CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
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Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 3587

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NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
A-018/CENIPA/2013 - 0103/09/2019REALIZAR PROCEDIMENTOS DE FISCALIZAçãO JUNTO AO CENTRO NACIONAL DE PARAQUEDISMO, EM BOITUVA - SP, A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DAS AERONAVES QUE Lá OPERAM.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-507/CENIPA/2018-0103/09/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DO VOO SOB CONDIçõES DE VOO POR INSTRUMENTOS QUANDO AS AERONAVES OU AS TRIPULAçõES NãO SãO CERTIFICADAS OU HABILITADAS PARA OPERAR EM TAIS CONDIçõES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-049/CENIPA/2019 - 0103/09/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA REALIZAçãO DE FINAIS PARA POUSO NãO ESTABILIZADAS E DA DECISãO DE NãO REALIZAR UMA ARREMETIDA NOS CASOS EMAGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-018/CENIPA/2019 - 0103/09/2019REALIZAR UMA AUDITORIA NA PULVERIZA AVIAçãO AGRíCOLA, A FIM DE VERIFICAR SE SUAS OPERAçõES AéREAS ATENDEM OS REQUISITOS PREVISTOS NA REGULAMENTAçãO, EM ESPECIAL NO TOCANTE AO CONTROLE DO PESO MáXIMO DE DECOLAGEM E ANáLISE DE RISCO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-020/CENIPA/2019 - 0103/09/2019ATUAR JUNTO à AZUL LINHAS AéREAS BRASILEIRAS S.A, A FIM DE DAR AMPLA DIVULGAçãO à “LISTA DE EXEMPLOS DE INCIDENTES GRAVES”, O ANEXO A DA NSCA 3-13 (PROTOCOLOS DE INVESTIGAçãO DE OCORRêNCIAS AERONáUTICAS DA AVIAçãO CIVIL CONDUZIDAS PELO ESTADO BRASILEIRO), SOBRETUDO O ITEM INCAPACITAçãO DA TRIPULAçãO EM VOO, VISANDO EVITAR QUE INCIDENTES GRAVES ENVOLVENDO AERONAVE SOB A RESPONSABILIDADE DAQUELE OPERADOR NãO SEJAM INFORMADOS à AUTORIDADE DE INVESTIGAçãO DE OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-020/CENIPA/2019 - 0203/09/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OS TRIPULANTES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO SEM AS PLENAS CAPACIDADES PSICOFíSICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-031/CENIPA/2017 - 0503/09/2019POR MEIO DA DIRETORIA DE MATERIAL AERONáUTICO E BéLICO (DIRMAB), ATUAR JUNTO à EMBRAER, A FIM DE QUE SEJAM IMPLEMENTADOS MECANISMOS DE INSPEçãO, CONTROLE OU MODIFICAçãO, QUE ASSEGUREM A INEXISTêNCIA DE INTERFERêNCIA OU ATRITO ENTRE AS CABLAGENS E O SIDEWALL DOS ERJ 190 EM OPERAçãO NO GTE, VISANDO IMPEDIR A DETERIORAçãO DO ISOLAMENTO DOS CABOS CONDUTORES DAQUELAS AERONAVES.COMGAPINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-031/CENIPA/2017 - 0603/09/2019ATUAR JUNTO A DIRETORIA DE MATERIAL AERONáUTICO E BéLICO (DIRMAB), A FIM DE IMPLEMENTAR MEDIDAS QUE ASSEGUREM QUE TODOS OS TRIPULANTES DE AERONAVES EQUIPADAS COM MACHADINHA, PERTENCENTES AOS PARQUES DE MATERIAL AERONáUTICO, ESTEJAM PROFICIENTES NO QUE DIZ RESPEITO à SUA ADEQUADA UTILIZAçãO, COMO EQUIPAMENTO DE COMBATE AO FOGO NO INTERIOR DAS AERONAVES, VISANDO IMPEDIR QUE O USO DESSA FERRAMENTA DEGRADE AS CONDIçõES DE OPERAçãO DA AERONAVE EM VOO OU EM SOLO. ATUAR JUNTO A DIRETORIA DE MATERIAL AERONáUTICO E BéLICO (DIRMAB), A FIM DE IMPLEMENTAR MEDIDAS QUE ASSEGUREM QUE TODOS OS TRIPULANTES DE AERONAVES EQUIPADAS COM MACHADINHA, PERTENCENTES AOS PARQUES DE MATERIAL AERONáUTICO, ESTEJAM PROFICIENTES NO QUE DIZ RESPEITO à SUA ADEQUADA UTILIZAçãO, COMO EQUIPAMENTO DE COMBATE AO FOGO NO INTERIOR DAS AERONAVES, VISANDO IMPEDIR QUE O USO DESSA FERRAMENTA DEGRADE AS CONDIçõES DE OPERAçãO DA AERONAVE EM VOO OU EM SOLO.COMGAPINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-031/CENIPA/2017 - 0703/09/2019ATUAR JUNTO AO GRUPO DE TRANSPORTE ESPECIAL (GTE), A FIM DE QUE AS CABLAGENS LOCALIZADAS ENTRE A FUSELAGEM E O SIDEWALL DAS AERONAVES ERJ-190 SEJAM INSPECIONADAS QUANTO A SUA INTEGRIDADE.GABAERACIDENTEPRAXPOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
IG-031/CENIPA/2017 - 0803/09/2019ATUAR JUNTO AO GRUPO DE TRANSPORTE ESPECIAL (GTE), A FIM DE IMPLEMENTAR MEDIDAS QUE ASSEGUREM QUE TODOS OS TRIPULANTES DE AERONAVES EQUIPADAS COM MACHADINHA ESTEJAM PROFICIENTES NO QUE DIZ RESPEITO à SUA ADEQUADA UTILIZAçãO, COMO EQUIPAMENTO DE COMBATE AO FOGO NO INTERIOR DAS AERONAVES, VISANDO IMPEDIR QUE O USO DESSA FERRAMENTA DEGRADE AS CONDIçõES DE OPERAçãO DA AERONAVE EM VOO OU EM SOLO.GABAERACIDENTEPRAXPOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
IG-031/CENIPA/2017 - 0903/09/2019IMPLEMENTAR MEDIDAS QUE ASSEGUREM QUE TODOS OS TRIPULANTES DE AERONAVES EQUIPADAS COM MACHADINHA, PERTENCENTES àS SUAS ORGANIZAçõES MILITARES SUBORDINADAS, ESTEJAM PROFICIENTES NO QUE DIZ RESPEITO à SUA ADEQUADA UTILIZAçãO, COMO EQUIPAMENTO DE COMBATE AO FOGO NO INTERIOR DAS AERONAVES, VISANDO IMPEDIR QUE O USO DESSA FERRAMENTA DEGRADE AS CONDIçõES DE OPERAçãO DA AERONAVE EM VOO OU EM SOLO.COMPREPACIDENTEPRAXPOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
IG-031/CENIPA/2017 - 1003/09/2019ATUAR JUNTO AO GRUPO ESPECIAL DE INSPEçãO EM VôO (GEIV) E AO SEGUNDO CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AéREA E CONTROLE DE TRáFEGO AéREO (CINDACTA 2), A FIM DE IMPLEMENTAR MEDIDAS QUE ASSEGUREM QUE TODOS OS TRIPULANTES DE AERONAVES EQUIPADAS COM MACHADINHA ESTEJAM PROFICIENTES NO QUE DIZ RESPEITO à SUA ADEQUADA UTILIZAçãO, COMO EQUIPAMENTO DE COMBATE AO FOGO NO INTERIOR DAS AERONAVES, VISANDO IMPEDIR QUE O USO DESSA FERRAMENTA DEGRADE AS CONDIçõES DE OPERAçãO DA AERONAVE EM VOO OU EM SOLO.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ESPAÇO AÉREOACIDENTEPRAXPOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
