CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
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NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
IG-191/CENIPA/2018 - 0129/05/2020ATUAR EM CONJUNTO COM O FABRICANTE DO INVERSOR, A AVIONIC INSTRUMENTS LLC, E COM O FABRICANTE DA AERONAVE, A AEROSPATIALE AND ALENIA, A FIM DE VERIFICAR SE HOUVE OUTRAS OCORRÊNCIAS DE MESMA NATUREZA ANTERIORMENTE, COM O INTUITO DE MELHORAR A QUALIDADE DO INVERSOR ESTÁTICO, MODELO 1G500-1A-2573.ANACINCIDENTE GRAVEPRAQZFUMAÇA NA CABINEAGUARDANDO RESPOSTA
A-084/CENIPA/2018 - 0129/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAÇÃO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA QUE OPEREM A AERONAVE ROBINSON R22 BETA, SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE MANTER LIGADO O SISTEMA DO GOVERNADOR DE SOBREVELOCIDADE DURANTE SUA OPERAÇÃO.ANACACIDENTEPRACFPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-148/CENIPA/2017 - 0129/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS COM A PRESENTE INVESTIGAÇÃO, DE FORMA A ALERTAR OS PILOTOS E OPERADORES DO MODELO DE AERONAVE QUANTO À IMPORTÂNCIA DA CORRETA EXECUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE CHECKLIST, ESPECIFICAMENTE DO ITEM RELATIVO À POSIÇÃO DO COMPENSADOR DO LEME DE DIREÇÃO, BEM COMO DOS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA O CONTROLE DA AERONAVE NO SOLO.ANACACIDENTEPRMFPEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-018/CENIPA/2018 - 0129/05/2020ATUAR JUNTO àS ESCOLAS DE FORMAçãO DE PILOTOS DE HELICóPTEROS, A FIM DE INCLUIR OU REFORçAR EM SEU PROGRAMA DE INSTRUçãO AéREA, TREINAMENTO ESPECíFICO RELATIVO AO VOO COM APLICAçãO MANUAL DE POTêNCIA EM SITUAçõES DE FALHA DO GOVERNADOR DE POTêNCIA, ENFATIZANDO SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DE INTERPRETAçõES ERRôNEAS DOS INSTRUMENTOS INDICADORES DOS PARâMETROS DO MOTOR.ANACACIDENTEPTFJSFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORAGUARDANDO RESPOSTA
A-018/CENIPA/2018 - 0229/05/2020ATUAR JUNTO AOS OPERADORES E àS ORGANIZAçõES DE MANUTENçãO DAS AERONAVES R44, S/N 1361 A 2354, E R44 II, S/N 10262 A 13666, EM ESPECIAL à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO NEP-NACIONAL ESCOLA DE PILOTAGEM LTDA. E AO OPERADOR ULTRA PILOTS TAXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE ATENTEM PARA O CORRETO CUMPRIMENTO DA R44 SERVICE LETTER (SL) 47, DE 01AGO14.ANACACIDENTEPTFJSFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORAGUARDANDO RESPOSTA
A-018/CENIPA/2018 - 0329/05/2020ATUAR JUNTO à ULTRA PILOTS TAXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE ESSE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS DE ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.ANACACIDENTEPTFJSFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORAGUARDANDO RESPOSTA
A-018/CENIPA/2018 - 0429/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE QUE OPERADORES DE HELICóPTEROS, AEROCLUBES E ESCOLAS DE FORMAçãO DA AVIAçãO CIVIL, IMPLEMENTEM OU APRIMOREM SUAS MEDIDAS DE SUPERVISãO, DE MODO A ESTABELECEREM CRITéRIOS ESPECíFICOS E FORMALMENTE DESCRITOS, QUANTO A EXPERIêNCIA DE SEUS PILOTOS, DE MANEIRA A EVITAR, DENTRO DO POSSíVEL, ESCALAR PILOTOS COM POUCA EXPERIêNCIA PARA REALIZAREM VOOS SOLO, DESNECESSARIAMENTE.ANACACIDENTEPTFJSFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORAGUARDANDO RESPOSTA
A-049/CENIPA/2018 - 0129/05/2020ATUAR JUNTO à PIQUIATUBA TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE O SEU SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO), DE FORMA A GARANTIR A MITIGAçãO DOS RISCOS DAS OPERAçõES AéREAS, NAS áREAS DE: PLANEJAMENTO, SUPERVISãO GERENCIAL, OPERAçãO DAS AERONAVES E CULTURA DE SEGURANçA OPERACIONAL.ANACACIDENTEPTKTIFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-049/CENIPA/2018 - 0229/05/2020ATUAR JUNTO à PIQUIATUBA TáXI AéREO LTDA., A FIM DE ALERTAR AQUELA ORGANIZAçãO SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO EM PISTAS NãO HOMOLOGADAS - OU NãO REGISTRADAS - PELA AUTORIDADE DA AVIAçãO CIVIL, FATO QUE FERE O ART. 30 DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA.ANACACIDENTEPTKTIFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-522/CENIPA/2018 - 0129/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE O DEVER DE SE MANTER TRIPULANTE A BORDO DE AERONAVE QUE ESTEJA COM MOTOR ACIONADO, CONFORME PRECONIZADO PELO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA, NA LETRA “S” DO ARTIGO 302 – II.ANACACIDENTEPTIRJOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
A-522/CENIPA/2018 - 0229/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS, PESSOAL DE SERVIçO DE RAMPA E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA FALTA DE ATENçãO AO CAMINHAR PRóXIMO DE AERONAVES QUE ESTEJAM COM O MOTOR ACIONADO.ANACACIDENTEPTIRJOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
A-161/CENIPA/2018 - 0129/05/2020REALIZAR GESTõES JUNTO AO AEROCLUBE REGIONAL DE MARINGá, NO INTUITO DE REFORçAR A NECESSIDADE DO CORRETO REGISTRO DE HORAS NAS CADERNETAS DE CéLULA, MOTOR E HéLICE DAS AERONAVES, CONFORME PRECONIZADO PELA INSTRUçãO SUPLEMENTAR (IS) 43.9-003B, DE 20FEV2020.ANACACIDENTEPPHCPCAUSADO POR FENÔMENO METEOROLÓGICO NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-506/CENIPA/2018 - 0129/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS COM A PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DE CRITERIOSA PREPARAçãO PARA O VOO, EM ESPECIAL AO GERENCIAMENTO DO COMBUSTíVEL ATRAVéS DO CONTROLE DA QUANTIDADE E CORRETA SELEçãO DOS TANQUES A SEREM UTILIZADOS EM CADA FASE DO VOO.ANACINCIDENTE GRAVEPTWJWCOMBUSTÍVELAGUARDANDO RESPOSTA
IG-532/CENIPA/2018 -0129/05/2020ATUAR JUNTO AOS OPERADORES DE AERONAVES CIVIS BRASILEIRAS, A FIM DE REFORçAR O FIEL CUMPRIMENTO DO CAPíTULO VI DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA, “DO ACESSO AOS DESTROçOS DE AERONAVE”, INCORPORADO POR MEIO DA LEI Nº 12.970, DE 8 DE MAIO DE 2014.ANACINCIDENTE GRAVEPTDSOCOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-023/CENIPA/2018 - 0129/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS DA PRESENTE INVESTIGAçãO JUNTO AOS PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO AGRíCOLA, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS FUTURAS.ANACACIDENTEPTOQXFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-071/CENIPA/2018 - 0129/05/2020ATUAR JUNTO à EMPRESA FTA - FLY TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE TREINAMENTO DE TRIPULANTES, PLANEJAMENTO DE VOO, GERENCIAMENTO DE RISCO E SUPERVISãO GERENCIAL, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.ANACACIDENTEPTIXCPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-071/CENIPA/2018 - 0229/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DO CORRETO PLANEJAMENTO DE VOO, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS ASPECTOS RELACIONADOS à CORRETA IDENTIFICAçãO DO LOCAL DE OPERAçãO, BEM COMO à PERFORMANCE DA AERONAVE REQUERIDA PARA A DECOLAGEM.ANACACIDENTEPTIXCPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-532/CENIPA/2017 - 0129/05/2020ATUAR JUNTO AO ADMINISTRADOR DO AERóDROMO DE JACAREPAGUá - ROBERTO MARINHO (SBJR), A FIM DE QUE O MESMO ADEQUE AS VIAS DE ACESSO DA áREA OPERACIONAL, CONFORME OS REQUISITOS PREVISTOS NA SEçãO 153.429 - VIAS DE ACESSO DE EMERGêNCIA, CONSTANTES NO REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAçãO CIVIL (RBAC) Nº 153, EMENDA Nº 04, QUE TRATA DE AERóDROMOS - OPERAçãO, MANUTENçãO E RESPOSTA à EMERGêNCIA.ANACINCIDENTE GRAVEPRSNMEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-021/CENIPA/2017 - 0129/05/2020ATUAR JUNTO à BOLZAER AVIAçãO AGRíCOLA LTDA. - ME, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE SUPERVISãO GERENCIAL, PLANEJAMENTO DE VOO E GERENCIAMENTO DE RISCO, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.ANACACIDENTEPTUQQPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-088/CENIPA/2015-0122/04/2020INTENSIFICAR AS AçõES DE PREVENçãO JUNTO AOS PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO EXECUTIVA BRASILEIRA, SOBRETUDO OS QUE UTILIZAM AERONAVES DE ASAS ROTATIVAS, NO SENTIDO DE IMPLEMENTAR UMA MUDANçA NA CULTURA DOS GRUPOS DE TRABALHO E NAS CULTURAS ORGANIZACIONAIS, A FIM DE ELEVAR A PERCEPçãO COLETIVA ACERCA DOS RISCOS INERENTES à OPERAçãO COM METEOROLOGIA ADVERSA E DE ALINHAR O CONJUNTO DE CRENçAS E VALORES COMPARTILHADOS PELOS GRUPOS DE PROFISSIONAIS AO FIEL CUMPRIMENTO DAS REGRAS ESTABELECIAS PELOS óRGãOS REGULADORES DO SISTEMA DA AVIAçãO CIVIL.ANACACIDENTEPTYDYVOO CONTROLADO CONTRA O TERRENOAGUARDANDO RESPOSTA
A-088/CENIPA/2015-0222/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR TRIPULANTES E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO COM METEOROLOGIA ADVERSA QUANDO PILOTOS E/OU AERONAVE NãO POSSUEM HABILITAçãO/CERTIFICAçãO PARA VOOS SOB CONDIçõES METEOROLóGICAS POR INSTRUMENTOS.ANACACIDENTEPTYDYVOO CONTROLADO CONTRA O TERRENOCUMPRIDA
A-020/CENIPA/2018-0122/04/2020ATUAR NO DISTRITO DE CREPURIZãO, LOCALIZADO NO MUNICíPIO DE ITAITUBA, PA, A FIM DE INIBIR A UTILIZAçãO DO AERóDROMO NãO REGISTRADO EXISTENTE NAQUELA LOCALIDADE, VISANDO EVITAR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS DECORRENTES DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUáRIA INADEQUADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTAVOPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-020/CENIPA/2018-0222/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DE SE CONHECER E RESPEITAR OS LIMITES DE PERFORMANCE DAS AERONAVES OPERADAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTAVOPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-054/CENIPA/2017-0122/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DO DESCUMPRIMENTO DOS REQUISITOS DE COMBUSTíVEL MíNIMO PREVISTOS NA REGULAMENTAçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPEPBPANE SECACUMPRIDA
IG-536/CENIPA/2018-0122/04/2020ATUAR JUNTO à LíDER TAXI AéREO S.A., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO NAS AERONAVES BEECH AIRCRAFT, MODELO C90, CONFORME PRECONIZA A LEGISLAçãO EM VIGOR, OS RESPECTIVOS MANUAIS TéCNICOS E A LISTA DE CAPACIDADES DA EMPRESA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTLSOPERDA DE COMPONENTE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-536/CENIPA/2018-0222/04/2020ATUAR JUNTO à LíDER TAXI AéREO S.A., A FIM DE QUE SEJA ENFATIZADO AOS TRIPULANTES QUE ATUAM NAQUELA EMPRESA A IMPORTâNCIA DO FIEL CUMPRIMENTO DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS ESTABELECIDOS, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à LEITURA E EXECUçãO DA LISTA DE VERIFICAçõES (CHECKLIST), MITIGANDO A POSSIBILIDADE DE ESQUECIMENTO OU CUMPRIMENTO INADEQUADO DOS ITENS MAIS CRíTICOS à OPERAçãO DA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTLSOPERDA DE COMPONENTE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-175/CENIPA/2018-0122/04/2020ATUAR JUNTO à AEROBRAN TáXI AéREO LTDA., A FIM DE ASSEGURAR QUE AQUELA ORGANIZAçãO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE EXECUçãO E CONTROLE DOS REGISTROS DE DISCREPâNCIAS OBSERVADAS EM SUAS AERONAVES ANTES, DURANTE E APóS OS VOOS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRSACPOUSO SEM TREMAGUARDANDO RESPOSTA
IG-175/CENIPA/2018-0222/04/2020ATUAR JUNTO à AEROBRAN TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO ASSEGURE QUE SEUS TRIPULANTES UTILIZEM OS CHECKLISTS DAS AERONAVES EM TODAS AS FASES DE OPERAçãO EM QUE é EXIGIDA A SUA CONSULTA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRSACPOUSO SEM TREMAGUARDANDO RESPOSTA
A-543/CENIPA/2018-01 22/04/2020ATUAR JUNTO AO FABRICANTE NO SENTIDO DE MODIFICAR O TEXTO NO MANUAL DE SERVIçOS DA AERONAVE EMB-820C, NA PáGINA 7-45 DA SEçãO VII, DETERMINANDO O USO DA FERRAMENTA ESPECIAL (GABARITO) PARA A CERTIFICAçãO DA POSIçãO CORRETA DO TREM TRAVADO EM BAIXO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTRASCOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-059/CENIPA/2018-01 22/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A CORRETA UTILIZAçãO DOS FLAPES DURANTE OS PROCEDIMENTOS DE APROXIMAçãO PERDIDA E/OU ARREMETIDA, CONFORME PRECONIZADO NO MANUAL DE OPERAçõES E CHECKLIST DAS AERONAVES OPERADAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTUMYPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-066/CENIPA/2018-01 22/04/2020ATUAR JUNTO à XINGU AERO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE REFORçAR àQUELE OPERADOR A IMPORTâNCIA E A OBRIGATORIEDADE DO CUMPRIMENTO DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA (LEI 7.565) ART. 88, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à COMUNICAçãO DE QUALQUER OCORRêNCIA AERONáUTICA E OS CRITéRIOS PARA REMOçãO E REPARO DE AERONAVE ACIDENTADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTGFOPANE SECAAGUARDANDO RESPOSTA
A-066/CENIPA/2018-02 22/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO AGRíCOLA SOBRE A IMPORTâNCIA DE CONTROLAR A ADEQUADA UTILIZAçãO E SELEçãO DOS TANQUES DA AERONAVE, COM O INTUITO DE EVITAR APAGAMENTO DO MOTOR OCASIONADO POR FALTA DE COMBUSTíVEL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTGFOPANE SECACUMPRIDA
A-052/CENIPA/2018-0122/04/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE CANELA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE SEUS MECANISMOS DE ACOMPANHAMENTO E SUPERVISãO DE TODA A PARTE PRáTICA DA INSTRUçãO AéREA, EM ESPECIAL NA FORMAçãO DE INSTRUTORES DE VOO (INVA), NO INTUITO DE GARANTIR QUE AS OPERAçõES TRANSCORRAM COM ALTOS NíVEIS DE QUALIDADE E SEGURANçA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPGQAPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-052/CENIPA/2018-0222/04/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE CANELA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR, POR OCASIãO DOS TREINAMENTOS OFERECIDOS A SEUS TRIPULANTES, ENFATIZE AS TéCNICAS DE ARREMETIDA E OS FATORES QUE LEVAM à EXECUçãO DESSE PROCEDIMENTO, SOBRETUDO QUANDO FOR CONSTATADO PELA TRIPULAçãO QUE A AERONAVE ESTá EM UMA SITUAçãO NãO ESTABILIZADA.ANACACIDENTEPPGQAPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-002/CENIPA/2017-0122/04/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE CANELA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR, POR OCASIãO DOS TREINAMENTOS OFERECIDOS A SEUS TRIPULANTES, ENFATIZE AS TéCNICAS DE ARREMETIDA E OS FATORES QUE LEVAM à EXECUçãO DESSE PROCEDIMENTO, SOBRETUDO QUANDO FOR CONSTATADO PELA TRIPULAçãO QUE A AERONAVE ESTá EM UMA SITUAçãO NãO ESTABILIZADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRRUYPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-003/CENIPA/2018-01 22/04/2020ATUAR JUNTO A EMPRESA CAMPONESA AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS DE RECEBIMENTO, VERIFICAçãO E ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES.ANACACIDENTEPTWNUOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
A-003/CENIPA/2018-02 22/04/2020ATUAR JUNTO à OFICINA DE MANUTENçãO CENTENO AVIAçãO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO E ESCRITURAçãO DAS AERONAVES CESSNA AIRCRAFT, MODELO A188B, CONFORME PRECONIZA A LEGISLAçãO EM VIGOR.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWNUOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
A-168/CENIPA/2018-01 22/04/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE BRAGANCA PAULISTA, A FIM DE ASSEGURAR QUE AS FASES DE PRé-SOLO (PS) SEJAM CORRETAMENTE EXECUTADAS ANTES DA LIBERAçãO DO ALUNO PARA O VOO SOLO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPGVQEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-168/CENIPA/2018-02 22/04/2020ESTUDAR A REVISãO DOS MANUAIS DOS CURSOS DE PILOTO, A FIM DE GARANTIR, àS INSTITUIçõES DE FORMAçãO DE PILOTOS, A PADRONIZAçãO DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAçãO E ENSINO, SOBRETUDO NA DEFINIçãO CLARA DOS NíVEIS DE APRENDIZAGEM A SEREM ATINGIDOS EM CADA ETAPA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPGVQEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-171/CENIPA/2018-0122/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA, EM ESPECIAL AOS QUE OPERAM AERONAVES DE ASAS ROTATIVAS, SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DE OPERAçõES EM áREAS RESTRITAS CUJO PLANEJAMENTO NãO CONSIDERE CORRETAMENTE OS OBSTáCULOS PRESENTES NO TERRENO, BEM COMO A DIREçãO E INTENSIDADE DO VENTO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPJLBCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOCUMPRIDA
A-147/CENIPA/2016-01 22/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO SOBRE A CORRETA UTILIZAçãO DO SISTEMA DE AQUECIMENTO DO MOTOR PROVENIENTE DO CARBURADOR, ATENTANDO PARA AS CONDIçõES CLIMáTICAS, COM O INTUITO DE EVITAR APAGAMENTO DE MOTOR DEVIDO à FORMAçãO DE GELO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTIBLFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-189/CENIPA/2018-0122/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA QUANTO A IMPORTâNCIA DE PRESERVAR EM LOCAL SEGURO OS REGISTRO DE MANUTENçãO DA AERONAVE, BEM COMO DA NãO OBRIGATORIEDADE DE MANTê-LOS A BORDO, CONFORME ITEM 5.5.2 DA INSTRUçãO SUPLEMENTAR Nº 43.9-003.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTKILFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-189/CENIPA/2018-0222/04/2020AVALIAR A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER UM SISTEMA INFORMATIZADO úNICO PARA CONTROLE DOS REGISTROS DE MANUTENçãO DA FROTA DE AERONAVES REGISTRADAS NO âMBITO DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTKILFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-115/CENIPA/2018-01 22/04/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE BAURU, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE OS TREINAMENTOS DISPONIBILIZADOS A SEUS TRIPULANTES, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à PADRONIZAçãO E àS CORRETAS TéCNICAS DE INSTRUçãO, E ORIENTE OS INSTRUTORES A SEREM CONSERVATIVOS, DE MODO A EVITAR QUE OS ERROS DOS ALUNOS SE APROXIMEM DO PONTO DE IRREVERSIBILIDADE DE UM ACIDENTE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTAPUPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-115/CENIPA/2018-0222/04/2020ATUAR JUNTO AO DEPARTAMENTO AEROVIáRIO DO ESTADO DE SãO PAULO (DAESP), A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR IMPLEMENTE MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA DO AERóDROMO DE BAURU - AREALVA (SBAE), VISANDO EVITAR QUE AS ESTRUTURAS QUE CIRCUNDAM O CAMPO TORNEM-SE OBSTáCULOS àS AERONAVES QUE VENHAM A EXPERIMENTAR UMA EXCURSãO DE PISTA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTAPUPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
A-087/CENIPA/2016-01 22/04/2020ATUAR JUNTO à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO TBA - TECNOLOGIA BRASILEIRA DE AERONáUTICA S/A, A FIM DE GARANTIR QUE TODOS OS ITENS DE MANUTENçãO ESTEJAM SENDO INSPECIONADOS ANTES DE SEREM DESPACHADOS PARA APLICAçãO NAS AERONAVES, NOS TERMOS DO RBAC 145 ITEM 145.211 (C) (II), COM ESPECIAL ATENçãO PARA A RETIRADA DAS REBARBAS DAS JUNTAS DE VEDAçãO, AS QUAIS NORMALMENTE NãO SãO REMOVIDAS PELOS FABRICANTES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTNMTFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-087/CENIPA/2016-02 22/04/2020ATUAR JUNTO à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO TBA - TECNOLOGIA BRASILEIRA AERONáUTICA, A FIM DE QUE A MESMA DEMONSTRE POSSUIR E APLICAR TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS E PREVISTOS NA LEGISLAçãO EM VIGOR à ADEQUADA PRESTAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO NAS AERONAVES EMBRAER, MODELO EMB-711C, SEGUNDO OS RESPECTIVOS MANUAIS TéCNICOS E A LISTA DE CAPACIDADES DA EMPRESA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTNMTFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-087/CENIPA/2016-03 22/04/2020ATUAR JUNTO AO OPERADOR, A FIM DE QUE O MESMO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS DE CONFERêNCIA E ACOMPANHAMENTO DAS ESCRITURAçõES DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES, VISANDO UM CORRETO CONTROLE DOS MESMOS, BEM COMO DAS HORAS DE VOO E PERIODICIDADE DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTNMTFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-137/CENIPA/2018-01 22/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR AOS PILOTOS E OPERADORES, SOBRETUDO AOS QUE UTILIZAM O MOTOR CONTINENTAL, MODELO O-200-A(48), SOBRE OS RISCOS DO VOO EM CONDIçõES ATMOSFéRICAS PROPíCIAS à FORMAçãO DE GELO, BEM COMO PARA OS PROCEDIMENTOS PREVISTOS EM CHECKLIST PARA ESSA CIRCUNSTâNCIA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWGVFORMAÇÃO DE GELOCUMPRIDA
A-065/CENIPA/2015 - 0116/03/2020ATUAR JUNTO à ASSOCIAçãO BRASILEIRA DE ACROBACIA AéREA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE AS TéCNICAS DE INSTRUçãO UTILIZADAS E ORIENTE OS INSTRUTORES A SEREM MAIS PROATIVOS E CONSERVATIVOS, DE MODO A EVITAR QUE OS ERROS DOS ALUNOS SE APROXIMEM DO PONTO DE IRREVERSIBILIDADE DE UM ACIDENTE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPKDZEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-029/CENIPA/2019 - 0116/03/2020REALIZAR GESTõES JUNTO à RICO TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE ESTA EMPRESA ASSEGURE QUE O PROCESSO DE GERENCIAMENTO DOS RISCOS DA SEGURANçA OPERACIONAL, DESCRITO EM SEU MANUAL DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO), ESTEJA SENDO EFETIVA E EFICAZMENTE CONDUZIDO NO âMBITO DA ORGANIZAçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRRTACOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-057/CENIPA/2019 - 0111/03/2020ATUAR JUNTO à VELAIR AIR ESCOLA DE AVIAçãO CIVIL LTDA. (ANTIGA MARTINS AIR ESCOLA DE AVIAçãO CIVIL LTDA.), A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS DE RECEBIMENTO, VERIFICAçãO E ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWOWFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTECUMPRIDA
A-057/CENIPA/2019 - 0211/03/2020ATUAR JUNTO à EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUáRIA (INFRAERO), A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR AEROPORTUáRIO IMPLEMENTE MELHORIAS NO SISTEMA DE DRENAGEM DO AERóDROMO CARLOS PRATES (SBPR), BELO HORIZONTE, MG, DE MODO A EVITAR QUE OS DRENOS DE ESCOAMENTO DE áGUAS PLUVIAIS FIQUEM DESTAMPADOS E EXPOSTOS, TORNANDO-SE OBSTáCULOS àS AERONAVES QUE VENHAM A EXPERIMENTAR UMA EXCURSãO DE PISTA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWOWFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-132/CENIPA/2018 - 0111/03/2020ATUAR JUNTO à TAM LINHAS AéREAS S/A (LATAM BRASIL), A FIM DE QUE A EMPRESA REFORCE EM SEUS TREINAMENTOS O RECOMENDADO PELA AIRBUS POR MEIO DO OPERATIONS TRAINING TRANSMISSION 999.0113/17 REV 00, DE 22JAN2018, DESTACANDO A NECESSIDADE DE SE ENFATIZAR AS TéCNICAS PARA ENTREGAR OU ASSUMIR O CONTROLE DA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTMXAOUTROSCUMPRIDA
A-132/CENIPA/2018 - 0211/03/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DAS AERONAVES A318, A319, A320, A321, A330, A340, A350 E A380, DESTACANDO A NECESSIDADE DE SE ENFATIZAR AS TéCNICAS PARA ENTREGAR OU ASSUMIR O CONTROLE DA AERONAVE, CONFORME O OPERATIONS TRAINING TRANSMISSION 999.0113/17 REV 00, 22JAN2018.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTMXAOUTROSCUMPRIDA
A-132/CENIPA/2018 - 0111/03/2020ATUAR JUNTO à TAM LINHAS AéREAS S/A (LATAM BRASIL), A FIM DE QUE A EMPRESA REFORCE EM SEUS TREINAMENTOS O RECOMENDADO PELA AIRBUS POR MEIO DO OPERATIONS TRAINING TRANSMISSION 999.0113/17 REV 00, DE 22JAN2018, DESTACANDO A NECESSIDADE DE SE ENFATIZAR AS TéCNICAS PARA ENTREGAR OU ASSUMIR O CONTROLE DA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTMXAOUTROSCUMPRIDA
A-132/CENIPA/2018 - 0211/03/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DAS AERONAVES A318, A319, A320, A321, A330, A340, A350 E A380, DESTACANDO A NECESSIDADE DE SE ENFATIZAR AS TéCNICAS PARA ENTREGAR OU ASSUMIR O CONTROLE DA AERONAVE, CONFORME O OPERATIONS TRAINING TRANSMISSION 999.0113/17 REV 00, 22JAN2018.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTMXAOUTROSCUMPRIDA
A-006/CENIPA/2017- 0111/03/2020ATUAR JUNTO à AEROARROZ AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO, SUPERVISãO GERENCIAL E GERENCIAMENTO DE RISCO, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTGUSFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTECUMPRIDA
A-010/CENIPA/2019 - 0111/03/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, NO INTUITO DE AUMENTAR O NíVEL DE ATENçãO DOS PILOTOS AEROAGRíCOLAS QUANTO àS BARREIRAS E DEFESAS NECESSáRIAS PARA A PREVENçãO DE ESTOL, BEM COMO, ALERTá-LOS QUANTO à CORRETA TéCNICA DE RECUPERAçãO DESSA CONDIçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTUOLOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-022/CENIPA/2018 - 0111/03/2020ATUAR JUNTO à LUSA AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO E GERENCIAMENTO DE RISCO, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWULOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEAGUARDANDO RESPOSTA
A-022/CENIPA/2018 - 0211/03/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR OPERADORES E CENTROS DE INSTRUçãO, QUANTO AOS RISCOS DE COLISãO CONTRA REDES DE TRANSMISSãO E DISTRIBUIçãO DE ENERGIA ELéTRICA DURANTE OPERAçõES AEROAGRíCOLAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWULOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-029/CENIPA/2019 - 0211/03/2020REALIZAR GESTõES JUNTO à RICO TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE SEJAM CRIADOS MECANISMOS QUE POSSIBILITEM GARANTIR O CUMPRIMENTO DO RBAC Nº 120, NOTADAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO à REALIZAçãO DO EXAME TOXICOLóGICO DE SUBSTâNCIAS PSICOATIVAS (ETPS) PóS-ACIDENTE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRRTACOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-040/CENIPA/2018 - 0118/12/2019ATUAR JUNTO à EMPRESA BOLZAER AVIAçãO AGRíCOLA LTDA - ME, A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO, GERENCIAMENTO DE RISCO E SUPERVISãO GERENCIAL, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.ANACACIDENTEPTBITOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-069/CENIPA/2018 - 0118/12/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DA CRITERIOSA AVALIAçãO AS CONDIçõES METEOROLóGICAS DA ORIGEM, DO DESTINO, DO AERóDROMO ALTERNATIVO E DA ROTA, POR OCASIãO DO PLANEJAMENTO E DA EXECUçãO DOS VOOS.ANACACIDENTEPTVOPPOUSO EM LOCAL NÃO PREVISTOCUMPRIDA
A-040/CENIPA/2017 - 0118/12/2019ATUAR JUNTO à CENTROAR AGRO-AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO E GERENCIAMENTO DE RISCO, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.ANACACIDENTEPTWFVOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-040/CENIPA/2017 - 0218/12/2019ATUAR JUNTO à CENTROAR AGRO-AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR IMPLEMENTE UMA MUDANçA NA CULTURA DO GRUPO DE TRIPULANTES QUE ATUA NA ORGANIZAçãO, TENDO COMO OBJETIVO AUMENTAR A ADERêNCIA AOS PRINCíPIOS DO SIPAER E COIBIR OS HáBITOS E AS ATITUDES QUE POSSAM FRAGILIZAR A SEGURANçA OPERACIONAL.ANACACIDENTEPTWFVOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-040/CENIPA/2017 - 0318/12/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA REALIZAçãO DE VOOS A BAIXA ALTURA, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO RISCO DE COLISãO CONTRA REDES DE TRANSMISSãO DE DADOS E DISTRIBUIçãO DE ENERGIA ELéTRICA.ANACACIDENTEPTWFVOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-017/CENIPA/2018 - 0118/12/2019ATUAR JUNTO à AERO STA MANUTENçãO DE AERONAVES LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO NAS AERONAVES CESSNA AIRCRAFT, MODELO A188B, CONFORME PRECONIZA A LEGISLAçãO EM VIGOR, OS RESPECTIVOS MANUAIS TéCNICOS E A LISTA DE CAPACIDADES DA EMPRESA.ANACACIDENTEPTWUXPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-017/CENIPA/2018 - 0218/12/2019ATUAR JUNTO à EMPRESA AEROAGRíCOLA SUREñA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS DE RECEBIMENTO E VERIFICAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.ANACACIDENTEPTWUXPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-064/CENIPA/2018 - 0118/12/2019ATUAR JUNTO à EMPRESA AEROTEX AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO, GERENCIAMENTO DE RISCO E SUPERVISãO GERENCIAL, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWZPINCURSÃO EM PISTACUMPRIDA
A-029/CENIPA/2018 - 0118/12/2019ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE ITáPOLIS, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE AS TéCNICAS DE INSTRUçãO UTILIZADAS E ORIENTE OS INSTRUTORES A SEREM MAIS PROATIVOS E CONSERVATIVOS, DE MODO A EVITAR QUE OS ERROS DOS ALUNOS SE APROXIMEM DO PONTO DE IRREVERSIBILIDADE DE UM ACIDENTE.ANACACIDENTEPPGBPPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-029/CENIPA/2018 - 0218/12/2019ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE ITáPOLIS, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR, POR OCASIãO DOS TREINAMENTOS OFERECIDOS A SEUS TRIPULANTES, ENFATIZE AS TéCNICAS DE ARREMETIDA E OS FATORES QUE LEVAM à EXECUçãO DESSE PROCEDIMENTO, SOBRETUDO QUANDO FOR CONSTATADO PELA TRIPULAçãO QUE A AERONAVE ESTá EM UMA APROXIMAçãO NãO ESTABILIZADA.ANACACIDENTEPPGBPPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-062/CENIPA/2018 - 0118/12/2019ATUAR EM CONJUNTO COM A GOL LINHAS AéREAS S.A., A FIM DE QUE OS TREINAMENTOS DOS PILOTOS DAQUELA EMPRESA ENFATIZEM O FUNCIONAMENTO E INTER-RELAçãO DE TODOS OS COMPONENTES DO SISTEMA DE PRESSURIZAçãO DE SUAS AERONAVES.ANACINCIDENTE GRAVEPRGGEFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTECUMPRIDA
IG-062/CENIPA/2018 - 0218/12/2019ATUAR EM CONJUNTO COM A GOL LINHAS AéREAS S.A., A FIM DE QUE OS TREINAMENTOS DE CRM DAQUELE OPERADOR ENFATIZEM A ASSERTIVIDADE E A CORRETA DIVISãO DE TAREFAS DURANTE O VOO, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE à LEITURA DE CHECKLIST E ATUAçãO NOS INTERRUPTORES DE SISTEMAS DA AERONAVE.ANACINCIDENTE GRAVEPRGGEFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTECUMPRIDA
IG-062/CENIPA/2018 - 0318/12/2019VERIFICAR SE OS PROCEDIMENTOS PREVISTOS NA TASK 35-090-00-01/02 TêM SIDO REALIZADOS CORRETAMENTE PELA GOL LINHAS AéREAS S.A., DE MODO A ASSEGURAR QUE OS REQUISITOS DE INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS PREVISTOS NO RBAC Nº 121, NO QUE DIZ RESPEITO à PROVISãO DE OXIGêNIO PARA OS PASSAGEIROS DE AERONAVES PRESSURIZADAS COM MOTOR A TURBINA ESTEJAM SENDO CUMPRIDOS, UMA VEZ QUE, NA OCORRêNCIA EM TELA, EM ALGUNS ASSENTOS, BEM COMO EM UM DOS LAVATóRIOS, NãO HOUVE A LIBERAçãO AUTOMáTICA DAS MáSCARAS DE OXIGêNIO, QUANDO A ALTITUDE PRESSãO DE CABINE ATINGIU VALORES SUPERIORES A 14.000 PéS.ANACINCIDENTE GRAVEPRGGEFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
A-046/CENIPA/2019 - 0118/12/2019ASSEGURAR QUE A FRISONFLY OFICINA DE MANUTENçãO AERONáUTICA CUMPRA TODOS OS PROTOCOLOS ESTABELECIDOS PARA A EMISSãO DA FICHA DE PESO E BALANCEAMENTO, APóS A INSTALAçãO DO EQUIPAMENTO DE PULVERIZAçãO NAS AERONAVES R44.ANACACIDENTEPRDRLOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEAGUARDANDO RESPOSTA
A-093/CENIPA/2015 - 0118/12/2019DIVULGAR O CONTEúDO E OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO A TODOS OS OPERADORES DA AVIAçãO OFFSHORE, RESSALTANDO A IMPORTâNCIA DO FIEL CUMPRIMENTO DAS ORIENTAçõES E DAS MEDIDAS QUE FORAM IMPLEMENTADAS APóS ESTE INCIDENTE GRAVE, COM ESPECIAL ATENçãO PARA A SEVERIDADE DAS POSSíVEIS CONSEQUêNCIAS EM CASO DE DESCUMPRIMENTO.ANACINCIDENTE GRAVEPRSECOUTROSCUMPRIDA
A-093/CENIPA/2015 - 0218/12/2019ANALISAR A PERTINêNCIA DE INCLUIR NOS PROCEDIMENTOS DESTINADOS AOS RADIOPERADORES DE UNIDADES MARíTIMAS (UM), PRECONIZADOS NA NORMAM-27/DPC, A OBRIGATORIEDADE DE INFORMAR àS AERONAVES QUE SE APROXIMAM PARA POUSO NAS EMBARCAçõES A MAIS RECENTE CONDIçãO DO HELIDEQUE REGISTRADA NO HMS DO NAVIO (RED LIGHT OU GREEN LIGHT), EM ADIçãO àS INFORMAçõES Já PREVISTAS NESSA NORMA.DIRETORIA DE PORTOS E COSTA DA MARINHA DO BRASILINCIDENTE GRAVEPRSECOUTROSCUMPRIDA
A-033/CENIPA/2018 - 0118/12/2019ATUAR JUNTO à RONDON AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR ORIENTE SEUS TRIPULANTES A SEMPRE MANTEREM A BOMBA ELéTRICA AUXILIAR LIGADA DURANTE TODAS AS FASES DO VOO, CONFORME PREVê O BOLETIM DE INFORMAçãO (BI) 200-028-0022, EMITIDO PELA EMBRAER EM 21JUN2018.ANACACIDENTEPTUONFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORCUMPRIDA
IG-065/CENIPA/2018 - 0118/12/2019ATUAR JUNTO A INFRAMERICA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR DE AERóDROMO ADOTE MEDIDAS EM RELAçãO à ESTRUTURA DE ILUMINAçãO DOS PáTIOS DE ESTACIONAMENTO (PíER NORTE E PíER SUL), DE MODO A EVITAR QUE A LUZ PROVENIENTE DOS RESPECTIVOS HOLOFOTES INTERFIRA NEGATIVAMENTE NA LINHA DE VISADA DOS CONTROLADORES DA TWR-BR.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRGTNINCURSÃO EM PISTACUMPRIDA
IG-065/CENIPA/2018 - 0218/12/2019ATUAR EM CONJUNTO COM A INFRAMERICA E O DECEA, A FIM DE QUE CâMERAS DE USO EXCLUSIVO DO DTCEA-BR SEJAM INSTALADAS NO AERóDROMO INTERNACIONAL DE BRASíLIA, DE MODO A GARANTIR A VISUALIZAçãO E O CONTROLE DE TODOS OS PONTOS CEGOS DAQUELE AERóDROMO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRGTNINCURSÃO EM PISTACUMPRIDA
IG-065/CENIPA/2018 - 0318/12/2019ATUAR EM CONJUNTO COM A INFRAMERICA E O DECEA, A FIM DE QUE SEJA AVALIADA A PERTINêNCIA DE SE MODIFICAR UMA OU AMBAS AS LETRAS DESIGNATIVAS DAS TAXIWAYS “C” (CHARLIE) E “G” (GOLF) DO AERóDROMO INTERNACIONAL DE BRASíLIA, DE MODO A EVITAR CONFUSõES OU EQUíVOCOS POR PARTE DAS TRIPULAçõES QUE OPERAM NAQUELE AERóDROMO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRGTNINCURSÃO EM PISTACUMPRIDA
IG-065/CENIPA/2018 - 0418/12/2019ATUAR EM CONJUNTO COM A INFRAMERICA E O DECEA, A FIM DE QUE SEJA AVALIADA A PERTINêNCIA DA INCLUSãO DE HOT SPOTS NA CARTA DE AERóDROMO DE SBBR, VISANDO ALERTAR OS PILOTOS QUE OPERAM NAQUELE AERóDROMO QUANTO à EXISTêNCIA DE PONTOS CEGOS NA áREA DE MANOBRAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRGTNINCURSÃO EM PISTACUMPRIDA
IG-065/CENIPA/2018 - 0518/12/2019ANALISAR A PERTINêNCIA DE SE ESTABELECER, COM CLAREZA E EM NORMA, O MOMENTO OU A POSIçãO EM QUE, APóS O POUSO, A TRIPULAçãO DE UMA AERONAVE DEVE TROCAR A FREQUêNCIA DA TORRE DE CONTROLE PARA O CONTROLE DE SOLO.DECEAINCIDENTE GRAVEPRGTNINCURSÃO EM PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-065/CENIPA/2018 - 0618/12/2019ALERTAR OS CONTROLADORES DE TRáFEGO AéREO BRASILEIROS SOBRE A IMPORTâNCIA DA UTILIZAçãO DA FRASEOLOGIA PADRãO PREVISTA NO MCA 100-16, NOTADAMENTE NO QUE SE REFERE O ITEM 3.4.3.4 (INSTRUçõES APóS O POUSO), ONDE é APRESENTADO UM EXEMPLO DE MENSAGEM CORRETA.DECEAINCIDENTE GRAVEPRGTNINCURSÃO EM PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-065/CENIPA/2018 - 0718/12/2019ALERTAR OS CONTROLADORES DE TRáFEGO AéREO BRASILEIROS SOBRE A IMPORTâNCIA DA UTILIZAçãO DO RECURSO DE FRASEOLOGIA PREVISTO NO ITEM 6.14.6.4 DA ICA 100-37/2017, O QUAL ORIENTA QUE, QUANDO NECESSáRIO OU DESEJáVEL, O CONTROLADOR PODERá INSTRUIR UMA TRIPULAçãO A REPORTAR O MOMENTO EM QUE SUA RESPECTIVA AERONAVE TIVER DESOCUPADO A PISTA EM USO.DECEAINCIDENTE GRAVEPRGTNINCURSÃO EM PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-065/CENIPA/2018 - 0818/12/2019ANALISAR A PERTINêNCIA DE SE ESTABELECER UM MODELO OPERACIONAL QUE DEFINA, CLARAMENTE, OS PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS PELOS CONTROLADORES DE TRáFEGO AéREO DAS DIVERSAS POSIçõES DA TORRE DE CONTROLE DO AERóDROMO INTERNACIONAL DE BRASíLIA, EM RELAçãO à COORDENAçãO DOS TRáFEGOS QUANDO ESTES ESTIVEREM TRANSITANDO PELOS PONTOS CEGOS DO AERóDROMO.DECEAINCIDENTE GRAVEPRGTNINCURSÃO EM PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-065/CENIPA/2018 - 0918/12/2019AVALIAR A VIABILIDADE DA IMPLANTAçãO DE UM RADAR DE MOVIMENTAçãO DE SUPERFíCIE (SURFACE MOVEMENT RADAR - SMR) EM SBBR, A FIM DE MITIGAR OS RISCOS DE INCURSãO EM PISTA DECORRENTES DOS DIVERSOS PONTOS CEGOS EXISTENTES NO AERóDROMO.DECEAINCIDENTE GRAVEPRGTNINCURSÃO EM PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-023/CENIPA/2019 - 0128/10/2019ATUAR JUNTO à AEROMAJ AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE O SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO) ADOTADO PELA EMPRESA, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO, MANUTENçãO DA ATENçãO DOS TRIPULANTES DURANTE OS SERVIçOS DE PULVERIZAçãO E DE SUPERVISãO GERENCIAL DAS OPERAçõES AEROAGRíCOLAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTUTUOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDEAGUARDANDO RESPOSTA
IG-023/CENIPA/2019 - 0228/10/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NO PRESENTE RELATóRIO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DE PLANEJAMENTOS DE OPERAçõES AEROAGRíCOLAS QUE NãO CONSIDERAM CORRETAMENTE OS OBSTáCULOS PRESENTES NO TERRENO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTUTUOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
IG-577/CENIPA/2016 - 0128/10/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL SOBRE A IMPORTâNCIA DO FIEL CUMPRIMENTO DAS NORMAS OPERACIONAIS E DOS MANUAIS DE VOO DAS AERONAVES, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO CORRETO PLANEJAMENTO DE DESPACHO OPERACIONAL E OBSERVâNCIA DOS LIMITES ESTABELECIDOS PELO FABRICANTE DA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTEHGPOUSO LONGOCUMPRIDA
A-160/CENIPA/2015 - 0128/10/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DE AERONAVES CONVENCIONAIS SOBRE A IMPORTâNCIA DO FIEL CUMPRIMENTO DAS NORMAS OPERACIONAIS E DOS MANUAIS DE VOO, BEM COMO DE UMA TRANSIçãO ADEQUADA DA OPERAçãO DE AERONAVES TRICICLO PARA AS CONVENCIONAIS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTBMUPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
IG-092/CENIPA/2016 - 0128/10/2019ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AEROPORTO DE PIRAPORA (SNPX), A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO IMPLEMENTE MELHORIAS NO SISTEMA DE DRENAGEM DO AERóDROMO, DE MODO A EVITAR QUE OS DRENOS DE ESCOAMENTO DE áGUAS PLUVIAIS FIQUEM DESTAMPADOS E EXPOSTOS, TORNANDO-SE OBSTáCULOS àS AERONAVES QUE VENHAM A EXPERIMENTAR UMA EXCURSãO DE PISTA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRGEOCOM TREM DE POUSOCUMPRIDA
IG-092/CENIPA/2016 - 0228/10/2019ATUAR JUNTO AO CERTIFICADOR PRIMáRIO DA AERONAVE A FIM DE ANALISAR A PERTINêNCIA DE INCLUIR NO MANUAL DE MANUTENçãO OU DIRETIVA TéCNICA DA AERONAVE BARON MODELO 58P, A RECOMENDAçãO PARA QUE OS CILINDROS MESTRES DO SISTEMA DE FREIOS SEJAM SEMPRE DO MESMO PN E QUE, PREFERENCIALMENTE, DEVAM SER REMOVIDOS E SUBSTITUíDOS CONJUNTAMENTE, CONFORME RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FEITO AO FABRICANTE DA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRGEOCOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-092/CENIPA/2016 - 0328/10/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA ACERCA DA AUSêNCIA DE PROCEDIMENTO ESPECíFICO DE VERIFICAçãO DO NíVEL DO RESERVATóRIO DE FLUíDO HIDRáULICO DO SISTEMA DE FREIOS, NA INSPEçãO PRé-VOO DA AERONAVE BEECHCRAFT BARON 58P, CHAMANDO A ATENçãO PARA O POTENCIAL DE RISCO DESSA CONDIçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRGEOCOM TREM DE POUSOCUMPRIDA
IG-092/CENIPA/2016 - 0428/10/2019ATUAR JUNTO AO CERTIFICADOR PRIMáRIO DA AERONAVE MODELO BARON 58P A FIM DE ANALISAR A PERTINêNCIA DE INCLUIR EM SEU MANUAL DE VOO A VERIFICAçãO DO NíVEL DE FLUíDO HIDRáULICO DO RESERVATóRIO DO SISTEMA DE FREIOS, ENTRE OS PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS NA INSPEçãO PRé-VOO (PREFLIGHT CHECK), A EXEMPLO DO PREVISTO PARA A AERONAVE G58.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRGEOCOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-062/CENIPA/2017 - 0128/10/2019ATUAR JUNTO à NóRDICA AVIAçãO AGRíCOLA LTDA (EX - TERUEL AVIAçãO AGRíCOLA LTDA), A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS DE ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTUJIPANE SECAAGUARDANDO RESPOSTA
A-062/CENIPA/2017 - 0228/10/2019ATUAR JUNTO à NóRDICA AVIAçãO AGRíCOLA LTDA (EX - TERUEL AVIAçãO AGRíCOLA LTDA), A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE SEUS MECANISMOS DE SUPERVISãO GERENCIAL E SEUS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO CONTROLE, ACOMPANHAMENTO E PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE AéREA, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTUJIPANE SECAAGUARDANDO RESPOSTA
A-062/CENIPA/2017 - 0328/10/2019ATUAR JUNTO à NóRDICA AVIAçãO AGRíCOLA LTDA (EX - TERUEL AVIAçãO AGRíCOLA LTDA), A FIM DE ALERTAR AQUELE OPERADOR SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DO INADEQUADO GERENCIAMENTO DO COMBUSTíVEL E DE IMPLANTAR UMA MUDANçA NA CULTURA DO GRUPO QUE ATUA NAQUELA ORGANIZAçãO, TENDO COMO OBJETIVO A ELEVAçãO DA PERCEPçãO COLETIVA ACERCA DA IMPORTâNCIA DO FIEL CUMPRIMENTO DAS INSTRUçõES CONTIDAS NOS MANUAIS DE VOO PUBLICADOS PELO FABRICANTE DA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTUJIPANE SECAAGUARDANDO RESPOSTA
I-548/CENIPA/2018 - 0128/10/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OPERADORES E MANTENEDORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DE SE VERIFICAR, DURANTE AS AçõES DE MANUTENçãO, AS CONDIçõES E A INTEGRIDADE DOS CONECTORES DA CABLAGEM (W601-00011-24BL) INSTALADOS NAS AERONAVES EMB 500.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTEPRJAJFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTECUMPRIDA
A-006/CENIPA/2019 - 0128/10/2019ATUAR JUNTO à AEROAGRíCOLA SUREñA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE OS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS DE ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO PREENCHIMENTO DAS CADERNETAS DE CéLULA, MOTOR E HéLICE, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTOXKEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-006/CENIPA/2019 - 0228/10/2019ATUAR JUNTO à AEROAGRíCOLA SUREñA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO, GERENCIAMENTO DE RISCO E SUPERVISãO GERENCIAL, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTOXKEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-006/CENIPA/2019 - 0328/10/2019ATUAR JUNTO à AEROAGRíCOLA SUREñA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR OFEREçA A SEUS PILOTOS UM ADEQUADO TREINAMENTO DE OPERAçõES AEROAGRíCOLAS, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO CORRETO PLANEJAMENTO DE VOO E àS TéCNICAS DE PILOTAGEM NECESSáRIAS AO DESEMPENHO SEGURO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTOXKEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-006/CENIPA/2019 -0128/10/2019ATUAR JUNTO à AEROAGRíCOLA SUREñA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE OS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS DE ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO PREENCHIMENTO DAS CADERNETAS DE CéLULA, MOTOR E HéLICE, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTOXKEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-006/CENIPA/2019 -0228/10/2019ATUAR JUNTO à AEROAGRíCOLA SUREñA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO, GERENCIAMENTO DE RISCO E SUPERVISãO GERENCIAL,VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTOXKEXCURSÃO DE PISTACUMPRIDA
A-006/CENIPA/2019 -0328/10/2019ATUAR JUNTO à AEROAGRíCOLA SUREñA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR OFEREçA A SEUS PILOTOS UM ADEQUADO TREINAMENTO DE OPERAçõES AEROAGRíCOLAS, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO CORRETO PLANEJAMENTO DE VOO E àS TéCNICAS DE PILOTAGEM NECESSáRIAS AO DESEMPENHO SEGURO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTOXKEXCURSÃO DE PISTACUMPRIDA
IG-144/CENIPA/2015 - 0128/10/2019ATUAR JUNTO à CLEITON TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE OS TREINAMENTOS DOS PILOTOS DE PA46 “JETPROP” DAQUELE OPERADOR ENFATIZEM OS CONCEITOS DE APROXIMAçãO ESTABILIZADA, CRM E CONTROLE DIRECIONAL (FRENAGEM E DIRECIONAMENTO), FOCANDO NAS PARTICULARIDADES OPERACIONAIS DESTA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRVDAPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
IG-144/CENIPA/2015 - 0228/10/2019ATUAR JUNTO à CLEITON TáXI AéREO LTDA., A FIM DE ASSEGURAR QUE OS PROCEDIMENTOS DE MANUTENçãO SOB A RESPONSABILIDADE DAQUELE OPERADOR ESTEJAM SENDO CONDUZIDOS DE FORMA A GARANTIR A SEGURANçA DAS OPERAçõES E DE ACORDO COM AS NORMAS VIGENTES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRVDAPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
IG-144/CENIPA/2015 - 0328/10/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTE RELATóRIO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA QUANTO à POSSIBILIDADE DE PERDA DO CONTROLE DIRECIONAL DA AERONAVE APóS O POUSO, BEM COMO SUAS CONSEQUêNCIAS, EM ESPECIAL AOS MODELOS DA FAMíLIA PA46.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRVDAPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
IG-144/CENIPA/2015 - 0428/10/2019ATUAR JUNTO à CLEITON TáXI AéREO LTDA., A FIM DE ASSEGURAR QUE AQUELE OPERADOR ESTEJA EXERCENDO SUAS ATIVIDADES EM CONFORMIDADE COM SUAS ESPECIFICAçõES OPERATIVAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRVDAPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
IG-551/CENIPA/2016 - 0128/10/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DA EXECUçãO DE UMA APROXIMAçãO ESTABILIZADA, VISANDO GARANTIR A MANUTENçãO DOS CORRETOS PARâMETROS DE POUSO, FRENAGEM E PARADA DA AERONAVE COM SEGURANçA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPPIMEPOUSO LONGOCUMPRIDA
IG-093/CENIPA/2017 - 0128/10/2019ATUAR JUNTO à JUST FLY ESCOLA DE AVIAçãO LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS DE RECEBIMENTO, VERIFICAçãO E ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTDQQCOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-025/CENIPA/2019 - 0228/10/2019ATUAR JUNTO à EMPRESA COSTA DO SOL TAXI AéREO S.A., A FIM DE ENFATIZAR àQUELE OPERADOR A IMPORTâNCIA DE SE OBSERVAR O PREVISTO NO ART. 88-N DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA QUE, SALVO AS EXCEçõES ESTABELECIDAS, PROíBE A REMOçãO DE AERONAVES ACIDENTADAS DO LOCAL DA OCORRêNCIA SEM A DEVIDA AUTORIZAçãO DA AUTORIDADE DE INVESTIGAçãO SIPAER.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRBRUCOLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-025/CENIPA/2019 - 0328/10/2019ATUAR JUNTO à EMPRESA COSTA DO SOL TAXI AéREO S.A., A FIM DE ENFATIZAR àQUELE OPERADOR A IMPORTâNCIA DE SE COMUNICAR, PELO MEIO MAIS RáPIDO, à AUTORIDADE DA AVIAçãO CIVIL E à AUTORIDADE DE INVESTIGAçãO SIPAER TODA E QUALQUER OCORRêNCIA AERONáUTICA QUE ENVOLVA AERONAVE OPERADA PELA EMPRESA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRBRUCOLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-025/CENIPA/2019 - 0428/10/2019ATUAR JUNTO à EMPRESA COSTA DO SOL TAXI AéREO S.A., A FIM DE ENFATIZAR àQUELE OPERADOR A IMPORTâNCIA DE SE PRESERVAR OS DADOS GRAVADOS PELOS EQUIPAMENTOS DE BORDO DAS AERONAVES OPERADAS PARA A INVESTIGAçãO DE OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRBRUCOLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-025/CENIPA/2019 - 0528/10/2019ATUAR JUNTO à PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAUARI, A FIM DE AQUELE OPERADOR DE AERóDROMO ATUALIZE E CUMPRA O CONSTANTE EM SEU MANUAL DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO), COMO FORMA DE PREVENIR FUTURAS OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRBRUCOLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLOCUMPRIDA
IG-025/CENIPA/2019 - 0628/10/2019ATUAR JUNTO à PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAUARI, A FIM DE AQUELE OPERADOR DE AERóDROMO DESENVOLVA E IMPLANTE EM SWCA UM SISTEMA DE RESPOSTA à EMERGêNCIA AEROPORTUáRIA (SREA), UM PLANO DE EMERGêNCIA AERONáUTICA (PLEM) E UM PLANO CONTRAINCêNDIO DE AERóDROMO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRBRUCOLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLOCUMPRIDA
IG-025/CENIPA/2019 - 0728/10/2019ATUAR JUNTO à PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAUARI, A FIM DE AQUELE OPERADOR DE AERóDROMO PROVIDENCIE UM GERENTE DE SEGURANçA OPERACIONAL QUE POSSA REALIZAR AS ATIVIDADES PREVISTAS NO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO) ADOTADO EM SWCA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRBRUCOLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLOCUMPRIDA
IG-025/CENIPA/2019 - 0128/10/2019ATUAR JUNTO à EMPRESA COSTA DO SOL TAXI AéREO S.A., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE OS TREINAMENTOS DE CREW RESOURCE MANAGEMENT (CRM) OFERECIDOS A SEUS TRIPULANTES, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO àS INTERAçõES INTERPESSOAIS NECESSáRIAS à MANUTENçãO DA SEGURANçA OPERACIONAL DURANTE OS PROCEDIMENTOS DE TáXI E ESTACIONAMENTO DAS AERONAVES OPERADAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRBRUCOLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-154/CENIPA/2015 - 0128/10/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO AGRíCOLA BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DO CORRETO PLANEJAMENTO DE VOO E OPERAçãO DAS AERONAVES, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO àS INFORMAçõES DE TEMPERATURA, UMIDADE E PRESSãO ATMOSFéRICA, BEM COMO AOS PROCEDIMENTOS PREVISTOS NOS MANUAIS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTOSTPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA