CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
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NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
A-081/CENIPA/2018 - 0102/10/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OPERADORES E PILOTOS DA AVIAçãO AGRíCOLA QUANTO à IMPORTâNCIA DE REALIZAR OS CáLCULOS DE PESO E BALANCEAMENTO, LEVANDO EM CONSIDERAçãO A RELAçãO ENTRE A CAPACIDADE DE PESO MáXIMO DO TANQUE DE PRODUTOS (HOPPER) E O PESO MáXIMO DE DECOLAGEM DAS AERONAVES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTBYQPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-141/CENIPA/2018- 0102/10/2020ATUAR JUNTO à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO ABA MANUTENçãO AERONáUTICA, A FIM DE QUE AQUELA OM APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS DE CONTROLE DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS, BEM COMO DE SUAS ESCRITURAçõES, DE MANEIRA A EVITAR DISCREPâNCIAS ENTRE OS REGISTROS CONSTANTES NAS CADERNETAS DE MOTOR E DE HéLICE E NAS ORDENS DE SERVIçO (OS).AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTRONFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-141/CENIPA/2018- 0202/10/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS, OPERADORES E MANTENEDORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DE REALIZAR INSPEçãO DA TAMPA DO BOCAL DE ABASTECIMENTO DE óLEO LUBRIFICANTE DO MOTOR DAS AERONAVES MODELO EMB-711ST, POR OCASIãO DAS INSPEçõES PROGRAMADAS E DURANTE O PRé-VOO, COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR FALHAS NO TRAVAMENTO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTRONFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-503/CENIPA/2020 - 0102/10/2020ATUAR JUNTO à EMPRESA DILOPES AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO E TREINAMENTO DE PILOTOS, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DE SUAS ATIVIDADES, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE AOS RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO DE PISTA DE POUSO MOLHADAS E NãO PAVIMENTADAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTGSWEXCURSÃO DE PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-158/CENIPA/2017 - 0102/10/2020ATUAR JUNTO à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO VIMAER - VIDOTI MANUTENçãO DE AERONAVES LTDA., A FIM DE ASSEGURAR QUE ESTA EMPRESA ADOTE AS MELHORES PRáTICAS NA MANUTENçãO DOS PRODUTOS AERONáUTICOS QUE ELA ESTá CERTIFICADA PARA MANUTENIR, PARTICULARMENTE, QUANDO DA AUTORIZAçãO PARA RETORNO AO SERVIçO DE COMPONENTES QUE TENHAM EXTRAPOLADO OS TBO RECOMENDADOS PELOS SEUS RESPECTIVOS FABRICANTES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPVITFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-151/CENIPA/2017 - 0102/10/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DE AVIAçãO AGRíCOLA NO TOCANTE AO CORRETO GERENCIAMENTO DE RISCO à SEGURANçA OPERACIONAL (GRSO) E NO QUE DIZ RESPEITO AOS RISCOS QUANTO AO DEFICIENTE MONITORAMENTO DAS CONDIçõES OPERACIONAIS DOS PNEUS DAS AERONAVES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPT-UZIESTOURO DE PNEUAGUARDANDO RESPOSTA
IG-156/CENIPA/2018 - 0102/10/2020ATUAR JUNTO AO OPERADOR CAMEJO TáXI AéREO LTDA., A FIM DE AVALIAR A SOBRECARGA DE TRABALHO DOS TRIPULANTES DA EMPRESA, DEVIDO AO ACúMULO DAS FUNçõES ADMINISTRATIVAS COM AS OPERACIONAIS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTICROUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
IG-156/CENIPA/2018 - 0202/10/2020ATUAR JUNTO AO OPERADOR CAMEJO TáXI AéREO LTDA., A FIM DE REAVALIAR A ADEQUABILIDADE E O CUMPRIMENTO DO MANUAL DO GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO) DAQUELE OPERADOR, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à PERIODICIDADE DAS REUNIõES ENTRE OS MEMBROS DA EMPRESA E SEU GSO, VISANDO O APRIMORAMENTO DA COMUNICAçãO ENTRE OS PILOTOS, DEMAIS FUNCIONáRIOS E A DIRETORIA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTICROUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
IG-031/CENIPA/2017 - 1102/10/2020ATUAR JUNTO à EMBRAER S/A, A FIM DE QUE SEUS MANUAIS ESPECIFIQUEM, DETALHADAMENTE, OS PROCEDIMENTOS DE UTILIZAçãO DA MACHADINHA COMO EQUIPAMENTO PARA O COMBATE AO FOGO/FUMAçA NO INTERIOR DE AERONAVES E AOS CUIDADOS NECESSáRIOS PARA NãO AGRAVAR A CONDIçãO DO AVIãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRAUOFOGO/FUMAÇA (SEM IMPACTO)AGUARDANDO RESPOSTA
IG-031/CENIPA/2017 - 1202/10/2020ATUAR JUNTO à AZUL LINHAS AéREAS BRASILEIRAS S.A., A FIM DE QUE SEU(S) MANUAL(IS) DE TREINAMENTO DE COMISSáRIOS ESPECIFIQUEM, DETALHADAMENTE, OS PROCEDIMENTOS DE UTILIZAçãO DA MACHADINHA COMO EQUIPAMENTO DE COMBATE AO FOGO/FUMAçA NO INTERIOR DE AERONAVES E AOS CUIDADOS NECESSáRIOS PARA NãO AGRAVAR A CONDIçãO DO AVIãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRAUOFOGO/FUMAÇA (SEM IMPACTO)AGUARDANDO RESPOSTA
A-086/CENIPA/2013 - 0504/08/2020ATUAR JUNTO à POLíCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE SUPERVISãO GERENCIAL, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DE SEGURANçA PúBLICA PARA AS QUAIS TAL ORGANIZAçãO é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPEIHCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-129/CENIPA/2018- 0104/08/2020REALIZAR GESTõES JUNTO AO AEROCLUBE DE PONTA GROSSA PARA O APRIMORAMENTO DO GERENCIAMENTO E DO PROCESSO DE INSTRUçãO AéREA, POR MEIO DO ADEQUADO PREENCHIMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS FICHAS DE VOO, PADRONIZAçãO DOS INSTRUTORES, OBSERVâNCIA DOS LIMITES PREVISTOS E PARTICIPAçãO EM EVENTOS DE SEGURANçA OPERACIONAL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPGNYPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-086/CENIPA/2013 - 0124/07/2020ATUAR JUNTO à POLíCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE OS TREINAMENTOS DE CREW RESOURCE MANAGEMENT (CRM) OFERECIDOS A SEUS TRIPULANTES, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO àS COMUNICAçõES, DEFINIçõES DE TAREFAS E INTERAçõES INTERPESSOAIS NECESSáRIAS à MANUTENçãO DA SEGURANçA OPERACIONAL DURANTE OS PROCEDIMENTOS PARA DECOLAGEM.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPEIHCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-086/CENIPA/2013 - 0224/07/2020ATUAR JUNTO à POLíCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A FIM DE QUE OS MéTODOS DE GERENCIAMENTO DO RISCO, PREVISTOS NO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO) ADOTADO PELO OPERADOR, SEJAM APRIMORADOS, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO PLANEJAMENTO DE VOO E A OPERAçãO EM áREA RESTRITA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPEIHCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-086/CENIPA/2013 - 0324/07/2020ATUAR JUNTO à POLíCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR ANALISE A VIABILIDADE DE INCLUIR EM SEU PROGRAMA DE TREINAMENTO A UTILIZAçãO DE SIMULADOR DE VOO, COM A FINALIDADE DE COMPLEMENTAR OS TREINAMENTOS DE SEUS TRIPULANTES, PARTICULARMENTE EM RELAçãO à OPERAçãO EM áREAS RESTRITAS E AOS CONCEITOS DE CRM.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPEIHCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-086/CENIPA/2013 - 0424/07/2020ATUAR JUNTO à POLíCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR IMPLEMENTE UMA MUDANçA NA CULTURA ORGANIZACIONAL, TENDO COMO FOCO A ELEVAçãO DA PERCEPçãO COLETIVA ACERCA DA IMPORTâNCIA DO FIEL CUMPRIMENTO DAS REGRAS ESTABELECIAS PELOS óRGãOS REGULADORES DO SISTEMA DA AVIAçãO CIVIL, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO EFETIVO GERENCIAMENTO DO RISCO INERENTE àS OPERAçõES ESPECIAIS DA AVIAçãO DE SEGURANçA PúBLICA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPEIHCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-075/CENIPA/2018 - 0124/07/2020ATUAR JUNTO à VALE S.A., A FIM DE ENFATIZAR O PREVISTO NO ART. 88-N DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA (CBA) QUE é VEDADA’, SALVO AS EXCEçõES ESTABELECIDAS, A REMOçãO DE AERONAVES ACIDENTADAS, OU DE SUAS PARTES, DO LOCAL DA OCORRêNCIA SEM A DEVIDA AUTORIZAçãO DA AUTORIDADE DE INVESTIGAçãO SIPAER.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRVALESTOURO DE PNEUCUMPRIDA
IG-169/CENIPA/2017 - 0124/07/2020ATUAR JUNTO AO OPERADOR DO AERóDROMO DE SãO JOSé DOS CAMPOS (SBSJ), A FIM DE VERIFICAR A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR MELHORIAS NA SINALIZAçãO, QUANDO O RAG (RAGGED OR RUNWAY ARRESTING GEAR) ESTIVER ESTENDIDO SOBRE A STOPWAY DA PISTA 15, BEM COMO NA PISTA DE TáXI QUE CONDUZ AO PáTIO DO AEROCLUBE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPPGEMPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-504/CENIPA/2020 - 0124/07/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS INERENTES à MOVIMENTAçãO DE PESSOAS, TRIPULANTES OU NãO, NA áREA PRóXIMA DO DISCO DA HéLICE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEN2015SOPERAÇÕES NO SOLOCUMPRIDA
A-127/CENIPA/2017 - 0124/07/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, NO INTUITO DE ALERTAR OS OPERADORES E PILOTOS DA AVIAçãO GERAL QUANTO à IMPORTâNCIA DE UM CRITERIOSO PLANEJAMENTO DO VOO, SOBRETUDO DOS ASPECTOS RELACIONADOS à PERFORMANCE DE DECOLAGEM.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTJVLEXCURSÃO DE PISTACUMPRIDA
A-140/CENIPA/2013 - 0124/07/2020ATUAR JUNTO à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO CONAL AVIONICS E ELETRôNICA DE AERONAVES LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO E REGISTROS DE MANUTENçãO DAS AERONAVES BEECH AIRCRAFT, MODELO 58, E DOS MOTORES CONTINENTAL, MODELO IO-520-CB, DURANTE OS PROCEDIMENTOS DE MANUTENçãO, PREVENTIVOS E CORRETIVOS, DO SISTEMA DE COMBUSTíVEL, NOTADAMENTE QUANTO DA SUBSTITUIçãO DAS TUBULAçõES FLEXíVEIS NO QUE SE REFERE à RASTREABILIDADE DE PEçAS UTILIZADAS, BEM COMO NA POSSIBILIDADE DA CONTAMINAçãO DESTE SISTEMA POR MATERIAL ESTRANHO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTLKGFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-122/CENIPA/2018- 0124/07/2020ATUAR JUNTO à AERO STAR TáXI AéREO LTDA. NO SENTIDO DE CERTIFICAR-SE DE QUE AS INSPEçõES NAS AERONAVES, MODELO CESSNA 310R, ESTãO SENDO REALIZADAS DE ACORDO COM OS PROCEDIMENTOS PREVISTOS NOS MANUAIS DE MANUTENçãO, PRINCIPALMENTE NOS ITENS DESTINADOS à IDENTIFICAçãO DE CORROSãO NO SISTEMA DO TREM DE POUSO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTGMACOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-122/CENIPA/2018- 0224/07/2020DIVULGAR AOS OPERADORES/MANTENEDORES DAS AERONAVES MODELO CESSNA 310R OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, QUANTO à NECESSIDADE DO FIEL CUMPRIMENTO DO RESPECTIVO PROGRAMA DE MANUTENçãO APROVADO, PARA EFEITO DE IDENTIFICAçãO DE CORROSãO DO SISTEMA DO TREM DE POUSO, PRINCIPALMENTE, QUANDO A AERONAVE OPERAR EM áREAS SUJEITAS A UM ELEVADO GRAU DE SALINIDADE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTGMACOM TREM DE POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-118/CENIPA/2017 - 0124/07/2020ATUAR JUNTO à LíDER TáXI-AéREO S.A., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR ALERTE SUAS TRIPULAçõES SOBRE A IMPORTâNCIA DE SE OBSERVAR OS PROCEDIMENTOS E PADRõES OPERACIONAIS CONSTANTES NO SOP E NO MGO DA EMPRESA, ESPECIALMENTE AQUELES RELACIONADOS à APROXIMAçãO ESTABILIZADA E àS VELOCIDADES DE APROXIMAçãO E DE CRUZAMENTO DA CABECEIRA DA PISTA DURANTE O POUSO, ASSIM COMO SOBRE A IMPORTâNCIA DA REALIZAçãO DO PROCEDIMENTO DE APROXIMAçãO PERDIDA NOS CASOS EM QUE TAIS PARâMETROS NãO ESTEJAM SENDO ATENDIDOS ADEQUADAMENTE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTWHEPOUSO LONGOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-118/CENIPA/2017 - 0224/07/2020ATUAR JUNTO AO PROPRIETáRIO DO AERóDROMO DE MUCURI, BA (SNMU), A FIM DE ALERTAR AQUELE OPERADOR SOBRE A IMPORTâNCIA DAS MARCAçõES E PINTURAS HORIZONTAIS DA PISTA (AS MARCAS DE 1.000FT, POR EXEMPLO) COMO REFERêNCIA PARA A EXECUçãO DE UM POUSO SEGURO E, CONSEQUENTEMENTE, PARA A PREVENçãO DE OCORRêNCIAS AERONáUTICAS,AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTWHEPOUSO LONGOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-118/CENIPA/2017 - 0324/07/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA REALIZAçãO DE FINAIS PARA POUSO NãO ESTABILIZADAS E DA DECISãO DE NãO REALIZAR UM PROCEDIMENTO DE APROXIMAçãO PERDIDA MESMO QUANDO O POUSO NãO FOR CONSIDERADO SEGURO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTWHEPOUSO LONGOCUMPRIDA
A-165/CENIPA/2017 - 0124/07/2020ATUAR JUNTO AO OPERADOR DA AERONAVE, A FIM DE REFORçAR A IMPORTâNCIA E A OBRIGATORIEDADE DO CUMPRIMENTO DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à COMUNICAçãO DE QUALQUER OCORRêNCIA AERONáUTICA E OS CRITéRIOS PARA REMOçãO DE AERONAVE ACIDENTADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTFFGPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-165/CENIPA/2017 - 0224/07/2020ATUAR JUNTO AO OPERADOR DA AERONAVE, A FIM DE REFORçAR A IMPORTâNCIA E A OBRIGATORIEDADE DO CUMPRIMENTO DA LEGISLAçãO PERTINENTE, RELATIVA à OBTENçãO DE UM CERTIFICADO DE OPERADOR AéREO (COA) PARA PESSOA FíSICA OU JURíDICA, FAZENDO USO COMERCIAL DE AERONAVE, REALIZANDO SERVIçOS AéREOS ESPECIALIZADOS PúBLICOS (SAE) DE FOMENTO OU PROTEçãO DA AGRICULTURA EM GERAL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTFFGPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-165/CENIPA/2017 - 0324/07/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OPERADORES E PILOTOS DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA, EM ESPECIAL AOS QUE EXERCEM ATIVIDADE AEROAGRíCOLA, SOBRE A IMPORTâNCIA DE OPERAR DENTRO DOS LIMITES DE PESO E BALANCEAMENTO, DE COMUNICAR A AUTORIDADE SIPAER E NãO MOVIMENTAR A AERONAVE QUANDO HOUVER UMA OCORRêNCIA AERONáUTICA, BEM COMO DA IMPORTâNCIA DE SE OBTER UM CERTIFICADO DE OPERADOR AéREO (COA).AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTFFGPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-161/CENIPA/2017-0124/07/2020ATUAR JUNTO AO OPERADOR DA AERONAVE, A FIM DE REFORçAR A IMPORTâNCIA E A OBRIGATORIEDADE DO CUMPRIMENTO DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à COMUNICAçãO DE QUALQUER OCORRêNCIA AERONáUTICA E OS CRITéRIOS PARA REMOçãO DE AERONAVE ACIDENTADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTFFGPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-161/CENIPA/2017-0224/07/2020ATUAR JUNTO AO OPERADOR DA AERONAVE, A FIM DE REFORçAR A IMPORTâNCIA E A OBRIGATORIEDADE DO CUMPRIMENTO DA LEGISLAçãO PERTINENTE, RELATIVA à OBTENçãO DE UM CERTIFICADO DE OPERADOR AéREO (COA) PARA PESSOA FíSICA OU JURíDICA, FAZENDO USO COMERCIAL DE AERONAVE, REALIZANDO SERVIçOS AéREOS ESPECIALIZADOS PúBLICOS (SAE) DE FOMENTO OU PROTEçãO DA AGRICULTURA EM GERAL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTFFGPERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-161/CENIPA/2017-0324/07/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR OPERADORES E PILOTOS DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA, EM ESPECIAL AOS QUE EXERCEM ATIVIDADE AEROAGRíCOLA, SOBRE A IMPORTâNCIA DE OPERAR DENTRO DOS LIMITES DE PESO E BALANCEAMENTO, DE COMUNICAR A AUTORIDADE SIPAER E NãO MOVIMENTAR A AERONAVE QUANDO HOUVER UMA OCORRêNCIA AERONáUTICA, BEM COMO DA IMPORTâNCIA DE SE OBTER UM CERTIFICADO DE OPERADOR AéREO (COA).AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTFFGPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-143/CENIPA/2018- 0124/07/2020ATUAR JUNTO à ROTA DO SOL TáXI AéREO LTDA., A FIM DE ADEQUAR O PROGRAMA DE TREINAMENTO OPERACIONAL E O MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS ADOTADOS PELO OPERADOR, NOTADAMENTE NO QUE SE REFERE à CAPACITAçãO E TREINAMENTO DOS TRIPULANTES PARA OPERAçãO SINGLE PILOT, QUANDO APLICáVEIS àS AERONAVES DA FROTA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRACRCONTATO ANORMAL COM A PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
A-143/CENIPA/2018 - 0224/07/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA QUE OPERAM SOB AS REGRAS DO RBAC Nº 135, NOTADAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AOS PROCEDIMENTOS PARA A OPERAçãO SINGLE PILOT.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRACRCONTATO ANORMAL COM A PISTACUMPRIDA
A-129/CENIPA/2018- 0224/07/2020ATUAR JUNTO AO ADMINISTRADOR DO AERóDROMO COMANDANTE ANTôNIO AMILTON BERALDO (SBPG) NO TOCANTE à ADEQUAçãO DAS BASES DE CONCRETO DAS LUZES DE ILUMINAçãO E BALIZAMENTO DO AERóDROMO DE ACORDO COM A LEGISLAçãO EM VIGOR.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPGNYPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-123/CENIPA/2018 - 0124/07/2020ATUAR JUNTO à ESCOLA PARANAENSE DE AVIAçãO, A FIM DE QUE ESSE CENTRO DE INSTRUçãO, POR OCASIãO DOS TREINAMENTOS OFERECIDOS A SEUS TRIPULANTES, AVALIE A EFICáCIA DAS TéCNICAS DE ENSINO PRáTICO DE VOO MINISTRADA POR SEUS INSTRUTORES, NO TOCANTE AO POUSO E AO CONTROLE DA AERONAVE NO SOLO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRFFNPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-123/CENIPA/2018 - 0224/07/2020ATUAR JUNTO à ESCOLA PARANAENSE DE AVIAçãO, A FIM DE QUE ESSE CENTRO DE INSTRUçãO AVALIE A EFICáCIA DE SEUS PROCESSOS DE AVALIAçãO DO PILOTO-ALUNO NA PRáTICA DE VOO, NO TOCANTE à ANáLISE DO DESEMPENHO DO INSTRUENDO, CONFORME OS NíVEIS DE APRENDIZAGEM E OS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS NA CONDUTA DOS ALUNOS PREVISTOS NO MCA 58-3/2004.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRFFNPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-117/CENIPA/2018 - 0124/07/2020ATUAR JUNTO à EJ ESCOLA DE AERONáUTICA LTDA. ME E AO AEROCLUBE DE ITáPOLIS, A FIM DE QUE O SGSO IMPLANTADO NAQUELAS INSTITUIçõES EFETIVAMENTE ENVOLVA OS SEUS FUNCIONáRIOS, ALUNOS E PRESTADORES DE SERVIçOS NA PREVENçãO DAS OCORRêNCIAS AERONáUTICAS, SALIENTANDO A IMPORTâNCIA DOS REPORTES VOLUNTáRIOS NA PROMOçãO DE UMA CULTURA VOLTADA PARA A SEGURANçA DE VOO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPREJK_PRJEAPERDA DE SEPARAÇÃO / COLISÃO EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-117/CENIPA/2018 - 0224/07/2020ATUAR JUNTO à EJ ESCOLA DE AERONáUTICA LTDA. ME E AO AEROCLUBE DE ITáPOLIS, A FIM DE QUE SEJAM PADRONIZADAS, POR MEIO DE ACORDOS OU MANUAIS CONJUNTOS, OS TIPOS DE OPERAçãO DAS AERONAVES NO CIRCUITO DE TRáFEGO LOCAL, FAZENDO CONSTAR AS REFERêNCIAS VISUAIS PARA AS POSIçõES NO CIRCUITO, AS MENSAGENS DE POSIçãO COMPULSóRIAS, OS PROCEDIMENTOS PARA AS EMERGêNCIAS, FALHAS DE COMUNICAçãO E MUDANçA DE PISTA, BEM COMO OS PROCEDIMENTOS PREVISTOS PARA OPERAçõES MISTAS, SE FOR O CASO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPREJK_PRJEAPERDA DE SEPARAÇÃO / COLISÃO EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-117/CENIPA/2018 - 0324/07/2020ATUAR JUNTO à EJ ESCOLA DE AERONáUTICA LTDA. ME E AO AEROCLUBE DE ITáPOLIS, A FIM DE AVALIAR A EFETIVIDADE DOS SEUS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL, BEM COMO DO TRABALHO DOS SEUS GESTORES DE SEGURANçA OPERACIONAL, EM ESPECIAL QUANTO à GESTãO DOS REPORTES VOLUNTáRIOS E à QUALIDADE DO GERENCIAMENTO DE RISCOS à SEGURANçA OPERACIONAL, CONFORME DETERMINA O CAPíTULO 2 DO MODELO DE MGSO DETERMINADO PELA ANAC.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPREJK_PRJEAPERDA DE SEPARAÇÃO / COLISÃO EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-117/CENIPA/2018 - 0424/07/2020ATUAR JUNTO à EJ ESCOLA DE AERONáUTICA LTDA. ME E AO AEROCLUBE DE ITáPOLIS, A FIM DE QUE, CONJUNTAMENTE, ESTAS INSTITUIçõES REALIZEM UMA ANáLISE DE RISCO SOBRE A REALIZAçãO DE VOOS DE INSTRUçãO COM APROXIMAçõES DE 180 E 360 GRAUS CONCOMITANTE A TRáFEGOS EXECUTANDO CIRCUITOS NORMAIS (PERNA BASE E RETA FINAL) E “IFR SIMULADOS”, DE MANEIRA A FACILITAR A IDENTIFICAçãO DOS PERIGOS E A IMPLEMENTAçãO DE MEDIDAS MITIGADORAS ADEQUADAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPREJK_PRJEAPERDA DE SEPARAÇÃO / COLISÃO EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-117/CENIPA/2018 - 0524/07/2020ATUAR JUNTO à ADMINISTRAçãO DO AERóDROMO DE ITáPOLIS, A FIM DE QUE SEJA ELABORADO UM DOCUMENTO DE GERENCIAMENTO DO RISCO à SEGURANçA OPERACIONAL (DGRSO), CONFORME DETERMINAM OS ITENS 1.5.4 E 2.2.3.5 DA ICA 63-18/2017, FAZENDO CONSTAR O VOLUME DE MOVIMENTOS DAS OPERAçõES LOCAIS, COM O DETALHAMENTO DAS MéDIAS DIáRIA E MENSAL, ASSIM COMO O VOLUME DE TRáFEGO NOS HORáRIOS DE PICO, PARA SUBSIDIAR A IMPLANTAçãO DE UM AFIS NO AERóDROMO OU UMA TWR, SE O MOVIMENTO ASSIM EXIGIR.DECEAACIDENTEPREJK_PRJEAPERDA DE SEPARAÇÃO / COLISÃO EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-117/CENIPA/2018-0624/07/2020ATUAR JUNTO à ADMINISTRAçãO DO AERóDROMO DE ITáPOLIS, A FIM DE QUE SEJA ELABORADO O PEDIDO FORMAL DE IMPLANTAçãO DE UMA FREQUêNCIA DE COORDENAçãO DE AERóDROMO (FCA) EXCLUSIVA.DECEAACIDENTEPREJK_PRJEAPERDA DE SEPARAÇÃO / COLISÃO EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-191/CENIPA/2018 - 0129/05/2020ATUAR EM CONJUNTO COM O FABRICANTE DO INVERSOR, A AVIONIC INSTRUMENTS LLC, E COM O FABRICANTE DA AERONAVE, A AEROSPATIALE AND ALENIA, A FIM DE VERIFICAR SE HOUVE OUTRAS OCORRÊNCIAS DE MESMA NATUREZA ANTERIORMENTE, COM O INTUITO DE MELHORAR A QUALIDADE DO INVERSOR ESTÁTICO, MODELO 1G500-1A-2573.ANACINCIDENTE GRAVEPRAQZFUMAÇA NA CABINECUMPRIDA
A-084/CENIPA/2018 - 0129/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAÇÃO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA QUE OPEREM A AERONAVE ROBINSON R22 BETA, SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE MANTER LIGADO O SISTEMA DO GOVERNADOR DE SOBREVELOCIDADE DURANTE SUA OPERAÇÃO.ANACACIDENTEPRACFPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-148/CENIPA/2017 - 0129/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS COM A PRESENTE INVESTIGAÇÃO, DE FORMA A ALERTAR OS PILOTOS E OPERADORES DO MODELO DE AERONAVE QUANTO À IMPORTÂNCIA DA CORRETA EXECUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE CHECKLIST, ESPECIFICAMENTE DO ITEM RELATIVO À POSIÇÃO DO COMPENSADOR DO LEME DE DIREÇÃO, BEM COMO DOS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA O CONTROLE DA AERONAVE NO SOLO.ANACACIDENTEPRMFPEXCURSÃO DE PISTACUMPRIDA
A-018/CENIPA/2018 - 0129/05/2020ATUAR JUNTO àS ESCOLAS DE FORMAçãO DE PILOTOS DE HELICóPTEROS, A FIM DE INCLUIR OU REFORçAR EM SEU PROGRAMA DE INSTRUçãO AéREA, TREINAMENTO ESPECíFICO RELATIVO AO VOO COM APLICAçãO MANUAL DE POTêNCIA EM SITUAçõES DE FALHA DO GOVERNADOR DE POTêNCIA, ENFATIZANDO SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DE INTERPRETAçõES ERRôNEAS DOS INSTRUMENTOS INDICADORES DOS PARâMETROS DO MOTOR.ANACACIDENTEPTFJSFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORCUMPRIDA
A-018/CENIPA/2018 - 0229/05/2020ATUAR JUNTO AOS OPERADORES E àS ORGANIZAçõES DE MANUTENçãO DAS AERONAVES R44, S/N 1361 A 2354, E R44 II, S/N 10262 A 13666, EM ESPECIAL à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO NEP-NACIONAL ESCOLA DE PILOTAGEM LTDA. E AO OPERADOR ULTRA PILOTS TAXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE ATENTEM PARA O CORRETO CUMPRIMENTO DA R44 SERVICE LETTER (SL) 47, DE 01AGO14.ANACACIDENTEPTFJSFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORAGUARDANDO RESPOSTA
A-018/CENIPA/2018 - 0329/05/2020ATUAR JUNTO à ULTRA PILOTS TAXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE ESSE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS DE ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.ANACACIDENTEPTFJSFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORAGUARDANDO RESPOSTA
A-018/CENIPA/2018 - 0429/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE QUE OPERADORES DE HELICóPTEROS, AEROCLUBES E ESCOLAS DE FORMAçãO DA AVIAçãO CIVIL, IMPLEMENTEM OU APRIMOREM SUAS MEDIDAS DE SUPERVISãO, DE MODO A ESTABELECEREM CRITéRIOS ESPECíFICOS E FORMALMENTE DESCRITOS, QUANTO A EXPERIêNCIA DE SEUS PILOTOS, DE MANEIRA A EVITAR, DENTRO DO POSSíVEL, ESCALAR PILOTOS COM POUCA EXPERIêNCIA PARA REALIZAREM VOOS SOLO, DESNECESSARIAMENTE.ANACACIDENTEPTFJSFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORCUMPRIDA
A-049/CENIPA/2018 - 0129/05/2020ATUAR JUNTO à PIQUIATUBA TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE O SEU SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANçA OPERACIONAL (SGSO), DE FORMA A GARANTIR A MITIGAçãO DOS RISCOS DAS OPERAçõES AéREAS, NAS áREAS DE: PLANEJAMENTO, SUPERVISãO GERENCIAL, OPERAçãO DAS AERONAVES E CULTURA DE SEGURANçA OPERACIONAL.ANACACIDENTEPTKTIFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-049/CENIPA/2018 - 0229/05/2020ATUAR JUNTO à PIQUIATUBA TáXI AéREO LTDA., A FIM DE ALERTAR AQUELA ORGANIZAçãO SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO EM PISTAS NãO HOMOLOGADAS - OU NãO REGISTRADAS - PELA AUTORIDADE DA AVIAçãO CIVIL, FATO QUE FERE O ART. 30 DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA.ANACACIDENTEPTKTIFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-522/CENIPA/2018 - 0129/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE O DEVER DE SE MANTER TRIPULANTE A BORDO DE AERONAVE QUE ESTEJA COM MOTOR ACIONADO, CONFORME PRECONIZADO PELO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA, NA LETRA “S” DO ARTIGO 302 – II.ANACACIDENTEPTIRJOUTROSCUMPRIDA
A-522/CENIPA/2018 - 0229/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS, PESSOAL DE SERVIçO DE RAMPA E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA FALTA DE ATENçãO AO CAMINHAR PRóXIMO DE AERONAVES QUE ESTEJAM COM O MOTOR ACIONADO.ANACACIDENTEPTIRJOUTROSCUMPRIDA
A-161/CENIPA/2018 - 0129/05/2020REALIZAR GESTõES JUNTO AO AEROCLUBE REGIONAL DE MARINGá, NO INTUITO DE REFORçAR A NECESSIDADE DO CORRETO REGISTRO DE HORAS NAS CADERNETAS DE CéLULA, MOTOR E HéLICE DAS AERONAVES, CONFORME PRECONIZADO PELA INSTRUçãO SUPLEMENTAR (IS) 43.9-003B, DE 20FEV2020.ANACACIDENTEPPHCPCAUSADO POR FENÔMENO METEOROLÓGICO NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-506/CENIPA/2018 - 0129/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS COM A PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DE CRITERIOSA PREPARAçãO PARA O VOO, EM ESPECIAL AO GERENCIAMENTO DO COMBUSTíVEL ATRAVéS DO CONTROLE DA QUANTIDADE E CORRETA SELEçãO DOS TANQUES A SEREM UTILIZADOS EM CADA FASE DO VOO.ANACINCIDENTE GRAVEPTWJWCOMBUSTÍVELCUMPRIDA
IG-532/CENIPA/2018 -0129/05/2020ATUAR JUNTO AOS OPERADORES DE AERONAVES CIVIS BRASILEIRAS, A FIM DE REFORçAR O FIEL CUMPRIMENTO DO CAPíTULO VI DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA, “DO ACESSO AOS DESTROçOS DE AERONAVE”, INCORPORADO POR MEIO DA LEI Nº 12.970, DE 8 DE MAIO DE 2014.ANACINCIDENTE GRAVEPTDSOCOM TREM DE POUSOCUMPRIDA
A-023/CENIPA/2018 - 0129/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS DA PRESENTE INVESTIGAçãO JUNTO AOS PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO AGRíCOLA, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS FUTURAS.ANACACIDENTEPTOQXFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-071/CENIPA/2018 - 0129/05/2020ATUAR JUNTO à EMPRESA FTA - FLY TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE TREINAMENTO DE TRIPULANTES, PLANEJAMENTO DE VOO, GERENCIAMENTO DE RISCO E SUPERVISãO GERENCIAL, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.ANACACIDENTEPTIXCPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
A-071/CENIPA/2018 - 0229/05/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DO CORRETO PLANEJAMENTO DE VOO, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS ASPECTOS RELACIONADOS à CORRETA IDENTIFICAçãO DO LOCAL DE OPERAçãO, BEM COMO à PERFORMANCE DA AERONAVE REQUERIDA PARA A DECOLAGEM.ANACACIDENTEPTIXCPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
IG-532/CENIPA/2017 - 0129/05/2020ATUAR JUNTO AO ADMINISTRADOR DO AERóDROMO DE JACAREPAGUá - ROBERTO MARINHO (SBJR), A FIM DE QUE O MESMO ADEQUE AS VIAS DE ACESSO DA áREA OPERACIONAL, CONFORME OS REQUISITOS PREVISTOS NA SEçãO 153.429 - VIAS DE ACESSO DE EMERGêNCIA, CONSTANTES NO REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAçãO CIVIL (RBAC) Nº 153, EMENDA Nº 04, QUE TRATA DE AERóDROMOS - OPERAçãO, MANUTENçãO E RESPOSTA à EMERGêNCIA.ANACINCIDENTE GRAVEPRSNMEXCURSÃO DE PISTACUMPRIDA
A-021/CENIPA/2017 - 0129/05/2020ATUAR JUNTO à BOLZAER AVIAçãO AGRíCOLA LTDA. - ME, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE SUPERVISãO GERENCIAL, PLANEJAMENTO DE VOO E GERENCIAMENTO DE RISCO, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.ANACACIDENTEPTUQQPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-088/CENIPA/2015-0122/04/2020INTENSIFICAR AS AçõES DE PREVENçãO JUNTO AOS PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO EXECUTIVA BRASILEIRA, SOBRETUDO OS QUE UTILIZAM AERONAVES DE ASAS ROTATIVAS, NO SENTIDO DE IMPLEMENTAR UMA MUDANçA NA CULTURA DOS GRUPOS DE TRABALHO E NAS CULTURAS ORGANIZACIONAIS, A FIM DE ELEVAR A PERCEPçãO COLETIVA ACERCA DOS RISCOS INERENTES à OPERAçãO COM METEOROLOGIA ADVERSA E DE ALINHAR O CONJUNTO DE CRENçAS E VALORES COMPARTILHADOS PELOS GRUPOS DE PROFISSIONAIS AO FIEL CUMPRIMENTO DAS REGRAS ESTABELECIAS PELOS óRGãOS REGULADORES DO SISTEMA DA AVIAçãO CIVIL.ANACACIDENTEPTYDYVOO CONTROLADO CONTRA O TERRENOCUMPRIDA
A-088/CENIPA/2015-0222/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR TRIPULANTES E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA OPERAçãO COM METEOROLOGIA ADVERSA QUANDO PILOTOS E/OU AERONAVE NãO POSSUEM HABILITAçãO/CERTIFICAçãO PARA VOOS SOB CONDIçõES METEOROLóGICAS POR INSTRUMENTOS.ANACACIDENTEPTYDYVOO CONTROLADO CONTRA O TERRENOCUMPRIDA
A-020/CENIPA/2018-0122/04/2020ATUAR NO DISTRITO DE CREPURIZãO, LOCALIZADO NO MUNICíPIO DE ITAITUBA, PA, A FIM DE INIBIR A UTILIZAçãO DO AERóDROMO NãO REGISTRADO EXISTENTE NAQUELA LOCALIDADE, VISANDO EVITAR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS DECORRENTES DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUáRIA INADEQUADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTAVOPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-020/CENIPA/2018-0222/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DE SE CONHECER E RESPEITAR OS LIMITES DE PERFORMANCE DAS AERONAVES OPERADAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTAVOPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-054/CENIPA/2017-0122/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DO DESCUMPRIMENTO DOS REQUISITOS DE COMBUSTíVEL MíNIMO PREVISTOS NA REGULAMENTAçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPEPBPANE SECACUMPRIDA
IG-536/CENIPA/2018-0122/04/2020ATUAR JUNTO à LíDER TAXI AéREO S.A., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO NAS AERONAVES BEECH AIRCRAFT, MODELO C90, CONFORME PRECONIZA A LEGISLAçãO EM VIGOR, OS RESPECTIVOS MANUAIS TéCNICOS E A LISTA DE CAPACIDADES DA EMPRESA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTLSOPERDA DE COMPONENTE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
IG-536/CENIPA/2018-0222/04/2020ATUAR JUNTO à LíDER TAXI AéREO S.A., A FIM DE QUE SEJA ENFATIZADO AOS TRIPULANTES QUE ATUAM NAQUELA EMPRESA A IMPORTâNCIA DO FIEL CUMPRIMENTO DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS ESTABELECIDOS, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à LEITURA E EXECUçãO DA LISTA DE VERIFICAçõES (CHECKLIST), MITIGANDO A POSSIBILIDADE DE ESQUECIMENTO OU CUMPRIMENTO INADEQUADO DOS ITENS MAIS CRíTICOS à OPERAçãO DA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTLSOPERDA DE COMPONENTE EM VOOCUMPRIDA
IG-175/CENIPA/2018-0122/04/2020ATUAR JUNTO à AEROBRAN TáXI AéREO LTDA., A FIM DE ASSEGURAR QUE AQUELA ORGANIZAçãO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE EXECUçãO E CONTROLE DOS REGISTROS DE DISCREPâNCIAS OBSERVADAS EM SUAS AERONAVES ANTES, DURANTE E APóS OS VOOS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRSACPOUSO SEM TREMAGUARDANDO RESPOSTA
IG-175/CENIPA/2018-0222/04/2020ATUAR JUNTO à AEROBRAN TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO ASSEGURE QUE SEUS TRIPULANTES UTILIZEM OS CHECKLISTS DAS AERONAVES EM TODAS AS FASES DE OPERAçãO EM QUE é EXIGIDA A SUA CONSULTA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRSACPOUSO SEM TREMAGUARDANDO RESPOSTA
A-543/CENIPA/2018-01 22/04/2020ATUAR JUNTO AO FABRICANTE NO SENTIDO DE MODIFICAR O TEXTO NO MANUAL DE SERVIçOS DA AERONAVE EMB-820C, NA PáGINA 7-45 DA SEçãO VII, DETERMINANDO O USO DA FERRAMENTA ESPECIAL (GABARITO) PARA A CERTIFICAçãO DA POSIçãO CORRETA DO TREM TRAVADO EM BAIXO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTRASCOM TREM DE POUSOCUMPRIDA
A-059/CENIPA/2018-01 22/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A CORRETA UTILIZAçãO DOS FLAPES DURANTE OS PROCEDIMENTOS DE APROXIMAçãO PERDIDA E/OU ARREMETIDA, CONFORME PRECONIZADO NO MANUAL DE OPERAçõES E CHECKLIST DAS AERONAVES OPERADAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTUMYPERDA DE CONTROLE EM VOOCUMPRIDA
A-066/CENIPA/2018-01 22/04/2020ATUAR JUNTO à XINGU AERO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE REFORçAR àQUELE OPERADOR A IMPORTâNCIA E A OBRIGATORIEDADE DO CUMPRIMENTO DO CóDIGO BRASILEIRO DE AERONáUTICA (LEI 7.565) ART. 88, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à COMUNICAçãO DE QUALQUER OCORRêNCIA AERONáUTICA E OS CRITéRIOS PARA REMOçãO E REPARO DE AERONAVE ACIDENTADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTGFOPANE SECACUMPRIDA
A-066/CENIPA/2018-02 22/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO AGRíCOLA SOBRE A IMPORTâNCIA DE CONTROLAR A ADEQUADA UTILIZAçãO E SELEçãO DOS TANQUES DA AERONAVE, COM O INTUITO DE EVITAR APAGAMENTO DO MOTOR OCASIONADO POR FALTA DE COMBUSTíVEL.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTGFOPANE SECACUMPRIDA
A-052/CENIPA/2018-0122/04/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE CANELA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE SEUS MECANISMOS DE ACOMPANHAMENTO E SUPERVISãO DE TODA A PARTE PRáTICA DA INSTRUçãO AéREA, EM ESPECIAL NA FORMAçãO DE INSTRUTORES DE VOO (INVA), NO INTUITO DE GARANTIR QUE AS OPERAçõES TRANSCORRAM COM ALTOS NíVEIS DE QUALIDADE E SEGURANçA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPGQAPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-052/CENIPA/2018-0222/04/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE CANELA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR, POR OCASIãO DOS TREINAMENTOS OFERECIDOS A SEUS TRIPULANTES, ENFATIZE AS TéCNICAS DE ARREMETIDA E OS FATORES QUE LEVAM à EXECUçãO DESSE PROCEDIMENTO, SOBRETUDO QUANDO FOR CONSTATADO PELA TRIPULAçãO QUE A AERONAVE ESTá EM UMA SITUAçãO NãO ESTABILIZADA.ANACACIDENTEPPGQAPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-002/CENIPA/2017-0122/04/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE CANELA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR, POR OCASIãO DOS TREINAMENTOS OFERECIDOS A SEUS TRIPULANTES, ENFATIZE AS TéCNICAS DE ARREMETIDA E OS FATORES QUE LEVAM à EXECUçãO DESSE PROCEDIMENTO, SOBRETUDO QUANDO FOR CONSTATADO PELA TRIPULAçãO QUE A AERONAVE ESTá EM UMA SITUAçãO NãO ESTABILIZADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRRUYPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
A-003/CENIPA/2018-01 22/04/2020ATUAR JUNTO A EMPRESA CAMPONESA AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS DE RECEBIMENTO, VERIFICAçãO E ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES.ANACACIDENTEPTWNUOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
A-003/CENIPA/2018-02 22/04/2020ATUAR JUNTO à OFICINA DE MANUTENçãO CENTENO AVIAçãO LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO E ESCRITURAçãO DAS AERONAVES CESSNA AIRCRAFT, MODELO A188B, CONFORME PRECONIZA A LEGISLAçãO EM VIGOR.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWNUOUTROSAGUARDANDO RESPOSTA
A-168/CENIPA/2018-01 22/04/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE BRAGANCA PAULISTA, A FIM DE ASSEGURAR QUE AS FASES DE PRé-SOLO (PS) SEJAM CORRETAMENTE EXECUTADAS ANTES DA LIBERAçãO DO ALUNO PARA O VOO SOLO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPGVQEXCURSÃO DE PISTACUMPRIDA
A-168/CENIPA/2018-02 22/04/2020ESTUDAR A REVISãO DOS MANUAIS DOS CURSOS DE PILOTO, A FIM DE GARANTIR, àS INSTITUIçõES DE FORMAçãO DE PILOTOS, A PADRONIZAçãO DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAçãO E ENSINO, SOBRETUDO NA DEFINIçãO CLARA DOS NíVEIS DE APRENDIZAGEM A SEREM ATINGIDOS EM CADA ETAPA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPGVQEXCURSÃO DE PISTACUMPRIDA
A-171/CENIPA/2018-0122/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA, EM ESPECIAL AOS QUE OPERAM AERONAVES DE ASAS ROTATIVAS, SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DE OPERAçõES EM áREAS RESTRITAS CUJO PLANEJAMENTO NãO CONSIDERE CORRETAMENTE OS OBSTáCULOS PRESENTES NO TERRENO, BEM COMO A DIREçãO E INTENSIDADE DO VENTO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPJLBCOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOCUMPRIDA
A-147/CENIPA/2016-01 22/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO SOBRE A CORRETA UTILIZAçãO DO SISTEMA DE AQUECIMENTO DO MOTOR PROVENIENTE DO CARBURADOR, ATENTANDO PARA AS CONDIçõES CLIMáTICAS, COM O INTUITO DE EVITAR APAGAMENTO DE MOTOR DEVIDO à FORMAçãO DE GELO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTIBLFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-189/CENIPA/2018-0122/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA QUANTO A IMPORTâNCIA DE PRESERVAR EM LOCAL SEGURO OS REGISTRO DE MANUTENçãO DA AERONAVE, BEM COMO DA NãO OBRIGATORIEDADE DE MANTê-LOS A BORDO, CONFORME ITEM 5.5.2 DA INSTRUçãO SUPLEMENTAR Nº 43.9-003.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTKILFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-189/CENIPA/2018-0222/04/2020AVALIAR A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER UM SISTEMA INFORMATIZADO úNICO PARA CONTROLE DOS REGISTROS DE MANUTENçãO DA FROTA DE AERONAVES REGISTRADAS NO âMBITO DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTKILFALHA DO MOTOR EM VOOCUMPRIDA
A-115/CENIPA/2018-01 22/04/2020ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE BAURU, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE OS TREINAMENTOS DISPONIBILIZADOS A SEUS TRIPULANTES, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO à PADRONIZAçãO E àS CORRETAS TéCNICAS DE INSTRUçãO, E ORIENTE OS INSTRUTORES A SEREM CONSERVATIVOS, DE MODO A EVITAR QUE OS ERROS DOS ALUNOS SE APROXIMEM DO PONTO DE IRREVERSIBILIDADE DE UM ACIDENTE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTAPUPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-115/CENIPA/2018-0222/04/2020ATUAR JUNTO AO DEPARTAMENTO AEROVIáRIO DO ESTADO DE SãO PAULO (DAESP), A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR IMPLEMENTE MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA DO AERóDROMO DE BAURU - AREALVA (SBAE), VISANDO EVITAR QUE AS ESTRUTURAS QUE CIRCUNDAM O CAMPO TORNEM-SE OBSTáCULOS àS AERONAVES QUE VENHAM A EXPERIMENTAR UMA EXCURSãO DE PISTA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTAPUPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
A-087/CENIPA/2016-01 22/04/2020ATUAR JUNTO à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO TBA - TECNOLOGIA BRASILEIRA DE AERONáUTICA S/A, A FIM DE GARANTIR QUE TODOS OS ITENS DE MANUTENçãO ESTEJAM SENDO INSPECIONADOS ANTES DE SEREM DESPACHADOS PARA APLICAçãO NAS AERONAVES, NOS TERMOS DO RBAC 145 ITEM 145.211 (C) (II), COM ESPECIAL ATENçãO PARA A RETIRADA DAS REBARBAS DAS JUNTAS DE VEDAçãO, AS QUAIS NORMALMENTE NãO SãO REMOVIDAS PELOS FABRICANTES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTNMTFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-087/CENIPA/2016-02 22/04/2020ATUAR JUNTO à ORGANIZAçãO DE MANUTENçãO TBA - TECNOLOGIA BRASILEIRA AERONáUTICA, A FIM DE QUE A MESMA DEMONSTRE POSSUIR E APLICAR TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS E PREVISTOS NA LEGISLAçãO EM VIGOR à ADEQUADA PRESTAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO NAS AERONAVES EMBRAER, MODELO EMB-711C, SEGUNDO OS RESPECTIVOS MANUAIS TéCNICOS E A LISTA DE CAPACIDADES DA EMPRESA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTNMTFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-087/CENIPA/2016-03 22/04/2020ATUAR JUNTO AO OPERADOR, A FIM DE QUE O MESMO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS DE CONFERêNCIA E ACOMPANHAMENTO DAS ESCRITURAçõES DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES, VISANDO UM CORRETO CONTROLE DOS MESMOS, BEM COMO DAS HORAS DE VOO E PERIODICIDADE DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTNMTFALHA DO MOTOR EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
A-137/CENIPA/2018-01 22/04/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR AOS PILOTOS E OPERADORES, SOBRETUDO AOS QUE UTILIZAM O MOTOR CONTINENTAL, MODELO O-200-A(48), SOBRE OS RISCOS DO VOO EM CONDIçõES ATMOSFéRICAS PROPíCIAS à FORMAçãO DE GELO, BEM COMO PARA OS PROCEDIMENTOS PREVISTOS EM CHECKLIST PARA ESSA CIRCUNSTâNCIA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWGVFORMAÇÃO DE GELOCUMPRIDA
A-065/CENIPA/2015 - 0116/03/2020ATUAR JUNTO à ASSOCIAçãO BRASILEIRA DE ACROBACIA AéREA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE AS TéCNICAS DE INSTRUçãO UTILIZADAS E ORIENTE OS INSTRUTORES A SEREM MAIS PROATIVOS E CONSERVATIVOS, DE MODO A EVITAR QUE OS ERROS DOS ALUNOS SE APROXIMEM DO PONTO DE IRREVERSIBILIDADE DE UM ACIDENTE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPKDZEXCURSÃO DE PISTACUMPRIDA
A-029/CENIPA/2019 - 0116/03/2020REALIZAR GESTõES JUNTO à RICO TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE ESTA EMPRESA ASSEGURE QUE O PROCESSO DE GERENCIAMENTO DOS RISCOS DA SEGURANçA OPERACIONAL, DESCRITO EM SEU MANUAL DE GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL (MGSO), ESTEJA SENDO EFETIVA E EFICAZMENTE CONDUZIDO NO âMBITO DA ORGANIZAçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRRTACOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-057/CENIPA/2019 - 0111/03/2020ATUAR JUNTO à VELAIR AIR ESCOLA DE AVIAçãO CIVIL LTDA. (ANTIGA MARTINS AIR ESCOLA DE AVIAçãO CIVIL LTDA.), A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS DE RECEBIMENTO, VERIFICAçãO E ESCRITURAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWOWFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTENÃO CUMPRIDA
A-057/CENIPA/2019 - 0211/03/2020ATUAR JUNTO à EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUáRIA (INFRAERO), A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR AEROPORTUáRIO IMPLEMENTE MELHORIAS NO SISTEMA DE DRENAGEM DO AERóDROMO CARLOS PRATES (SBPR), BELO HORIZONTE, MG, DE MODO A EVITAR QUE OS DRENOS DE ESCOAMENTO DE áGUAS PLUVIAIS FIQUEM DESTAMPADOS E EXPOSTOS, TORNANDO-SE OBSTáCULOS àS AERONAVES QUE VENHAM A EXPERIMENTAR UMA EXCURSãO DE PISTA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWOWFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTECUMPRIDA
A-132/CENIPA/2018 - 0111/03/2020ATUAR JUNTO à TAM LINHAS AéREAS S/A (LATAM BRASIL), A FIM DE QUE A EMPRESA REFORCE EM SEUS TREINAMENTOS O RECOMENDADO PELA AIRBUS POR MEIO DO OPERATIONS TRAINING TRANSMISSION 999.0113/17 REV 00, DE 22JAN2018, DESTACANDO A NECESSIDADE DE SE ENFATIZAR AS TéCNICAS PARA ENTREGAR OU ASSUMIR O CONTROLE DA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTMXAOUTROSCUMPRIDA
A-132/CENIPA/2018 - 0211/03/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DAS AERONAVES A318, A319, A320, A321, A330, A340, A350 E A380, DESTACANDO A NECESSIDADE DE SE ENFATIZAR AS TéCNICAS PARA ENTREGAR OU ASSUMIR O CONTROLE DA AERONAVE, CONFORME O OPERATIONS TRAINING TRANSMISSION 999.0113/17 REV 00, 22JAN2018.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTMXAOUTROSCUMPRIDA
A-132/CENIPA/2018 - 0111/03/2020ATUAR JUNTO à TAM LINHAS AéREAS S/A (LATAM BRASIL), A FIM DE QUE A EMPRESA REFORCE EM SEUS TREINAMENTOS O RECOMENDADO PELA AIRBUS POR MEIO DO OPERATIONS TRAINING TRANSMISSION 999.0113/17 REV 00, DE 22JAN2018, DESTACANDO A NECESSIDADE DE SE ENFATIZAR AS TéCNICAS PARA ENTREGAR OU ASSUMIR O CONTROLE DA AERONAVE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTMXAOUTROSCUMPRIDA
A-132/CENIPA/2018 - 0211/03/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DAS AERONAVES A318, A319, A320, A321, A330, A340, A350 E A380, DESTACANDO A NECESSIDADE DE SE ENFATIZAR AS TéCNICAS PARA ENTREGAR OU ASSUMIR O CONTROLE DA AERONAVE, CONFORME O OPERATIONS TRAINING TRANSMISSION 999.0113/17 REV 00, 22JAN2018.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTMXAOUTROSCUMPRIDA
A-006/CENIPA/2017- 0111/03/2020ATUAR JUNTO à AEROARROZ AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO, SUPERVISãO GERENCIAL E GERENCIAMENTO DE RISCO, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTGUSFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTECUMPRIDA
A-010/CENIPA/2019 - 0111/03/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, NO INTUITO DE AUMENTAR O NíVEL DE ATENçãO DOS PILOTOS AEROAGRíCOLAS QUANTO àS BARREIRAS E DEFESAS NECESSáRIAS PARA A PREVENçãO DE ESTOL, BEM COMO, ALERTá-LOS QUANTO à CORRETA TéCNICA DE RECUPERAçãO DESSA CONDIçãO.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTUOLOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-022/CENIPA/2018 - 0111/03/2020ATUAR JUNTO à LUSA AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO E GERENCIAMENTO DE RISCO, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWULOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-022/CENIPA/2018 - 0211/03/2020DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, COM A FINALIDADE DE ALERTAR OPERADORES E CENTROS DE INSTRUçãO, QUANTO AOS RISCOS DE COLISãO CONTRA REDES DE TRANSMISSãO E DISTRIBUIçãO DE ENERGIA ELéTRICA DURANTE OPERAçõES AEROAGRíCOLAS.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWULOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-029/CENIPA/2019 - 0211/03/2020REALIZAR GESTõES JUNTO à RICO TáXI AéREO LTDA., A FIM DE QUE SEJAM CRIADOS MECANISMOS QUE POSSIBILITEM GARANTIR O CUMPRIMENTO DO RBAC Nº 120, NOTADAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO à REALIZAçãO DO EXAME TOXICOLóGICO DE SUBSTâNCIAS PSICOATIVAS (ETPS) PóS-ACIDENTE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRRTACOLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
A-040/CENIPA/2018 - 0118/12/2019ATUAR JUNTO à EMPRESA BOLZAER AVIAçãO AGRíCOLA LTDA - ME, A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO, GERENCIAMENTO DE RISCO E SUPERVISãO GERENCIAL, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.ANACACIDENTEPTBITOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-069/CENIPA/2018 - 0118/12/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE A IMPORTâNCIA DA CRITERIOSA AVALIAçãO AS CONDIçõES METEOROLóGICAS DA ORIGEM, DO DESTINO, DO AERóDROMO ALTERNATIVO E DA ROTA, POR OCASIãO DO PLANEJAMENTO E DA EXECUçãO DOS VOOS.ANACACIDENTEPTVOPPOUSO EM LOCAL NÃO PREVISTOCUMPRIDA
A-040/CENIPA/2017 - 0118/12/2019ATUAR JUNTO à CENTROAR AGRO-AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO E GERENCIAMENTO DE RISCO, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.ANACACIDENTEPTWFVOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-040/CENIPA/2017 - 0218/12/2019ATUAR JUNTO à CENTROAR AGRO-AéREO LTDA., A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR IMPLEMENTE UMA MUDANçA NA CULTURA DO GRUPO DE TRIPULANTES QUE ATUA NA ORGANIZAçãO, TENDO COMO OBJETIVO AUMENTAR A ADERêNCIA AOS PRINCíPIOS DO SIPAER E COIBIR OS HáBITOS E AS ATITUDES QUE POSSAM FRAGILIZAR A SEGURANçA OPERACIONAL.ANACACIDENTEPTWFVOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-040/CENIPA/2017 - 0318/12/2019DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NA PRESENTE INVESTIGAçãO, A FIM DE ALERTAR PILOTOS E OPERADORES DA AVIAçãO CIVIL BRASILEIRA SOBRE OS RISCOS DECORRENTES DA REALIZAçãO DE VOOS A BAIXA ALTURA, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO RISCO DE COLISãO CONTRA REDES DE TRANSMISSãO DE DADOS E DISTRIBUIçãO DE ENERGIA ELéTRICA.ANACACIDENTEPTWFVOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-017/CENIPA/2018 - 0118/12/2019ATUAR JUNTO à AERO STA MANUTENçãO DE AERONAVES LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO DEMONSTRE QUE POSSUI E APLICA TODOS OS RECURSOS NECESSáRIOS à ADEQUADA PRESTAçãO DE SERVIçOS DE MANUTENçãO NAS AERONAVES CESSNA AIRCRAFT, MODELO A188B, CONFORME PRECONIZA A LEGISLAçãO EM VIGOR, OS RESPECTIVOS MANUAIS TéCNICOS E A LISTA DE CAPACIDADES DA EMPRESA.ANACACIDENTEPTWUXPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-017/CENIPA/2018 - 0218/12/2019ATUAR JUNTO à EMPRESA AEROAGRíCOLA SUREñA, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APERFEIçOE SEUS MECANISMOS ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS DE RECEBIMENTO E VERIFICAçãO DOS SERVIçOS DE MANUTENçãO EXECUTADOS EM SUAS AERONAVES, COMO FORMA DE PREVENIR OCORRêNCIAS AERONáUTICAS.ANACACIDENTEPTWUXPERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
A-064/CENIPA/2018 - 0118/12/2019ATUAR JUNTO à EMPRESA AEROTEX AVIAçãO AGRíCOLA LTDA., A FIM DE QUE AQUELA ORGANIZAçãO APERFEIçOE SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO DE VOO, GERENCIAMENTO DE RISCO E SUPERVISãO GERENCIAL, VISANDO INCREMENTAR OS NíVEIS DE COMPETêNCIA E SEGURANçA OPERACIONAL REQUERIDOS PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PARA AS QUAIS TAL EMPRESA é CERTIFICADA.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTWZPINCURSÃO EM PISTACUMPRIDA
A-029/CENIPA/2018 - 0118/12/2019ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE ITáPOLIS, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR APRIMORE AS TéCNICAS DE INSTRUçãO UTILIZADAS E ORIENTE OS INSTRUTORES A SEREM MAIS PROATIVOS E CONSERVATIVOS, DE MODO A EVITAR QUE OS ERROS DOS ALUNOS SE APROXIMEM DO PONTO DE IRREVERSIBILIDADE DE UM ACIDENTE.ANACACIDENTEPPGBPPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
A-029/CENIPA/2018 - 0218/12/2019ATUAR JUNTO AO AEROCLUBE DE ITáPOLIS, A FIM DE QUE AQUELE OPERADOR, POR OCASIãO DOS TREINAMENTOS OFERECIDOS A SEUS TRIPULANTES, ENFATIZE AS TéCNICAS DE ARREMETIDA E OS FATORES QUE LEVAM à EXECUçãO DESSE PROCEDIMENTO, SOBRETUDO QUANDO FOR CONSTATADO PELA TRIPULAçãO QUE A AERONAVE ESTá EM UMA APROXIMAçãO NãO ESTABILIZADA.ANACACIDENTEPPGBPPERDA DE CONTROLE NO SOLOCUMPRIDA
IG-062/CENIPA/2018 - 0118/12/2019ATUAR EM CONJUNTO COM A GOL LINHAS AéREAS S.A., A FIM DE QUE OS TREINAMENTOS DOS PILOTOS DAQUELA EMPRESA ENFATIZEM O FUNCIONAMENTO E INTER-RELAçãO DE TODOS OS COMPONENTES DO SISTEMA DE PRESSURIZAçãO DE SUAS AERONAVES.ANACINCIDENTE GRAVEPRGGEFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTECUMPRIDA
IG-062/CENIPA/2018 - 0218/12/2019ATUAR EM CONJUNTO COM A GOL LINHAS AéREAS S.A., A FIM DE QUE OS TREINAMENTOS DE CRM DAQUELE OPERADOR ENFATIZEM A ASSERTIVIDADE E A CORRETA DIVISãO DE TAREFAS DURANTE O VOO, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE à LEITURA DE CHECKLIST E ATUAçãO NOS INTERRUPTORES DE SISTEMAS DA AERONAVE.ANACINCIDENTE GRAVEPRGGEFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTECUMPRIDA
IG-062/CENIPA/2018 - 0318/12/2019VERIFICAR SE OS PROCEDIMENTOS PREVISTOS NA TASK 35-090-00-01/02 TêM SIDO REALIZADOS CORRETAMENTE PELA GOL LINHAS AéREAS S.A., DE MODO A ASSEGURAR QUE OS REQUISITOS DE INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS PREVISTOS NO RBAC Nº 121, NO QUE DIZ RESPEITO à PROVISãO DE OXIGêNIO PARA OS PASSAGEIROS DE AERONAVES PRESSURIZADAS COM MOTOR A TURBINA ESTEJAM SENDO CUMPRIDOS, UMA VEZ QUE, NA OCORRêNCIA EM TELA, EM ALGUNS ASSENTOS, BEM COMO EM UM DOS LAVATóRIOS, NãO HOUVE A LIBERAçãO AUTOMáTICA DAS MáSCARAS DE OXIGêNIO, QUANDO A ALTITUDE PRESSãO DE CABINE ATINGIU VALORES SUPERIORES A 14.000 PéS.ANACINCIDENTE GRAVEPRGGEFALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTECUMPRIDA
A-046/CENIPA/2019 - 0118/12/2019ASSEGURAR QUE A FRISONFLY OFICINA DE MANUTENçãO AERONáUTICA CUMPRA TODOS OS PROTOCOLOS ESTABELECIDOS PARA A EMISSãO DA FICHA DE PESO E BALANCEAMENTO, APóS A INSTALAçãO DO EQUIPAMENTO DE PULVERIZAçãO NAS AERONAVES R44.ANACACIDENTEPRDRLOPERAÇÃO A BAIXA ALTITUDECUMPRIDA
A-093/CENIPA/2015 - 0118/12/2019DIVULGAR O CONTEúDO E OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO A TODOS OS OPERADORES DA AVIAçãO OFFSHORE, RESSALTANDO A IMPORTâNCIA DO FIEL CUMPRIMENTO DAS ORIENTAçõES E DAS MEDIDAS QUE FORAM IMPLEMENTADAS APóS ESTE INCIDENTE GRAVE, COM ESPECIAL ATENçãO PARA A SEVERIDADE DAS POSSíVEIS CONSEQUêNCIAS EM CASO DE DESCUMPRIMENTO.ANACINCIDENTE GRAVEPRSECOUTROSCUMPRIDA