IG-042/CENIPA/2019 - 0106/08/2019ATUAR EM CONJUNTO COM A EUROPEAN UNION AVIATION SAFETY AGENCY (EASA) E COM A TRANSPORT CANADA CIVIL AVIATION (TCCA) NO INTUITO DE REAVALIAR A ADEQUABILIDADE DOS PARâMETROS E PROCESSOS ESTABELECIDOS NOS MANUAIS E BOLETINS DE SERVIçO PARA A MANUTENçãO DA VIDA OPERACIONAL DA HP BLADES QUE EQUIPAM OS MOTORES PW-127M, CONSIDERANDO, AINDA, A POSSIBILIDADE DE ALTERAçãO DO TEMPO LIMITE DE VIDA (HARD TIME) DAS HP BLADES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-042/CENIPA/2019 - 0206/08/2019ATUAR EM CONJUNTO COM A EUROPEAN UNION AVIATION SAFETY AGENCY (EASA) E COM A AVIONS DE TRANSPORT REGIONAL (ATR) NO INTUITO DE REAVALIAR A ADEQUABILIDADE DOS PARâMETROS E PROCESSOS ESTABELECIDOS NOS MANUAIS E BOLETINS DE SERVIçO PARA A MANUTENçãO DA VIDA OPERACIONAL DA HP BLADES QUE EQUIPAM OS MOTORES PW-127M, CONSIDERANDO, AINDA, A POSSIBILIDADE DE ALTERAR O TEMPO LIMITE DE VIDA (HARD TIME) DAS HP BLADES.BEAINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-042/CENIPA/2019 - 0306/08/2019ATUAR EM CONJUNTO COM A TRANSPORT CANADA CIVIL AVIATION (TCCA) E COM A PRATT & WHITNEY CANADA NO INTUITO DE REAVALIAR A ADEQUABILIDADE DOS PARâMETROS E PROCESSOS ESTABELECIDOS NOS MANUAIS E BOLETINS DE SERVIçO PARA A MANUTENçãO DA VIDA OPERACIONAL DA HP BLADES QUE EQUIPAM OS MOTORES PW-127M, CONSIDERANDO, AINDA, A POSSIBILIDADE DE ALTERAR O TEMPO LIMITE DE VIDA (HARD TIME) DAS HP BLADES.TSBINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-503/CENIPA/2019 - 0106/08/2019ATUAR JUNTO à LASA PROSPECçõES S.A., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO E SUPERVISãO GERENCIAL, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-032/CENIPA/2017-0106/08/2019AVALIAR, EM CONJUNTO COM O FABRICANTE DOS MOTORES IAE V2527-A5, SE TODAS AS AçõES PREVISTAS PARA A MANUTENçãO DA VIDA EM SERVIçO DOS ANNULUS FILLERS INSTALADOS NESSES MOTORES, TAIS COMO VERIFICAçõES PERIóDICAS E ENSAIOS NãO DESTRUTIVOS, SãO SUFICIENTES PARA ASSEGURAR QUE NãO OCORRAM FALHAS ESTRUTURAIS NESSES COMPONENTES DURANTE A SUA OPERAçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-550/CENIPA/2011 - 0106/08/2019ATUAR JUNTO à APLITEC AERO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE GARANTIR QUE AQUELA EMPRESA ADOTA MECANISMOS DE SUPERVISãO GERENCIAL, NO âMBITO OPERACIONAL, VISANDO ASSEGURAR QUE OS PLANEJAMENTOS DE VOO DE SEUS PILOTOS CONTEMPLAM A LOCALIZAçãO DE OBSTáCULOS QUE REPRESENTEM RISCOS àS OPERAçõES AEROAGRíCOLAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-550/CENIPA/2011 - 0206/08/2019ATUAR JUNTO à USINA ESTIVES, A FIM DE ASSEGURAR QUE AQUELA EMPRESA ADOTE AS PROVIDêNCIAS NECESSáRIAS à ADEQUAçãO DA SINALIZAçãO DOS CABOS DE SUSTENTAçãO DAS SUAS TORRES AO QUE PRESCREVE A PORTARIA 957/GM3, DE 09JUL2015, DO COMANDO DA AERONáUTICA, E SUAS ALTERAçõES.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ESPAÇO AÉREOINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-550/CENIPA/2011 - 0306/08/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS DA PRESENTE INVESTIGAçãO, JUNTO AOS DIVERSOS OPERADORES DA AVIAçãO AGRíCOLA, BUSCANDO RESSALTAR AS SEMELHANçAS ENTRE OS ASPECTOS LEVANTADOS NESTA INVESTIGAçãO E A REALIDADE VIVENCIADA PELOS OPERADORES DESTE SEGMENTO DA AVIAçãO CIVIL.SINDICATO DA AVIAÇÃO AGRÍCOLA - SINDAGINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-032/CENIPA/2019 - 0106/08/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA, SOBRETUDO OS QUE ATUAM NA AVIAçãO AGRíCOLA, SOBRE OS RISCOS DE CORRENTES DA REALIZAçãO DE CURVAS DE GRANDE INCLINAçãO A BAIXA ALTURA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-157/CENIPA/2016 - 0106/08/2019ATUAR JUNTO à AGD AVIATION ESCOLA DE AVIAçãO CIVIL LTDA., A FIM DE VERIFICAR SE AQUELA ORGANIZAçãO ATENDE CONTINUAMENTE AOS REQUISITOS ESTABELECIDOS NA REGULAçãO EM VIGOR, SOBRETUDO O QUE é PREVISTO NO MMA 58-4 (MANUAL DO CURSO DE PILOTO PRIVADO – HELICóPTERO), E SE OPERA COM OS NíVEIS ADEQUADOS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-157/CENIPA/2016 - 0206/08/2019REALIZAR UMA AUDITORIA NA HELICOP CHART. SERV. BRASIL TAXI AER., A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DE SEU SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL, O CONTROLE DA FADIGA DE SEUS TRIPULANTES E A ADEQUABILIDADE DE SUAS AERONAVES PARA O TRANSPORTE PúBLICO AéREO NãO REGULAR.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-089/CENIPA/2017 - 0106/08/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OPERADORES E ORGANIZAçõES DE MANUTENçãO SOBRE A IMPORTâNCIA DE SE VERIFICAR, DURANTE OS PROCEDIMENTOS DE MANUTENçãO CORRETIVAS AS CONDIçõES DO SISTEMA DE COMBUSTíVEL DOS MOTORES IO-520-L-12B NãO SOMENTE QUANTO A VAZAMENTOS, MAS TAMBéM QUANTO à POSSIBILIDADE DESTE SISTEMA ESTAR CONTAMINADO POR MATERIAL ESTRANHO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
A-089/CENIPA/2017 - 0206/08/2019ATUAR JUNTO à VOARE TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO NAS AERONAVES CESSNA, MODELO 210M, E NOS MOTORES CONTINENTAL, MODELO IO-520-L-12B, CONFORME PRECONIZA A LEGISLAçãO EM VIGOR, OS RESPECTIVOS MANUAIS TéCNICOS E A LISTA DE CAPACIDADES DA EMPRESA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-089/CENIPA/2017 - 0306/08/2019ATUAR JUNTO à VOARE TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS DE REPORTES DE ANORMALIDADE EM SUAS AERONAVES, REALIZADOS PELOS TRIPULANTES AOS PROFISSIONAIS DE MANUTENçãO, E DE ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS EXECUTADOS, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-089/CENIPA/2017 - 0106/08/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OPERADORES E ORGANIZAçõES DE MANUTENçãO SOBRE A IMPORTâNCIA DE SE VERIFICAR, DURANTE OS PROCEDIMENTOS DE MANUTENçãO CORRETIVAS AS CONDIçõES DO SISTEMA DE COMBUSTíVEL DOS MOTORES IO-520-L-12B NãO SOMENTE QUANTO A VAZAMENTOS, MAS TAMBéM QUANTO à POSSIBILIDADE DESTE SISTEMA ESTAR CONTAMINADO POR MATERIAL ESTRANHO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRMPECONTATO ANORMAL COM A PISTACUMPRIDA
A-509/CENIPA/2018 - 0128/06/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS INERENTES AO VOO EM CONDIçõES METEOROLóGICAS ADVERSAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRLJLPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
IG-589/CENIPA/2016 - 0128/06/2019ATUAR JUNTO à TBA - TECNOLOGIA BRASILEIRA AERONáUTICA, A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO NAS AERONAVES CESSNA, MODELO 150E, CONFORME PRECONIZA A LEGISLAçãO EM VIGOR, OS RESPECTIVOS MANUAIS TéCNICOS E A LISTA DE CAPACIDADES DA EMPRESA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-530/CENIPA/2016 - 0128/06/2019ATUAR JUNTO à AMAZONAVES TAXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR ORIENTE E ALERTE SEUS TRIPULANTES QUANTO AOS CORRETOS PROCEDIMENTOS PARA O CARREGAMENTO DAS AERONAVES OPERADAS E AOS CáLCULOS DE PESO E BALANCEAMENTO NECESSáRIOS à MANUTENçãO DA SEGURANçA OPERACIONAL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-090/CENIPA/2017 - 0128/06/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS COM A PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DA CRITERIOSA AVALIAçãO DAS CONDIçõES METEOROLóGICAS DO AMBIENTE OPERACIONAL, SOBRETUDO EM LOCALIDADES DESPROVIDAS DE SERVIçO DE INFORMAçãO AERONáUTICA, ALéM DAS CARACTERíSTICAS FíSICAS DOS AERóDROMOS QUE PODERãO INFLUENCIAR A SELEçãO DA CABECEIRA A SER UTILIZADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-123/CENIPA/2015 - 0128/06/2019ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO NACIONAL DE AVIAçãO (SBNV), A FIM DE QUE SEJAM IMPLEMENTADAS MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA DAQUELE AERóDROMO, DE MODO A EVITAR QUE AS ESTRUTURAS QUE CIRCUNDAM O CAMPO TORNEM-SE OBSTáCULOS àS AERONAVES QUE VENHAM A EXPERIMENTAR UMA EXCURSãO DE PISTA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-524/CENIPA/2018 - 0128/06/2019REALIZAR UMA AUDITORIA NA OLIVEIRA TáXI AéREO - CHE0201-01/ANAC, A FIM DE GARANTIR QUE AQUELA ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO POSSUA E UTILIZE OS MANUAIS APLICáVEIS PARA A EXECUçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO, PARTICULARMENTE EM RELAçãO AO MODELO EMB-810D.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-149/CENIPA/2013 - 0128/06/2019ATUAR JUNTO àS ORGANIZAçõES DE MANUTENçãO CERTIFICADAS, A FIM DE QUE QUALQUER EVENTO SéRIO DE FALHA, MAU FUNCIONAMENTO OU DEFEITO RELACIONADO AO MOTOR ARRIUS 2 F QUE EQUIPA A AERONAVE EC120B - COLIBRI SEJA RELATADO A ESSA AGêNCIA EM ATé 96 HORAS APóS A SUA DESCOBERTA, POR MEIO DE RELATóRIOS DE DIFICULDADES EM SERVIçO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-149/CENIPA/2013 - 0228/06/2019REALIZAR UMA AUDITORIA NA ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO SAFRAN HELICOPTER ENGINES DO BRASIL, A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DE SEUS PROCEDIMENTOS, EM ESPECIAL NO TOCANTE à MANUTENçãO DOS MOTORES ARRIUS 2F.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-149/CENIPA/2013 - 0328/06/2019REALIZAR UMA AUDITORIA NA ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO DA HELIBRAS, EM SãO PAULO-SP, A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DE SEUS PROCEDIMENTOS, EM ESPECIAL NO TOCANTE AO MODELO EC120B.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-149/CENIPA/2013 - 0428/06/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ELEVAR A CONSCIêNCIA SITUACIONAL DE PILOTOS E OPERADORES DAS AERONAVES EC120B - COLIBRI, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à POSSIBILIDADE DE FALHA DO MOTOR EM VOO DECORRENTE DA PERDA DE PRESSãO DE óLEO DO SISTEMA DE LUBRIFICAçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-149/CENIPA/2013 - 0528/06/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OPERADORES E MANTENEDORES DA AERONAVE EC120B - COLIBRI SOBRE A IMPORTâNCIA DO CUMPRIMENTO DA SERVICE LETTER N° 2818/11/ARRIUS2F, COMO FERRAMENTA DE PREVENçãO DE OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-504/CENIPA/2019 - 0128/06/2019REALIZAR UMA AUDITORIA NA FRETAX TÁXI AÉREO LTDA., A FIM DE ASSEGURAR-SE DA CONFORMIDADE DA MANUTENçãO DE SUAS AERONAVES, EM ESPECIAL NO TOCANTE AOS PNEUS E RODAS DO TREM DE POUSO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-509/CENIPA/2018 - 0128/06/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS INERENTES AO VOO EM CONDIçõES METEOROLóGICAS ADVERSAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
IG-030/CENIPA/2018 - 0128/06/2019AVALIAR A NECESSIDADE DE INCLUIR NA SEçãO 67.77 (A) DO RBAC 67 A NEOPLASIA DE MEMBRANAS MENíNGEAS, A FIM DE EVITAR QUE OS MéDICOS EXAMINADORES CREDENCIADOS POR ESSA AGêNCIA TENHAM INTERPRETAçõES DúBIAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-030/CENIPA/2018 - 0228/06/2019AVALIAR A VIABILIDADE DE IMPLANTAR MECANISMOS QUE PERMITAM AOS MéDICOS EXAMINADORES CREDENCIADOS POR ESSA AGêNCIA O ACESSO àS FICHAS DE INSPEçãO DE SAúDE ANTERIORES DOS CANDIDATOS à OBTENçãO/REVALIDAçãO DO CMA E NãO APENAS AO RESULTADO DA INSPEçãO ANTERIOR.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-098/CENIPA/2016 - 0128/06/2019ATUAR JUNTO à EMPRESA AEROAGRíCOLA CHAPADãO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO, GERENCIAMENTO DE RISCO E SUPERVISãO GERENCIAL, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-031/CENIPA/2018 - 0128/06/2019ATUAR JUNTO à TIARTE COMéRCIO E MANUTENçãO DE AERONAVES (COM NO 1509-61/ANAC), A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO NAS AERONAVES EMB-720D, CONFORME PRECONIZA A LEGISLAçãO EM VIGOR, OS RESPECTIVOS MANUAIS TéCNICOS E A LISTA DE CAPACIDADES DA EMPRESA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-031/CENIPA/2018 - 0228/06/2019FISCALIZAR AERONAVES QUE TENHAM REALIZADO SERVIçOS DE MANUTENçãO NA TIARTE COMéRCIO E MANUTENçãO DE AERONAVES, A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DOS SERVIçOS REALIZADOS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-109/CENIPA/2014 - 0128/06/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE AS CARACTERíSTICAS ERGONôMICAS DA AERONAVE CESSNA 525, NA QUAL A VISUALIZAçãO DO PUNHO DE ACIONAMENTO DO FREIO DE EMERGêNCIA E DA PLACA COM A INSCRIçãO “EMERG BREAK PULL” é OBSTRUíDA PELA COLUNA DO MANCHE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-109/CENIPA/2014 - 0228/06/2019REAVALIAR OS REQUISITOS DE TREINAMENTO PARA AS AERONAVES CESSNA 525 E SIMILARES, A FIM DE FORNECER OS CONHECIMENTOS NECESSáRIOS à SUA OPERAçãO SEGURA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-109/CENIPA/2014 - 0328/06/2019ATUAR JUNTO àS ESCOLAS DE AVIAçãO E CENTROS DE TREINAMENTO CERTIFICADOS PARA O CESSNA 525, A FIM DE INCREMENTAR O CONHECIMENTO DOS INSTRUENDOS SOBRE O USO ADEQUADO DO FREIO DE EMERGêNCIA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-131/CENIPA/2017 - 0128/06/2019ATUAR JUNTO à MANAUS AEROTáXI (COM N°0701-02/ANAC), A FIM DE ASSEGURAR QUE OS PROCEDIMENTOS DE MANUTENçãO REALIZADOS POR AQUELA EMPRESA NOS FLUTUADORES WIPAIRE, E NOS SISTEMAS CORRELACIONADOS AO FUNCIONAMENTO DESTE EQUIPAMENTO, ESTEJAM DE ACORDO COM O PRECONIZADO PELO MANUAL DE SERVIçOS DO FABRICANTE, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE àS INSPEçõES ANUAIS E CONFIGURAçõES DO SISTEMA DE AVISO DE POSIçãO DO TREM DE POUSO ANFíBIO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-131/CENIPA/2017 - 0228/06/2019ATUAR JUNTO à MANAUS AEROTáXI (COM N°0701-02/ANAC), A FIM DE ASSEGURAR QUE OS PROCEDIMENTOS DE PREPARAçãO DE AERONAVES REALIZADOS ANTES DA LIBERAçãO PARA O VOO ESTEJAM DE ACORDO COM O PRECONIZADO PELOS MANUAIS DE OPERAçãO DE CADA EQUIPAMENTO, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE àS INSPEçõES PRé-VOO E CHEQUES PóS-INSPEçõES OU SERVIçOS DE MANUTENçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-131/CENIPA/2017 - 0328/06/2019ATUAR JUNTO AO REPRESENTANTE DA WIPAIRE INC. NO BRASIL, A FIM DE QUE AQUELA EMPRESA ANALISE A PERTINêNCIA DE ATUALIZAR O MANUAL DE SERVIçOS E INSTALAçãO DOS FLUTUADORES WIPLINE 8.000, DE MANEIRA QUE TAL DOCUMENTO TRAGA COMO ROTINA DE MANUTENçãO A VERIFICAçãO DOS DISJUNTORES AMPHIB PUMP 1 E 2 NA POSIçãO IN APóS A EXECUçãO DO CHEQUE DE ABAIXAMENTO E RECOLHIMENTO POR EMERGêNCIA DO TREM DE POUSO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-131/CENIPA/2017 - 0428/06/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA NãO UTILIZAçãO DA LISTA DE VERIFICAçõES (CHECKLIST), SOBRETUDO NAS FASES CRíTICAS DE VOO, COMO POUSOS E DECOLAGENS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTBXFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
A-131/CENIPA/2017 - 0428/06/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA NãO UTILIZAçãO DA LISTA DE VERIFICAçõES (CHECKLIST), SOBRETUDO NAS FASES CRíTICAS DE VOO, COMO POUSOS E DECOLAGENS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRMPECONTATO ANORMAL COM A PISTACUMPRIDA
A-091/CENIPA/2014-0117/05/2019ATUAR JUNTO à TC OFICINA DE MANUTENçãO DE HELICóPTEROS LTDA. (OFICINA QUE REALIZOU A úLTIMA INSPEçãO DA AERONAVE), NO SENTIDO DE ASSEGURAR QUE OS PROCEDIMENTOS DE MANUTENçãO REALIZADOS NAS AERONAVES MODELO BELL 206L-3 ESTãO DE ACORDO COM O PRECONIZADO PELO MANUAL DO FABRICANTE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-091/CENIPA/2014-0217/05/2019ATUAR JUNTO à TC OFICINA DE MANUTENçãO DE HELICóPTEROS LTDA., NO SENTIDO DE APERFEIçOAR OS MECANISMOS DE SUPERVISãO DOS TRABALHOS REALIZADOS NA MANUTENçãO DAS AERONAVES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-146/CENIPA/2014-0117/05/2019AVALIAR A NECESSIDADE DE EMITIR UMA DIRETRIZ DE AERONAVEGABILIDADE COM BASE NO BOLETIM DE SERVIçO M77-9, EMITIDO PELA CONTINENTAL MOTORS EM 16MAR1977.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTJRYFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-146/CENIPA/2014-0217/05/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OPERADORES E MANTENEDORES DE AERONAVES EQUIPADAS COM MOTORES IO-TSIO-LTSIO-360, IO-346, IO-TSIO-520 E GTSIO-520 SERIES ENGINES SOBRE A IMPORTâNCIA DO CUMPRIMENTO DO BOLETIM DE SERVIçO M77-9, EMITIDO PELA CONTINENTAL MOTORS EM 16MAR1977.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTJRYFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-001/CENIPA/2014-0116/05/2019REALIZAR UMA AUDITORIA NA ENAGRI - EMPRESA NACIONAL DE AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO DE SUAS AERONAVES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-001/CENIPA/2014-0216/05/2019ATUAR JUNTO à ENAGRI - EMPRESA NACIONAL DE AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE ESTABELECER EM SEU PROGRAMA DE TREINAMENTO, MAIOR êNFASE NAS TéCNICAS E CUIDADOS PARA A REALIZAçãO DO VOO AGRíCOLA, EM ESPECIAL NO TOCANTE àS CURVAS DE REVERSãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
IG-160/CENIPA/2016-0116/05/2019ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE PIRACICABA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR ADEQUE SEU PROCESSO DE INSTRUçãO DE VOO AO PREVISTO NO MCA 58-3, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à UTILIZAçãO DE FICHAS DE AVALIAçãO QUE APRESENTEM TODOS OS CAMPOS NECESSáRIOS AO ADEQUADO REGISTRO DO VOO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPPGGGPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
IG-160/CENIPA/2016-0216/05/2019ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE PIRACICABA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE AS TéCNICAS DE INSTRUçãO UTILIZADAS E ORIENTE OS INSTRUTORES A SEREM MAIS PROATIVOS E CONSERVATIVOS, DE MODO A EVITAR QUE OS ERROS DOS ALUNOS SE APROXIMEM DO PONTO DE IRREVERSIBILIDADE DE UM ACIDENTE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPPGGGPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
A-094/CENIPA/2016-0116/05/2019REVER OS REQUISITOS PARA A AVALIAçãO PSICOLóGICA DE PILOTOS, VISANDO GARANTIR QUE TAIS REQUISITOS POSSUAM UM PERFIL PROFISSIOGRáFICO PARA AS DIFERENTES CLASSES E CATEGORIAS DE CMA, COM O FITO DE RETIRAR AS LACUNAS EXISTENTES NA SISTEMáTICA ATUAL, AS QUAIS GERAM DIFICULDADES PARA O PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA PONTUAR AS CARACTERíSTICAS COMPORTAMENTAIS E HABILIDADES COGNITIVAS INDESEJáVEIS E DESEJáVEIS PARA UM CANDIDATO à FUNçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPPGGGPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
A-094/CENIPA/2016-0216/05/2019ANALISAR A VIABILIDADE DE IMPLEMENTAçãO DE PROCEDIMENTOS QUE GARANTAM àS CLíNICAS HOMOLOGADAS PARA A EMISSãO DO CERTIFICADO MéDICO AERONáUTICO (CMA) O ACESSO A UM PRONTUáRIO MéDICO UNIFICADO E ATUALIZADO, A FIM DE QUE O HISTóRICO DO CANDIDATO, NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE OBTENçãO DE CMA, SEJA CONHECIDO PELOS PROFISSIONAIS RESPONSáVEIS PELA AVALIAçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPPGGGPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-133/CENIPA/2017 - 0116/05/2019ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO DE ITAITUBA, PA, A FIM DE QUE AQUELE óRGãO OBSERVE AS RESPONSABILIDADES AFETAS A SUA ATIVIDADE, MORMENTE NO TOCANTE à COMUNICAçãO à ANAC SOBRE EVENTOS DE SEGURANçA OPERACIONAL (ESO) REFERENTES AO AERóDROMO, NOS TERMOS DO REGULAMENTO BRASILEIRO DE AVIAçãO CIVIL Nº 153.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTORUOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-133/CENIPA/2017 - 0216/05/2019ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO DE ITAITUBA, PA, DE MODO A GARANTIR QUE SEJAM INCENTIVADAS AçõES DE PREVENçãO, TAIS COMO A CONFECçãO DE RELATOS DE PREVENçãO (RELPREV) E RELATO AO CENIPA PARA A SEGURANçA DE VOO (RCSV), SEMPRE QUE OBSERVADAS SITUAçõES QUE COLOQUEM EM RISCO A SEGURANçA OPERACIONAL. ATUAR JUNTO à OCEANAIR LINHAS AéREAS (AVIANCA), A FIM DE QUE A EMPRESA DEFINA CLARAMENTE UMA DIRETRIZ DE OPERAçõES, ESTABELECENDO O POSICIONAMENTO DA COMPANHIA AéREA QUANTO AO EMPREGO DA TéCNICA “DIVE AND DRIVE” POR PARTE DOS SEUS TRIPULANTES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTORUOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-044/CENIPA/2017-0216/05/2019ATUAR JUNTO à ICARAí TURISMO TáXI AéREO LTDA., A FIM DE REAVALIAR A ADEQUABILIDADE E O CUMPRIMENTO DO MANUAL DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO) ADOTADOS POR AQUELE OPERADOR, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO àS REUNIõES E VISTORIAS DE SEGURANçA OPERACIONAL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTYHHCOMBUSTÍVELCUMPRIDA
A-044/CENIPA/2017 - 0316/05/2019ATUAR JUNTO à ICARAí TURISMO TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO E SUPERVISãO GERENCIAL, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTYHHCOMBUSTÍVELCUMPRIDA
A-044/CENIPA/2017 - 0416/05/2019ATUAR JUNTO à ICARAí TURISMO TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO IMPLEMENTE EFETIVA MUDANçA NA CULTURA ORGANIZACIONAL VIGENTE NO âMBITO DA EMPRESA, VISANDO AUMENTAR A ADERêNCIA AOS PRINCíPIOS DA PREVENçãO DE ACIDENTES POR PARTE DOS PROFISSIONAIS QUE Lá TRABALHAM, COIBINDO ATITUDES E HáBITOS QUE POSSAM FRAGILIZAR A SEGURANçA OPERACIONAL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTYHHCOMBUSTÍVELCUMPRIDA
A-009/CENIPA/2019-0116/05/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS COM A PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE AOS RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO IMC POR PESSOAL NãO HABILITADO E/OU UTILIZANDO AERONAVE NãO CERTIFICADA PARA VOO IFR.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPUBIAIMC NÃO INTENCIONALCUMPRIDA
A-192/CENIPA/2018-0116/05/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR OS OPERADORES E PROPRIETáRIOS DE AERONAVES EXPERIMENTAIS, QUANTO AOS RISCOS ASSOCIADOS à EXECUçãO DA ATIVIDADE AéREA SEM A FIEL OBSERVâNCIA DAS NORMAS OPERACIONAIS, REGULAMENTOS OU REGRAS DE TRáFEGO AéREO, NOTADAMENTE NA REALIZAçãO DE MANOBRAS A BAIXA ALTURA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPUDVDPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-017/CENIPA/2017 - 0108/04/2019ATUAR JUNTO à NITZ AVIAÇÃO AGRÍCOLA LTDA, A FIM DE VERIFICAR O PLANEJAMENTO, A SUPERVISãO E O CUMPRIMENTO DOS PROCEDIMENTOS DE PLANEJAMENTO E SUPERVISãO DAS OPERAçõES AEROAGRíCOLAS, BEM COMO VERIFICAR A EFETIVA ATUAçãO DO GSO DA EMPRESA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRNVCPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-017/CENIPA/2017 - 0208/04/2019ATUAR JUNTO à NITZ AVIAÇÃO AGRÍCOLA LTDA, A FIM DE REALIZAR NOVA PESAGEM NA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRNVCPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-034/CENIPA/2017 - 0108/04/2019Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, a fim de alertar os pilotos da aviação civil brasileira sobre os riscos decorrentes de interações medicamentosas incompatíveis com a atividade aérea, bem como de modificações realizadas nas aeronaves sem o devido conhecimento e aprovação da ANAC.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWBOPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-034/CENIPA/2017 - 0208/04/2019Atuar junto às Clínicas Médicas credenciadas por essa Agência, a fim de enfatizar a importância de se orientar os tripulantes da aviação civil brasileira sobre os riscos decorrentes de interações medicamentosas incompatíveis com a atividade aérea.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWBOPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-049/CENIPA/2016 - 0208/04/2019Aprimorar os mecanismos de fiscalização adotados por essa Agência, a fim de evitar que aeronaves experimentais sem autorização especial operem sobre áreas densamente povoadas.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRZRAPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-049/CENIPA/2016 - 0308/04/2019Atualizar os regulamentos da aviação civil brasileira, sobretudo o RBAC 01 e o RBHA 91, a fim de aprimorar e clarificar a definição do termo ?área densamente povoada?, com vistas a dirimir dúvidas que venham a se relacionar com o tema, elevando os níveis de segurança a terceiros.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRZRAPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-049/CENIPA/2016 - 0408/04/2019Atualizar os regulamentos da aviação civil brasileira, a fim de criar limitações para as aeronaves de construção amadora, a exemplo do que é feito com as aeronaves leves esportivas e com os ultraleves, no intuito de reduzir o número de terceiros expostos aos riscos do voo em aeronaves não certificadas pela autoridade da aviação civil brasileira.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRZRAPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-049/CENIPA/2016 - 0508/04/2019Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, a fim de alertar toda a sociedade brasileira sobre os riscos decorrentes do voo em aeronaves que não foram submetidas aos processos de certificação aeronáutica aplicados por autoridade da aviação civil.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRZRAPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-070/CENIPA/2017 - 0408/04/2019Atuar junto ao Aeroclube de Campinas, a fim de que aquele operador aprimore seus mecanismos de recebimento e tratamento dos feedbacks de alunos e instrutores, visando prover embasamento para futuras melhorias no processo de instrução de voo.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTCHTPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-070/CENIPA/2017 - 0508/04/2019Atuar junto ao Aeroclube de Campinas, a fim de incentivar aquele operador a ter uma atuação mais efetiva na promoção de atividade de prevenção de ocorrências aeronáuticas, como, por exemplo, o estímulo ao preenchimento de Relatos de Prevenção (RELPREV).AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTCHTPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-079/CENIPA/2017 - 0108/04/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DO CORRETO GERENCIAMENTO DAS EMERGêNCIAS, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à IDENTIFICAçãO ASSERTIVA DE PANES E à OBSERVâNCIA DAS RECOMENDAçõES APRESENTADAS NOS MANUAIS DE VOO DAS AERONAVES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWPDINDETERMINADOCUMPRIDA
IG-533/CENIPA/2018 - 0108/04/2019Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, a fim de alertar pilotos e operadores da aviação civil brasileira sobre os riscos decorrentes da não utilização da lista de verificações (checklist), sobretudo nas fases críticas de voo, como pousos e decolagens.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTEMRPOUSO SEM TREMAGUARDANDO RESPOSTA
IG-143/CENIPA/2014 - 0108/04/2019Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, a fim de alertar pilotos e operadores de helicópteros acerca da importância da utilização das informações apresentadas na Service-Letter 1673-67-04 como ferramenta de prevenção de ocorrências aeronáuticas.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRNEOCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-146/CENIPA/2017 - 0108/04/2019ATUAR JUNTO à GOL LINHAS AéREAS S.A. A FIM DE QUE OS TREINAMENTOS DOS PILOTOS DAQUELE OPERADOR ENFATIZEM AS TéCNICAS DE POUSO DESCRITAS NOS MANUAIS DE OPERAçãO DA AERONAVE, SOBRETUDO NO TOCANTE à ADEQUADA RAZãO DE DESCIDA NA APROXIMAçãO FINAL E AOS PARâMETROS PARA EXECUçãO DO FLARE DURANTE O POUSO, PRINCIPALMENTE EM CONDIçõES DE PISTA MOLHADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRGXWPOUSO LONGOCUMPRIDA
IG-146/CENIPA/2017 - 0208/04/2019ATUAR JUNTO à GOL LINHAS AéREAS S.A., A FIM DE QUE OS TREINAMENTOS DOS PILOTOS DAQUELE OPERADOR ENFATIZEM AS TéCNICAS DE ARREMETIDA E OS FATORES QUE LEVAM à EXECUçãO DESSE PROCEDIMENTO, NOTADAMENTE, QUANDO HOUVER COMPONENTE DE VENTO DE CAUDA QUE POSSA OCASIONAR RISCOS INACEITáVEIS PARA A OPERAçãO SEGURA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRGXWPOUSO LONGOCUMPRIDA
IG-146/CENIPA/2017 - 0308/04/2019Atuar junto aos controladores de voo da TWR-FI, a fim de reforçar àqueles profissionais a necessidade de se cumprir fielmente o disposto no MCA 100-16/2016, sobretudo no que diz respeito às informações a serem transmitidas para as tripulações na reta final para pouso, como direção e intensidade do vento no aeródromo.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ESPAÇO AÉREOINCIDENTE GRAVEPRGXWPOUSO LONGOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-588/CENIPA/2018- 0108/04/2019Realizar uma auditoria na empresa PEMA - Pereira Machado Táxi Aéreo Ltda., com o intuito de analisar e propor melhorias nos processos sistematizados que visem ao aprimoramento do conhecimento, habilidades e treinamento de pilotos.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTEDCOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
IG-588/CENIPA/2018- 0208/04/2019Avaliar a implantação do SGSO na empresa PEMA - Pereira Machado Táxi Aéreo Ltda., de acordo com os requisitos estabelecidos no MGSO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTEDCOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
A-600/CENIPA/2018-0108/04/2019ATUAR JUNTO à AEROAGRíCOLA CAIçARA LTDA., A FIM DE REAVALIAR A ADEQUABILIDADE E O CUMPRIMENTO DO MANUAL DO GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO) DAQUELE OPERADOR, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DO RISCO ADOTADO NA APLICAçãO DE DEFENSIVO AGRíCOLA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-600/CENIPA/2018-0208/04/2019ATUAR JUNTO à AEROAGRíCOLA CAIçARA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS DE ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEAGUARDANDO RESPOSTA
A-600/CENIPA/2018-0308/04/2019ATUAR JUNTO à AEROAGRíCOLA CAIçARA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE O SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO) ADOTADO PELA EMPRESA, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO E DE SUPERVISãO GERENCIAL DAS OPERAçõES AEROAGRíCOLAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-120/CENIPA/2015-0108/04/2019ATUAR JUNTO à PEMA - PEREIRA MACHADO TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS DE RECEBIMENTO, ESCRITURAçãO E VERIFICAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-120/CENIPA/2015-0208/04/2019ATUAR JUNTO à PEMA - PEREIRA MACHADO TáXI AéREO LTDA., A FIM DE ALERTAR AQUELE OPERADOR SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO EM PISTAS NãO HOMOLOGADAS OU NãO REGISTRADAS, SITUAçãO QUE, ALéM DE FERIR O ART. 30 DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA, TRAZ SéRIOS RISCOS à SEGURANçA OPERACIONAL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-120/CENIPA/2015-0308/04/2019ATUAR JUNTO à ICON G (ANTIGA GLOBAL PARTS MOTORES E ACESSóRIOS AERONáUTICOS - COM N° 0703-01/ANAC), A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO NAS AERONAVES EMB-721C, CONFORME PRECONIZA A LEGISLAçãO EM VIGOR, OS MANUAIS TéCNICOS APLICáVEIS E A LISTA DE CAPACIDADES DA EMPRESA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-154/CENIPA/2013-0108/04/2019REALIZAR AUDITORIA NA ATC-AERONAVES TURBINAS E COMPONENTES LTDA., A FIM DE VERIFICAR A CONFORMIDADE DOS SERVIçOS EXECUTADOS POR TAL EMPRESA, EM ESPECIAL NO TOCANTE à MONTAGEM DO ROLAMENTO 2½ DO MOTOR ROLLS-ROYCE / ALLISON, MODELO 250-C20J.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-154/CENIPA/2013-0208/04/2019ATUAR JUNTO à DELTA AERO TáXI LTDA. A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR INCREMENTE O TREINAMENTO DE AUTORROTAçãO OFERECIDO A SEUS PILOTOS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-154/CENIPA/2013-0308/04/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS, OPERADORES E, PRINCIPALMENTE, MANTENEDORES QUANTO AO FIEL E IRRESTRITO CUMPRIMENTO DOS PROCEDIMENTOS PREVISTOS NAS ATIVIDADES DE MANUTENçãO, MORMENTE A SUPERVISãO FINAL DOS SERVIçOS POR PARTE DOS INSPETORES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-159/CENIPA/2015-0308/04/2019ATUALIZAR O ANEXO H, “FICHAS DE AVALIAçãO DO PILOTO-ALUNO NA PRáTICA DE VOO DO CURSO PP-A” DO MCA 58-3, INTRODUZINDO UMA COLUNA PARA QUE SEJAM PREENCHIDOS OS NíVEIS DE APRENDIZAGEM A SEREM ATINGIDOS NOS EXERCíCIOS EM CADA MISSãO, POR FASES DE VOO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-159/CENIPA/2015-0208/04/2019ATUAR JUNTO A AHV - ESCOLA DE AVIAçãO CIVIL LTDA., A FIM DE ALERTAR AQUELA ESCOLA SOBRE A IMPORTâNCIA DE SE OBSERVAR O QUE é PREVISTO NO MANUAL DO INSTRUTOR DE VOO DO COMITê NACIONAL DE PREVENçãO DE ACIDENTES AERONáUTICOS (CNPAA), SOBRETUDO, NO QUE DIZ RESPEITO à ROTATIVIDADE DE INSTRUTORES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-159/CENIPA/2015-0108/04/2019ATUAR JUNTO A AHV - ESCOLA DE AVIAçãO CIVIL LTDA., A FIM DE VERIFICAR OS CRITéRIOS ADOTADOS POR AQUELE OPERADOR PARA O PREENCHIMENTO DAS FICHAS DE AVALIAçãO DOS ALUNOS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTDOXOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-017/CENIPA/2017-0108/04/2019ATUAR JUNTO à NITZ AVIAÇÃO AGRÍCOLA LTDA, A FIM DE VERIFICAR O PLANEJAMENTO, A SUPERVISãO E O CUMPRIMENTO DOS PROCEDIMENTOS DE PLANEJAMENTO E SUPERVISãO DAS OPERAçõES AEROAGRíCOLAS, BEM COMO VERIFICAR A EFETIVA ATUAçãO DO GSO DA EMPRESA.CUMPRIDAINCIDENTE GRAVEPPGGGPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
A-049/CENIPA/2016-0108/04/2019APRIMORAR OS MECANISMOS DE FISCALIZAçãO ADOTADOS POR ESSE DEPARTAMENTO, A FIM DE EVITAR QUE AERONAVES EXPERIMENTAIS, SEM AUTORIZAçãO ESPECIAL, OPEREM SOBRE áREAS DENSAMENTE POVOADAS OU EM AEROVIAS MOVIMENTADAS.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ESPAÇO AÉREOINCIDENTE GRAVEPPGGGPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
A-596/CENIPA/2018-0108/04/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO DE ASAS ROTATIVAS SOBRE OS RISCOS INERENTES AOS TREINAMENTOS DE AUTORROTAçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTYLNPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-596/CENIPA/2018 - 0108/04/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO DE ASAS ROTATIVAS SOBRE OS RISCOS INERENTES AOS TREINAMENTOS DE AUTORROTAçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTYLNPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
IG-568/CENIPA/2016-0108/04/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES QUANTO A NECESSIDADE DE CONSTANTE APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE VOO E DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS DE TRIPULAçãO, PRINCIPALMENTE DIANTE DE SITUAçõES DE ANORMALIDADES, COMO CONDIçõES METEOROLóGICAS ADVERSAS, POR EXEMPLO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTEEKPOUSO EM LOCAL NÃO PREVISTOCUMPRIDA
A-028/CENIPA/2018 - 0111/03/2019Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, a fim de alertar pilotos e operadores da aviação agrícola sobre os riscos decorrentes da inadequada utilização do compensador, sobretudo durante a decolagem, e sobre a importância da utilização do manual de voo durante os processos de planejamento dos voos.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRSERPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-028/CENIPA/2018 - 0211/03/2019Atuar junto à SERRANA AVIAÇÃO AGRÍCOLA LTDA, a fim de reavaliar a adequabilidade do Manual do Gerenciamento da Segurança Operacional (MGSO) daquele operador, sobretudo no que diz respeito aos mecanismos de gerenciamento do risco e ao processo de planejamento de voo adotado pela empresa quando operando em pistas de pouso eventual.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRSERPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-085/CENIPA/2017 - 0111/03/2019Divulgar os ensinamentos colhidos com esta ocorrência, notadamente com relação aos riscos associados à realização de operações aéreas especializadas por tripulantes não habilitados.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTKGCFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-551/CENIPA/2018 - 0111/03/2019Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, a fim de alertar pilotos e operadores da aviação civil brasileira sobre os riscos decorrentes do voo de helicóptero a baixa altura e enfatizar a importância de se cumprir os Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil e as Normas de Tráfego Aéreo, como forma de prevenir ocorrências aeronáuticas.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRTOSCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-584/CENIPA/2016 - 0111/03/2019Realizar gestões junto à Addey Táxi Aéreo Ltda., a fim de certificar-se de que a empresa adote mecanismos de Supervisão Gerencial, no âmbito operacional, visando garantir que seus pilotos façam o correto uso do checklist em todas as fases da operação.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTEHGPOUSO SEM TREMAGUARDANDO RESPOSTA
A-584/CENIPA/2016 - 0211/03/2019Realizar gestões junto à Addey Táxi Aéreo Ltda., a fim de certificar-se de que a empresa adote mecanismos de Supervisão Gerencial, no âmbito administrativo, visando garantir um melhor acompanhamento das rotinas de trabalho de seus tripulantes, no tocante à identificação oportuna de aspectos que possam comprometer a Segurança de Voo, principalmente aqueles relacionados ao estresse e à fadiga.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTEHGPOUSO SEM TREMAGUARDANDO RESPOSTA
A-594/CENIPA/2018 - 0111/03/2019ATUALIZAR O MMA 58-6 - MANUAL DE CURSO DE INSTRUTOR DE VOO-INVA, DE 1 DE JULHO DE 1992, COM VISTAS AO APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE INSTRUçãO DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA, TENDO COMO BASE AS MELHORES PRáTICAS E ENSINAMENTOS ADQUIRIDOS PELOS PROFISSIONAIS DA AVIAçãO AO LONGO DOS ANOS, BEM COMO OS PRINCíPIOS DA SEGURANçA DE VOO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPFJFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
A-594/CENIPA/2018 - 0211/03/2019ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE BEBEDOURO, A FIM DE GARANTIR QUE TODOS OS PROCEDIMENTOS E MANOBRAS EXECUTADOS DURANTES OS VOOS DE SUAS AERONAVES, SEJA EM INSTRUçãO OU NãO, CONSTEM NOS RESPECTIVOS MANUAIS DE VOO E OPERAçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPFJFCOM COMANDOS DE VOOCUMPRIDA
A-547/CENIPA/2018 - 0111/03/2019Atuar junto à AEROSARA AVIACAO AGRICOLA LTDA. ME, a fim de certificar que a empresa opere suas aeronaves conforme o projeto tipo aprovado pela ANAC, bem como realize as devidas solicitações de modificação em conformidade com os Regulamentos e Instruções Suplementares de Aviação Civil, previstos na legislação em vigor.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTGRRPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-040/CENIPA/2015 - 0111/03/2019ATUAR JUNTO à CESSNA AIRCRAFT NO SENTIDO DE AVALIAR A OBRIGATORIEDADE DE INCLUSãO NOS MANUAIS DE MANUTENçãO DA AERONAVE C-208 UMA ADVERTêNCIA RECOMENDANDO A NãO REUTILIZAçãO DE CâMARAS DE AR DURANTE AS TROCAS DE PNEUS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTMEAPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
IG-549/CENIPA/2018 - 0111/03/2019Atuar junto ao Departamento de Polícia Rodoviária Federal a fim de certificar-se de que aquele operador estabeleça procedimentos de supervisão gerencial que garantam o cumprimento da regulação aplicável às suas atividades aéreas, particularmente no que diz respeito a evitar a inclusão de tripulantes com Certificado Médico Aeronáutico (CMA) vencido nas equipagens de voo.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTHRHCOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-578/CENIPA/2018 - 0111/03/2019"Atuar junto à AEROCESSNA TÁXI AÉREO LTDA., com fito de certificar que a operação da empresa esteja em conformidade com os preceitos do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 135, relacionados ao/aos: manifesto de carga requisitos de assentos e cintos de segurança para passageiros conhecimento e procedimentos para reconhecer e evitar condições atmosféricas severas, dentre outros, com vistas à manutenção de níveis aceitáveis de desempenho da segurança operacional."AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTJDNCOLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-533/CENIPA/2018 - 0111/03/2019Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, com a finalidade de alertar operadores e oficinas de manutenção de aeronaves, quanto aos riscos associados à utilização de itens/componentes não certificados ou não previstos pelos fabricantes durante os serviços de manutenção.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTWYDCOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-530/CENIPA/2018 - 0111/03/2019Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, a fim de alertar aos pilotos acerca da importância da aderência aos procedimentos operacionais previstos.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRGOSPOUSO SEM TREMAGUARDANDO RESPOSTA
IG-097/CENIPA/2015 - 0111/03/2019Recomendar ao IBAMA que estabeleça um programa de treinamento para todos os pilotos e operadores de equipamentos especiais que operem pelo Instituto, o qual contemple o pouso em área restrita, bem como o Gerenciamento de Recursos de Equipe.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRHMACOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA