CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
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NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
A-069/CENIPA/2020 - 0130/12/2021ATUAR JUNTO à MANAV - MANUTENçãO DE AERONAVES LTDA. (CERTIFICADO DE ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO 7304-05/ANAC), A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO REALIZADOS POR AQUELA EMPRESA, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS AO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL ORGANIZAçãO é CERTIFICADA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTVEHFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-069/CENIPA/2020 - 0230/12/2021ANALISAR A POSSIBILIDADE DE PUBLICAR ORIENTAçõES MAIS CLARAS SOBRE OS ITENS A SEREM AVALIADOS OU PROCEDIMENTOS A SEREM OBSERVADOS NA INSPEçãO PARA AVALIAçãO DA CONDIçãO SEGURA DE VOO DA AERONAVE, EM ESPECIAL QUANDO A MESMA DEVERIA TER PASSADO POR UM PROCESSO DE ESTOCAGEM, COM O OBJETIVO DE MITIGAR SITUAçõES INSEGURAS DECORRENTES DO PROCESSO DE SOLICITAçãO DE EMISSãO DA AUTORIZAçãO ESPECIAL DE VOO (AEV).AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTVEHFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-081/CENIPA/2019 - 0130/12/2021ATUAR JUNTO à TEMA TECNOLOGIA MANUTENçãO DE AERONAVES EIRELI NO SENTIDO DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE OS PROCESSOS RELACIONADOS A SUPERVISãO GERENCIAL DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO, EXECUçãO E CONTROLE, NO âMBITO TéCNICO, ESTãO DEVIDAMENTE IMPLANTADOS E GARANTAM A QUALIDADE DOS SERVIçOS EXECUTADOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRDVRFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-040/CENIPA/2019 - 0130/12/2021ATUAR JUNTO à SOMAR AERO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE O OPERADOR APRIMORE SEU GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL, CRIANDO MéTODOS OU PROCEDIMENTOS DEFINIDOS PARA ANALISAR O RISCO DE SUAS OPERAçõES AGRíCOLAS, EM ESPECIAL QUANTO AO RECONHECIMENTO DAS áREAS A SEREM SOBREVOADAS DURANTE AS OPERAçõES.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTVYYOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEAGUARDANDO RESPOSTA
A-095/CENIPA/2013- 0130/12/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO AOS CENTROS DE INSTRUçãO DE AVIAçãO CIVIL QUE MINISTRAM CURSOS TEóRICOS E PRáTICOS DE HELICóPTEROS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTHPKPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-104/CENIPA/2017 - 0130/12/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO EM EVENTOS DE PROMOçãO DA SEGURANçA OPERACIONAL DIRECIONADOS àS ORGANIZAçõES DE MANUTENçãO DE PRODUTO AERONáUTICO, SOBRETUDO QUANTO AO FIEL CUMPRIMENTO DOS MANUAIS DE MANUTENçãO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILINCIDENTE GRAVEPTKUKFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-088/CENIPA/2019 - 0130/12/2021REFORçAR A ATUAçãO JUNTO à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO PARINTINS SERVIçOS DE TRANSPORTES E COMéRCIO DE PEçAS PARA AVIõES LTDA (CHE NO 0208-01/ANAC), A FIM DE VERIFICAR, NOVAMENTE, A CONFORMIDADE DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO REALIZADOS POR AQUELA EMPRESA, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS AO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL ORGANIZAçãO é CERTIFICADA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRPPLINDETERMINADOAGUARDANDO RESPOSTA
A-068/CENIPA/2019 - 0130/12/2021ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO DE COSTA ESMERALDA (SDEN), PORTO BELO, SC, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR ATUALIZE AS INFORMAçõES RELATIVAS AOS OBJETOS PROJETADOS NO ESPAçO AéREO (OPEA), EM ESPECIAL EM RELAçãO à CERCA PERIMETRAL DO AERóDROMO NAS PROXIMIDADES DA THR 15 DE SDEN.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAçO AéREOACIDENTEPPMJTCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-068/CENIPA/2019 - 0230/12/2021ANALISAR A PERTINêNCIA DE REQUERER AO OPERADOR DO AERóDROMO DE COSTA ESMERALDA (SDEN), PORTO BELO, SC, A PINTURA DE UMA SINALIZAçãO HORIZONTAL COM PADRãO EM “V” EM TODA A EXTENSãO ANTES DA CABECEIRA (THR) 15, NO INTUITO DE ALERTAR OS PILOTOS DE QUE AQUELA áREA NãO é ADEQUADA PARA POUSO DE AERONAVES.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPMJTCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-068/CENIPA/2019 - 0330/12/2021ATUAR JUNTO à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO JPA MANUTENçãO DE AERONAVES LTDA., A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO REALIZADOS POR AQUELA EMPRESA, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS AO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL ORGANIZAçãO é CERTIFICADA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPPMJTCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-038/CENIPA/2020 - 0130/12/2021ATUAR JUNTO à REDEX AEROAGRICOLA LTDA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE SEU SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO), SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS MECANISMOS DE GERENCIAMENTO DE RISCO ENVOLVENDO O CONTROLE DE VALIDADE DAS HABILITAçõES DE SEUS PILOTOS E à SUPERVISãO GERENCIAL DAS SUAS OPERAçõES AEROAGRíCOLAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTGUFPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-151/CENIPA/2018 - 0116/11/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA, SOBRE OS RISCOS DA REALIZAçãO DE PROCEDIMENTOS DE POUSO QUANDO CONDIçõES CLIMáTICAS PROPíCIAS à FORMAçãO DE WINDSHEAR (TEMPESTADES, PANCADAS DE CHUVA, VIRGA) ESTIVEREM OCORRENDO NAS PROXIMIDADES DO AERóDROMO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRTLZPOUSO LONGOAGUARDANDO RESPOSTA
A-005/CENIPA/2016 - 0116/11/2021ATUAR, JUNTO AO OPERADOR, A FIM DE QUE ELE APRIMORE O GERENCIAMENTO DA ESCALA DOS PILOTOS DESTINADOS A OPERAREM EM AERóDROMOS COM RESTRIçõES/RECOMENDAçõES OPERACIONAIS E QUE EXIJAM OPERAçãO EXCLUSIVA DO COMANDANTE NO POUSO, NO INTUITO DE QUE ELES POSSUAM EXPERIêNCIA RECENTE E ESTEJAM FAMILIARIZADOS COM A LOCALIDADE, MORMENTE QUANDO AS RECOMENDAçõES OPERACIONAIS INCLUíREM A POSSIBILIDADE DE ILUSõES VISUAIS, EM ESPECIAL DO TIPO EFEITO BLACK HOLE.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRPDDPOUSO AQUÉM/ALÉM DA PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-005/CENIPA/2016 - 0216/11/2021ATUAR, JUNTO AO OPERADOR, NO SENTIDO DE QUE OS MANUAIS, DOCUMENTAçõES INTERNAS E AIRPORT BRIEFINGS CONTEMPLEM OS POSSíVEIS RISCOS ASSOCIADOS à OPERAçãO VISUAL NOTURNA E ILUSõES VISUAIS, DESCREVENDO OS FENôMENOS E DETALHANDO TéCNICAS DE PILOTAGEM ASSOCIADAS à PREVENçãO DOS RISCOS QUE ESSAS ILUSõES PODEM REPRESENTAR AO VOO, MORMENTE EM AERóDROMOS DESPROVIDOS DE AUXíLIOS VISUAIS LUMINOSOS PARA APROXIMAçõES (ALS, VASIS, PAPI, ETC.).AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRPDDPOUSO AQUÉM/ALÉM DA PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-005/CENIPA/2016 - 0316/11/2021ATUAR, JUNTO AO OPERADOR, NO SENTIDO DE QUE, NOS TREINAMENTOS INICIAL E RECORRENTE DE SEUS PILOTOS, SEJA ENFATIZADA A DIVISãO DE TAREFAS DURANTE APROXIMAçõES VISUAIS NOTURNAS, MORMENTE NO QUE TANGE AO MONITORAMENTO DOS PARâMETROS DE ALTITUDE E DISTâNCIA DA PISTA EM FUNçãO DA VELOCIDADE INDICADA, COM INTUITO DE QUE SEJA POSSíVEL A MANUTENçãO DE UMA RAMPA DE APROXIMAçãO ADEQUADA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRPDDPOUSO AQUÉM/ALÉM DA PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-005/CENIPA/2016 - 0416/11/2021ATUAR, JUNTO AO OPERADOR, NO SENTIDO DE QUE, NOS TREINAMENTOS INICIAL E RECORRENTE DE SEUS PILOTOS, SEJA ENFATIZADA A IDENTIFICAçãO DAS CONDIçõES QUE SãO FAVORáVEIS AO SURGIMENTO DE ILUSõES VISUAIS, BEM COMO, NAS RESPECTIVAS TéCNICAS DE PILOTAGEM A SEREM ADOTADAS, VISANDO MITIGAR OS RISCOS QUE ESSAS ILUSõES REPRESENTAM AO VOO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRPDDPOUSO AQUÉM/ALÉM DA PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-005/CENIPA/2016 - 0516/11/2021AVALIAR A POSSIBILIDADE DE REFORçAR A OBRIGATORIEDADE NO REPASSE DAS INFORMAçõES METEOROLóGICAS ATUALIZADAS PELO OEA, CONFORME PREVISTO NAS PUBLICAçõES NORMATIVAS DESSE óRGãO (MCA 100-16), àS AERONAVES EM VOO QUE ESTEJAM DECOLANDO OU POUSANDO EM LOCALIDADES DESPROVIDAS DE óRGãOS DE CONTROLE ATS.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAçO AéREOACIDENTEPRPDDPOUSO AQUÉM/ALÉM DA PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-119/CENIPA/2018 - 0116/11/2021ATUAR JUNTO à EMPRESA BOEING COMPANY, FABRICANTE DA AERONAVE, A FIM DE VERIFICAR A EFICáCIA DAS INSPEçõES OBRIGATóRIAS DE CONTROLE DE QUALIDADE A SEREM APLICADAS NO AFT TRUNNION PIN E EM PEçAS SIMILARES, APóS O PROCESSO DE RETíFICA DA CAMADA DE CROMO, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE AO PREVISTO NO STANDARD OVERHAUL PRATICES MANUAL, GRINDING OF CHROME PLATED PARTS 20-10-04, ITEM 4, QUALITY CONTROL.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRGGDCOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-013/CENIPA/2019 - 0116/11/2021AVALIAR A PERTINêNCIA DE REVISAR A IS 137.201-001, EM ESPECIAL OS ITENS 5.7.7 E 5.7.9, A FIM DE ESCLARECER OU ESPECIFICAR QUAIS SERIAM AS PUBLICAçõES TéCNICAS QUE DEVEM SER USADAS COMO REFERêNCIA NAS MODIFICAçõES REALIZADAS NAS AERONAVES E NOS MOTORES PARA A UTILIZAçãO DE áLCOOL ETíLICO HIDRATADO COMO COMBUSTíVEL, ASSIM COMO QUEM SERIAM OS RESPONSáVEIS PELA ELABORAçãO E APROVAçãO DE PROCEDIMENTOS DE MANUTENçãO ESPECíFICOS PARA OPERAçãO DE AERONAVES COM MOTOR CONVERTIDO PARA OPERAR COM áLCOOL ETíLICO HIDRATADO COMO COMBUSTíVEL.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRFBAOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEAGUARDANDO RESPOSTA
A-137/CENIPA/2019 - 0116/11/2021ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO DE TANGARá DA SERRA (SWTS), MT, PARA QUE ESTE FAçA GESTõES NO SENTIDO DE ASSEGURAR O ISOLAMENTO DA áREA OPERACIONAL, COM CERCAS E SISTEMAS DE PROTEçãO, EM CONFORMIDADE COM OS DISPOSITIVOS PREVISTOS NA SUBPARTE H, GERENCIAMENTO DO RISCO DA FAUNA, DO RBAC N° 153.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTRXECOLISÃO COM FAUNAAGUARDANDO RESPOSTA
A-105/CENIPA/2019 - 0116/11/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO AO OPERADOR DO AERóDROMO DE RIBEIRãO PRETO (SBRP), COM A FINALIDADE DE ORIENTAR AQUELE OPERADOR QUANTO à FIEL OBSERVâNCIA DOS REGULAMENTOS, NOTADAMENTE NA REMOçãO DA AERONAVE APóS A OCORRêNCIA SEM A PRéVIA AUTORIZAçãO DA AUTORIDADE DE INVESTIGAçãO SIPAER.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDVPPOUSO BRUSCOAGUARDANDO RESPOSTA
A-111/CENIPA/2018 - 0116/11/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR OS OPERADORES DE AERONAVES DA AVIAçãO GERAL QUANTO AOS RISCOS ASSOCIADOS à EXECUçãO DA ATIVIDADE AéREA SEM A FIEL OBSERVâNCIA DAS NORMAS OPERACIONAIS, EM ESPECIAL, NO QUE DIZ RESPEITO AOS LIMITES DE PESO MáXIMO DE DECOLAGEM.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTBMZPOUSO BRUSCOAGUARDANDO RESPOSTA
A-112/CENIPA/2016 - 0116/11/2021IMPLEMENTAR AS AçõES RECOMENDADAS NO ITEM 7.2 DO RELATóRIO DE ANALISES DE OCORRêNCIAS INTITULADO “ANáLISE QUALITATIVA DOS RELATóRIOS FINAIS DAS OCORRêNCIAS COM AERONAVES DE MATRíCULA BRASILEIRA NOS úLTIMOS 10 ANOS (2010-2019) CLASSIFICADOS COMO FALHA DE MOTOR EM VOO (SCF-PP)”, PUBLICADO POR ESSA AGêNCIA NA PáGINA DE SEGURANçA OPERACIONAL, EM JULHO DE 2020.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDTWFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-112/CENIPA/2016 - 0216/11/2021ATUAR JUNTO AOS CENTROS DE INSTRUçãO DA AVIAçãO CIVIL (CIAC), A FIM DE GARANTIR QUE NãO EXISTAM DISCREPâNCIAS ENTRE O QUE PREVê OS MANUAIS DE OPERAçãO (POH OU AFM) E POSSíVEIS LISTAS DE VERIFICAçãO CONDENSADAS ELABORADAS POR ESSAS ORGANIZAçõES, GARANTINDO QUE NãO OCORRA A SUPRESSãO E/OU MODIFICAçãO DE PROCEDIMENTOS CONTIDOS NAQUELES MANUAIS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDTWFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-112/CENIPA/2016 - 0316/11/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO AOS CENTROS DE INSTRUçãO DA AVIAçãO CIVIL (CIAC), COM O OBJETIVO DE ALERTAR OS PILOTOS EM FORMAçãO SOBRE OS RISCOS ASSOCIADOS à FORMAçãO DE GELO NO CARBURADOR DE MOTORES AERONáUTICOS CONVENCIONAIS, NOTADAMENTE OS QUE SEJAM MAIS SUSCETíVEIS à OCORRêNCIA DESSE FENôMENO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDTWFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-058/CENIPA/2018 - 0116/11/2021ATUAR JUNTO AOS REPRESENTANTES DO APP-RJ, DA TWR-JR E DO DEPARTAMENTO AERODESPORTIVO DO CLUBE DE AERONáUTICA, COM O PROPóSITO DE DEBATER E ATUALIZAR OS PROCEDIMENTOS CONTIDOS NA CARTA DE ACORDO OPERACIONAL, DE 12NOV2015, COM êNFASE ESPECIAL àS FREQUêNCIAS VHF DE COORDENAçãO ENTRE AERONAVES QUE VOAM EM ESPAçOS AéREOS CLASSE G.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAçO AéREOINCIDENTE GRAVEPRJBL_PUFTFCOLISÃO DE AERONAVES EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-058/CENIPA/2018 - 0216/11/2021FAZER CONSTAR, TACITAMENTE, NAS AIC, QUE NãO HAJA CIRCULAçãO DE AERONAVES DE ASA FIXA EM áREAS ESPECíFICAS DE HELICóPTEROS, COM EXCEçãO DE CASOS PREVISTOS NA PRóPRIA AIC.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAçO AéREOINCIDENTE GRAVEPRJBL_PUFTFCOLISÃO DE AERONAVES EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-185/CENIPA/2018 - 0116/11/2021ATUAR JUNTO à PRODUZIR AGROPECUáRIA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR IMPLEMENTE UM CONTROLE EFETIVO DOS COMPONENTES UTILIZADOS EM SUAS AERONAVES, VISANDO POSSIBILITAR O MONITORAMENTO E O RASTREAMENTO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTUUEFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-063/CENIPA/2021 - 01 12/11/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO AOS OPERADORES DE AERONAVES EXPERIMENTAIS, MODELOS RV-10 E RV-10A, ALERTANDO-OS PARA A NECESSIDADE DE SE DISPENSAR ESPECIAL ATENçãO PARA O ESTADO GERAL DAS CABLAGENS DO ATUADOR DOS COMPENSADORES, POR OCASIãO DA REALIZAçãO DOS PROCEDIMENTOS DE MANUTENçãO PREVENTIVA, VISANDO IDENTIFICAR CONDIçõES INDESEJáVEIS QUE POSSAM CONCORRER PARA UM CONTATO ACIDENTAL DOS CABOS CONDUTORES COM A ESTRUTURA DO MANCHE, RESULTANDO NO ACIONAMENTO INVOLUNTáRIO DO RELé DO TRIM.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRZSFPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-063/CENIPA/2021 - 0212/11/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO AOS OPERADORES DE AERONAVES EXPERIMENTAIS, MODELOS RV-10 E RV-10A, AFETADAS PELO BOLETIM DE SERVIçO, SB-001/17-FLYER, ALERTANDO-OS PARA O FIEL CUMPRIMENTO DO REFERIDO BOLETIM.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRZSFPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-100/CENIPA/2018 - 0117/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR PILOTOS E ORGANIZAçõES DE MANUTENçãO QUANTO AOS RISCOS ASSOCIADOS à EXECUçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO QUE NãO ATENDAM àS ESPECIFICAçõES CONTIDAS NOS MANUAIS, ORDENS TéCNICAS E BOLETINS DOS FABRICANTES.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILINCIDENTE GRAVEPPEOQFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
IG-100/CENIPA/2018 - 0217/09/2021ATUAR JUNTO AO OPERADOR DA AERONAVE, A FIM DE QUE ELE, COMO RESPONSáVEL PRIMáRIO PELA OPERAçãO E AERONAVEGABILIDADE DE SUAS AERONAVES, APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE SUPERVISãO GERENCIAL, NO âMBITO TéCNICO/ADMINISTRATIVO, COM O OBJETIVO DE MANTER ATUALIZADOS OS REGISTROS DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO REALIZADOS, CONFORME OS REQUISITOS ESTABELECIDOS PELA AUTORIDADE DE AVIAçãO CIVIL.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILINCIDENTE GRAVEPPEOQFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-148/CENIPA/2018 - 0117/09/2021ATUAR JUNTO à CLíNICA CREDENCIADA N° 35, A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DE SEUS PROCESSOS COM O PREVISTO PELA LEGISLAçãO EM VIGOR, NOTADAMENTE QUANTO à UTILIZAçãO DE TESTES PSICOLóGICOS VALIDADOS PELO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP) E NA EMISSãO DE RESULTADOS COERENTES COM AS CONCLUSõES DOS TESTES REALIZADOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRRFBVOO CONTROLADO CONTRA O TERRENOAGUARDANDO RESPOSTA
A-148/CENIPA/2018 - 0217/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM O OBJETIVO DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO SOB VFR QUANDO EM CONDIçõES IMC.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRRFBVOO CONTROLADO CONTRA O TERRENOCUMPRIDA
A-021/CENIPA/2018 - 01 17/09/2021ATUAR JUNTO AOS CENTROS DE TREINAMENTO DE AVIAçãO CIVIL (CTAC) CERTIFICADOS PARA MINISTRAR CURSO DE FORMAçãO DE PILOTO AGRíCOLA, A FIM DE QUE AQUELES CENTROS ATUEM COMO FACILITADORES NA DIVULGAçãO DOS REQUISITOS ESTABELECIDOS, ASSIM COMO SEJAM PROMOTORES DE UMA CULTURA DE SEGURANçA OPERACIONAL QUE POSSIBILITE AOS PILOTOS DE AVIAçãO AGRíCOLA, NO INíCIO DE SUA CARREIRA, ELEVAR O NíVEL DE CONSCIêNCIA SITUACIONAL ATé ADQUIRIR A NECESSáRIA EXPERIêNCIA NESSE TIPO DE SERVIçO AéREO ESPECIALIZADO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTURMOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEAGUARDANDO RESPOSTA
A-021/CENIPA/2018 - 02 17/09/2021ATUAR JUNTO AO MINISTéRIO DA AGRICULTURA, PECUáRIA E ABASTECIMENTO (MAPA) PARA QUE AQUELE MINISTéRIO DIVULGUE, NO SEU SíTIO ELETRôNICO E NA PáGINA SOBRE AVIAçãO AGRíCOLA, AS LIMITAçõES IMPOSTAS PELA AUTORIDADE DE AVIAçãO CIVIL AOS OPERADORES PRIVADOS AEROAGRíCOLAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTURMOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-021/CENIPA/2018 - 03 17/09/2021ANALISAR JUNTO à DIVISãO DE AVIAçãO AGRíCOLA DO MAPA A VIABILIDADE DE CRIAR APLICATIVO ELETRôNICO COM INFORMAçõES SOBRE EMPRESAS AUTORIZADAS E AERONAVES APTAS A PRESTAR SERVIçOS AEROAGRíCOLAS, NOS MOLDES DO APP “VOE SEGURO”, OBJETIVANDO DISPONIBILIZAR AOS PRODUTORES RURAIS E AOS AUDITORES FISCAIS FEDERAIS AGROPECUáRIOS DO MAPA AS INFORMAçõES NECESSáRIAS PARA MITIGAR A PRESTAçãO DE SERVIçOS AEROAGRíCOLAS POR PARTE DE OPERADORES NãO AUTORIZADOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTURMOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-170/CENIPA/2016 - 0117/09/2021ANALISAR OS RESULTADOS DE ESTUDOS ACADêMICOS PRODUZIDOS, NO SENTIDO DE BUSCAR SOLUçõES EFETIVAS PARA MITIGAR O NúMERO DE OCORRêNCIAS NAS ATIVIDADES AEROAGRíCOLAS ENVOLVENDO COLISãO COM OBSTáCULOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTGNMOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEAGUARDANDO RESPOSTA
A-034/CENIPA/2015 - 0117/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, NO INTUITO DE AUMENTAR O NíVEL DE ALERTA SITUACIONAL DOS PILOTOS DE AERONAVES AGRíCOLAS DURANTE O ABASTECIMENTO E PROCEDIMENTOS DE SOLO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTVTWOUTROSCUMPRIDA
IG-062/CENIPA/2019 - 0117/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR OS OPERADORES DE AERONAVES QUANTO AOS RISCOS ASSOCIADOS AO GERENCIAMENTO INADEQUADO DA CARGA DE TRABALHO, NOTADAMENTE NAS FASES CRíTICAS DO VOO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILINCIDENTE GRAVEPTFTZPOUSO EM LOCAL NÃO PREVISTOCUMPRIDA
A-145/CENIPA/2018 - 0117/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR OS OPERADORES DE AERONAVES DA AVIAçãO GERAL QUANTO AOS RISCOS ASSOCIADOS à EXECUçãO DA ATIVIDADE AéREA SEM O FIEL CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS ESTABELECIDOS NOS REGULAMENTOS EM VIGOR, NOTADAMENTE NA REALIZAçãO DE POUSO EM LOCAL NãO HOMOLOGADO/REGISTRADO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTLJNPOUSO AQUÉM/ALÉM DA PISTACUMPRIDA
A-111/CENIPA/2016 - 0117/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO GERAL SOBRE O RISCO DE OPERAçõES EM PISTAS PRIVADAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTKEXCONTATO ANORMAL COM A PISTACUMPRIDA
A-152/CENIPA/2019 - 0117/09/2021REAVALIAR OS PROCESSOS DE FISCALIZAçãO AEROPORTUáRIA DE AERóDROMOS DELEGADOS POR MEIO DE CONVêNIOS, OBJETIVANDO CRIAR MECANISMOS INTERNOS QUE PERMITAM MITIGAR OS RISCOS RELACIONADOS à OPERAçãO DESSES AERóDROMOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTUGJINCURSÃO EM PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-014/CENIPA/2018 - 0117/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE AUMENTAR O NíVEL DE ATENçãO DOS PILOTOS, REFORçANDO A IMPORTâNCIA DE SE ATENTAR PARA O CORRETO PESO E BALANCEAMENTO DA AERONAVE EM TODAS AS ETAPAS DO VOO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPUFSZPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
A-002/CENIPA/2020 - 0117/09/2021ATUAR JUNTO à AEROMAJ AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE ELEVAR SEU NíVEL DE DESEMPENHO DA SEGURANçA OPERACIONAL, TENDO EM VISTA AS OCORRêNCIAS REGISTRADAS COM AERONAVES DAQUELA EMPRESA NOS ANOS DE 2018, 2019, 2020 E 2021.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTUTSFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-180/CENIPA/2018 - 0117/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO GERAL SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DO DESCUMPRIMENTO DE REQUISITOS ESTABELECIDOS, BEM COMO SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO SOB CONDIçõES DE VOO POR INSTRUMENTOS EM AERONAVES NãO CERTIFICADAS PARA TAL.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTICNIMC NÃO INTENCIONALCUMPRIDA
A-050/CENIPA/2019 - 0117/09/2021ATUAR JUNTO à EMPRESA FORT AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE O SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO) ADOTADO PELA EMPRESA, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS MECANISMOS DE INSTRUçãO, SUPERVISãO GERENCIAL E PLANEJAMENTO GERENCIAL E DE VOO NAS OPERAçõES AEROAGRíCOLAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTUYJCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-050/CENIPA/2019 - 0217/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA QUANTO AOS RISCOS ASSOCIADOS à EXECUçãO DA ATIVIDADE AéREA SEM A FIEL OBSERVâNCIA DAS NORMAS OPERACIONAIS REGULAMENTADAS, COMO A NãO UTILIZAçãO DAS INFORMAçõES NECESSáRIAS à PREVISãO DO DESEMPENHO DO EMB-202A, NOTADAMENTE NAS FASES CRíTICAS DE VOO, COMO POUSOS E DECOLAGENS EM áREA DE POUSO PARA USO AEROAGRíCOLA (APUA).AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTUYJCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOCUMPRIDA
A-103/CENIPA/2017 - 0117/09/2021AVALIAR A PERTINêNCIA DE ATUAR JUNTO AO FABRICANTE DA AERONAVE, NO SENTIDO DE VERIFICAR A RESISTêNCIA QUANTO AO DESGASTE DO MATERIAL UTILIZADO NA SELETORA DE COMBUSTíVEL DA AERONAVE, BUSCANDO ORIENTá-LO PARA A MELHORIA DO PROJETO, MESMO SE TRATANDO DE UMA AERONAVE EXPERIMENTAL.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPUMONFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-103/CENIPA/2017 - 0217/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS CONTIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM O INTUITO DE ALERTAR OS PILOTOS DE AERONAVES MONOMOTORAS PARA OS PERIGOS ASSOCIADOS à TENTATIVA DE SE EXECUTAR O RETORNO à PISTA, DURANTE UMA FALHA DE MOTOR APóS A DECOLAGEM.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPUMONFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-141/CENIPA/2016 - 0117/09/2021ATUAR JUNTO à DIRETA AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., NO INTUITO DE QUE ESTE OPERADOR DEMONSTRE QUE OS PROCESSOS RELACIONADOS à SUPERVISãO GERENCIAL DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO E EXECUçãO NOS âMBITOS ADMINISTRATIVO, TéCNICO E OPERACIONAL ESTãO DEVIDAMENTE IMPLANTADOS E FUNCIONANDO ADEQUADAMENTE, PARTICULARMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO CONTROLE DE MANUTENçãO DAS AERONAVES OPERADAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTWEBFALHA DO MOTOR NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-141/CENIPA/2016 - 0217/09/2021ATUAR JUNTO à OM IMAER - IBITINGA MANUTENçãO DE AERONAVES E PEçAS LTDA., COM Nº 9404-02/ANAC, NO SENTIDO DE QUE ESTA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE ADOTA CRITéRIOS ESPECíFICOS E ROBUSTOS, CONFORME INSTRUçõES DOS FABRICANTES E DE ACORDO COM AS LEGISLAçõES APLICáVEIS PARA A PRORROGAçãO DE REVISõES GERAIS DE MOTORES CONVENCIONAIS, CONSIDERANDO TANTO O TEMPO CALENDáRIO COMO O QUANTITATIVO ACUMULADO DE HORAS DE OPERAçãO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTWEBFALHA DO MOTOR NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-141/CENIPA/2016 - 0317/09/2021CONSIDERAR A ADEQUABILIDADE E VIABILIDADE DE REAVALIAR OS CRITéRIOS E PROCEDIMENTOS ESTABELECIDOS NA INSTRUçãO SUPLEMENTAR (IS) Nº 91.409-001, REVISãO B E NOS DEMAIS DISPOSITIVOS REGULATóRIOS QUE TRATAM DAS REVISõES GERAIS DE MOTORES CONVENCIONAIS, NO SENTIDO DE GARANTIR QUE TAIS DISPOSITIVOS ESTABELEçAM PARâMETROS ROBUSTOS E SUFICIENTES PARA QUE O TEMPO CALENDáRIO E O QUANTITATIVO ACUMULADO DE HORAS DE OPERAçãO DESSES PROPULSORES POSSAM SER ULTRAPASSADOS, QUANDO NECESSáRIO, DE FORMA SEGURA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTWEBFALHA DO MOTOR NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-141/CENIPA/2016 - 0417/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR OS OPERADORES DE AERONAVES DO SEGMENTO DA AVIAçãO GERAL EQUIPADAS COM MOTORES CONVENCIONAIS QUANTO à NECESSIDADE DE BASEAR OS ADIAMENTOS DE REVISõES GERAIS DESSES PROPULSORES EM PROGRAMAS CONSISTENTES E BEM DOCUMENTADOS DE MONITORAMENTO DO DESEMPENHO E AVALIAçãO OPERACIONAL, CONSIDERANDO AS INSTRUçõES DOS RESPECTIVOS FABRICANTES E DA REGULAçãO APLICáVEL.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTWEBFALHA DO MOTOR NO SOLOCUMPRIDA
A-058/CENIPA/2020 - 0117/09/2021ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO DE FLORES (SWFN) NO SENTIDO DE QUE OCORRA O APRIMORAMENTO DOS SISTEMAS DE CONTROLE E FISCALIZAçãO, A FIM DE IMPEDIR O EMBARQUE DE PASSAGEIROS POR LOCAL NãO AUTORIZADO E DIFICULTAR O ACESSO NãO AUTORIZADO DE PESSOAS àS áREAS DELIMITADAS PELO PERíMETRO OPERACIONAL, CONFORME CARTILHA DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL PARA PEQUENOS OPERADORES DE AERóDROMOS, DIVULGADA EM AGO2020 PELA ANAC.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTOBUEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-058/CENIPA/2020 - 0217/09/2021ATUAR EM CONJUNTO COM AS DEMAIS ENTIDADES BRASILEIRAS DA AVIAçãO CIVIL, COMO A ASSOCIAçãO BRASILEIRA DA AVIAçãO GERAL (ABAG), ASSOCIAçãO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE TáXI AéREO (ABTAER) E OUTRAS CONSIDERADAS OPORTUNAS, COM O FITO DE ALERTAR, FISCALIZAR E COIBIR O TRANSPORTE AéREO DE PASSAGEIROS EFETUADOS POR AERONAVES NãO INSCRITAS NA CATEGORIA DE REGISTRO SERVIçO DE TRANSPORTE AéREO PúBLICO NãO REGULAR -TáXI AéREO (TPX).AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTOBUEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-058/CENIPA/2020 - 0317/09/2021ATUAR JUNTO à EMPRESA A.R.T. TáXI AéREO NO SENTIDO DE GARANTIR QUE AQUELE OPERADOR NãO AUTORIZE QUE SUAS INSTALAçõES SEJAM UTILIZADAS PARA O TRANSPORTE AéREO DE PASSAGEIROS POR AERONAVES REGISTRADAS EM CATEGORIA DIVERSA DA AUTORIZADA PARA TAL SERVIçO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTOBUEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-058/CENIPA/2020 - 0417/09/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR PILOTOS, OPERADORES E USUáRIOS DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA QUANTO AOS RISCOS ASSOCIADOS à EXECUçãO DE TRANSPORTE AéREO DE PASSAGEIROS POR AERONAVES REGISTRADAS EM CATEGORIA DIVERSA DA AUTORIZADA PARA TAL SERVIçO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTOBUEXCURSÃO DE PISTACUMPRIDA
A-008/CENIPA/2018 - 0119/08/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, NO INTUITO DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA QUANTO à OBSERVâNCIA DOS PARâMETROS MíNIMOS PARA A REALIZAçãO DE UMA DECOLAGEM SEGURA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRSKKOUTROSCUMPRIDA
A-155/CENIPA/2019 - 0119/08/2021DIVULGAR O CONTEúDO DESTE RELATóRIO COMO FORMA DE CONSCIENTIZAR OS OPERADORES AEROAGRíCOLAS SOBRE A IMPORTâNCIA DA PADRONIZAçãO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS QUE REPRESENTEM BARREIRAS AO ERRO HUMANO, ASSIM COMO SOBRE A NECESSIDADE DE AUMENTO DO ALERTA SITUACIONAL DURANTE OPERAçõES NAS QUAIS EXISTAM UMA ELEVADA SEQUêNCIA DE POUSOS E DECOLAGENS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTUXJPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
A-181/CENIPA/2013 - 0119/08/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO AOS CENTROS DE INSTRUçãO DE AVIAçãO CIVIL, COM A FINALIDADE DE ALERTAR OS INSTRUTORES E ALUNOS SOBRE A IMPORTâNCIA DO TREINAMENTO E DA ADEQUADA ANáLISE DAS CONDIçõES METEOROLóGICAS E DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO CURSO ESPECíFICO DE CADA AERONAVE.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTNXSPOUSO BRUSCOCUMPRIDA
A-101/CENIPA/2016 - 0119/08/2021ATUAR JUNTO à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO REMAER AVIAçãO E COMéRCIO LTDA., NO INTUITO DE VERIFICAR A ADEQUAçãO DOS PROCESSOS DE MANUTENçãO REALIZADOS PELA EMPRESA, ESPECIFICAMENTE NO QUE SE REFERE àS REVISõES GERAIS NOS MOTORES LYCOMING IO-540-K1J5, BEM COMO O EFICIENTE FUNCIONAMENTO DE SISTEMAS QUE VISEM AO GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL E à GESTãO DA QUALIDADE.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTUUWFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-101/CENIPA/2016 - 0219/08/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OS MANTENEDORES DO MOTOR LYCOMING IO-540-K1J5 QUANTO AO FIEL CUMPRIMENTO DAS INSTRUçõES TéCNICAS PREVISTAS EM MANUAL, EM PARTICULAR, NO QUE SE REFERE AO TORQUE PREVISTO PARA OS PRISIONEIROS DOS CILINDROS DO MOTOR.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTUUWFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-156/CENIPA/2019 - 0119/08/2021ATUAR JUNTO à AEREO AGRíCOLA FORNAGIERI LTDA., A FIM DE CERTIFICAR-SE DE QUE OS ITENS PREVISTOS EM SEU MANUAL DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO), EM ESPECIAL àS MEDIDAS DE IDENTIFICAçãO, AVALIAçãO E MITIGAçãO DOS RISCOS AFETOS à OPERAçãO, SEJAM FIELMENTE OBSERVADOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRTOSOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEAGUARDANDO RESPOSTA
A-156/CENIPA/2019 - 0219/08/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM O OBJETIVO DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO AGRíCOLA BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DE COLISãO COM LINHAS DE TRANSMISSãO ELéTRICA DECORRENTES DE PLANEJAMENTOS DE VOO POUCO DETALHADOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRTOSOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
IG-526/CENIPA/2016 - 0119/08/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS CONTIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO PARA AS EMPRESAS QUE OPERAM SEGUNDO O RBAC 121 E 135, COM O INTUITO DE ALERTAR OS OPERADORES SOBRE A NECESSIDADE DO CUMPRIMENTO DOS CRITéRIOS ESTABELECIDOS NO MANUAL GERAL DE OPERAçõES PARA REALIZAçãO DE VOOS DE EXPERIêNCIA APóS A EXECUçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILINCIDENTE GRAVEPPPTDPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
IG-526/CENIPA/2016 - 0219/08/2021DISCUTIR, NO âMBITO DO GRUPO BRASILEIRO DE SEGURANçA OPERACIONAL DA AVIAçãO COMERCIAL (BCAST), OS ATUAIS PROCEDIMENTOS ADOTADOS PELAS EMPRESAS AéREAS PARA REALIZAçãO DE VOO DE EXPERIêNCIA APóS A EXECUçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO, OBJETIVANDO A TROCA DE EXPERIêNCIA, A MITIGAçãO DE EVENTUAIS RISCOS E A PRODUçãO DE SAFETY ENHANCEMENTS SOBRE O TEMA, CASO O GRUPO CONSIDERE NECESSáRIO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILINCIDENTE GRAVEPPPTDPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-144/CENIPA/2019 - 0119/08/2021ATUAR JUNTO AO OPERADOR DA AERONAVE, NO SENTIDO DE QUE PROCEDIMENTOS DE AVALIAçãO DE RISCO SEJAM ADOTADOS PARA A OPERAçãO DE TURBOJATOS, EM AERóDROMOS CUJOS DADOS NãO CONSTEM DO DATA BANK DO SISTEMA DE PERCEPçãO E ALARME DE PROXIMIDADE DO SOLO (TWAS/EGPWS) E QUE NãO SEJAM EQUIPADOS COM SISTEMA VISUAL INDICADOR DE RAMPA DE APROXIMAçãO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTLTJPOUSO ANTES DA PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-144/CENIPA/2019 - 0219/08/2021ATUAR JUNTO àS CLíNICAS MéDICAS CREDENCIADAS PARA A REALIZAçãO DE INSPEçõES DE SAúDE DOS AERONAVEGANTES A FIM DE QUE, NOS CASOS DE CONDIçõES DE SAúDE COM PROGNóSTICO DE AGRAVAMENTO, E QUE POSSAM IMPLICAR EM PREJUíZOS à SEGURANçA DE VOO, A INDICAçãO DE ACOMPANHAMENTO DA EVOLUçãO DE TAIS CONDIçõES SEJA OBJETIVA E CLARAMENTE REGISTRADA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTLTJPOUSO ANTES DA PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-144/CENIPA/2019 - 0319/08/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL SOBRE A IMPORTâNCIA DO FIEL CUMPRIMENTO DAS NORMAS OPERACIONAIS E DOS MANUAIS DE VOO DAS AERONAVES, ALéM DO USO DAS TéCNICAS ADEQUADAS DE CRM.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTLTJPOUSO ANTES DA PISTACUMPRIDA
A-144/CENIPA/2019 - 0419/08/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DO CORRETO PLANEJAMENTO DE VOO E DA REALIZAçãO DE APROXIMAçõES ESTABILIZADAS, BUSCANDO ALERTá-LOS QUANTO AOS RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO DAS AERONAVES TURBOJATOS, EM AERóDROMOS QUE NãO SEJAM EQUIPADOS COM SISTEMA VISUAL INDICADOR DE RAMPA DE APROXIMAçãO E CUJOS DADOS NãO CONSTEM DO DATA BANK DO RESPECTIVO SISTEMA DE PERCEPçãO E ALARME DE PROXIMIDADE DO SOLO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTLTJPOUSO ANTES DA PISTACUMPRIDA
A-593/CENIPA/2018 - 0119/08/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM O OBJETIVO DE ALERTAR OPERADORES E ORGANIZAçõES DE MANUTENçãO SOBRE IMPORTâNCIA DE SE VERIFICAR A CORRETA EXECUçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO REALIZADOS NAS AERONAVES.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILINCIDENTE GRAVEPPCIEFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-039/CENIPA/2019 - 0119/08/2021ATUAR JUNTO à ASSOCIAçãO ÍCARO DE AVIADORES DO CATU, OPERADORA DA AERONAVE, NO INTUITO DE VERIFICAR O CUMPRIMENTO DO PROGRAMA DE MANUTENçãO DE SUAS AERONAVES E MOTORES, BEM COMO O ATENDIMENTO AOS CRITéRIOS REGULAMENTARES PREVISTOS PARA O REGISTRO DESSAS MANUTENçõES, NOTADAMENTE AO ESTABELECIDO PELA IS 91.409-001A - MANUTENçãO DE AERONAVES EQUIPADAS COM MOTORES CONVENCIONAIS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRCTUFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-039/CENIPA/2019 - 0219/08/2021ATUAR JUNTO à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO UIRAPURU SERVIçOS AERONáUTICOS LTDA., NO SENTIDO DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO REALIZADOS POR AQUELA EMPRESA, VISANDO ASSEGURAR QUE A ORGANIZAçãO ATENDA CONTINUAMENTE AOS REQUISITOS ESTABELECIDOS PELA AUTORIDADE DE AVIAçãO CIVIL, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE à TRANSCRIçãO DOS REGISTROS DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS PARA OS DOCUMENTOS DE CONTROLE TéCNICO DOS OPERADORES (CADERNETAS DE CéLULA, MOTOR E HéLICE), DE FORMA COMPLETA E CLARA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRCTUFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-087/CENIPA/2019 - 0121/07/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR OS OPERADORES, ESPECIALMENTE DE AERONAVES EXPERIMENTAIS, QUANTO AOS RISCOS ASSOCIADOS AO GERENCIAMENTO INADEQUADO DO COMBUSTíVEL.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRZLBCOMBUSTÍVELCUMPRIDA
A-018/CENIPA/2016 - 0121/07/2021ATUAR JUNTO à OM CRUZEIRO DO SUL AVIAçãO LTDA., NO INTUITO DE VERIFICAR A ADEQUAçãO DOS PROCESSOS DE MANUTENçãO REALIZADOS PELA EMPRESA, BEM COMO O EFICIENTE FUNCIONAMENTO DE SISTEMAS QUE VISEM AO GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL E à GESTãO DA QUALIDADE.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRJLAFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-018/CENIPA/2020 - 0221/07/2021ATUAR JUNTO à OM TANGARá AEROCENTER, COM O PROPóSITO DE VERIFICAR A ADEQUAçãO DOS PROCESSOS DE MANUTENçãO REALIZADOS PELA EMPRESA, ASSIM COMO O EFICIENTE FUNCIONAMENTO DE SISTEMAS QUE VISEM AO GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL E à GESTãO DA QUALIDADE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRJLAFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-018/CENIPA/2020 - 0321/07/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OS MANTENEDORES ACERCA DOS RISCOS RELACIONADOS AOS PROCEDIMENTOS DE RETíFICA DE MOTORES E NA CONDUçãO INADEQUADA DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRJLAFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-018/CENIPA/2016 - 0221/07/2021ATUAR JUNTO à OM TANGARá AEROCENTER, COM O PROPóSITO DE VERIFICAR A ADEQUAçãO DOS PROCESSOS DE MANUTENçãO REALIZADOS PELA EMPRESA, ASSIM COMO O EFICIENTE FUNCIONAMENTO DE SISTEMAS QUE VISEM AO GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL E à GESTãO DA QUALIDADE.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRJLAFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-018/CENIPA/2016 - 0321/07/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OS MANTENEDORES ACERCA DOS RISCOS RELACIONADOS AOS PROCEDIMENTOS DE RETíFICA DE MOTORES E NA CONDUçãO INADEQUADA DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRJLAFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-140/CENIPA/2020 - 0121/07/2021ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE CATANDUVA DE MODO QUE O SEU MANUAL DE PROCEDIMENTOS E PRáTICAS DE SEGURANçA OPERACIONAL SEJA REVISADO, GARANTINDO QUE OS PROCEDIMENTOS RELATIVOS à TRANSMISSãO DE COMANDOS DE VOO ENTRE TRIPULANTES SEJAM REVISTOS E APRIMORADOS, BEM COMO QUE TAIS PROCEDIMENTOS SEJAM COMENTADOS E DETALHADOS EM BRIEFING ANTES DE CADA VOO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPHRHEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-033/CENIPA/2019 - 0121/07/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM O OBJETIVO DE ALERTAR PILOTOS, OPERADORES E ORGANIZAçõES DE MANUTENçãO DA AVIAçãO GERAL, SOBRE A IMPORTâNCIA DE SE VERIFICAR OS SERVIçOS DE PRESERVAçãO E ESTOCAGEM REALIZADOS EM AERONAVES E DE REGISTRAR OS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS NAS CADERNETAS DA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRRCSFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTECUMPRIDA
IG-012/CENIPA/2016 - 0121/07/2021AVALIAR A EXEQUIBILIDADE DE ATUAR JUNTO àS EMPRESAS AéREAS DE TRANSPORTE REGULAR (RBAC 121) PARA O APERFEIçOAMENTO DO TREINAMENTO OFERTADO AOS TRIPULANTES, SOBRE OS EFEITOS E SINTOMAS DE HIPóXIA, A FIM DE AUMENTAR AS POSSIBILIDADES DA IDENTIFICAçãO DOS SINTOMAS FíSICOS RELACIONADOS à ESSA OCORRêNCIA, ALéM DOS SINAIS INDICADOS PELA AERONAVE PARA DETECçãO DE PROBLEMAS DE PRESSURIZAçãO (LUZES E SONS).AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRMAAOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
IG-012/CENIPA/2016 - 0221/07/2021AVALIAR A VIABILIDADE DE ATUAR JUNTO àS EMPRESAS AéREAS DE TRANSPORTE REGULAR (RBAC 121), NO SENTIDO DE ALERTAR AS TRIPULAçõES QUANTO AOS EFEITOS DO USO E/OU ABSTINêNCIA DE MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRMAAOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
A-005/CENIPA/2020 - 0121/07/2021ATUAR JUNTO à AVANTE AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., NO SENTIDO DE QUE ESTE OPERADOR DEMONSTRE QUE OS PROCESSOS DESTINADOS A GARANTIR A EFETIVIDADE DO SEU SGSO ESTãO ADEQUADAMENTE IMPLANTADOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRKPCOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEAGUARDANDO RESPOSTA
A-037/CENIPA/2020 - 0121/07/2021ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE BAURU, NO INTUITO DE QUE A SUA ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO DEMONSTRE QUE OS PROCESSOS RELACIONADOS à CAPACITAçãO E TREINAMENTO DO PESSOAL, à SUPERVISãO GERENCIAL E AO CONTROLE DE QUALIDADE DOS SERVIçOS EXECUTADOS ATENDEM AOS REQUISITOS ESTABELECIDOS NA REGULAMENTAçãO APLICáVEL.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTPAZFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-106/CENIPA/2019 - 0121/07/2021ATUAR JUNTO AO COMANDO DE AVIAçãO OPERACIONAL (CAOP), DO DEPARTAMENTO DE POLíCIA FEDERAL, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE OS MANUAIS DE PROCEDIMENTOS (MAPRO) E OS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRãO (POP), DE FORMA A TORNAR CLARAMENTE DEFINIDOS OS PARâMETROS UTILIZADOS NAS TéCNICAS DE TRANSPORTE DENOMINADAS DE “MATA-LEãO” E “PREGUIçA”, TAIS COMO ALTURA, VELOCIDADE E DURAçãO DOS DESLOCAMENTOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRHFACOM CARGAS EXTERNASAGUARDANDO RESPOSTA
A-106/CENIPA/2019 - 0221/07/2021ATUAR JUNTO AO COMANDO DE AVIAçãO OPERACIONAL (CAOP), DO DEPARTAMENTO DE POLíCIA FEDERAL, COM O INTUITO DE QUE AQUELE OPERADOR REAVALIE A ADEQUABILIDADE E A EFICáCIA DOS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO ADOTADOS PELA ORGANIZAçãO, NOTADAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO àS OPERAçõES COM A UTILIZAçãO DAS TéCNICAS DE TRANSPORTE DE “PREGUIçA” E DE “MATA-LEãO”.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPRHFACOM CARGAS EXTERNASAGUARDANDO RESPOSTA
A-029/CENIPA/2020 - 0121/07/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, NO INTUITO DE AUMENTAR O NíVEL DE ATENçãO DOS PILOTOS AGRíCOLAS, BEM COMO ALERTá-LOS EM RELAçãO à IMPORTâNCIA DE SE EXECUTAR UM MINUCIOSO PLANEJAMENTO DO VOO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTGQIOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-080/CENIPA/2019 - 0121/07/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR OS PILOTOS DE AERONAVES QUANTO AOS RISCOS ASSOCIADOS AO OFUSCAMENTO E DEGRADAçãO DA PERCEPçãO DO AMBIENTE EXTERNO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTVIZVOO CONTROLADO CONTRA O TERRENOCUMPRIDA
IG-190/CENIPA/2018 - 0108/07/2021ATUAR JUNTO AOS óRGãOS ATC, NO SENTIDO DE ASSEGURAR QUE SEUS CONTROLADORES TENHAM O CORRETO ENTENDIMENTO SOBRE A DIFERENçA ENTRE UM PROCEDIMENTO DE DESEMBARQUE E UMA EVACUAçãO DE AERONAVES.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAçO AéREOINCIDENTE GRAVEPTMUGFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
IG-190/CENIPA/2018 - 0208/07/2021AVALIAR A NECESSIDADE E A PERTINêNCIA DE AJUSTES REGULATóRIOS QUE DETERMINEM A OBRIGATORIEDADE DE QUE EQUIPES DE SALVAMENTO E CONTRA INCêNDIO POSSUAM COMUNICAçãO VHF DIRETA COM AS AERONAVES ENVOLVIDAS EM EMERGêNCIAS NO AERóDROMO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTMUGFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
IG-190/CENIPA/2018 - 0308/07/2021ATUAR JUNTO à EMPRESA BH AIRPORT S.A. NO SENTIDO DE AVALIAR A POSSIBILIDADE DE APERFEIçOAMENTO DO PLEM/PRAI DO AERóDROMO DE SBCF, NO TOCANTE AO FLUXO DE COMUNICAçõES EM EMERGêNCIAS ENTRE TODOS OS óRGãOS, A FIM DE APRIMORAR AS COMUNICAçõES EM SITUAçõES DE ENGAJAMENTO DAS EQUIPES SESCINC.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTMUGFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
IG-190/CENIPA/2018 - 0408/07/2021ATUAR EM PARCERIA COM A BOEING COMPANY PARA CERTIFICAR-SE DE QUE, CONSIDERANDO OS EVENTOS OBSERVADOS NO INCIDENTE GRAVE EM TELA E O NíVEL DE RISCO AVALIADO COMO CLASSE II, A PROBABILIDADE DE OCORRêNCIA DESSA FALHA TENHA SE MANTIDO MENOR QUE 1X10-7 (UMA FALHA EM 10 MILHõES DE HORAS DE VOO).AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTMUGFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
IG-190/CENIPA/2018 - 0508/07/2021ATUAR EM PARCERIA COM A BOEING COMPANY PARA CERTIFICAR-SE DE QUE, CONSIDERANDO OS EVENTOS OBSERVADOS NO INCIDENTE GRAVE EM TELA E O NíVEL DE RISCO AVALIADO COMO CLASSE II, A PROBABILIDADE DE OCORRêNCIA DESSA FALHA TENHA SE MANTIDO MENOR QUE 1X10-7 (UMA FALHA EM 10 MILHõES DE HORAS DE VOO).FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA)INCIDENTE GRAVEPTMUGFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
IG-177/CENIPA/2018 - 0108/07/2021ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO EDUARDO GOMES (SBEG), A FIM DE QUE SEJA OTIMIZADO O FLUXO DE INFORMAçõES ACERCA DA QUANTIDADE DE CHUVA SOBRE O AERóDROMO, DE MODO QUE A INSPEçãO DE PISTA SEJA REALIZADA DE FORMA OPORTUNA E EFICAZ.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEYV2937EXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-177/CENIPA/2018 - 0208/07/2021ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO EDUARDO GOMES (SBEG), A FIM DE QUE SUA EQUIPE DO SERVIçO CONTRA INCêNDIO EVITE O USO DO CóDIGO Q NAS COMUNICAçõES COM A TWR-EG.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEYV2937EXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-177/CENIPA/2018 - 0308/07/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OS OPERADORES DE AERóDROMO QUE POSSUAM EMS (ESTAçãO METEOROLóGICA DE SUPERFíCIE) SOBRE A IMPORTâNCIA EM SE TER UM FLUXO OPERACIONALIZADO DE INFORMAçõES ACERCA DA QUANTIDADE DE CHUVA SOBRE O AERóDROMO, PROPORCIONANDO QUE A INSPEçãO DE PISTA SEJA REALIZADA DE FORMA ADEQUADA E EFICAZ.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEYV2937EXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-177/CENIPA/2018 - 0408/07/2021ATUAR JUNTO AO DTCEA-EG, A FIM DE QUE SEUS CONTROLADORES, EFETIVAMENTE, REALIZEM OS PROCEDIMENTOS PREVISTOS PARA MUDANçA DE PISTA, TãO LOGO SEJA NECESSáRIO, BEM COMO QUE COMUNIQUEM AOS PILOTOS INFORMAçõES RELEVANTES COMO A MUDANçA DE PISTA EM USO, PRINCIPALMENTE QUANDO FOR RELACIONADA àS CONDIçõES METEOROLóGICAS.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAçO AéREOINCIDENTE GRAVEYV2937EXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-177/CENIPA/2018 - 0508/07/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OS DESTACAMENTOS DE CONTROLE DO ESPAçO AéREO, QUE POSSUAM SERVIçO DE CONTROLE DE TRáFEGO AéREO, SOBRE A IMPORTâNCIA DE SEUS CONTROLADORES, EFETIVAMENTE, REALIZAREM OS PROCEDIMENTOS PREVISTOS PARA MUDANçA DE PISTA, TãO LOGO SEJA NECESSáRIO, BEM COMO COMUNICAREM AOS PILOTOS INFORMAçõES RELEVANTES COMO A MUDANçA DE PISTA EM USO, PRINCIPALMENTE QUANDO FOR SOBRE AS CONDIçõES METEOROLóGICAS.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAçO AéREOINCIDENTE GRAVEYV2937EXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-177/CENIPA/2018 - 0608/07/2021ATUAR JUNTO AO DTCEA-EG, A FIM DE QUE SE PROVIDENCIE A INSTALAçãO DE CâMERAS CCTV QUE POSSIBILITEM A VISUALIZAçãO DA CABECEIRA 11 PELOS CONTROLADORES DA TWR-EG.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAçO AéREOINCIDENTE GRAVEYV2937EXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-177/CENIPA/2018 - 0708/07/2021ATUAR JUNTO DTCEA-EG, A FIM DE QUE SEUS CONTROLADORES DE VOO EVITEM O USO DO CóDIGO Q NAS COMUNICAçõES INTERNAS, ESPECIALMENTE NAS REALIZADAS POR TELEFONIA.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAçO AéREOINCIDENTE GRAVEYV2937EXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-177/CENIPA/2018 - 0808/07/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE QUE OS CONTROLADORES DE VOO DOS DESTACAMENTOS DE CONTROLE DO ESPAçO AéREO, QUE POSSUAM SERVIçO DE CONTROLE DE TRáFEGO AéREO, EVITEM UTILIZAR O USO DO CóDIGO Q NAS COMUNICAçõES INTERNAS, ESPECIALMENTE NAS REALIZADAS POR TELEFONIA.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAçO AéREOINCIDENTE GRAVEYV2937EXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-177/CENIPA/2018 - 0908/07/2021AVALIAR A POSSIBILIDADE DE NORMATIZAR AS AçõES, POR PARTE DOS óRGãOS DE SERVIçO OU CONTROLE DE TRáFEGO AéREO, DE MODO A INFORMAR AO OPERADOR DO AERóDROMO A OCORRêNCIA DE CHUVA COM INTENSIDADE SUFICIENTE PARA CONTAMINAçãO DA PISTA, COM A FINALIDADE DE QUE O OPERADOR RECEBA A INFORMAçãO A TEMPO PARA A REALIZAçãO DA INSPEçãO DE PISTA.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAçO AéREOINCIDENTE GRAVEYV2937EXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-060/CENIPA/2018 - 0108/07/2021ATUAR JUNTO à AVIAçãO AGRíCOLA ANTONIO & CARMELIA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS DE ACOMPANHAMENTO E CONFERêNCIA DAS ESCRITURAçõES DOS REGISTROS DE UTILIZAçãO DE SUAS AERONAVES, VISANDO UM CORRETO CONTROLE DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO NECESSáRIOS, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAçãO CIVILACIDENTEPTOVJFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-006/CENIPA/2020 - 0108/07/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, NO âMBITO DOS OPERADORES DE ROBINSON R44, A FIM DE ALERTá-LOS SOBRE OS CUIDADOS QUE DEVEM SER ADOTADOS QUANTO AO PESO E BALANCEAMENTO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPWFMPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-010/CENIPA/2020 - 0108/07/2021ATUAR JUNTO à EMPRESA BANATEC SERVIçOS AERO AGRíCOLAS LTDA., A FIM DE VERIFICAR A REALIZAçãO DO GERENCIAMENTO DE RISCO à SEGURANçA OPERACIONAL (GRSO), CONFORME REQUISITOS EM VIGOR.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRSOHPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-010/CENIPA/2020 - 0208/07/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA REALIZAçãO DE VOOS EM BAIXA ALTURA, SOBRETUDO EM REGIõES COM TOPOGRAFIA ACIDENTADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRSOHPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-139/CENIPA/2019- 0108/07/2021ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE PARá DE MINAS, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE OS PROCESSOS DE CAPACITAçãO E TREINAMENTO, NO QUE DIZ RESPEITO à APLICAçãO DOS PROCEDIMENTOS DE EMERGêNCIA PREVISTOS NOS MANUAIS DAS AERONAVES UTILIZADAS NOS VOOS DE INSTRUçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRTHIFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORAGUARDANDO RESPOSTA
A-035/CENIPA/2020 - 0108/07/2021ATUAR JUNTO AO PROPRIETáRIO DO AERóDROMO FAZENDA JAQUELINE (SNIZ), A FIM DE QUE SEJAM IMPLEMENTADAS MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA DAQUELE AERóDROMO, DE MODO A IMPOSSIBILITAR O ACESSO INADVERTIDO DE VEíCULOS E PEDESTRES NA áREA DESTINADA A POUSOS E DECOLAGENS DE AERONAVES, COMO TAMBéM, AçõES DE CONSCIENTIZAçãO DOS FUNCIONáRIOS E MOTORISTAS QUE CIRCULEM PRóXIMO A ESSAS áREAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRENZINCURSÃO EM PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-035/CENIPA/2020 - 0208/07/2021ATUAR JUNTO à AGROPECUáRIA MASSUTTI LTDA., OPERADORA DA AERONAVE, COM O PROPóSITO DE ENFATIZAR A IMPORTâNCIA DE SE OBSERVAR O PREVISTO NO ART. 88-N DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA QUE, SALVO AS EXCEçõES ESTABELECIDAS, PROíBE A REMOçãO DE AERONAVES ACIDENTADAS DO LOCAL DA OCORRêNCIA SEM A DEVIDA AUTORIZAçãO DA AUTORIDADE DE INVESTIGAçãO SIPAER.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRENZINCURSÃO EM PISTACUMPRIDA
A-098/CENIPA/2020 - 0108/07/2021ATUAR JUNTO à EMPRESA AEROTERRA AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., NO SENTIDO DE VERIFICAR A EFETIVIDADE DO SEU SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO), ESPECIALMENTE NO QUE CONCERNE AO COMPONENTE “GERENCIAMENTO DO RISCO à SEGURANçA OPERACIONAL”.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRBSROPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEAGUARDANDO RESPOSTA
A-098/CENIPA/2020 - 0208/07/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS PARA A SEGURANçA OPERACIONAL DECORRENTES DOS REDEMOINHOS DE POEIRA DURANTE AS OPERAçõES CONDUZIDAS EM BAIXA ALTURA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRBSROPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-150/CENIPA/2018 - 0108/07/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, DE FORMA A ALERTAR OS PILOTOS DA AVIAçãO LEVE ESPORTIVA QUANTO àS TéCNICAS RECOMENDADAS PARA AS OPERAçõES DE POUSO COM VENTOS FORTES DE TRAVéS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPUBTOEXCURSÃO DE PISTACUMPRIDA
A-034/CENIPA/2020 - 0108/07/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO AOS CENTROS DE INSTRUçãO DE AVIAçãO CIVIL (CIAC), A FIM DE ALERTAR àQUELAS ORGANIZAçõES SOBRE A IMPORTâNCIA DA IMPLEMENTAçãO DE CRITéRIOS CLAROS E OBJETIVOS RELACIONADOS AOS PARâMETROS DE APROXIMAçãO ESTABILIZADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPFLFPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-034/CENIPA/2020 - 0208/07/2021DIVULGAR O CONTEúDO DISPONíVEL NO MANUAL DO INSTRUTOR DE VOO (MIV) DO COMITê NACIONAL DE PREVENçãO DE ACIDENTES AERONáUTICOS (CNPAA) AOS CENTROS DE INSTRUçãO DE AVIAçãO CIVIL (CIAC), NO INTUITO DE ESTIMULAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAQUELAS ORGANIZAçõES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPFLFPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-034/CENIPA/2020 - 0308/07/2021ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE RIO CLARO, A FIM DE QUE AQUELE CIAC APRIMORE SEUS MECANISMOS DE ACOMPANHAMENTO E SUPERVISãO DE TODA A PARTE PRáTICA DA INSTRUçãO AéREA, EM ESPECIAL NA FORMAçãO DE INSTRUTORES DE VOO (INVA).AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPFLFPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-034/CENIPA/2020 - 0408/07/2021ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE RIO CLARO, COM O PROPóSITO DE QUE AQUELE OPERADOR IMPLEMENTE CRITéRIOS CLAROS E OBJETIVOS EM RELAçãO AOS PARâMETROS DE APROXIMAçãO ESTABILIZADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPFLFPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-034/CENIPA/2020 - 0508/07/2021ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE RIO CLARO, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR IMPLEMENTE PROCEDIMENTOS CLAROS DE TRANSFERêNCIA DOS COMANDOS DE VOO ENTRE OS PILOTOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPFLFPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-060/CENIPA/2020 - 0108/07/2021DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, NO INTUITO DE CONSCIENTIZAR OS AEROCLUBES E ESCOLAS DE AVIAçãO, SOBRE A IMPORTâNCIA DE UMA ADEQUADA SUPERVISãO GERENCIAL, BUSCANDO MELHORAR A QUALIDADE DA INSTRUçãO AéREA E MITIGAR OS RISCOS DE OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPGJHPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA