CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
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NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
A-510/CENIPA/2016- 0129/12/2020REALIZAR AUDITORIA NA HELISUL TáXI AéREO LTDA., COM INTUITO DE ATESTAR A CONFORMIDADE DOS ASPECTOS RELACIONADOS à SUPERVISãO GERENCIAL DA EMPRESA, NO TOCANTE àS ATIVIDADES PROGRAMADAS E QUANTO à COORDENAçãO DOS TRABALHOS EXECUTADOS PELO CONTROLE TéCNICO DE MANUTENçãO DA EMPRESA, A FIM DE GARANTIR O CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS DE INSPEçãO PREVISTOS NO PROGRAMA DE MANUTENçãO APROVADO PARA A EMPRESA E NOS MANUAIS DE MANUTENçãO DOS FABRICANTES.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRHLBFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-510/CENIPA/2016- 02 29/12/2020REALIZAR AUDITORIA NO SETOR DE OPERAçõES AéREAS DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVáVEIS (IBAMA), A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO PLANEJAMENTO GERENCIAL DO INSTITUTO, NO TOCANTE AO MODELO DE GESTãO ADOTADO PARA O ACOMPANHAMENTO E A SUPERVISãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS PELO ARRENDATáRIO DO HELICóPTERO UTILIZADO PELO óRGãO AMBIENTAL.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRHLBFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-510/CENIPA/2016- 0329/12/2020ORIENTAR O IBAMA A ESTABELECER UM MéTODO FORMAL CAPAZ DE GARANTIR CONTROLE E SUPERVISãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO POR PARTE DO OPERADOR, EVITANDO QUE AS AERONAVES DA INSTITUIçãO SEJAM SUBMETIDAS àS TAREFAS DE REVISãO FORA DA PERIODICIDADE ESTABELECIDA NAS PUBLICAçõES TéCNICAS DO FABRICANTE.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRHLBFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-510/CENIPA/2016- 04 29/12/2020ORIENTAR O IBAMA PARA IMPLEMENTAR UMA ROTINA DE CONTROLE E VERIFICAçãO DOS TRIPULANTES CEDIDOS POR EMPRESAS AéREAS, BEM COMO, POR OUTRAS ORGANIZAçõES, QUANTO à EXPERIêNCIA RECENTE, à QUALIFICAçãO E AO TREINAMENTO PERIóDICO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRHLBFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-510/CENIPA/2016- 0529/12/2020VERIFICAR JUNTO à HELISUL A CONFORMIDADE DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO PROGRAMADA REALIZADOS FORA DE SEDE, SEM AUTORIZAçãO PRéVIA DA ANAC, QUANTO AO CARáTER DE EXCEPCIONALIDADE, REFERENTE à FREQUêNCIA DA EXECUçãO EM UMA MESMA AERONAVE E LOCALIDADE.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRHLBFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-510/CENIPA/2016- 06 29/12/2020REALIZAR GESTõES JUNTO à HELISUL TAXI AéREO, A FIM DE GARANTIR QUE ESTA ADOTE PROCEDIMENTOS PARA REVER A METODOLOGIA DE CONTROLE E SUPERVISãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO, DESENVOLVIDOS PELO CTM DA EMPRESA, A FIM DE EVITAR QUE A EXECUçãO DE TAREFAS NãO PREVISTAS NA PROGRAMAçãO DAS INSPEçõES OU FORA DA PERIODICIDADE ESTABELECIDA PELO FABRICANTE SEJAM REALIZADAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRHLBFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-510/CENIPA/2016- 07 29/12/2020REALIZAR GESTõES JUNTO à HELISUL TAXI AéREO, A FIM DE GARANTIR QUE ESTA ORIENTE OS PILOTOS PARA A NECESSIDADE DO EMPREGO DO CHECKLIST DE EMERGêNCIA E DE MEDIDAS ADEQUADAS PARA A PRESERVAçãO DA TRIPULAçãO, DOS PASSAGEIROS E DA AERONAVE, DURANTE UMA SITUAçãO ADVERSA.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRHLBFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-139/CENIPA/2017 - 01 29/12/2020DIVULGAR O CONTEúDO DESTE RELATóRIO FINAL, A FIM DE ALERTAR OS PILOTOS QUANTO AOS RISCOS ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DE SUAS ATIVIDADES POR PESSOAS NãO TREINADAS PARA TRIPULAR AERONAVES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEN154KQFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-015/CENIPA/2018 - 0518/11/2020ATUAR JUNTO à FêNIX RECUPERAçãO E MANUTENçãO DE AERONAVES LTDA., A FIM DE REAVALIAR A ADEQUABILIDADE DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO) E O CUMPRIMENTO DO MANUAL DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO) ADOTADOS POR AQUELA ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO, à LUZ DO QUE ESTABELECE A IS 145.214-001B.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPHLIFALHA ESTRUTURALAGUARDANDO RESPOSTA
A-030/CENIPA/2019 - 0129/10/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE AS CONSEQUêNCIAS DECORRENTES DO NãO CUMPRIMENTO DO ESTABELECIDO NOS PROGRAMAS DE MANUTENçãO DOS FABRICANTES OU APROVADOS PELA AUTORIDADE DE AVIAçãO CIVIL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTHPGFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-030/CENIPA/2019 - 0229/10/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR AS ORGANIZAçõES DE MANUTENçãO SOBRE AS CONSEQUêNCIAS DECORRENTES DO NãO CUMPRIMENTO DOS PROGRAMAS DE MANUTENçãO ESTABELECIDOS PELOS FABRICANTES OU APROVADOS PELA AUTORIDADE DE AVIAçãO CIVIL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTHPGFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-030/CENIPA/2019 - 0329/10/2020ATUAR JUNTO à WM HELICóPTEROS (COM Nº 0304-05/ANAC), A FIM DE ASSEGURAR-SE QUE OS SERVIçOS DE MANUTENçãO REALIZADOS PELA EMPRESA OCORRAM EM CONFORMIDADE COM AS PREVISõES DOS PROGRAMAS DE MANUTENçãO ESTABELECIDOS PELOS FABRICANTES OU APROVADOS PELA AUTORIDADE DE AVIAçãO CIVIL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTHPGFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-030/CENIPA/2019 - 0429/10/2020ATUAR JUNTO AO SISTEMA DE AVIAçãO CIVIL, VISANDO COIBIR A REALIZAçãO IRREGULAR DA ATIVIDADE DE TRANSPORTE AéREO PúBLICO NãO REGULAR NA MODALIDADE TáXI-AéREO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTHPGFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-082/CENIPA/2019- 0129/10/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE ALAGOAS, VISANDO O APERFEIçOAMENTO DA SUPERVISãO GERENCIAL NO QUE SE REFERE A LIBERAçãO DA AERONAVE, CONFORME PREVISTO NOS ART. 14 DO REGIMENTO INTERNO DO CIAC, QUANTO A VOOS DE NAVEGAçãO DE SóCIOS E USO PARTICULAR DE AERONAVES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTKLOTURBULÊNCIAAGUARDANDO RESPOSTA
A-082/CENIPA/2019- 0229/10/2020CERTIFICAR-SE DA ADOçãO DE MEDIDAS CORRETIVAS TOMADAS NO âMBITO DO AEROCLUBE DE ALAGOAS, VISANDO ALERTAR OS SEUS PILOTOS SOBRE A NECESSIDADE DA FIEL OBSERVâNCIA DOS LIMITES OPERACIONAIS DAS SUAS AERONAVES, PARTICULARMENTE, DA VELOCIDADE DE MANOBRA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTKLOTURBULÊNCIAAGUARDANDO RESPOSTA
A-082/CENIPA/2019- 0329/10/2020ASSEGURAR-SE DAS PROVIDêNCIAS ADOTADAS PELO AEROCLUBE DE ALAGOAS, NO SENTIDO DE ALERTAR OS SEUS PILOTOS SOBRE A NECESSIDADE DA FIEL OBSERVâNCIA DAS REGRAS DE VOO VISUAL, ESTABELECIDAS PELA ICA 100-12/2016 - REGRAS DO AR, VISANDO à SEGURANçA DAS OPERAçõES AéREAS DE SUAS AERONAVES, EM ESPECIAL, QUANDO SE TRATAR DAQUELAS QUE NãO SãO CERTIFICADAS PARA O VOO IFR.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTKLOTURBULÊNCIAAGUARDANDO RESPOSTA
A-082/CENIPA/2019- 0429/10/2020DIVULGAR, AOS CIAC, OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES SOBRE A IMPORTâNCIA DA: - A) CRITERIOSA AVALIAçãO AS CONDIçõES METEOROLóGICAS DA ROTA, QUE DEVERãO ESTAR COMPATíVEIS COM O TIPO DE VOO A SER REALIZADO POR SUAS AERONAVES E PILOTOS, ALéM DOS RISCOS INERENTES AO VOO EM CONDIçõES METEOROLóGICAS ADVERSAS; - B) NECESSIDADE DA FIEL OBSERVâNCIA DOS LIMITES OPERACIONAIS DAS SUAS AERONAVES, PARTICULARMENTE DA VELOCIDADE DE MANOBRA; E - C) INDISPENSáVEL OBSERVâNCIA DAS REGRAS DE VOO VISUAL, ESTABELECIDAS PELA ICA 100-12/2016 - REGRAS DO AR.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTKLOTURBULÊNCIAAGUARDANDO RESPOSTA
A-015/CENIPA/2018 - 0129/10/2020ATUAR JUNTO à FêNIX RECUPERAçãO E MANUTENçãO DE AERONAVES LTDA., A FIM DE GARANTIR QUE AQUELA ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO PRODUZA OS DOCUMENTOS PARA O RETORNO AO SERVIçO DAS AERONAVES, EM CONSONâNCIA COM O MANUAL DE ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO (MOM) ADOTADO PELA EMPRESA, E GARANTIR QUE OS PRAZOS E REPETIçõES DAS INSPEçõES REALIZADAS FORA DE SEDE OCORRAM CONFORME PREVê A IS 145-009B.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPHLIFALHA ESTRUTURALAGUARDANDO RESPOSTA
A-015/CENIPA/2018 - 0229/10/2020ATUAR JUNTO à FêNIX RECUPERAçãO E MANUTENçãO DE AERONAVES LTDA., A FIM DE ASSEGURAR QUE AQUELA EMPRESA REALIZE AS INSPEçõES DAS PáS DO ROTOR PRINCIPAL DAS AERONAVES FABRICADAS PELA ROBINSON HELICOPTER COMPANY, MODELOS R22, R44 E SUAS VARIAçõES, EM CONFORMIDADE COM O ESTABELECIDO NOS MANUAIS DE MANUTENçãO DESSES PROJETOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPHLIFALHA ESTRUTURALAGUARDANDO RESPOSTA
A-015/CENIPA/2018 - 0329/10/2020ATUAR JUNTO AOS PILOTOS, OPERADORES E MANTENEDORES DAS AERONAVES FABRICADAS PELA ROBINSON HELICOPTER COMPANY, MODELOS R22, R44 E SUAS VARIAçõES, A FIM DE ASSEGURAR QUE ESSES ENTES REGULADOS CUMPRAM DE MANEIRA ACEITáVEL OS PROCESSOS ESTABELECIDOS NAS PUBLICAçõES TéCNICAS DESSAS AERONAVES.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPHLIFALHA ESTRUTURALAGUARDANDO RESPOSTA
A-015/CENIPA/2018 - 0429/10/2020ATUAR JUNTO à FêNIX RECUPERAçãO E MANUTENçãO DE AERONAVES LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO APRIMORE SEUS MECANISMOS DE SUPERVISãO GERENCIAL NOS âMBITOS TéCNICO E ADMINISTRATIVO, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS SERVIçOS DE MANUTENçãO REALIZADOS FORA DE SEDE NAS AERONAVES FABRICADAS PELA ROBINSON HELICOPTER COMPANY, MODELOS R22, R44 E SUAS VARIAçõES.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPHLIFALHA ESTRUTURALAGUARDANDO RESPOSTA
A-015/CENIPA/2018 - 0629/10/2020ATUAR JUNTO àS ORGANIZAçõES DE MANUTENçãO CERTIFICADAS PARA A REALIZAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO NAS PáS DO ROTOR PRINCIPAL DAS AERONAVES FABRICADAS PELA ROBINSON HELICOPTER COMPANY, MODELO R22, R44 E SUAS VARIAçõES, A FIM DE QUE ESSAS EMPRESAS CUMPRAM DE MANEIRA EFICAZ O ESTABELECIDO NA SEçãO 145.221 DO RBAC 145 - RELATóRIOS DE DIFICULDADES EM SERVIçO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPHLIFALHA ESTRUTURALAGUARDANDO RESPOSTA
A-015/CENIPA/2018 - 0729/10/2020ATUAR JUNTO à FêNIX RECUPERAçãO E MANUTENçãO DE AERONAVES LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO ASSEGURE AOS MECâNICOS QUE NELA ATUAM TREINAMENTOS INICIAIS E RECORRENTES QUE OS TORNEM CAPAZES DE EXECUTAR AS TAREFAS DESIGNADAS, E QUE TAIS TREINAMENTOS SEJAM DOCUMENTADOS, CONFORME A SEçãO 145.163 DO RBAC 145.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPHLIFALHA ESTRUTURALAGUARDANDO RESPOSTA
A-015/CENIPA/2018 - 0829/10/2020ATUAR JUNTO à HELISAE SERV. AéREO ESPECIALIZADO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA EMPRESA APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS DE RECEBIMENTO, ESCRITURAçãO E VERIFICAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS NAS AERONAVES POR ELA OPERADAS, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPHLIFALHA ESTRUTURALAGUARDANDO RESPOSTA
A-015/CENIPA/2018 - 0929/10/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS, OPERADORES E MANTENEDORES DAS AERONAVES MODELOS R22, R44 E SUAS VARIAçõES, SOBRE A IMPORTâNCIA DE SE MANTEREM ATUALIZADOS EM RELAçãO àS PUBLICAçõES TéCNICAS EMITIDAS PELA RHC, PELA FAA E PELA ANAC, NOTADAMENTE, NO QUE SE REFERE à EMISSãO DE SB E AD.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPHLIFALHA ESTRUTURALAGUARDANDO RESPOSTA
A-086/CENIPA/2016 - 0129/10/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OS PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO AGRíCOLA SOBRE A IMPORTâNCIA DA SUPERVISãO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E DO USO DE FERRAMENTAS DE REPORTE VOLUNTáRIO DAS SITUAçõES DE PERIGO, DE MANEIRA QUE OS RISCOS SEJAM GERENCIADOS PELOS GESTORES RESPONSáVEIS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRTACPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-014/CENIPA/2016 - 0129/10/2020ATUAR JUNTO à DIRETA AVIAÇÃO AGRÍCOLA LTDA., NO SENTIDO DE REFORçAR A IMPORTâNCIA DE UMA SUPERVISãO GERENCIAL ADEQUADA NOS SERVIçOS DE PLANEJAMENTO E EXECUçãO NOS âMBITOS ADMINISTRATIVO, TéCNICO E OPERACIONAL, NO QUE TANGE AO CONTROLE DAS ESPECIFICAçõES DO COMBUSTíVEL UTILIZADO EM SUAS AERONAVES.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTUTQCOMBUSTÍVELAGUARDANDO RESPOSTA
A-029/CENIPA/2016 - 0129/10/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO AGRíCOLA SOBRE AS IMPLICAçõES DECORRENTES DE UMA COLISãO COM FAUNA EM SUPERFíCIES DE SUSTENTAçãO, NOTADAMENTE AS CONSEQUêNCIAS DESSES DANOS QUANDO DA REDUçãO DE VELOCIDADE DURANTE AS FASES DE APROXIMAçãO E POUSO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTVYJCOLISÃO COM AVEAGUARDANDO RESPOSTA
A-135/CENIPA/2018 - 0129/10/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE ELDORADO DO SUL, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE AS TéCNICAS DE INSTRUçãO DE SEUS INSTRUTORES DE VOO, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE A NECESSIDADE DE EVENTUALMENTE INTERVIR NOS COMANDOS DA AERONAVE, PARA EVITAR QUE OS ALUNOS EFETUEM POUSOS BRUSCOS REPETIDAMENTE, MITIGANDO O DESGASTE PREMATURO DOS COMPONENTES DO TREM DE POUSO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTJJMFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-135/CENIPA/2018 - 0229/10/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE ELDORADO DO SUL, A FIM DE VERIFICAR OS EFETIVOS LANçAMENTOS DOS REGISTROS DE OCORRêNCIAS E DISCREPâNCIAS TéCNICAS NO DIáRIO DE BORDO DAS AERONAVES, POR PARTE DE SEUS PILOTOS, CONFORME PREVISTO NA LEGISLAçãO EM VIGOR.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTJJMFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-506/CENIPA/2020 - 0129/10/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE TATUí, A FIM DE VERIFICAR O CUMPRIMENTO DOS PROCEDIMENTOS E DOUTRINA APLICADA AOS PILOTOS REBOCADORES, BEM COMO O ESTABELECIMENTO DE MECANISMOS QUE GARANTAM O FIEL CUMPRIMENTO DO PREVISTO NOS MANUAIS E DOCUMENTAçãO TéCNICA PERTINENTE A ESSE TIPO DE ATIVIDADE.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPHSYEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-506/CENIPA/2020 - 0229/10/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DE AEROCLUBES E ESCOLAS DE AVIAçãO SOBRE A IMPORTâNCIA DO FIEL CUMPRIMENTO DAS NORMAS OPERACIONAIS E DOS MANUAIS TéCNICOS, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO àS OPERAçõES COM AERONAVES REBOCADORAS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPHSYEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-118/CENIPA/2019 - 0129/10/2020ATUAR JUNTO à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO QUICK MANUTENçãO DE AERONAVES LTDA., A FIM DE QUE AQUELA EMPRESA DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO NAS AERONAVES BEECHCRAFT, MODELO C-90, PRINCIPALMENTE NO QUE CONCERNE à INSPEçãO DAS JANELAS LATERAIS, CONFORME PRECONIZADO PELOS MANUAIS TéCNICOS DA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTLSOFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
IG-118/CENIPA/2019 - 0229/10/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OPERADORES E MANTENEDORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DE SE VERIFICAR, DURANTE AS AçõES DE MANUTENçãO, OS PROCEDIMENTOS ESTABELECIDOS NO CAPíTULO 56-00-01-601 DO MANUAL DE MANUTENçãO DA AERONAVE BEECHCRAFT, MODELO C-90, PARA EFEITO DAS INSPEçõES DE SUAS JANELASAGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTLSOFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-081/CENIPA/2018 - 0102/10/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OPERADORES E PILOTOS DA AVIAçãO AGRíCOLA QUANTO à IMPORTâNCIA DE REALIZAR OS CáLCULOS DE PESO E BALANCEAMENTO, LEVANDO EM CONSIDERAçãO A RELAçãO ENTRE A CAPACIDADE DE PESO MáXIMO DO TANQUE DE PRODUTOS (HOPPER) E O PESO MáXIMO DE DECOLAGEM DAS AERONAVES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTBYQPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-141/CENIPA/2018- 0102/10/2020ATUAR JUNTO à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO ABA MANUTENçãO AERONáUTICA, A FIM DE QUE AQUELA OM APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS DE CONTROLE DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS, BEM COMO DE SUAS ESCRITURAçõES, DE MANEIRA A EVITAR DISCREPâNCIAS ENTRE OS REGISTROS CONSTANTES NAS CADERNETAS DE MOTOR E DE HéLICE E NAS ORDENS DE SERVIçO (OS).AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTRONFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-141/CENIPA/2018- 0202/10/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS, OPERADORES E MANTENEDORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DE REALIZAR INSPEçãO DA TAMPA DO BOCAL DE ABASTECIMENTO DE óLEO LUBRIFICANTE DO MOTOR DAS AERONAVES MODELO EMB-711ST, POR OCASIãO DAS INSPEçõES PROGRAMADAS E DURANTE O PRé-VOO, COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR FALHAS NO TRAVAMENTO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTRONFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-503/CENIPA/2020 - 0102/10/2020ATUAR JUNTO à EMPRESA DILOPES AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO E TREINAMENTO DE PILOTOS, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DE SUAS ATIVIDADES, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE AOS RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO DE PISTA DE POUSO MOLHADAS E NãO PAVIMENTADAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTGSWEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-158/CENIPA/2017 - 0102/10/2020ATUAR JUNTO à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO VIMAER - VIDOTI MANUTENçãO DE AERONAVES LTDA., A FIM DE ASSEGURAR QUE ESTA EMPRESA ADOTE AS MELHORES PRáTICAS NA MANUTENçãO DOS PRODUTOS AERONáUTICOS QUE ELA ESTá CERTIFICADA PARA MANUTENIR, PARTICULARMENTE, QUANDO DA AUTORIZAçãO PARA RETORNO AO SERVIçO DE COMPONENTES QUE TENHAM EXTRAPOLADO OS TBO RECOMENDADOS PELOS SEUS RESPECTIVOS FABRICANTES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPVITFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-151/CENIPA/2017 - 0102/10/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DE AVIAçãO AGRíCOLA NO TOCANTE AO CORRETO GERENCIAMENTO DE RISCO à SEGURANçA OPERACIONAL (GRSO) E NO QUE DIZ RESPEITO AOS RISCOS QUANTO AO DEFICIENTE MONITORAMENTO DAS CONDIçõES OPERACIONAIS DOS PNEUS DAS AERONAVES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPT-UZIESTOURO DE PNEUAGUARDANDO RESPOSTA
IG-156/CENIPA/2018 - 0102/10/2020ATUAR JUNTO AO OPERADOR CAMEJO TáXI AéREO LTDA., A FIM DE AVALIAR A SOBRECARGA DE TRABALHO DOS TRIPULANTES DA EMPRESA, DEVIDO AO ACúMULO DAS FUNçõES ADMINISTRATIVAS COM AS OPERACIONAIS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTICROUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
IG-156/CENIPA/2018 - 0202/10/2020ATUAR JUNTO AO OPERADOR CAMEJO TáXI AéREO LTDA., A FIM DE REAVALIAR A ADEQUABILIDADE E O CUMPRIMENTO DO MANUAL DO GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO) DAQUELE OPERADOR, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à PERIODICIDADE DAS REUNIõES ENTRE OS MEMBROS DA EMPRESA E SEU GSO, VISANDO O APRIMORAMENTO DA COMUNICAçãO ENTRE OS PILOTOS, DEMAIS FUNCIONáRIOS E A DIRETORIA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTICROUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
IG-031/CENIPA/2017 - 1102/10/2020ATUAR JUNTO à EMBRAER S/A, A FIM DE QUE SEUS MANUAIS ESPECIFIQUEM, DETALHADAMENTE, OS PROCEDIMENTOS DE UTILIZAçãO DA MACHADINHA COMO EQUIPAMENTO PARA O COMBATE AO FOGO/FUMAçA NO INTERIOR DE AERONAVES E AOS CUIDADOS NECESSáRIOS PARA NãO AGRAVAR A CONDIçãO DO AVIãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRAUOFOGO/FUMAÇA (SEM IMPACTO)AGUARDANDO RESPOSTA
IG-031/CENIPA/2017 - 1202/10/2020ATUAR JUNTO à AZUL LINHAS AéREAS BRASILEIRAS S.A., A FIM DE QUE SEU(S) MANUAL(IS) DE TREINAMENTO DE COMISSáRIOS ESPECIFIQUEM, DETALHADAMENTE, OS PROCEDIMENTOS DE UTILIZAçãO DA MACHADINHA COMO EQUIPAMENTO DE COMBATE AO FOGO/FUMAçA NO INTERIOR DE AERONAVES E AOS CUIDADOS NECESSáRIOS PARA NãO AGRAVAR A CONDIçãO DO AVIãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRAUOFOGO/FUMAÇA (SEM IMPACTO)AGUARDANDO RESPOSTA
A-086/CENIPA/2013 - 0504/08/2020ATUAR JUNTO à POLíCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE SUPERVISãO GERENCIAL, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DE SEGURANçA PúBLICA PARA AS QUAIS TAL ORGANIZAçãO é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPEIHCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-129/CENIPA/2018- 0104/08/2020REALIZAR GESTõES JUNTO AO AEROCLUBE DE PONTA GROSSA PARA O APRIMORAMENTO DO GERENCIAMENTO E DO PROCESSO DE INSTRUçãO AéREA, POR MEIO DO ADEQUADO PREENCHIMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS FICHAS DE VOO, PADRONIZAçãO DOS INSTRUTORES, OBSERVâNCIA DOS LIMITES PREVISTOS E PARTICIPAçãO EM EVENTOS DE SEGURANçA OPERACIONAL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPGNYPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-086/CENIPA/2013 - 0124/07/2020ATUAR JUNTO à POLíCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE OS TREINAMENTOS DE CREW RESOURCE MANAGEMENT (CRM) OFERECIDOS A SEUS TRIPULANTES, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO àS COMUNICAçõES, DEFINIçõES DE TAREFAS E INTERAçõES INTERPESSOAIS NECESSáRIAS à MANUTENçãO DA SEGURANçA OPERACIONAL DURANTE OS PROCEDIMENTOS PARA DECOLAGEM.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPEIHCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-086/CENIPA/2013 - 0224/07/2020ATUAR JUNTO à POLíCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A FIM DE QUE OS MéTODOS DE GERENCIAMENTO DO RISCO, PREVISTOS NO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO) ADOTADO PELO OPERADOR, SEJAM APRIMORADOS, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO PLANEJAMENTO DE VOO E A OPERAçãO EM áREA RESTRITA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPEIHCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-086/CENIPA/2013 - 0324/07/2020ATUAR JUNTO à POLíCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR ANALISE A VIABILIDADE DE INCLUIR EM SEU PROGRAMA DE TREINAMENTO A UTILIZAçãO DE SIMULADOR DE VOO, COM A FINALIDADE DE COMPLEMENTAR OS TREINAMENTOS DE SEUS TRIPULANTES, PARTICULARMENTE EM RELAçãO à OPERAçãO EM áREAS RESTRITAS E AOS CONCEITOS DE CRM.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPEIHCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-086/CENIPA/2013 - 0424/07/2020ATUAR JUNTO à POLíCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR IMPLEMENTE UMA MUDANçA NA CULTURA ORGANIZACIONAL, TENDO COMO FOCO A ELEVAçãO DA PERCEPçãO COLETIVA ACERCA DA IMPORTâNCIA DO FIEL CUMPRIMENTO DAS REGRAS ESTABELECIAS PELOS óRGãOS REGULADORES DO SISTEMA DA AVIAçãO CIVIL, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO EFETIVO GERENCIAMENTO DO RISCO INERENTE àS OPERAçõES ESPECIAIS DA AVIAçãO DE SEGURANçA PúBLICA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPEIHCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-075/CENIPA/2018 - 0124/07/2020ATUAR JUNTO à VALE S.A., A FIM DE ENFATIZAR O PREVISTO NO ART. 88-N DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA (CBA) QUE é VEDADA’, SALVO AS EXCEçõES ESTABELECIDAS, A REMOçãO DE AERONAVES ACIDENTADAS, OU DE SUAS PARTES, DO LOCAL DA OCORRêNCIA SEM A DEVIDA AUTORIZAçãO DA AUTORIDADE DE INVESTIGAçãO SIPAER.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRVALESTOURO DE PNEUCUMPRIDA
IG-169/CENIPA/2017 - 0124/07/2020ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO DE SãO JOSé DOS CAMPOS (SBSJ), A FIM DE VERIFICAR A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR MELHORIAS NA SINALIZAçãO, QUANDO O RAG (RAGGED OR RUNWAY ARRESTING GEAR) ESTIVER ESTENDIDO SOBRE A STOPWAY DA PISTA 15, BEM COMO NA PISTA DE TáXI QUE CONDUZ AO PáTIO DO AEROCLUBE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPPGEMPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-504/CENIPA/2020 - 0124/07/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS INERENTES à MOVIMENTAçãO DE PESSOAS, TRIPULANTES OU NãO, NA áREA PRóXIMA DO DISCO DA HéLICE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEN2015SOPERAÇÕES NO SOLOCUMPRIDA
A-127/CENIPA/2017 - 0124/07/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, NO INTUITO DE ALERTAR OS OPERADORES E PILOTOS DA AVIAçãO GERAL QUANTO à IMPORTâNCIA DE UM CRITERIOSO PLANEJAMENTO DO VOO, SOBRETUDO DOS ASPECTOS RELACIONADOS à PERFORMANCE DE DECOLAGEM.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTJVLEXCURSÃO DE PISTACUMPRIDA
A-140/CENIPA/2013 - 0124/07/2020ATUAR JUNTO à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO CONAL AVIONICS E ELETRôNICA DE AERONAVES LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO E REGISTROS DE MANUTENçãO DAS AERONAVES BEECH AIRCRAFT, MODELO 58, E DOS MOTORES CONTINENTAL, MODELO IO-520-CB, DURANTE OS PROCEDIMENTOS DE MANUTENçãO, PREVENTIVOS E CORRETIVOS, DO SISTEMA DE COMBUSTíVEL, NOTADAMENTE QUANTO DA SUBSTITUIçãO DAS TUBULAçõES FLEXíVEIS NO QUE SE REFERE à RASTREABILIDADE DE PEçAS UTILIZADAS, BEM COMO NA POSSIBILIDADE DA CONTAMINAçãO DESTE SISTEMA POR MATERIAL ESTRANHO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTLKGFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-122/CENIPA/2018- 0124/07/2020ATUAR JUNTO à AERO STAR TáXI AéREO LTDA. NO SENTIDO DE CERTIFICAR-SE DE QUE AS INSPEçõES NAS AERONAVES, MODELO CESSNA 310R, ESTãO SENDO REALIZADAS DE ACORDO COM OS PROCEDIMENTOS PREVISTOS NOS MANUAIS DE MANUTENçãO, PRINCIPALMENTE NOS ITENS DESTINADOS à IDENTIFICAçãO DE CORROSãO NO SISTEMA DO TREM DE POUSO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTGMACOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-122/CENIPA/2018- 0224/07/2020DIVULGAR AOS OPERADORES/MANTENEDORES DAS AERONAVES MODELO CESSNA 310R OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, QUANTO à NECESSIDADE DO FIEL CUMPRIMENTO DO RESPECTIVO PROGRAMA DE MANUTENçãO APROVADO, PARA EFEITO DE IDENTIFICAçãO DE CORROSãO DO SISTEMA DO TREM DE POUSO, PRINCIPALMENTE, QUANDO A AERONAVE OPERAR EM áREAS SUJEITAS A UM ELEVADO GRAU DE SALINIDADE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTGMACOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-118/CENIPA/2017 - 0124/07/2020ATUAR JUNTO à LíDER TáXI-AéREO S.A., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR ALERTE SUAS TRIPULAçõES SOBRE A IMPORTâNCIA DE SE OBSERVAR OS PROCEDIMENTOS E PADRõES OPERACIONAIS CONSTANTES NO SOP E NO MGO DA EMPRESA, ESPECIALMENTE AQUELES RELACIONADOS à APROXIMAçãO ESTABILIZADA E àS VELOCIDADES DE APROXIMAçãO E DE CRUZAMENTO DA CABECEIRA DA PISTA DURANTE O POUSO, ASSIM COMO SOBRE A IMPORTâNCIA DA REALIZAçãO DO PROCEDIMENTO DE APROXIMAçãO PERDIDA NOS CASOS EM QUE TAIS PARâMETROS NãO ESTEJAM SENDO ATENDIDOS ADEQUADAMENTE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTWHEPOUSO LONGOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-118/CENIPA/2017 - 0224/07/2020ATUAR JUNTO AO PROPRIETáRIO DO AERóDROMO DE MUCURI, BA (SNMU), A FIM DE ALERTAR AQUELE OPERADOR SOBRE A IMPORTâNCIA DAS MARCAçõES E PINTURAS HORIZONTAIS DA PISTA (AS MARCAS DE 1.000FT, POR EXEMPLO) COMO REFERêNCIA PARA A EXECUçãO DE UM POUSO SEGURO E, CONSEQUENTEMENTE, PARA A PREVENçãO DE OCORRêNCIAS AERONáUTICAS,AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTWHEPOUSO LONGOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-118/CENIPA/2017 - 0324/07/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA REALIZAçãO DE FINAIS PARA POUSO NãO ESTABILIZADAS E DA DECISãO DE NãO REALIZAR UM PROCEDIMENTO DE APROXIMAçãO PERDIDA MESMO QUANDO O POUSO NãO FOR CONSIDERADO SEGURO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTWHEPOUSO LONGOCUMPRIDA
A-165/CENIPA/2017 - 0124/07/2020ATUAR JUNTO AO OPERADOR DA AERONAVE, A FIM DE REFORçAR A IMPORTâNCIA E A OBRIGATORIEDADE DO CUMPRIMENTO DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à COMUNICAçãO DE QUALQUER OCORRêNCIA AERONáUTICA E OS CRITéRIOS PARA REMOçãO DE AERONAVE ACIDENTADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTFFGPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-165/CENIPA/2017 - 0224/07/2020ATUAR JUNTO AO OPERADOR DA AERONAVE, A FIM DE REFORçAR A IMPORTâNCIA E A OBRIGATORIEDADE DO CUMPRIMENTO DA LEGISLAçãO PERTINENTE, RELATIVA à OBTENçãO DE UM CERTIFICADO DE OPERADOR AéREO (COA) PARA PESSOA FíSICA OU JURíDICA, FAZENDO USO COMERCIAL DE AERONAVE, REALIZANDO SERVIçOS AéREOS ESPECIALIZADOS PúBLICOS (SAE) DE FOMENTO OU PROTEçãO DA AGRICULTURA EM GERAL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTFFGPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-165/CENIPA/2017 - 0324/07/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OPERADORES E PILOTOS DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA, EM ESPECIAL AOS QUE EXERCEM ATIVIDADE AEROAGRíCOLA, SOBRE A IMPORTâNCIA DE OPERAR DENTRO DOS LIMITES DE PESO E BALANCEAMENTO, DE COMUNICAR A AUTORIDADE SIPAER E NãO MOVIMENTAR A AERONAVE QUANDO HOUVER UMA OCORRêNCIA AERONáUTICA, BEM COMO DA IMPORTâNCIA DE SE OBTER UM CERTIFICADO DE OPERADOR AéREO (COA).AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTFFGPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-161/CENIPA/2017-0124/07/2020ATUAR JUNTO AO OPERADOR DA AERONAVE, A FIM DE REFORçAR A IMPORTâNCIA E A OBRIGATORIEDADE DO CUMPRIMENTO DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à COMUNICAçãO DE QUALQUER OCORRêNCIA AERONáUTICA E OS CRITéRIOS PARA REMOçãO DE AERONAVE ACIDENTADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTFFGPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-161/CENIPA/2017-0224/07/2020ATUAR JUNTO AO OPERADOR DA AERONAVE, A FIM DE REFORçAR A IMPORTâNCIA E A OBRIGATORIEDADE DO CUMPRIMENTO DA LEGISLAçãO PERTINENTE, RELATIVA à OBTENçãO DE UM CERTIFICADO DE OPERADOR AéREO (COA) PARA PESSOA FíSICA OU JURíDICA, FAZENDO USO COMERCIAL DE AERONAVE, REALIZANDO SERVIçOS AéREOS ESPECIALIZADOS PúBLICOS (SAE) DE FOMENTO OU PROTEçãO DA AGRICULTURA EM GERAL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTFFGPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-161/CENIPA/2017-0324/07/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OPERADORES E PILOTOS DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA, EM ESPECIAL AOS QUE EXERCEM ATIVIDADE AEROAGRíCOLA, SOBRE A IMPORTâNCIA DE OPERAR DENTRO DOS LIMITES DE PESO E BALANCEAMENTO, DE COMUNICAR A AUTORIDADE SIPAER E NãO MOVIMENTAR A AERONAVE QUANDO HOUVER UMA OCORRêNCIA AERONáUTICA, BEM COMO DA IMPORTâNCIA DE SE OBTER UM CERTIFICADO DE OPERADOR AéREO (COA).AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTFFGPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-143/CENIPA/2018- 0124/07/2020ATUAR JUNTO à ROTA DO SOL TáXI AéREO LTDA., A FIM DE ADEQUAR O PROGRAMA DE TREINAMENTO OPERACIONAL E O MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS ADOTADOS PELO OPERADOR, NOTADAMENTE NO QUE SE REFERE à CAPACITAçãO E TREINAMENTO DOS TRIPULANTES PARA OPERAçãO SINGLE PILOT, QUANDO APLICáVEIS àS AERONAVES DA FROTA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRACRCONTATO ANORMAL COM A PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-143/CENIPA/2018 - 0224/07/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA QUE OPERAM SOB AS REGRAS DO RBAC Nº 135, NOTADAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AOS PROCEDIMENTOS PARA A OPERAçãO SINGLE PILOT.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRACRCONTATO ANORMAL COM A PISTACUMPRIDA
A-129/CENIPA/2018- 0224/07/2020ATUAR JUNTO AO ADMINISTRADOR DO AERóDROMO COMANDANTE ANTôNIO AMILTON BERALDO (SBPG) NO TOCANTE à ADEQUAçãO DAS BASES DE CONCRETO DAS LUZES DE ILUMINAçãO E BALIZAMENTO DO AERóDROMO DE ACORDO COM A LEGISLAçãO EM VIGOR.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPGNYPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-123/CENIPA/2018 - 0124/07/2020ATUAR JUNTO à ESCOLA PARANAENSE DE AVIAçãO, A FIM DE QUE ESSE CENTRO DE INSTRUçãO, POR OCASIãO DOS TREINAMENTOS OFERECIDOS A SEUS TRIPULANTES, AVALIE A EFICáCIA DAS TéCNICAS DE ENSINO PRáTICO DE VOO MINISTRADA POR SEUS INSTRUTORES, NO TOCANTE AO POUSO E AO CONTROLE DA AERONAVE NO SOLO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRFFNPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-123/CENIPA/2018 - 0224/07/2020ATUAR JUNTO à ESCOLA PARANAENSE DE AVIAçãO, A FIM DE QUE ESSE CENTRO DE INSTRUçãO AVALIE A EFICáCIA DE SEUS PROCESSOS DE AVALIAçãO DO PILOTO-ALUNO NA PRáTICA DE VOO, NO TOCANTE à ANáLISE DO DESEMPENHO DO INSTRUENDO, CONFORME OS NíVEIS DE APRENDIZAGEM E OS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS NA CONDUTA DOS ALUNOS PREVISTOS NO MCA 58-3/2004.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRFFNPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-117/CENIPA/2018 - 0124/07/2020ATUAR JUNTO à EJ ESCOLA DE AERONáUTICA LTDA. ME E AO AEROCLUBE DE ITáPOLIS, A FIM DE QUE O SGSO IMPLANTADO NAQUELAS INSTITUIçõES EFETIVAMENTE ENVOLVA OS SEUS FUNCIONáRIOS, ALUNOS E PRESTADORES DE SERVIçOS NA PREVENçãO DAS OCORRêNCIAS AERONáUTICAS, SALIENTANDO A IMPORTâNCIA DOS REPORTES VOLUNTáRIOS NA PROMOçãO DE UMA CULTURA VOLTADA PARA A SEGURANçA DE VOO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPREJK_PRJEAPERDA DE SEPARAÇÃO / COLISÃO EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-117/CENIPA/2018 - 0224/07/2020ATUAR JUNTO à EJ ESCOLA DE AERONáUTICA LTDA. ME E AO AEROCLUBE DE ITáPOLIS, A FIM DE QUE SEJAM PADRONIZADAS, POR MEIO DE ACORDOS OU MANUAIS CONJUNTOS, OS TIPOS DE OPERAçãO DAS AERONAVES NO CIRCUITO DE TRáFEGO LOCAL, FAZENDO CONSTAR AS REFERêNCIAS VISUAIS PARA AS POSIçõES NO CIRCUITO, AS MENSAGENS DE POSIçãO COMPULSóRIAS, OS PROCEDIMENTOS PARA AS EMERGêNCIAS, FALHAS DE COMUNICAçãO E MUDANçA DE PISTA, BEM COMO OS PROCEDIMENTOS PREVISTOS PARA OPERAçõES MISTAS, SE FOR O CASO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPREJK_PRJEAPERDA DE SEPARAÇÃO / COLISÃO EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-117/CENIPA/2018 - 0324/07/2020ATUAR JUNTO à EJ ESCOLA DE AERONáUTICA LTDA. ME E AO AEROCLUBE DE ITáPOLIS, A FIM DE AVALIAR A EFETIVIDADE DOS SEUS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL, BEM COMO DO TRABALHO DOS SEUS GESTORES DE SEGURANçA OPERACIONAL, EM ESPECIAL QUANTO à GESTãO DOS REPORTES VOLUNTáRIOS E à QUALIDADE DO GERENCIAMENTO DE RISCOS à SEGURANçA OPERACIONAL, CONFORME DETERMINA O CAPíTULO 2 DO MODELO DE MGSO DETERMINADO PELA ANAC.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPREJK_PRJEAPERDA DE SEPARAÇÃO / COLISÃO EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-117/CENIPA/2018 - 0424/07/2020ATUAR JUNTO à EJ ESCOLA DE AERONáUTICA LTDA. ME E AO AEROCLUBE DE ITáPOLIS, A FIM DE QUE, CONJUNTAMENTE, ESTAS INSTITUIçõES REALIZEM UMA ANáLISE DE RISCO SOBRE A REALIZAçãO DE VOOS DE INSTRUçãO COM APROXIMAçõES DE 180 E 360 GRAUS CONCOMITANTE A TRáFEGOS EXECUTANDO CIRCUITOS NORMAIS (PERNA BASE E RETA FINAL) E “IFR SIMULADOS”, DE MANEIRA A FACILITAR A IDENTIFICAçãO DOS PERIGOS E A IMPLEMENTAçãO DE MEDIDAS MITIGADORAS ADEQUADAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPREJK_PRJEAPERDA DE SEPARAÇÃO / COLISÃO EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-117/CENIPA/2018 - 0524/07/2020ATUAR JUNTO à ADMINISTRAçãO DO AERóDROMO DE ITáPOLIS, A FIM DE QUE SEJA ELABORADO UM DOCUMENTO DE GERENCIAMENTO DO RISCO à SEGURANçA OPERACIONAL (DGRSO), CONFORME DETERMINAM OS ITENS 1.5.4 E 2.2.3.5 DA ICA 63-18/2017, FAZENDO CONSTAR O VOLUME DE MOVIMENTOS DAS OPERAçõES LOCAIS, COM O DETALHAMENTO DAS MéDIAS DIáRIA E MENSAL, ASSIM COMO O VOLUME DE TRáFEGO NOS HORáRIOS DE PICO, PARA SUBSIDIAR A IMPLANTAçãO DE UM AFIS NO AERóDROMO OU UMA TWR, SE O MOVIMENTO ASSIM EXIGIR.DECEAACIDENTEPREJK_PRJEAPERDA DE SEPARAÇÃO / COLISÃO EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-117/CENIPA/2018-0624/07/2020ATUAR JUNTO à ADMINISTRAçãO DO AERóDROMO DE ITáPOLIS, A FIM DE QUE SEJA ELABORADO O PEDIDO FORMAL DE IMPLANTAçãO DE UMA FREQUêNCIA DE COORDENAçãO DE AERóDROMO (FCA) EXCLUSIVA.DECEAACIDENTEPREJK_PRJEAPERDA DE SEPARAÇÃO / COLISÃO EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-191/CENIPA/2018 - 0129/05/2020ATUAR EM CONJUNTO COM O FABRICANTE DO INVERSOR, A AVIONIC INSTRUMENTS LLC, E COM O FABRICANTE DA AERONAVE, A AEROSPATIALE AND ALENIA, A FIM DE VERIFICAR SE HOUVE OUTRAS OCORRÊNCIAS DE MESMA NATUREZA ANTERIORMENTE, COM O INTUITO DE MELHORAR A QUALIDADE DO INVERSOR ESTÁTICO, MODELO 1G500-1A-2573.ANACINCIDENTE GRAVEPRAQZFUMAÇA NA CABINECUMPRIDA
A-084/CENIPA/2018 - 0129/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAÇÃO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA QUE OPEREM A AERONAVE ROBINSON R22 BETA, SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE MANTER LIGADO O SISTEMA DO GOVERNADOR DE SOBREVELOCIDADE DURANTE SUA OPERAÇÃO.ANACACIDENTEPRACFPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-148/CENIPA/2017 - 0129/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS COM A PRESENTE INVESTIGAÇÃO, DE FORMA A ALERTAR OS PILOTOS E OPERADORES DO MODELO DE AERONAVE QUANTO À IMPORTÂNCIA DA CORRETA EXECUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE CHECKLIST, ESPECIFICAMENTE DO ITEM RELATIVO À POSIÇÃO DO COMPENSADOR DO LEME DE DIREÇÃO, BEM COMO DOS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA O CONTROLE DA AERONAVE NO SOLO.ANACACIDENTEPRMFPEXCURSÃO DE PISTACUMPRIDA
A-018/CENIPA/2018 - 0129/05/2020ATUAR JUNTO àS ESCOLAS DE FORMAçãO DE PILOTOS DE HELICóPTEROS, A FIM DE INCLUIR OU REFORçAR EM SEU PROGRAMA DE INSTRUçãO AéREA, TREINAMENTO ESPECíFICO RELATIVO AO VOO COM APLICAçãO MANUAL DE POTêNCIA EM SITUAçõES DE FALHA DO GOVERNADOR DE POTêNCIA, ENFATIZANDO SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DE INTERPRETAçõES ERRôNEAS DOS INSTRUMENTOS INDICADORES DOS PARâMETROS DO MOTOR.ANACACIDENTEPTFJSFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORCUMPRIDA
A-018/CENIPA/2018 - 0229/05/2020ATUAR JUNTO AOS OPERADORES E àS ORGANIZAçõES DE MANUTENçãO DAS AERONAVES R44, S/N 1361 A 2354, E R44 II, S/N 10262 A 13666, EM ESPECIAL à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO NEP-NACIONAL ESCOLA DE PILOTAGEM LTDA. E AO OPERADOR ULTRA PILOTS TAXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE ATENTEM PARA O CORRETO CUMPRIMENTO DA R44 SERVICE LETTER (SL) 47, DE 01AGO14.ANACACIDENTEPTFJSFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORAGUARDANDO RESPOSTA
A-018/CENIPA/2018 - 0329/05/2020ATUAR JUNTO à ULTRA PILOTS TAXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE ESSE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS DE ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.ANACACIDENTEPTFJSFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORAGUARDANDO RESPOSTA
A-018/CENIPA/2018 - 0429/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE QUE OPERADORES DE HELICóPTEROS, AEROCLUBES E ESCOLAS DE FORMAçãO DA AVIAçãO CIVIL, IMPLEMENTEM OU APRIMOREM SUAS MEDIDAS DE SUPERVISãO, DE MODO A ESTABELECEREM CRITéRIOS ESPECíFICOS E FORMALMENTE DESCRITOS, QUANTO A EXPERIêNCIA DE SEUS PILOTOS, DE MANEIRA A EVITAR, DENTRO DO POSSíVEL, ESCALAR PILOTOS COM POUCA EXPERIêNCIA PARA REALIZAREM VOOS SOLO, DESNECESSARIAMENTE.ANACACIDENTEPTFJSFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORCUMPRIDA
A-049/CENIPA/2018 - 0129/05/2020ATUAR JUNTO à PIQUIATUBA TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE O SEU SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO), DE FORMA A GARANTIR A MITIGAçãO DOS RISCOS DAS OPERAçõES AéREAS, NAS áREAS DE: PLANEJAMENTO, SUPERVISãO GERENCIAL, OPERAçãO DAS AERONAVES E CULTURA DE SEGURANçA OPERACIONAL.ANACACIDENTEPTKTIFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-049/CENIPA/2018 - 0229/05/2020ATUAR JUNTO à PIQUIATUBA TáXI AéREO LTDA., A FIM DE ALERTAR AQUELA ORGANIZAçãO SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO EM PISTAS NãO HOMOLOGADAS - OU NãO REGISTRADAS - PELA AUTORIDADE DA AVIAçãO CIVIL, FATO QUE FERE O ART. 30 DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA.ANACACIDENTEPTKTIFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-522/CENIPA/2018 - 0129/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE O DEVER DE SE MANTER TRIPULANTE A BORDO DE AERONAVE QUE ESTEJA COM MOTOR ACIONADO, CONFORME PRECONIZADO PELO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA, NA LETRA “S” DO ARTIGO 302 – II.ANACACIDENTEPTIRJOUTROSCUMPRIDA
A-522/CENIPA/2018 - 0229/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS, PESSOAL DE SERVIçO DE RAMPA E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA FALTA DE ATENçãO AO CAMINHAR PRóXIMO DE AERONAVES QUE ESTEJAM COM O MOTOR ACIONADO.ANACACIDENTEPTIRJOUTROSCUMPRIDA
A-161/CENIPA/2018 - 0129/05/2020REALIZAR GESTõES JUNTO AO AEROCLUBE REGIONAL DE MARINGá, NO INTUITO DE REFORçAR A NECESSIDADE DO CORRETO REGISTRO DE HORAS NAS CADERNETAS DE CéLULA, MOTOR E HéLICE DAS AERONAVES, CONFORME PRECONIZADO PELA INSTRUçãO SUPLEMENTAR (IS) 43.9-003B, DE 20FEV2020.ANACACIDENTEPPHCPCAUSADO POR FENÔMENO METEOROLÓGICO NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-506/CENIPA/2018 - 0129/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS COM A PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DE CRITERIOSA PREPARAçãO PARA O VOO, EM ESPECIAL AO GERENCIAMENTO DO COMBUSTíVEL ATRAVéS DO CONTROLE DA QUANTIDADE E CORRETA SELEçãO DOS TANQUES A SEREM UTILIZADOS EM CADA FASE DO VOO.ANACINCIDENTE GRAVEPTWJWCOMBUSTÍVELCUMPRIDA
IG-532/CENIPA/2018 -0129/05/2020ATUAR JUNTO AOS OPERADORES DE AERONAVES CIVIS BRASILEIRAS, A FIM DE REFORçAR O FIEL CUMPRIMENTO DO CAPíTULO VI DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA, “DO ACESSO AOS DESTROçOS DE AERONAVE”, INCORPORADO POR MEIO DA LEI Nº 12.970, DE 8 DE MAIO DE 2014.ANACINCIDENTE GRAVEPTDSOCOM TREM DE POUSOCUMPRIDA
A-023/CENIPA/2018 - 0129/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS DA PRESENTE INVESTIGAçãO JUNTO AOS PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO AGRíCOLA, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS FUTURAS.ANACACIDENTEPTOQXFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-071/CENIPA/2018 - 0129/05/2020ATUAR JUNTO à EMPRESA FTA - FLY TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE TREINAMENTO DE TRIPULANTES, PLANEJAMENTO DE VOO, GERENCIAMENTO DE RISCO E SUPERVISãO GERENCIAL, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.ANACACIDENTEPTIXCPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
A-071/CENIPA/2018 - 0229/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DO CORRETO PLANEJAMENTO DE VOO, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS ASPECTOS RELACIONADOS à CORRETA IDENTIFICAçãO DO LOCAL DE OPERAçãO, BEM COMO à PERFORMANCE DA AERONAVE REQUERIDA PARA A DECOLAGEM.ANACACIDENTEPTIXCPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
IG-532/CENIPA/2017 - 0129/05/2020ATUAR JUNTO AO ADMINISTRADOR DO AERóDROMO DE JACAREPAGUá - ROBERTO MARINHO (SBJR), A FIM DE QUE O MESMO ADEQUE AS VIAS DE ACESSO DA áREA OPERACIONAL, CONFORME OS REQUISITOS PREVISTOS NA SEçãO 153.429 - VIAS DE ACESSO DE EMERGêNCIA, CONSTANTES NO REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAçãO CIVIL (RBAC) Nº 153, EMENDA Nº 04, QUE TRATA DE AERóDROMOS - OPERAçãO, MANUTENçãO E RESPOSTA à EMERGêNCIA.ANACINCIDENTE GRAVEPRSNMEXCURSÃO DE PISTACUMPRIDA
A-021/CENIPA/2017 - 0129/05/2020ATUAR JUNTO à BOLZAER AVIAçãO AGRíCOLA LTDA. - ME, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE SUPERVISãO GERENCIAL, PLANEJAMENTO DE VOO E GERENCIAMENTO DE RISCO, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.ANACACIDENTEPTUQQPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-088/CENIPA/2015-0122/04/2020INTENSIFICAR AS AçõES DE PREVENçãO JUNTO AOS PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO EXECUTIVA BRASILEIRA, SOBRETUDO OS QUE UTILIZAM AERONAVES DE ASAS ROTATIVAS, NO SENTIDO DE IMPLEMENTAR UMA MUDANçA NA CULTURA DOS GRUPOS DE TRABALHO E NAS CULTURAS ORGANIZACIONAIS, A FIM DE ELEVAR A PERCEPçãO COLETIVA ACERCA DOS RISCOS INERENTES à OPERAçãO COM METEOROLOGIA ADVERSA E DE ALINHAR O CONJUNTO DE CRENçAS E VALORES COMPARTILHADOS PELOS GRUPOS DE PROFISSIONAIS AO FIEL CUMPRIMENTO DAS REGRAS ESTABELECIAS PELOS óRGãOS REGULADORES DO SISTEMA DA AVIAçãO CIVIL.ANACACIDENTEPTYDYVOO CONTROLADO CONTRA O TERRENOCUMPRIDA
A-088/CENIPA/2015-0222/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR TRIPULANTES E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO COM METEOROLOGIA ADVERSA QUANDO PILOTOS E/OU AERONAVE NãO POSSUEM HABILITAçãO/CERTIFICAçãO PARA VOOS SOB CONDIçõES METEOROLóGICAS POR INSTRUMENTOS.ANACACIDENTEPTYDYVOO CONTROLADO CONTRA O TERRENOCUMPRIDA
A-020/CENIPA/2018-0122/04/2020ATUAR NO DISTRITO DE CREPURIZãO, LOCALIZADO NO MUNICíPIO DE ITAITUBA, PA, A FIM DE INIBIR A UTILIZAçãO DO AERóDROMO NãO REGISTRADO EXISTENTE NAQUELA LOCALIDADE, VISANDO EVITAR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS DECORRENTES DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUáRIA INADEQUADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTAVOPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-020/CENIPA/2018-0222/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DE SE CONHECER E RESPEITAR OS LIMITES DE PERFORMANCE DAS AERONAVES OPERADAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTAVOPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-054/CENIPA/2017-0122/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DO DESCUMPRIMENTO DOS REQUISITOS DE COMBUSTíVEL MíNIMO PREVISTOS NA REGULAMENTAçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPEPBPANE SECACUMPRIDA
IG-536/CENIPA/2018-0122/04/2020ATUAR JUNTO à LíDER TAXI AéREO S.A., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO NAS AERONAVES BEECH AIRCRAFT, MODELO C90, CONFORME PRECONIZA A LEGISLAçãO EM VIGOR, OS RESPECTIVOS MANUAIS TéCNICOS E A LISTA DE CAPACIDADES DA EMPRESA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTLSOPERDA DE COMPONENTE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-536/CENIPA/2018-0222/04/2020ATUAR JUNTO à LíDER TAXI AéREO S.A., A FIM DE QUE SEJA ENFATIZADO AOS TRIPULANTES QUE ATUAM NAQUELA EMPRESA A IMPORTâNCIA DO FIEL CUMPRIMENTO DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS ESTABELECIDOS, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à LEITURA E EXECUçãO DA LISTA DE VERIFICAçõES (CHECKLIST), MITIGANDO A POSSIBILIDADE DE ESQUECIMENTO OU CUMPRIMENTO INADEQUADO DOS ITENS MAIS CRíTICOS à OPERAçãO DA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTLSOPERDA DE COMPONENTE EM VOOCUMPRIDA
IG-175/CENIPA/2018-0122/04/2020ATUAR JUNTO à AEROBRAN TáXI AéREO LTDA., A FIM DE ASSEGURAR QUE AQUELA ORGANIZAçãO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE EXECUçãO E CONTROLE DOS REGISTROS DE DISCREPâNCIAS OBSERVADAS EM SUAS AERONAVES ANTES, DURANTE E APóS OS VOOS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRSACPOUSO SEM TREMAGUARDANDO RESPOSTA
IG-175/CENIPA/2018-0222/04/2020ATUAR JUNTO à AEROBRAN TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO ASSEGURE QUE SEUS TRIPULANTES UTILIZEM OS CHECKLISTS DAS AERONAVES EM TODAS AS FASES DE OPERAçãO EM QUE é EXIGIDA A SUA CONSULTA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRSACPOUSO SEM TREMAGUARDANDO RESPOSTA
A-543/CENIPA/2018-01 22/04/2020ATUAR JUNTO AO FABRICANTE NO SENTIDO DE MODIFICAR O TEXTO NO MANUAL DE SERVIçOS DA AERONAVE EMB-820C, NA PáGINA 7-45 DA SEçãO VII, DETERMINANDO O USO DA FERRAMENTA ESPECIAL (GABARITO) PARA A CERTIFICAçãO DA POSIçãO CORRETA DO TREM TRAVADO EM BAIXO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTRASCOM TREM DE POUSOCUMPRIDA
A-059/CENIPA/2018-01 22/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A CORRETA UTILIZAçãO DOS FLAPES DURANTE OS PROCEDIMENTOS DE APROXIMAçãO PERDIDA E/OU ARREMETIDA, CONFORME PRECONIZADO NO MANUAL DE OPERAçõES E CHECKLIST DAS AERONAVES OPERADAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTUMYPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-066/CENIPA/2018-01 22/04/2020ATUAR JUNTO à XINGU AERO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE REFORçAR àQUELE OPERADOR A IMPORTâNCIA E A OBRIGATORIEDADE DO CUMPRIMENTO DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA (LEI 7.565) ART. 88, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à COMUNICAçãO DE QUALQUER OCORRêNCIA AERONáUTICA E OS CRITéRIOS PARA REMOçãO E REPARO DE AERONAVE ACIDENTADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTGFOPANE SECACUMPRIDA
A-066/CENIPA/2018-02 22/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO AGRíCOLA SOBRE A IMPORTâNCIA DE CONTROLAR A ADEQUADA UTILIZAçãO E SELEçãO DOS TANQUES DA AERONAVE, COM O INTUITO DE EVITAR APAGAMENTO DO MOTOR OCASIONADO POR FALTA DE COMBUSTíVEL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTGFOPANE SECACUMPRIDA
A-052/CENIPA/2018-0122/04/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE CANELA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE SEUS MECANISMOS DE ACOMPANHAMENTO E SUPERVISãO DE TODA A PARTE PRáTICA DA INSTRUçãO AéREA, EM ESPECIAL NA FORMAçãO DE INSTRUTORES DE VOO (INVA), NO INTUITO DE GARANTIR QUE AS OPERAçõES TRANSCORRAM COM ALTOS NíVEIS DE QUALIDADE E SEGURANçA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPGQAPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
A-052/CENIPA/2018-0222/04/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE CANELA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR, POR OCASIãO DOS TREINAMENTOS OFERECIDOS A SEUS TRIPULANTES, ENFATIZE AS TéCNICAS DE ARREMETIDA E OS FATORES QUE LEVAM à EXECUçãO DESSE PROCEDIMENTO, SOBRETUDO QUANDO FOR CONSTATADO PELA TRIPULAçãO QUE A AERONAVE ESTá EM UMA SITUAçãO NãO ESTABILIZADA.ANACACIDENTEPPGQAPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
A-002/CENIPA/2017-0122/04/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE CANELA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR, POR OCASIãO DOS TREINAMENTOS OFERECIDOS A SEUS TRIPULANTES, ENFATIZE AS TéCNICAS DE ARREMETIDA E OS FATORES QUE LEVAM à EXECUçãO DESSE PROCEDIMENTO, SOBRETUDO QUANDO FOR CONSTATADO PELA TRIPULAçãO QUE A AERONAVE ESTá EM UMA SITUAçãO NãO ESTABILIZADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRRUYPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
A-003/CENIPA/2018-01 22/04/2020ATUAR JUNTO A EMPRESA CAMPONESA AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS DE RECEBIMENTO, VERIFICAçãO E ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES.ANACACIDENTEPTWNUOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
A-003/CENIPA/2018-02 22/04/2020ATUAR JUNTO à OFICINA DE MANUTENçãO CENTENO AVIAçãO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO E ESCRITURAçãO DAS AERONAVES CESSNA AIRCRAFT, MODELO A188B, CONFORME PRECONIZA A LEGISLAçãO EM VIGOR.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWNUOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
A-168/CENIPA/2018-01 22/04/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE BRAGANCA PAULISTA, A FIM DE ASSEGURAR QUE AS FASES DE PRé-SOLO (PS) SEJAM CORRETAMENTE EXECUTADAS ANTES DA LIBERAçãO DO ALUNO PARA O VOO SOLO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPGVQEXCURSÃO DE PISTACUMPRIDA
A-168/CENIPA/2018-02 22/04/2020ESTUDAR A REVISãO DOS MANUAIS DOS CURSOS DE PILOTO, A FIM DE GARANTIR, àS INSTITUIçõES DE FORMAçãO DE PILOTOS, A PADRONIZAçãO DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAçãO E ENSINO, SOBRETUDO NA DEFINIçãO CLARA DOS NíVEIS DE APRENDIZAGEM A SEREM ATINGIDOS EM CADA ETAPA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPGVQEXCURSÃO DE PISTACUMPRIDA
A-171/CENIPA/2018-0122/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA, EM ESPECIAL AOS QUE OPERAM AERONAVES DE ASAS ROTATIVAS, SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DE OPERAçõES EM áREAS RESTRITAS CUJO PLANEJAMENTO NãO CONSIDERE CORRETAMENTE OS OBSTáCULOS PRESENTES NO TERRENO, BEM COMO A DIREçãO E INTENSIDADE DO VENTO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPJLBCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOCUMPRIDA
A-147/CENIPA/2016-01 22/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO SOBRE A CORRETA UTILIZAçãO DO SISTEMA DE AQUECIMENTO DO MOTOR PROVENIENTE DO CARBURADOR, ATENTANDO PARA AS CONDIçõES CLIMáTICAS, COM O INTUITO DE EVITAR APAGAMENTO DE MOTOR DEVIDO à FORMAçãO DE GELO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTIBLFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-189/CENIPA/2018-0122/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA QUANTO A IMPORTâNCIA DE PRESERVAR EM LOCAL SEGURO OS REGISTRO DE MANUTENçãO DA AERONAVE, BEM COMO DA NãO OBRIGATORIEDADE DE MANTê-LOS A BORDO, CONFORME ITEM 5.5.2 DA INSTRUçãO SUPLEMENTAR Nº 43.9-003.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTKILFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-189/CENIPA/2018-0222/04/2020AVALIAR A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER UM SISTEMA INFORMATIZADO úNICO PARA CONTROLE DOS REGISTROS DE MANUTENçãO DA FROTA DE AERONAVES REGISTRADAS NO âMBITO DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTKILFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA