE NãO HAJA CIRCULAçãO DE AERONAVES DE ASA FIXA EM áREAS ESPECíFICAS DE HELICóPTEROS, COM EXCEçãO DE CASOS PREVISTOS NA PRóPRIA AIC.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAçO AéREOINCIDENTE GRAVEPRJBL_PUFTFCOLISÃO DE AERONAVES EM VOOIMPLEMENTADA
A-185/CENIPA/2018 - 0116/11/2021ATUAR JUNTO à PRODUZIR AGROPECUáRIA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR IMPLEMENTE UM CONTROLE EFETIVO DOS COMPONENTES UTILIZADOS EM SUAS AERONAVES, VISANDO POSSIBILITAR O MONITORAMENTO E O RASTREAMENTO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTUUEFALHA DO MOTOR EM VOOIMPLEMENTADA
A-063/CENIPA/2021 - 01 12/11/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO AOS OPERADORES DE AERONAVES EXPERIMENTAIS, MODELOS RV-10 E RV-10A, ALERTANDO-OS PARA A NECESSIDADE DE SE DISPENSAR ESPECIAL ATENçãO PARA O ESTADO GERAL DAS CABLAGENS DO ATUADOR DOS COMPENSADORES, POR OCASIãO DA REALIZAçãO DOS PROCEDIMENTOS DE MANUTENçãO PREVENTIVA, VISANDO IDENTIFICAR CONDIçõES INDESEJáVEIS QUE POSSAM CONCORRER PARA UM CONTATO ACIDENTAL DOS CABOS CONDUTORES COM A ESTRUTURA DO MANCHE, RESULTANDO NO ACIONAMENTO INVOLUNTáRIO DO RELé DO TRIM.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRZSFPERDA DE CONTROLE EM VOOIMPLEMENTADA
A-063/CENIPA/2021 - 0212/11/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO AOS OPERADORES DE AERONAVES EXPERIMENTAIS, MODELOS RV-10 E RV-10A, AFETADAS PELO BOLETIM DE SERVIçO, SB-001/17-FLYER, ALERTANDO-OS PARA O FIEL CUMPRIMENTO DO REFERIDO BOLETIM.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRZSFPERDA DE CONTROLE EM VOOIMPLEMENTADA
IG-045/CENIPA/2015 - 0104/10/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS, OPERADORES E MANTENEDORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA, SOBRE A IMPORTâNCIA DE SEGUIR FIELMENTE OS PRECEITOS DOS MANUAIS E PUBLICAçõES TéCNICAS VIGENTES, NOTADAMENTE QUANDO DA EXECUçãO, INSPEçãO E SUPERVISãO DAS TAREFAS DE MANUTENçãO PREVISTAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILINCIDENTE GRAVEPRSEOPERDA DE COMPONENTE EM VOOIMPLEMENTADA
IG-045/CENIPA/2015 - 0204/10/2021ATUAR JUNTO à EMPRESA OMNI TáXI AéREO S.A., NO SENTIDO DE QUE SEJAM DISPONIBILIZADAS AS PUBLICAçõES TéCNICAS NAS BASES DE OPERAçãO DA EMPRESA, BEM COMO INCENTIVAR O APERFEIçOAMENTO DE SEUS COLABORADORES NO DOMíNIO DA LíNGUA INGLESA PARA COMPREENSãO DOS SEUS CONTEúDOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILINCIDENTE GRAVEPRSEOPERDA DE COMPONENTE EM VOOIMPLEMENTADA
A-089/CENIPA/2017 - 0404/10/2021ATUAR JUNTO à VOARE TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO ESTABELEçA MECANISMOS QUE GARANTAM O CUMPRIMENTO DO MANUAL DE VOO DAS AERONAVES POR SEUS TRIPULANTES, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à CORRETA UTILIZAçãO DOS FLAPES PARA A DECOLAGEM.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRMFRFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORAGUARDANDO RESPOSTA
A-048/CENIPA/201904/10/2021ESTABELECER PADRõES DE QUALIFICAçãO QUE ASSEGUREM A EXPERIêNCIA NECESSáRIA, O CONHECIMENTO TEóRICO E O TREINAMENTO PRáTICO MíNIMOS DOS PILOTOS PARA QUE ESTES SEJAM CONSIDERADOS APTOS A REALIZAREM ACROBACIA AéREA SEM EXPOSIçãO DE SI E/OU DE TERCEIROS A RISCOS INTOLERáVEIS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTLOKPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-136/CENIPA/2013 - 0104/10/2021ATUAR JUNTO AOS OPERADORES DE AERONAVES ATR, A FIM DE QUE ESTES GARANTAM QUE OS TREINAMENTOS TEóRICOS, SIMULADOS E PRáTICOS SEJAM SUFICIENTES PARA QUE AS TRIPULAçõES ADQUIRAM O CONHECIMENTO E DESENVOLVAM AS HABILIDADES NECESSáRIAS PARA RECONHECER E REALIZAR AS AçõES ADEQUADAS EM UM VOO SOB CONDIçõES DE FORMAçãO DE GELO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILINCIDENTE GRAVEPPPTUPERDA DE CONTROLE EM VOOIMPLEMENTADA
IG-136/CENIPA/2013 - 0204/10/2021ATUAR JUNTO AOS OPERADORES DE AERONAVES ATR, A FIM DE QUE ESTES IMPLEMENTEM A FILOSOFIA UPRT NO MANUAL DE OPERAçãO DA COMPANHIA AéREA E NO TREINAMENTO ASSOCIADO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILINCIDENTE GRAVEPPPTUPERDA DE CONTROLE EM VOOIMPLEMENTADA
A-124/CENIPA/2018 - 0104/10/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DA CRITERIOSA AVALIAçãO DAS CONDIçõES METEOROLóGICAS PARA A CONDUçãO DE VOOS SOB VFR.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRDMCVOO CONTROLADO CONTRA O TERRENOIMPLEMENTADA
IG-100/CENIPA/2018 - 0117/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR PILOTOS E ORGANIZAçõES DE MANUTENçãO QUANTO AOS RISCOS ASSOCIADOS à EXECUçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO QUE NãO ATENDAM àS ESPECIFICAçõES CONTIDAS NOS MANUAIS, ORDENS TéCNICAS E BOLETINS DOS FABRICANTES.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILINCIDENTE GRAVEPPEOQFALHA DO MOTOR EM VOOIMPLEMENTADA
IG-100/CENIPA/2018 - 0217/09/2021ATUAR JUNTO AO OPERADOR DA AERONAVE, A FIM DE QUE ELE, COMO RESPONSáVEL PRIMáRIO PELA OPERAçãO E AERONAVEGABILIDADE DE SUAS AERONAVES, APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE SUPERVISãO GERENCIAL, NO âMBITO TéCNICO/ADMINISTRATIVO, COM O OBJETIVO DE MANTER ATUALIZADOS OS REGISTROS DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO REALIZADOS, CONFORME OS REQUISITOS ESTABELECIDOS PELA AUTORIDADE DE AVIAçãO CIVIL.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILINCIDENTE GRAVEPPEOQFALHA DO MOTOR EM VOOIMPLEMENTADA
A-148/CENIPA/2018 - 0117/09/2021ATUAR JUNTO à CLíNICA CREDENCIADA N° 35, A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DE SEUS PROCESSOS COM O PREVISTO PELA LEGISLAçãO EM VIGOR, NOTADAMENTE QUANTO à UTILIZAçãO DE TESTES PSICOLóGICOS VALIDADOS PELO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP) E NA EMISSãO DE RESULTADOS COERENTES COM AS CONCLUSõES DOS TESTES REALIZADOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRRFBVOO CONTROLADO CONTRA O TERRENOIMPLEMENTADA
A-148/CENIPA/2018 - 0217/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM O OBJETIVO DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO SOB VFR QUANDO EM CONDIçõES IMC.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRRFBVOO CONTROLADO CONTRA O TERRENOIMPLEMENTADA
A-021/CENIPA/2018 - 01 17/09/2021ATUAR JUNTO AOS CENTROS DE TREINAMENTO DE AVIAçãO CIVIL (CTAC) CERTIFICADOS PARA MINISTRAR CURSO DE FORMAçãO DE PILOTO AGRíCOLA, A FIM DE QUE AQUELES CENTROS ATUEM COMO FACILITADORES NA DIVULGAçãO DOS REQUISITOS ESTABELECIDOS, ASSIM COMO SEJAM PROMOTORES DE UMA CULTURA DE SEGURANçA OPERACIONAL QUE POSSIBILITE AOS PILOTOS DE AVIAçãO AGRíCOLA, NO INíCIO DE SUA CARREIRA, ELEVAR O NíVEL DE CONSCIêNCIA SITUACIONAL ATé ADQUIRIR A NECESSáRIA EXPERIêNCIA NESSE TIPO DE SERVIçO AéREO ESPECIALIZADO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTURMOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEAGUARDANDO RESPOSTA
A-021/CENIPA/2018 - 02 17/09/2021ATUAR JUNTO AO MINISTéRIO DA AGRICULTURA, PECUáRIA E ABASTECIMENTO (MAPA) PARA QUE AQUELE MINISTéRIO DIVULGUE, NO SEU SíTIO ELETRôNICO E NA PáGINA SOBRE AVIAçãO AGRíCOLA, AS LIMITAçõES IMPOSTAS PELA AUTORIDADE DE AVIAçãO CIVIL AOS OPERADORES PRIVADOS AEROAGRíCOLAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTURMOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEIMPLEMENTADA
A-021/CENIPA/2018 - 03 17/09/2021ANALISAR JUNTO à DIVISãO DE AVIAçãO AGRíCOLA DO MAPA A VIABILIDADE DE CRIAR APLICATIVO ELETRôNICO COM INFORMAçõES SOBRE EMPRESAS AUTORIZADAS E AERONAVES APTAS A PRESTAR SERVIçOS AEROAGRíCOLAS, NOS MOLDES DO APP “VOE SEGURO”, OBJETIVANDO DISPONIBILIZAR AOS PRODUTORES RURAIS E AOS AUDITORES FISCAIS FEDERAIS AGROPECUáRIOS DO MAPA AS INFORMAçõES NECESSáRIAS PARA MITIGAR A PRESTAçãO DE SERVIçOS AEROAGRíCOLAS POR PARTE DE OPERADORES NãO AUTORIZADOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTURMOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEIMPLEMENTADA
A-170/CENIPA/2016 - 0117/09/2021ANALISAR OS RESULTADOS DE ESTUDOS ACADêMICOS PRODUZIDOS, NO SENTIDO DE BUSCAR SOLUçõES EFETIVAS PARA MITIGAR O NúMERO DE OCORRêNCIAS NAS ATIVIDADES AEROAGRíCOLAS ENVOLVENDO COLISãO COM OBSTáCULOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTGNMOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEIMPLEMENTADA
A-034/CENIPA/2015 - 0117/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, NO INTUITO DE AUMENTAR O NíVEL DE ALERTA SITUACIONAL DOS PILOTOS DE AERONAVES AGRíCOLAS DURANTE O ABASTECIMENTO E PROCEDIMENTOS DE SOLO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTVTWOUTROSIMPLEMENTADA
IG-062/CENIPA/2019 - 0117/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR OS OPERADORES DE AERONAVES QUANTO AOS RISCOS ASSOCIADOS AO GERENCIAMENTO INADEQUADO DA CARGA DE TRABALHO, NOTADAMENTE NAS FASES CRíTICAS DO VOO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILINCIDENTE GRAVEPTFTZPOUSO EM LOCAL NÃO PREVISTOIMPLEMENTADA
A-145/CENIPA/2018 - 0117/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR OS OPERADORES DE AERONAVES DA AVIAçãO GERAL QUANTO AOS RISCOS ASSOCIADOS à EXECUçãO DA ATIVIDADE AéREA SEM O FIEL CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS ESTABELECIDOS NOS REGULAMENTOS EM VIGOR, NOTADAMENTE NA REALIZAçãO DE POUSO EM LOCAL NãO HOMOLOGADO/REGISTRADO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTLJNPOUSO AQUÉM/ALÉM DA PISTAIMPLEMENTADA
A-111/CENIPA/2016 - 0117/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO GERAL SOBRE O RISCO DE OPERAçõES EM PISTAS PRIVADAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTKEXCONTATO ANORMAL COM A PISTAIMPLEMENTADA
A-152/CENIPA/2019 - 0117/09/2021REAVALIAR OS PROCESSOS DE FISCALIZAçãO AEROPORTUáRIA DE AERóDROMOS DELEGADOS POR MEIO DE CONVêNIOS, OBJETIVANDO CRIAR MECANISMOS INTERNOS QUE PERMITAM MITIGAR OS RISCOS RELACIONADOS à OPERAçãO DESSES AERóDROMOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTUGJINCURSÃO EM PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-014/CENIPA/2018 - 0117/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE AUMENTAR O NíVEL DE ATENçãO DOS PILOTOS, REFORçANDO A IMPORTâNCIA DE SE ATENTAR PARA O CORRETO PESO E BALANCEAMENTO DA AERONAVE EM TODAS AS ETAPAS DO VOO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPUFSZPERDA DE CONTROLE NO SOLOIMPLEMENTADA
A-002/CENIPA/2020 - 0117/09/2021ATUAR JUNTO à AEROMAJ AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE ELEVAR SEU NíVEL DE DESEMPENHO DA SEGURANçA OPERACIONAL, TENDO EM VISTA AS OCORRêNCIAS REGISTRADAS COM AERONAVES DAQUELA EMPRESA NOS ANOS DE 2018, 2019, 2020 E 2021.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTUTSFALHA DO MOTOR EM VOOIMPLEMENTADA
A-180/CENIPA/2018 - 0117/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO GERAL SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DO DESCUMPRIMENTO DE REQUISITOS ESTABELECIDOS, BEM COMO SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO SOB CONDIçõES DE VOO POR INSTRUMENTOS EM AERONAVES NãO CERTIFICADAS PARA TAL.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTICNIMC NÃO INTENCIONALIMPLEMENTADA
A-050/CENIPA/2019 - 0117/09/2021ATUAR JUNTO à EMPRESA FORT AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE O SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO) ADOTADO PELA EMPRESA, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS MECANISMOS DE INSTRUçãO, SUPERVISãO GERENCIAL E PLANEJAMENTO GERENCIAL E DE VOO NAS OPERAçõES AEROAGRíCOLAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTUYJCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOIMPLEMENTADA
A-050/CENIPA/2019 - 0217/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA QUANTO AOS RISCOS ASSOCIADOS à EXECUçãO DA ATIVIDADE AéREA SEM A FIEL OBSERVâNCIA DAS NORMAS OPERACIONAIS REGULAMENTADAS, COMO A NãO UTILIZAçãO DAS INFORMAçõES NECESSáRIAS à PREVISãO DO DESEMPENHO DO EMB-202A, NOTADAMENTE NAS FASES CRíTICAS DE VOO, COMO POUSOS E DECOLAGENS EM áREA DE POUSO PARA USO AEROAGRíCOLA (APUA).AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTUYJCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOIMPLEMENTADA
A-103/CENIPA/2017 - 0117/09/2021AVALIAR A PERTINêNCIA DE ATUAR JUNTO AO FABRICANTE DA AERONAVE, NO SENTIDO DE VERIFICAR A RESISTêNCIA QUANTO AO DESGASTE DO MATERIAL UTILIZADO NA SELETORA DE COMBUSTíVEL DA AERONAVE, BUSCANDO ORIENTá-LO PARA A MELHORIA DO PROJETO, MESMO SE TRATANDO DE UMA AERONAVE EXPERIMENTAL.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPUMONFALHA DO MOTOR EM VOOIMPLEMENTADA
A-103/CENIPA/2017 - 0217/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS CONTIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM O INTUITO DE ALERTAR OS PILOTOS DE AERONAVES MONOMOTORAS PARA OS PERIGOS ASSOCIADOS à TENTATIVA DE SE EXECUTAR O RETORNO à PISTA, DURANTE UMA FALHA DE MOTOR APóS A DECOLAGEM.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPUMONFALHA DO MOTOR EM VOOIMPLEMENTADA