CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
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NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
A-091/CENIPA/2019 - 0128/10/2019ATUAR JUNTO à MAP LINHAS AéREAS LTDA., A FIM DE QUE ESTA EMPRESA REALIZE UM TREINAMENTO EXTRAORDINáRIO EM GERENCIAMENTO DE RECURSOS DE EQUIPES (CORPORATE RESOURCE MANAGEMENT - CRM), CONTEMPLANDO TODO O PROGRAMA ESTABELECIDO NA IAC 060-1002A E NO ML.DRH.002-16, PARA TODOS OS SEUS TRIPULANTES DE VOO. FOCO ESPECIAL DEVERá SER DESPENDIDO NAS AçõES ADOTADAS DURANTE O GERENCIAMENTO DE SITUAçõES ANORMAIS E DE EMERGêNCIAS, OCORRIDAS EM VOO, COM OS MODELOS DE AERONAVES QUE COMPõEM A FROTA DA EMPRESA DE ACORDO COM AS ESPECIFICAçõES OPERATIVAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTNMJCONTATO ANORMAL COM A PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-091/CENIPA/2019 - 0228/10/2019REALIZAR UMA INSPEçãO DE ACOMPANHAMENTO DO TREINAMENTO DE CRM NA MAP LINHAS AéREAS LTDA., DE ACORDO COM OS TERMOS ESTABELECIDOS PELA IAC 060-1002A.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTNMJCONTATO ANORMAL COM A PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-091/CENIPA/2019 - 0328/10/2019ATUAR JUNTO à MAP LINHAS AéREAS LTDA., A FIM DE QUE ESTA EMPRESA MINISTRE AULAS DE RECICLAGEM SOBRE OS SISTEMAS ELéTRICOS DAS AERONAVES ATR-42 E ATR-72 PARA TODOS OS SEUS PILOTOS. ESPECIAL ATENçãO DEVERá SER DISPENDIDA NO CORRETO ENTENDIMENTO DA LISTA DE EQUIPAMENTOS DEPENDENTES QUE SERãO AFETADOS POR UMA FALHA ELéTRICA OCORRIDA EM CADA BARRAMENTO DA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTNMJCONTATO ANORMAL COM A PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-091/CENIPA/2019 - 0428/10/2019ATUAR JUNTO à MAP LINHAS AéREAS LTDA., A FIM DE ASSEGURAR QUE OS SERVIçOS DE MANUTENçãO EFETIVAMENTE REALIZADOS NAS AERONAVES OPERADAS PELA EMPRESA OCORRAM EM TOTAL CONFORMIDADE COM AS PREVISõES DAS ESPECIFICAçõES OPERATIVAS, MANUAL GERAL DE MANUTENçãO E PROGRAMA DE MANUTENçãO, APROVADOS PELA AUTORIDADE DE AVIAçãO CIVIL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTNMJCONTATO ANORMAL COM A PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-091/CENIPA/2019 - 0528/10/2019ATUAR JUNTO à MAP LINHAS AéREAS LTDA. DE FORMA A ASSEGURAR QUE O PROGRAMA DE MANUTENçãO DA EMPRESA ESTEJA EM CONFORMIDADE COM OS REQUISITOS ESTABELECIDOS PELO FABRICANTE, A FIM GARANTIR AS ADEQUADAS CONDIçõES DE AERONAVEGABILIDADE DAS AERONAVES, ESPECIFICAMENTE NO QUE SE REFERE AO PROGRAMA DE PREVENçãO E CONTROLE DE CORROSãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTNMJCONTATO ANORMAL COM A PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-091/CENIPA/2019 - 0628/10/2019ATUAR JUNTO à MAP LINHAS AéREAS LTDA., A FIM DE GARANTIR QUE AS DEMAIS AERONAVES DA FROTA DA EMPRESA ESTEJAM EM CONDIçõES ADEQUADAS DE AERONAVEGABILIDADE, ESPECIFICAMENTE NO QUE SE REFERE AO PROGRAMA DE PREVENçãO E CONTROLE DE CORROSãO, HAJA VISTA AS CONDIçõES ENCONTRADAS PELA ATR DURANTE A AVALIAçãO FEITA NA AERONAVE ACIDENTADA, AS QUAIS CULMINARAM COM A EMISSãO DO DAMAGE ASSESSMENT REPORT, REFERENCE ES-3495/19-ATR0100625.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTNMJCONTATO ANORMAL COM A PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-091/CENIPA/2019 - 0728/10/2019ATUAR JUNTO à MAP LINHAS AéREAS LTDA., A FIM DE QUE ESTA EMPRESA APRIMORE SEUS PROCESSOS DE COMUNICAçãO INTERNA, BUSCANDO A ESTABILIZAçãO DO CLIMA ORGANIZACIONAL, POR MEIO DA TROCA DE INFORMAçõES REGULARES COM OS FUNCIONáRIOS, COM O OBJETIVO DE MANTê-LOS CIENTES DAS MUDANçAS ADMINISTRATIVAS E OPERACIONAIS EM CURSO NA ORGANIZAçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTNMJCONTATO ANORMAL COM A PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-023/CENIPA/2019 - 0128/10/2019ATUAR JUNTO à AEROMAJ AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE O SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO) ADOTADO PELA EMPRESA, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO, MANUTENçãO DA ATENçãO DOS TRIPULANTES DURANTE OS SERVIçOS DE PULVERIZAçãO E DE SUPERVISãO GERENCIAL DAS OPERAçõES AEROAGRíCOLAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTUTUOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEAGUARDANDO RESPOSTA
IG-023/CENIPA/2019 - 0228/10/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NO PRESENTE RELATóRIO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DE PLANEJAMENTOS DE OPERAçõES AEROAGRíCOLAS QUE NãO CONSIDERAM CORRETAMENTE OS OBSTáCULOS PRESENTES NO TERRENO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTUTUOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEAGUARDANDO RESPOSTA
IG-577/CENIPA/2016 - 0128/10/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL SOBRE A IMPORTâNCIA DO FIEL CUMPRIMENTO DAS NORMAS OPERACIONAIS E DOS MANUAIS DE VOO DAS AERONAVES, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO CORRETO PLANEJAMENTO DE DESPACHO OPERACIONAL E OBSERVâNCIA DOS LIMITES ESTABELECIDOS PELO FABRICANTE DA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTEHGPOUSO LONGOAGUARDANDO RESPOSTA
A-160/CENIPA/2015 - 0128/10/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DE AERONAVES CONVENCIONAIS SOBRE A IMPORTâNCIA DO FIEL CUMPRIMENTO DAS NORMAS OPERACIONAIS E DOS MANUAIS DE VOO, BEM COMO DE UMA TRANSIçãO ADEQUADA DA OPERAçãO DE AERONAVES TRICICLO PARA AS CONVENCIONAIS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTBMUPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-092/CENIPA/2016 - 0128/10/2019ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AEROPORTO DE PIRAPORA (SNPX), A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO IMPLEMENTE MELHORIAS NO SISTEMA DE DRENAGEM DO AERóDROMO, DE MODO A EVITAR QUE OS DRENOS DE ESCOAMENTO DE áGUAS PLUVIAIS FIQUEM DESTAMPADOS E EXPOSTOS, TORNANDO-SE OBSTáCULOS àS AERONAVES QUE VENHAM A EXPERIMENTAR UMA EXCURSãO DE PISTA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRGEOCOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-092/CENIPA/2016 - 0228/10/2019ATUAR JUNTO AO CERTIFICADOR PRIMáRIO DA AERONAVE A FIM DE ANALISAR A PERTINêNCIA DE INCLUIR NO MANUAL DE MANUTENçãO OU DIRETIVA TéCNICA DA AERONAVE BARON MODELO 58P, A RECOMENDAçãO PARA QUE OS CILINDROS MESTRES DO SISTEMA DE FREIOS SEJAM SEMPRE DO MESMO PN E QUE, PREFERENCIALMENTE, DEVAM SER REMOVIDOS E SUBSTITUíDOS CONJUNTAMENTE, CONFORME RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FEITO AO FABRICANTE DA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRGEOCOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-092/CENIPA/2016 - 0328/10/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA ACERCA DA AUSêNCIA DE PROCEDIMENTO ESPECíFICO DE VERIFICAçãO DO NíVEL DO RESERVATóRIO DE FLUíDO HIDRáULICO DO SISTEMA DE FREIOS, NA INSPEçãO PRé-VOO DA AERONAVE BEECHCRAFT BARON 58P, CHAMANDO A ATENçãO PARA O POTENCIAL DE RISCO DESSA CONDIçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRGEOCOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-092/CENIPA/2016 - 0428/10/2019ATUAR JUNTO AO CERTIFICADOR PRIMáRIO DA AERONAVE MODELO BARON 58P A FIM DE ANALISAR A PERTINêNCIA DE INCLUIR EM SEU MANUAL DE VOO A VERIFICAçãO DO NíVEL DE FLUíDO HIDRáULICO DO RESERVATóRIO DO SISTEMA DE FREIOS, ENTRE OS PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS NA INSPEçãO PRé-VOO (PREFLIGHT CHECK), A EXEMPLO DO PREVISTO PARA A AERONAVE G58.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRGEOCOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-062/CENIPA/2017 - 0128/10/2019ATUAR JUNTO à NóRDICA AVIAçãO AGRíCOLA LTDA (EX - TERUEL AVIAçãO AGRíCOLA LTDA), A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS DE ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTUJIPANE SECAAGUARDANDO RESPOSTA
A-062/CENIPA/2017 - 0228/10/2019ATUAR JUNTO à NóRDICA AVIAçãO AGRíCOLA LTDA (EX - TERUEL AVIAçãO AGRíCOLA LTDA), A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE SEUS MECANISMOS DE SUPERVISãO GERENCIAL E SEUS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO CONTROLE, ACOMPANHAMENTO E PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE AéREA, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTUJIPANE SECAAGUARDANDO RESPOSTA
A-062/CENIPA/2017 - 0328/10/2019ATUAR JUNTO à NóRDICA AVIAçãO AGRíCOLA LTDA (EX - TERUEL AVIAçãO AGRíCOLA LTDA), A FIM DE ALERTAR AQUELE OPERADOR SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DO INADEQUADO GERENCIAMENTO DO COMBUSTíVEL E DE IMPLANTAR UMA MUDANçA NA CULTURA DO GRUPO QUE ATUA NAQUELA ORGANIZAçãO, TENDO COMO OBJETIVO A ELEVAçãO DA PERCEPçãO COLETIVA ACERCA DA IMPORTâNCIA DO FIEL CUMPRIMENTO DAS INSTRUçõES CONTIDAS NOS MANUAIS DE VOO PUBLICADOS PELO FABRICANTE DA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTUJIPANE SECAAGUARDANDO RESPOSTA
I-548/CENIPA/2018 - 0128/10/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OPERADORES E MANTENEDORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DE SE VERIFICAR, DURANTE AS AçõES DE MANUTENçãO, AS CONDIçõES E A INTEGRIDADE DOS CONECTORES DA CABLAGEM (W601-00011-24BL) INSTALADOS NAS AERONAVES EMB 500.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTEPRJAJFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-006/CENIPA/2019 - 0128/10/2019ATUAR JUNTO à AEROAGRíCOLA SUREñA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE OS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS DE ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO PREENCHIMENTO DAS CADERNETAS DE CéLULA, MOTOR E HéLICE, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTOXKEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-006/CENIPA/2019 - 0228/10/2019ATUAR JUNTO à AEROAGRíCOLA SUREñA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO, GERENCIAMENTO DE RISCO E SUPERVISãO GERENCIAL, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTOXKEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-006/CENIPA/2019 - 0328/10/2019ATUAR JUNTO à AEROAGRíCOLA SUREñA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR OFEREçA A SEUS PILOTOS UM ADEQUADO TREINAMENTO DE OPERAçõES AEROAGRíCOLAS, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO CORRETO PLANEJAMENTO DE VOO E àS TéCNICAS DE PILOTAGEM NECESSáRIAS AO DESEMPENHO SEGURO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTOXKEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-144/CENIPA/2015 - 0128/10/2019ATUAR JUNTO à CLEITON TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE OS TREINAMENTOS DOS PILOTOS DE PA46 “JETPROP” DAQUELE OPERADOR ENFATIZEM OS CONCEITOS DE APROXIMAçãO ESTABILIZADA, CRM E CONTROLE DIRECIONAL (FRENAGEM E DIRECIONAMENTO), FOCANDO NAS PARTICULARIDADES OPERACIONAIS DESTA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRVDAPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-144/CENIPA/2015 - 0228/10/2019ATUAR JUNTO à CLEITON TáXI AéREO LTDA., A FIM DE ASSEGURAR QUE OS PROCEDIMENTOS DE MANUTENçãO SOB A RESPONSABILIDADE DAQUELE OPERADOR ESTEJAM SENDO CONDUZIDOS DE FORMA A GARANTIR A SEGURANçA DAS OPERAçõES E DE ACORDO COM AS NORMAS VIGENTES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRVDAPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-144/CENIPA/2015 - 0328/10/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTE RELATóRIO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA QUANTO à POSSIBILIDADE DE PERDA DO CONTROLE DIRECIONAL DA AERONAVE APóS O POUSO, BEM COMO SUAS CONSEQUêNCIAS, EM ESPECIAL AOS MODELOS DA FAMíLIA PA46.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRVDAPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-144/CENIPA/2015 - 0428/10/2019ATUAR JUNTO à CLEITON TáXI AéREO LTDA., A FIM DE ASSEGURAR QUE AQUELE OPERADOR ESTEJA EXERCENDO SUAS ATIVIDADES EM CONFORMIDADE COM SUAS ESPECIFICAçõES OPERATIVAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRVDAPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-551/CENIPA/2016 - 0128/10/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DA EXECUçãO DE UMA APROXIMAçãO ESTABILIZADA, VISANDO GARANTIR A MANUTENçãO DOS CORRETOS PARâMETROS DE POUSO, FRENAGEM E PARADA DA AERONAVE COM SEGURANçA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPPIMEPOUSO LONGOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-093/CENIPA/2017 - 0128/10/2019ATUAR JUNTO à JUST FLY ESCOLA DE AVIAçãO LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS DE RECEBIMENTO, VERIFICAçãO E ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTDQQCOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-025/CENIPA/2019 - 0128/10/2019ATUAR JUNTO à EMPRESA COSTA DO SOL TAXI AéREO S.A., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE OS TREINAMENTOS DE CREW RESOURCE MANAGEMENT (CRM) OFERECIDOS A SEUS TRIPULANTES, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO àS INTERAçõES INTERPESSOAIS NECESSáRIAS à MANUTENçãO DA SEGURANçA OPERACIONAL DURANTE OS PROCEDIMENTOS DE TáXI E ESTACIONAMENTO DAS AERONAVES OPERADAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRBRUCOLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-025/CENIPA/2019 - 0228/10/2019ATUAR JUNTO à EMPRESA COSTA DO SOL TAXI AéREO S.A., A FIM DE ENFATIZAR àQUELE OPERADOR A IMPORTâNCIA DE SE OBSERVAR O PREVISTO NO ART. 88-N DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA QUE, SALVO AS EXCEçõES ESTABELECIDAS, PROíBE A REMOçãO DE AERONAVES ACIDENTADAS DO LOCAL DA OCORRêNCIA SEM A DEVIDA AUTORIZAçãO DA AUTORIDADE DE INVESTIGAçãO SIPAER.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRBRUCOLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-025/CENIPA/2019 - 0328/10/2019ATUAR JUNTO à EMPRESA COSTA DO SOL TAXI AéREO S.A., A FIM DE ENFATIZAR àQUELE OPERADOR A IMPORTâNCIA DE SE COMUNICAR, PELO MEIO MAIS RáPIDO, à AUTORIDADE DA AVIAçãO CIVIL E à AUTORIDADE DE INVESTIGAçãO SIPAER TODA E QUALQUER OCORRêNCIA AERONáUTICA QUE ENVOLVA AERONAVE OPERADA PELA EMPRESA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRBRUCOLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-025/CENIPA/2019 - 0428/10/2019ATUAR JUNTO à EMPRESA COSTA DO SOL TAXI AéREO S.A., A FIM DE ENFATIZAR àQUELE OPERADOR A IMPORTâNCIA DE SE PRESERVAR OS DADOS GRAVADOS PELOS EQUIPAMENTOS DE BORDO DAS AERONAVES OPERADAS PARA A INVESTIGAçãO DE OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRBRUCOLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-025/CENIPA/2019 - 0528/10/2019ATUAR JUNTO à PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAUARI, A FIM DE AQUELE OPERADOR DE AERóDROMO ATUALIZE E CUMPRA O CONSTANTE EM SEU MANUAL DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO), COMO FORMA DE PREVENIR FUTURAS OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRBRUCOLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-025/CENIPA/2019 - 0628/10/2019ATUAR JUNTO à PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAUARI, A FIM DE AQUELE OPERADOR DE AERóDROMO DESENVOLVA E IMPLANTE EM SWCA UM SISTEMA DE RESPOSTA à EMERGêNCIA AEROPORTUáRIA (SREA), UM PLANO DE EMERGêNCIA AERONáUTICA (PLEM) E UM PLANO CONTRAINCêNDIO DE AERóDROMO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRBRUCOLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-025/CENIPA/2019 - 0728/10/2019ATUAR JUNTO à PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAUARI, A FIM DE AQUELE OPERADOR DE AERóDROMO PROVIDENCIE UM GERENTE DE SEGURANçA OPERACIONAL QUE POSSA REALIZAR AS ATIVIDADES PREVISTAS NO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO) ADOTADO EM SWCA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRBRUCOLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-154/CENIPA/2015 - 0128/10/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO AGRíCOLA BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DO CORRETO PLANEJAMENTO DE VOO E OPERAçãO DAS AERONAVES, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO àS INFORMAçõES DE TEMPERATURA, UMIDADE E PRESSãO ATMOSFéRICA, BEM COMO AOS PROCEDIMENTOS PREVISTOS NOS MANUAIS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTOSTPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-016/CENIPA/2019 - 0128/10/2019ATUAR JUNTO à INOVAR AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR INCREMENTE A PREPARAçãO DOS PILOTOS PARA OS VOOS AGRíCOLAS, EM ESPECIAL NO TOCANTE à ESCOLHA DE TRAJETóRIA A SER UTILIZADA EM FUNçãO DOS OBSTáCULOS EXISTENTES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRDFAOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEAGUARDANDO RESPOSTA
A-050/CENIPA/2016 - 0128/10/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DA REALIZAçãO DE UM ADEQUADO PLANEJAMENTO DE VOO, SOBRETUDO QUANTO GERENCIAMENTO DOS RISCOS ASSOCIADOS à REALIZAçãO DE APROXIMAçõES NãO ESTABILIZADAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTPACPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-225/CENIPA/2013-0108/10/2019REALIZAR GESTõES JUNTO à RURAL AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., NO SENTIDO DE QUE SE ESTABELEçA UM CURRíCULO MíNIMO DE TREINAMENTO PARA TODOS OS ENVOLVIDOS NO TRATO COM AERONAVES. TODOS OS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS, DESDE O ABASTECIMENTO DE COMBUSTíVEL E PRODUTOS AGRíCOLAS, ATé O VOO PROPRIAMENTE DITO DEVEM SER CONTEMPLADOS. DESTA FORMA, HAVERá UM MELHOR CONHECIMENTO PARA O DESEMPENHO MAIS EFICIENTE E SEGURO DE SUAS TAREFAS.ANACACIDENTEPTGEZOPERAÇÕES NO SOLOCUMPRIDA
A-018/CENIPA/2013 - 0103/09/2019REALIZAR PROCEDIMENTOS DE FISCALIZAçãO JUNTO AO CENTRO NACIONAL DE PARAQUEDISMO, EM BOITUVA - SP, A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DAS AERONAVES QUE Lá OPERAM.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-507/CENIPA/2018-0103/09/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DO VOO SOB CONDIçõES DE VOO POR INSTRUMENTOS QUANDO AS AERONAVES OU AS TRIPULAçõES NãO SãO CERTIFICADAS OU HABILITADAS PARA OPERAR EM TAIS CONDIçõES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
A-049/CENIPA/2019 - 0103/09/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA REALIZAçãO DE FINAIS PARA POUSO NãO ESTABILIZADAS E DA DECISãO DE NãO REALIZAR UMA ARREMETIDA NOS CASOS EMAGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
A-018/CENIPA/2019 - 0103/09/2019REALIZAR UMA AUDITORIA NA PULVERIZA AVIAçãO AGRíCOLA, A FIM DE VERIFICAR SE SUAS OPERAçõES AéREAS ATENDEM OS REQUISITOS PREVISTOS NA REGULAMENTAçãO, EM ESPECIAL NO TOCANTE AO CONTROLE DO PESO MáXIMO DE DECOLAGEM E ANáLISE DE RISCO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-020/CENIPA/2019 - 0103/09/2019ATUAR JUNTO à AZUL LINHAS AéREAS BRASILEIRAS S.A, A FIM DE DAR AMPLA DIVULGAçãO à “LISTA DE EXEMPLOS DE INCIDENTES GRAVES”, O ANEXO A DA NSCA 3-13 (PROTOCOLOS DE INVESTIGAçãO DE OCORRêNCIAS AERONáUTICAS DA AVIAçãO CIVIL CONDUZIDAS PELO ESTADO BRASILEIRO), SOBRETUDO O ITEM INCAPACITAçãO DA TRIPULAçãO EM VOO, VISANDO EVITAR QUE INCIDENTES GRAVES ENVOLVENDO AERONAVE SOB A RESPONSABILIDADE DAQUELE OPERADOR NãO SEJAM INFORMADOS à AUTORIDADE DE INVESTIGAçãO DE OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-020/CENIPA/2019 - 0203/09/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OS TRIPULANTES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO SEM AS PLENAS CAPACIDADES PSICOFíSICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
IG-031/CENIPA/2017 - 0503/09/2019POR MEIO DA DIRETORIA DE MATERIAL AERONáUTICO E BéLICO (DIRMAB), ATUAR JUNTO à EMBRAER, A FIM DE QUE SEJAM IMPLEMENTADOS MECANISMOS DE INSPEçãO, CONTROLE OU MODIFICAçãO, QUE ASSEGUREM A INEXISTêNCIA DE INTERFERêNCIA OU ATRITO ENTRE AS CABLAGENS E O SIDEWALL DOS ERJ 190 EM OPERAçãO NO GTE, VISANDO IMPEDIR A DETERIORAçãO DO ISOLAMENTO DOS CABOS CONDUTORES DAQUELAS AERONAVES.COMGAPINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-031/CENIPA/2017 - 0603/09/2019ATUAR JUNTO A DIRETORIA DE MATERIAL AERONáUTICO E BéLICO (DIRMAB), A FIM DE IMPLEMENTAR MEDIDAS QUE ASSEGUREM QUE TODOS OS TRIPULANTES DE AERONAVES EQUIPADAS COM MACHADINHA, PERTENCENTES AOS PARQUES DE MATERIAL AERONáUTICO, ESTEJAM PROFICIENTES NO QUE DIZ RESPEITO à SUA ADEQUADA UTILIZAçãO, COMO EQUIPAMENTO DE COMBATE AO FOGO NO INTERIOR DAS AERONAVES, VISANDO IMPEDIR QUE O USO DESSA FERRAMENTA DEGRADE AS CONDIçõES DE OPERAçãO DA AERONAVE EM VOO OU EM SOLO. ATUAR JUNTO A DIRETORIA DE MATERIAL AERONáUTICO E BéLICO (DIRMAB), A FIM DE IMPLEMENTAR MEDIDAS QUE ASSEGUREM QUE TODOS OS TRIPULANTES DE AERONAVES EQUIPADAS COM MACHADINHA, PERTENCENTES AOS PARQUES DE MATERIAL AERONáUTICO, ESTEJAM PROFICIENTES NO QUE DIZ RESPEITO à SUA ADEQUADA UTILIZAçãO, COMO EQUIPAMENTO DE COMBATE AO FOGO NO INTERIOR DAS AERONAVES, VISANDO IMPEDIR QUE O USO DESSA FERRAMENTA DEGRADE AS CONDIçõES DE OPERAçãO DA AERONAVE EM VOO OU EM SOLO.COMGAPINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-031/CENIPA/2017 - 0703/09/2019ATUAR JUNTO AO GRUPO DE TRANSPORTE ESPECIAL (GTE), A FIM DE QUE AS CABLAGENS LOCALIZADAS ENTRE A FUSELAGEM E O SIDEWALL DAS AERONAVES ERJ-190 SEJAM INSPECIONADAS QUANTO A SUA INTEGRIDADE.GABAERACIDENTEPRAXPOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
IG-031/CENIPA/2017 - 0803/09/2019ATUAR JUNTO AO GRUPO DE TRANSPORTE ESPECIAL (GTE), A FIM DE IMPLEMENTAR MEDIDAS QUE ASSEGUREM QUE TODOS OS TRIPULANTES DE AERONAVES EQUIPADAS COM MACHADINHA ESTEJAM PROFICIENTES NO QUE DIZ RESPEITO à SUA ADEQUADA UTILIZAçãO, COMO EQUIPAMENTO DE COMBATE AO FOGO NO INTERIOR DAS AERONAVES, VISANDO IMPEDIR QUE O USO DESSA FERRAMENTA DEGRADE AS CONDIçõES DE OPERAçãO DA AERONAVE EM VOO OU EM SOLO.GABAERACIDENTEPRAXPOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
IG-031/CENIPA/2017 - 0903/09/2019IMPLEMENTAR MEDIDAS QUE ASSEGUREM QUE TODOS OS TRIPULANTES DE AERONAVES EQUIPADAS COM MACHADINHA, PERTENCENTES àS SUAS ORGANIZAçõES MILITARES SUBORDINADAS, ESTEJAM PROFICIENTES NO QUE DIZ RESPEITO à SUA ADEQUADA UTILIZAçãO, COMO EQUIPAMENTO DE COMBATE AO FOGO NO INTERIOR DAS AERONAVES, VISANDO IMPEDIR QUE O USO DESSA FERRAMENTA DEGRADE AS CONDIçõES DE OPERAçãO DA AERONAVE EM VOO OU EM SOLO.COMPREPACIDENTEPRAXPOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
IG-031/CENIPA/2017 - 1003/09/2019ATUAR JUNTO AO GRUPO ESPECIAL DE INSPEçãO EM VôO (GEIV) E AO SEGUNDO CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AéREA E CONTROLE DE TRáFEGO AéREO (CINDACTA 2), A FIM DE IMPLEMENTAR MEDIDAS QUE ASSEGUREM QUE TODOS OS TRIPULANTES DE AERONAVES EQUIPADAS COM MACHADINHA ESTEJAM PROFICIENTES NO QUE DIZ RESPEITO à SUA ADEQUADA UTILIZAçãO, COMO EQUIPAMENTO DE COMBATE AO FOGO NO INTERIOR DAS AERONAVES, VISANDO IMPEDIR QUE O USO DESSA FERRAMENTA DEGRADE AS CONDIçõES DE OPERAçãO DA AERONAVE EM VOO OU EM SOLO.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ESPAÇO AÉREOACIDENTEPRAXPOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
A-089/CENIPA/2017 - 0106/08/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OPERADORES E ORGANIZAçõES DE MANUTENçãO SOBRE A IMPORTâNCIA DE SE VERIFICAR, DURANTE OS PROCEDIMENTOS DE MANUTENçãO CORRETIVAS AS CONDIçõES DO SISTEMA DE COMBUSTíVEL DOS MOTORES IO-520-L-12B NãO SOMENTE QUANTO A VAZAMENTOS, MAS TAMBéM QUANTO à POSSIBILIDADE DESTE SISTEMA ESTAR CONTAMINADO POR MATERIAL ESTRANHO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRMPECONTATO ANORMAL COM A PISTACUMPRIDA
IG-042/CENIPA/2019 - 0106/08/2019ATUAR EM CONJUNTO COM A EUROPEAN UNION AVIATION SAFETY AGENCY (EASA) E COM A TRANSPORT CANADA CIVIL AVIATION (TCCA) NO INTUITO DE REAVALIAR A ADEQUABILIDADE DOS PARâMETROS E PROCESSOS ESTABELECIDOS NOS MANUAIS E BOLETINS DE SERVIçO PARA A MANUTENçãO DA VIDA OPERACIONAL DA HP BLADES QUE EQUIPAM OS MOTORES PW-127M, CONSIDERANDO, AINDA, A POSSIBILIDADE DE ALTERAçãO DO TEMPO LIMITE DE VIDA (HARD TIME) DAS HP BLADES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-042/CENIPA/2019 - 0206/08/2019ATUAR EM CONJUNTO COM A EUROPEAN UNION AVIATION SAFETY AGENCY (EASA) E COM A AVIONS DE TRANSPORT REGIONAL (ATR) NO INTUITO DE REAVALIAR A ADEQUABILIDADE DOS PARâMETROS E PROCESSOS ESTABELECIDOS NOS MANUAIS E BOLETINS DE SERVIçO PARA A MANUTENçãO DA VIDA OPERACIONAL DA HP BLADES QUE EQUIPAM OS MOTORES PW-127M, CONSIDERANDO, AINDA, A POSSIBILIDADE DE ALTERAR O TEMPO LIMITE DE VIDA (HARD TIME) DAS HP BLADES.BEAINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-042/CENIPA/2019 - 0306/08/2019ATUAR EM CONJUNTO COM A TRANSPORT CANADA CIVIL AVIATION (TCCA) E COM A PRATT & WHITNEY CANADA NO INTUITO DE REAVALIAR A ADEQUABILIDADE DOS PARâMETROS E PROCESSOS ESTABELECIDOS NOS MANUAIS E BOLETINS DE SERVIçO PARA A MANUTENçãO DA VIDA OPERACIONAL DA HP BLADES QUE EQUIPAM OS MOTORES PW-127M, CONSIDERANDO, AINDA, A POSSIBILIDADE DE ALTERAR O TEMPO LIMITE DE VIDA (HARD TIME) DAS HP BLADES.TSBINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-503/CENIPA/2019 - 0106/08/2019ATUAR JUNTO à LASA PROSPECçõES S.A., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO E SUPERVISãO GERENCIAL, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-032/CENIPA/2017-0106/08/2019AVALIAR, EM CONJUNTO COM O FABRICANTE DOS MOTORES IAE V2527-A5, SE TODAS AS AçõES PREVISTAS PARA A MANUTENçãO DA VIDA EM SERVIçO DOS ANNULUS FILLERS INSTALADOS NESSES MOTORES, TAIS COMO VERIFICAçõES PERIóDICAS E ENSAIOS NãO DESTRUTIVOS, SãO SUFICIENTES PARA ASSEGURAR QUE NãO OCORRAM FALHAS ESTRUTURAIS NESSES COMPONENTES DURANTE A SUA OPERAçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-550/CENIPA/2011 - 0106/08/2019ATUAR JUNTO à APLITEC AERO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE GARANTIR QUE AQUELA EMPRESA ADOTA MECANISMOS DE SUPERVISãO GERENCIAL, NO âMBITO OPERACIONAL, VISANDO ASSEGURAR QUE OS PLANEJAMENTOS DE VOO DE SEUS PILOTOS CONTEMPLAM A LOCALIZAçãO DE OBSTáCULOS QUE REPRESENTEM RISCOS àS OPERAçõES AEROAGRíCOLAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-550/CENIPA/2011 - 0206/08/2019ATUAR JUNTO à USINA ESTIVES, A FIM DE ASSEGURAR QUE AQUELA EMPRESA ADOTE AS PROVIDêNCIAS NECESSáRIAS à ADEQUAçãO DA SINALIZAçãO DOS CABOS DE SUSTENTAçãO DAS SUAS TORRES AO QUE PRESCREVE A PORTARIA 957/GM3, DE 09JUL2015, DO COMANDO DA AERONáUTICA, E SUAS ALTERAçõES.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ESPAÇO AÉREOINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-550/CENIPA/2011 - 0306/08/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS DA PRESENTE INVESTIGAçãO, JUNTO AOS DIVERSOS OPERADORES DA AVIAçãO AGRíCOLA, BUSCANDO RESSALTAR AS SEMELHANçAS ENTRE OS ASPECTOS LEVANTADOS NESTA INVESTIGAçãO E A REALIDADE VIVENCIADA PELOS OPERADORES DESTE SEGMENTO DA AVIAçãO CIVIL.SINDICATO DA AVIAÇÃO AGRÍCOLA - SINDAGINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-032/CENIPA/2019 - 0106/08/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA, SOBRETUDO OS QUE ATUAM NA AVIAçãO AGRíCOLA, SOBRE OS RISCOS DE CORRENTES DA REALIZAçãO DE CURVAS DE GRANDE INCLINAçãO A BAIXA ALTURA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
A-157/CENIPA/2016 - 0106/08/2019ATUAR JUNTO à AGD AVIATION ESCOLA DE AVIAçãO CIVIL LTDA., A FIM DE VERIFICAR SE AQUELA ORGANIZAçãO ATENDE CONTINUAMENTE AOS REQUISITOS ESTABELECIDOS NA REGULAçãO EM VIGOR, SOBRETUDO O QUE é PREVISTO NO MMA 58-4 (MANUAL DO CURSO DE PILOTO PRIVADO – HELICóPTERO), E SE OPERA COM OS NíVEIS ADEQUADOS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-157/CENIPA/2016 - 0206/08/2019REALIZAR UMA AUDITORIA NA HELICOP CHART. SERV. BRASIL TAXI AER., A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DE SEU SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL, O CONTROLE DA FADIGA DE SEUS TRIPULANTES E A ADEQUABILIDADE DE SUAS AERONAVES PARA O TRANSPORTE PúBLICO AéREO NãO REGULAR.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-089/CENIPA/2017 - 0106/08/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OPERADORES E ORGANIZAçõES DE MANUTENçãO SOBRE A IMPORTâNCIA DE SE VERIFICAR, DURANTE OS PROCEDIMENTOS DE MANUTENçãO CORRETIVAS AS CONDIçõES DO SISTEMA DE COMBUSTíVEL DOS MOTORES IO-520-L-12B NãO SOMENTE QUANTO A VAZAMENTOS, MAS TAMBéM QUANTO à POSSIBILIDADE DESTE SISTEMA ESTAR CONTAMINADO POR MATERIAL ESTRANHO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
A-089/CENIPA/2017 - 0206/08/2019ATUAR JUNTO à VOARE TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO NAS AERONAVES CESSNA, MODELO 210M, E NOS MOTORES CONTINENTAL, MODELO IO-520-L-12B, CONFORME PRECONIZA A LEGISLAçãO EM VIGOR, OS RESPECTIVOS MANUAIS TéCNICOS E A LISTA DE CAPACIDADES DA EMPRESA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-089/CENIPA/2017 - 0306/08/2019ATUAR JUNTO à VOARE TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS DE REPORTES DE ANORMALIDADE EM SUAS AERONAVES, REALIZADOS PELOS TRIPULANTES AOS PROFISSIONAIS DE MANUTENçãO, E DE ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS EXECUTADOS, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-509/CENIPA/2018 - 0128/06/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS INERENTES AO VOO EM CONDIçõES METEOROLóGICAS ADVERSAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRLJLPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
IG-589/CENIPA/2016 - 0128/06/2019ATUAR JUNTO à TBA - TECNOLOGIA BRASILEIRA AERONáUTICA, A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO NAS AERONAVES CESSNA, MODELO 150E, CONFORME PRECONIZA A LEGISLAçãO EM VIGOR, OS RESPECTIVOS MANUAIS TéCNICOS E A LISTA DE CAPACIDADES DA EMPRESA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-530/CENIPA/2016 - 0128/06/2019ATUAR JUNTO à AMAZONAVES TAXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR ORIENTE E ALERTE SEUS TRIPULANTES QUANTO AOS CORRETOS PROCEDIMENTOS PARA O CARREGAMENTO DAS AERONAVES OPERADAS E AOS CáLCULOS DE PESO E BALANCEAMENTO NECESSáRIOS à MANUTENçãO DA SEGURANçA OPERACIONAL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-090/CENIPA/2017 - 0128/06/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS COM A PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DA CRITERIOSA AVALIAçãO DAS CONDIçõES METEOROLóGICAS DO AMBIENTE OPERACIONAL, SOBRETUDO EM LOCALIDADES DESPROVIDAS DE SERVIçO DE INFORMAçãO AERONáUTICA, ALéM DAS CARACTERíSTICAS FíSICAS DOS AERóDROMOS QUE PODERãO INFLUENCIAR A SELEçãO DA CABECEIRA A SER UTILIZADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
A-123/CENIPA/2015 - 0128/06/2019ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO NACIONAL DE AVIAçãO (SBNV), A FIM DE QUE SEJAM IMPLEMENTADAS MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA DAQUELE AERóDROMO, DE MODO A EVITAR QUE AS ESTRUTURAS QUE CIRCUNDAM O CAMPO TORNEM-SE OBSTáCULOS àS AERONAVES QUE VENHAM A EXPERIMENTAR UMA EXCURSãO DE PISTA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-524/CENIPA/2018 - 0128/06/2019REALIZAR UMA AUDITORIA NA OLIVEIRA TáXI AéREO - CHE0201-01/ANAC, A FIM DE GARANTIR QUE AQUELA ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO POSSUA E UTILIZE OS MANUAIS APLICáVEIS PARA A EXECUçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO, PARTICULARMENTE EM RELAçãO AO MODELO EMB-810D.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA DE FORMA ALTERNATIVA
A-149/CENIPA/2013 - 0128/06/2019ATUAR JUNTO àS ORGANIZAçõES DE MANUTENçãO CERTIFICADAS, A FIM DE QUE QUALQUER EVENTO SéRIO DE FALHA, MAU FUNCIONAMENTO OU DEFEITO RELACIONADO AO MOTOR ARRIUS 2 F QUE EQUIPA A AERONAVE EC120B - COLIBRI SEJA RELATADO A ESSA AGêNCIA EM ATé 96 HORAS APóS A SUA DESCOBERTA, POR MEIO DE RELATóRIOS DE DIFICULDADES EM SERVIçO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-149/CENIPA/2013 - 0228/06/2019REALIZAR UMA AUDITORIA NA ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO SAFRAN HELICOPTER ENGINES DO BRASIL, A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DE SEUS PROCEDIMENTOS, EM ESPECIAL NO TOCANTE à MANUTENçãO DOS MOTORES ARRIUS 2F.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-149/CENIPA/2013 - 0328/06/2019REALIZAR UMA AUDITORIA NA ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO DA HELIBRAS, EM SãO PAULO-SP, A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DE SEUS PROCEDIMENTOS, EM ESPECIAL NO TOCANTE AO MODELO EC120B.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-149/CENIPA/2013 - 0428/06/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ELEVAR A CONSCIêNCIA SITUACIONAL DE PILOTOS E OPERADORES DAS AERONAVES EC120B - COLIBRI, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à POSSIBILIDADE DE FALHA DO MOTOR EM VOO DECORRENTE DA PERDA DE PRESSãO DE óLEO DO SISTEMA DE LUBRIFICAçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
A-149/CENIPA/2013 - 0528/06/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OPERADORES E MANTENEDORES DA AERONAVE EC120B - COLIBRI SOBRE A IMPORTâNCIA DO CUMPRIMENTO DA SERVICE LETTER N° 2818/11/ARRIUS2F, COMO FERRAMENTA DE PREVENçãO DE OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
A-504/CENIPA/2019 - 0128/06/2019REALIZAR UMA AUDITORIA NA FRETAX TÁXI AÉREO LTDA., A FIM DE ASSEGURAR-SE DA CONFORMIDADE DA MANUTENçãO DE SUAS AERONAVES, EM ESPECIAL NO TOCANTE AOS PNEUS E RODAS DO TREM DE POUSO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA DE FORMA ALTERNATIVA
A-509/CENIPA/2018 - 0128/06/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS INERENTES AO VOO EM CONDIçõES METEOROLóGICAS ADVERSAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
IG-030/CENIPA/2018 - 0128/06/2019AVALIAR A NECESSIDADE DE INCLUIR NA SEçãO 67.77 (A) DO RBAC 67 A NEOPLASIA DE MEMBRANAS MENíNGEAS, A FIM DE EVITAR QUE OS MéDICOS EXAMINADORES CREDENCIADOS POR ESSA AGêNCIA TENHAM INTERPRETAçõES DúBIAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
IG-030/CENIPA/2018 - 0228/06/2019AVALIAR A VIABILIDADE DE IMPLANTAR MECANISMOS QUE PERMITAM AOS MéDICOS EXAMINADORES CREDENCIADOS POR ESSA AGêNCIA O ACESSO àS FICHAS DE INSPEçãO DE SAúDE ANTERIORES DOS CANDIDATOS à OBTENçãO/REVALIDAçãO DO CMA E NãO APENAS AO RESULTADO DA INSPEçãO ANTERIOR.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
A-098/CENIPA/2016 - 0128/06/2019ATUAR JUNTO à EMPRESA AEROAGRíCOLA CHAPADãO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO, GERENCIAMENTO DE RISCO E SUPERVISãO GERENCIAL, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-031/CENIPA/2018 - 0128/06/2019ATUAR JUNTO à TIARTE COMéRCIO E MANUTENçãO DE AERONAVES (COM NO 1509-61/ANAC), A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO NAS AERONAVES EMB-720D, CONFORME PRECONIZA A LEGISLAçãO EM VIGOR, OS RESPECTIVOS MANUAIS TéCNICOS E A LISTA DE CAPACIDADES DA EMPRESA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-031/CENIPA/2018 - 0228/06/2019FISCALIZAR AERONAVES QUE TENHAM REALIZADO SERVIçOS DE MANUTENçãO NA TIARTE COMéRCIO E MANUTENçãO DE AERONAVES, A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DOS SERVIçOS REALIZADOS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-131/CENIPA/2017 - 0428/06/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA NãO UTILIZAçãO DA LISTA DE VERIFICAçõES (CHECKLIST), SOBRETUDO NAS FASES CRíTICAS DE VOO, COMO POUSOS E DECOLAGENS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRMPECONTATO ANORMAL COM A PISTACUMPRIDA
A-109/CENIPA/2014 - 0128/06/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE AS CARACTERíSTICAS ERGONôMICAS DA AERONAVE CESSNA 525, NA QUAL A VISUALIZAçãO DO PUNHO DE ACIONAMENTO DO FREIO DE EMERGêNCIA E DA PLACA COM A INSCRIçãO “EMERG BREAK PULL” é OBSTRUíDA PELA COLUNA DO MANCHE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-109/CENIPA/2014 - 0228/06/2019REAVALIAR OS REQUISITOS DE TREINAMENTO PARA AS AERONAVES CESSNA 525 E SIMILARES, A FIM DE FORNECER OS CONHECIMENTOS NECESSáRIOS à SUA OPERAçãO SEGURA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
A-109/CENIPA/2014 - 0328/06/2019ATUAR JUNTO àS ESCOLAS DE AVIAçãO E CENTROS DE TREINAMENTO CERTIFICADOS PARA O CESSNA 525, A FIM DE INCREMENTAR O CONHECIMENTO DOS INSTRUENDOS SOBRE O USO ADEQUADO DO FREIO DE EMERGêNCIA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-131/CENIPA/2017 - 0128/06/2019ATUAR JUNTO à MANAUS AEROTáXI (COM N°0701-02/ANAC), A FIM DE ASSEGURAR QUE OS PROCEDIMENTOS DE MANUTENçãO REALIZADOS POR AQUELA EMPRESA NOS FLUTUADORES WIPAIRE, E NOS SISTEMAS CORRELACIONADOS AO FUNCIONAMENTO DESTE EQUIPAMENTO, ESTEJAM DE ACORDO COM O PRECONIZADO PELO MANUAL DE SERVIçOS DO FABRICANTE, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE àS INSPEçõES ANUAIS E CONFIGURAçõES DO SISTEMA DE AVISO DE POSIçãO DO TREM DE POUSO ANFíBIO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-131/CENIPA/2017 - 0228/06/2019ATUAR JUNTO à MANAUS AEROTáXI (COM N°0701-02/ANAC), A FIM DE ASSEGURAR QUE OS PROCEDIMENTOS DE PREPARAçãO DE AERONAVES REALIZADOS ANTES DA LIBERAçãO PARA O VOO ESTEJAM DE ACORDO COM O PRECONIZADO PELOS MANUAIS DE OPERAçãO DE CADA EQUIPAMENTO, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE àS INSPEçõES PRé-VOO E CHEQUES PóS-INSPEçõES OU SERVIçOS DE MANUTENçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-131/CENIPA/2017 - 0328/06/2019ATUAR JUNTO AO REPRESENTANTE DA WIPAIRE INC. NO BRASIL, A FIM DE QUE AQUELA EMPRESA ANALISE A PERTINêNCIA DE ATUALIZAR O MANUAL DE SERVIçOS E INSTALAçãO DOS FLUTUADORES WIPLINE 8.000, DE MANEIRA QUE TAL DOCUMENTO TRAGA COMO ROTINA DE MANUTENçãO A VERIFICAçãO DOS DISJUNTORES AMPHIB PUMP 1 E 2 NA POSIçãO IN APóS A EXECUçãO DO CHEQUE DE ABAIXAMENTO E RECOLHIMENTO POR EMERGêNCIA DO TREM DE POUSO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-131/CENIPA/2017 - 0428/06/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA NãO UTILIZAçãO DA LISTA DE VERIFICAçõES (CHECKLIST), SOBRETUDO NAS FASES CRíTICAS DE VOO, COMO POUSOS E DECOLAGENS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
A-091/CENIPA/2014-0117/05/2019ATUAR JUNTO à TC OFICINA DE MANUTENçãO DE HELICóPTEROS LTDA. (OFICINA QUE REALIZOU A úLTIMA INSPEçãO DA AERONAVE), NO SENTIDO DE ASSEGURAR QUE OS PROCEDIMENTOS DE MANUTENçãO REALIZADOS NAS AERONAVES MODELO BELL 206L-3 ESTãO DE ACORDO COM O PRECONIZADO PELO MANUAL DO FABRICANTE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-091/CENIPA/2014-0217/05/2019ATUAR JUNTO à TC OFICINA DE MANUTENçãO DE HELICóPTEROS LTDA., NO SENTIDO DE APERFEIçOAR OS MECANISMOS DE SUPERVISãO DOS TRABALHOS REALIZADOS NA MANUTENçãO DAS AERONAVES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-146/CENIPA/2014-0117/05/2019AVALIAR A NECESSIDADE DE EMITIR UMA DIRETRIZ DE AERONAVEGABILIDADE COM BASE NO BOLETIM DE SERVIçO M77-9, EMITIDO PELA CONTINENTAL MOTORS EM 16MAR1977.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTJRYFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-146/CENIPA/2014-0217/05/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OPERADORES E MANTENEDORES DE AERONAVES EQUIPADAS COM MOTORES IO-TSIO-LTSIO-360, IO-346, IO-TSIO-520 E GTSIO-520 SERIES ENGINES SOBRE A IMPORTâNCIA DO CUMPRIMENTO DO BOLETIM DE SERVIçO M77-9, EMITIDO PELA CONTINENTAL MOTORS EM 16MAR1977.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTJRYFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-001/CENIPA/2014-0116/05/2019REALIZAR UMA AUDITORIA NA ENAGRI - EMPRESA NACIONAL DE AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO DE SUAS AERONAVES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-001/CENIPA/2014-0216/05/2019ATUAR JUNTO à ENAGRI - EMPRESA NACIONAL DE AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE ESTABELECER EM SEU PROGRAMA DE TREINAMENTO, MAIOR êNFASE NAS TéCNICAS E CUIDADOS PARA A REALIZAçãO DO VOO AGRíCOLA, EM ESPECIAL NO TOCANTE àS CURVAS DE REVERSãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-133/CENIPA/2017 - 0116/05/2019ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO DE ITAITUBA, PA, A FIM DE QUE AQUELE óRGãO OBSERVE AS RESPONSABILIDADES AFETAS A SUA ATIVIDADE, MORMENTE NO TOCANTE à COMUNICAçãO à ANAC SOBRE EVENTOS DE SEGURANçA OPERACIONAL (ESO) REFERENTES AO AERóDROMO, NOS TERMOS DO REGULAMENTO BRASILEIRO DE AVIAçãO CIVIL Nº 153.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTORUOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-133/CENIPA/2017 - 0216/05/2019ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO DE ITAITUBA, PA, DE MODO A GARANTIR QUE SEJAM INCENTIVADAS AçõES DE PREVENçãO, TAIS COMO A CONFECçãO DE RELATOS DE PREVENçãO (RELPREV) E RELATO AO CENIPA PARA A SEGURANçA DE VOO (RCSV), SEMPRE QUE OBSERVADAS SITUAçõES QUE COLOQUEM EM RISCO A SEGURANçA OPERACIONAL. ATUAR JUNTO à OCEANAIR LINHAS AéREAS (AVIANCA), A FIM DE QUE A EMPRESA DEFINA CLARAMENTE UMA DIRETRIZ DE OPERAçõES, ESTABELECENDO O POSICIONAMENTO DA COMPANHIA AéREA QUANTO AO EMPREGO DA TéCNICA “DIVE AND DRIVE” POR PARTE DOS SEUS TRIPULANTES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTORUOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-044/CENIPA/2017-0216/05/2019ATUAR JUNTO à ICARAí TURISMO TáXI AéREO LTDA., A FIM DE REAVALIAR A ADEQUABILIDADE E O CUMPRIMENTO DO MANUAL DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO) ADOTADOS POR AQUELE OPERADOR, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO àS REUNIõES E VISTORIAS DE SEGURANçA OPERACIONAL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTYHHCOMBUSTÍVELCUMPRIDA
A-044/CENIPA/2017 - 0316/05/2019ATUAR JUNTO à ICARAí TURISMO TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO E SUPERVISãO GERENCIAL, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTYHHCOMBUSTÍVELCUMPRIDA
A-044/CENIPA/2017 - 0416/05/2019ATUAR JUNTO à ICARAí TURISMO TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO IMPLEMENTE EFETIVA MUDANçA NA CULTURA ORGANIZACIONAL VIGENTE NO âMBITO DA EMPRESA, VISANDO AUMENTAR A ADERêNCIA AOS PRINCíPIOS DA PREVENçãO DE ACIDENTES POR PARTE DOS PROFISSIONAIS QUE Lá TRABALHAM, COIBINDO ATITUDES E HáBITOS QUE POSSAM FRAGILIZAR A SEGURANçA OPERACIONAL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTYHHCOMBUSTÍVELCUMPRIDA
IG-160/CENIPA/2016-0116/05/2019ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE PIRACICABA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR ADEQUE SEU PROCESSO DE INSTRUçãO DE VOO AO PREVISTO NO MCA 58-3, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à UTILIZAçãO DE FICHAS DE AVALIAçãO QUE APRESENTEM TODOS OS CAMPOS NECESSáRIOS AO ADEQUADO REGISTRO DO VOO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPPGGGPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
IG-160/CENIPA/2016-0216/05/2019ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE PIRACICABA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE AS TéCNICAS DE INSTRUçãO UTILIZADAS E ORIENTE OS INSTRUTORES A SEREM MAIS PROATIVOS E CONSERVATIVOS, DE MODO A EVITAR QUE OS ERROS DOS ALUNOS SE APROXIMEM DO PONTO DE IRREVERSIBILIDADE DE UM ACIDENTE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPPGGGPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
A-094/CENIPA/2016-0116/05/2019REVER OS REQUISITOS PARA A AVALIAçãO PSICOLóGICA DE PILOTOS, VISANDO GARANTIR QUE TAIS REQUISITOS POSSUAM UM PERFIL PROFISSIOGRáFICO PARA AS DIFERENTES CLASSES E CATEGORIAS DE CMA, COM O FITO DE RETIRAR AS LACUNAS EXISTENTES NA SISTEMáTICA ATUAL, AS QUAIS GERAM DIFICULDADES PARA O PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA PONTUAR AS CARACTERíSTICAS COMPORTAMENTAIS E HABILIDADES COGNITIVAS INDESEJáVEIS E DESEJáVEIS PARA UM CANDIDATO à FUNçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPPGGGPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
A-094/CENIPA/2016-0216/05/2019ANALISAR A VIABILIDADE DE IMPLEMENTAçãO DE PROCEDIMENTOS QUE GARANTAM àS CLíNICAS HOMOLOGADAS PARA A EMISSãO DO CERTIFICADO MéDICO AERONáUTICO (CMA) O ACESSO A UM PRONTUáRIO MéDICO UNIFICADO E ATUALIZADO, A FIM DE QUE O HISTóRICO DO CANDIDATO, NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE OBTENçãO DE CMA, SEJA CONHECIDO PELOS PROFISSIONAIS RESPONSáVEIS PELA AVALIAçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPPGGGPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-009/CENIPA/2019-0116/05/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS COM A PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE AOS RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO IMC POR PESSOAL NãO HABILITADO E/OU UTILIZANDO AERONAVE NãO CERTIFICADA PARA VOO IFR.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPUBIAIMC NÃO INTENCIONALCUMPRIDA
A-192/CENIPA/2018-0116/05/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR OS OPERADORES E PROPRIETáRIOS DE AERONAVES EXPERIMENTAIS, QUANTO AOS RISCOS ASSOCIADOS à EXECUçãO DA ATIVIDADE AéREA SEM A FIEL OBSERVâNCIA DAS NORMAS OPERACIONAIS, REGULAMENTOS OU REGRAS DE TRáFEGO AéREO, NOTADAMENTE NA REALIZAçãO DE MANOBRAS A BAIXA ALTURA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPUDVDPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
IG-045/CENIPA/2019-0316/05/2019ATUAR JUNTO AO OPERADOR DA AERONAVE NO SENTIDO DE ASSEGURAR QUE OS PILOTOS INTERPRETEM CORRETAMENTE OS ITENS E AçõES DESCRITOS NO CHECKLIST DE EMERGêNCIAS, MORMENTE NO TOCANTE AO MOMENTO EM QUE O CAB PR MODE SEL DEVE SER MOVIMENTADO PARA A POSIçãO MAN E O MAN V/S CTL PARA FULL UP NA EXECUçãO DO PROCEDIMENTO PARA VENT SKIN VALVE FAULT.ANACINCIDENTE GRAVEPTMZXDESCOMPRESSÃO NÃO INTENCIONAL / EXPLOSIVACUMPRIDA
A-017/CENIPA/2017 - 0108/04/2019ATUAR JUNTO à NITZ AVIAÇÃO AGRÍCOLA LTDA, A FIM DE VERIFICAR O PLANEJAMENTO, A SUPERVISãO E O CUMPRIMENTO DOS PROCEDIMENTOS DE PLANEJAMENTO E SUPERVISãO DAS OPERAçõES AEROAGRíCOLAS, BEM COMO VERIFICAR A EFETIVA ATUAçãO DO GSO DA EMPRESA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRNVCPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-017/CENIPA/2017 - 0208/04/2019ATUAR JUNTO à NITZ AVIAÇÃO AGRÍCOLA LTDA, A FIM DE REALIZAR NOVA PESAGEM NA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRNVCPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-034/CENIPA/2017 - 0108/04/2019Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, a fim de alertar os pilotos da aviação civil brasileira sobre os riscos decorrentes de interações medicamentosas incompatíveis com a atividade aérea, bem como de modificações realizadas nas aeronaves sem o devido conhecimento e aprovação da ANAC.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWBOPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-034/CENIPA/2017 - 0208/04/2019Atuar junto às Clínicas Médicas credenciadas por essa Agência, a fim de enfatizar a importância de se orientar os tripulantes da aviação civil brasileira sobre os riscos decorrentes de interações medicamentosas incompatíveis com a atividade aérea.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWBOPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-049/CENIPA/2016 - 0208/04/2019Aprimorar os mecanismos de fiscalização adotados por essa Agência, a fim de evitar que aeronaves experimentais sem autorização especial operem sobre áreas densamente povoadas.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRZRAPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-049/CENIPA/2016 - 0308/04/2019Atualizar os regulamentos da aviação civil brasileira, sobretudo o RBAC 01 e o RBHA 91, a fim de aprimorar e clarificar a definição do termo ?área densamente povoada?, com vistas a dirimir dúvidas que venham a se relacionar com o tema, elevando os níveis de segurança a terceiros.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRZRAPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-049/CENIPA/2016 - 0408/04/2019Atualizar os regulamentos da aviação civil brasileira, a fim de criar limitações para as aeronaves de construção amadora, a exemplo do que é feito com as aeronaves leves esportivas e com os ultraleves, no intuito de reduzir o número de terceiros expostos aos riscos do voo em aeronaves não certificadas pela autoridade da aviação civil brasileira.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRZRAPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-049/CENIPA/2016 - 0508/04/2019Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, a fim de alertar toda a sociedade brasileira sobre os riscos decorrentes do voo em aeronaves que não foram submetidas aos processos de certificação aeronáutica aplicados por autoridade da aviação civil.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRZRAPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-070/CENIPA/2017 - 0108/04/2019ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE CAMPINAS, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE SEUS MECANISMOS DE SUPERVISãO, PADRONIZAçãO E AVALIAçãO DO DESEMPENHO DE SEUS INSTRUTORES, VISANDO MITIGAR EVENTUAIS DESVIOS OPERACIONAIS OU COMPLACêNCIA NA INSTRUçãO AéREA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTCHTPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-070/CENIPA/2017 - 0208/04/2019ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE CAMPINAS, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE SEUS MECANISMOS DE FORMALIZAçãO E PADRONIZAçãO DOS PARâMETROS PARA A REALIZAçãO DE EXERCíCIOS PREVISTOS NA INSTRUçãO AéREA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTCHTPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA